O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

linabinotti 22/04/2024

Coisas mal terminadas sempre voltam
Esse livro me encheu de reflexões e sentimentos confusos e intensos. Me fez questionar muito o limite entre a insanidade e lucidez do ser humano.

Líbero precisou fugir de tudo, inclusive de si mesmo, para finalmente poder se encontrar. Foi longe, o máximo que podia para no fim retornar ao seu local de partida. Coisas mal terminadas sempre voltam.

Uma das mensagens mais belas que tirei para mim foi como remoer um o passado pode nos tornar pessoas tão amargas, temos que nos soltar um pouco do que já aconteceu. O que molda nosso futuro são nossas ações a partir de nossas frustrações. Um belo livro.

Maria 31/03/2024

Líbero é uma criança apaixonada pelos livros, hábito herdado de seu pai, o dono da única gazeta da cidade de Pausado, a menor cidade do mundo. Líbero é um menino alegre, adora sua cidade, sua família, seus amigos, seu emprego na gazeta do pai e, sobretudo, adora os livros, mas tudo muda com a chegada do circo de bosendorf na cidade. A partir daí Líbero perde-se em si mesmo e o que era antes, não voltará a ser jamais.

Não tenho muitas considerações a fazer sobre o livro. De forma geral é uma leitura bem rápida e fluida; não diria que chega a ser instigante, não é aquele livro que você sente vontade de devorar de uma vez só, mas é interessante e tem um plot que não é exatamente plot, visto que ao longo do livro o autor já nos prepara para ele.

Não é o livro ideal pra quem procura grandes aventuras, reviravoltas ou até mesmo aquela intensidade que nos faz sofrer, chorar e refletir. Recomendo pra quem quer uma leitura leve e rápida.

Leitura de cabeceira 18/03/2024

O livro de Líbero
Eu gostei muito desse livro, a parte do Líbero é muito boa, a do Rubio também mas achei que ela tem uma carga emocional maior. Mas é muito bom, te faz refletir sobre a vida, tem partes engraçadas e eu até fiquei com vontade de ler outros livros desse autor. Gostei do modo de ver o mundo que o autor utilizou, mostrando que as pessoas encontram várias formas de se lidar com a vida.
Minha nota: ?????

Cah 16/03/2024

Achei que era uma coisa e foi outra...
Cara, decepção é o que define. Teve bons momentos esse livro? Sim, mas se tornou um livro frustrante que eu só queria terminar logo.

Pode ser que tenha gente que tenha gostado do livro, mas não foi uma leitura que me agradou.

Lucas 03/02/2024

O Livro de Líbero
Foi um bom livro, bem escrito e interessante de acompanhar, tem umas partes meio confusas, mas não interfere muito para entender a história completa.
A escrita do autor e leve, então foi uma leitura bem fluída na minha opinião.

Dja 01/02/2024

Achei a mudança nas atitudes do Líbero de quando ele era criança para a adolescência e vida adulta bem radicais, parecia que de um dia pro outro ele virou uma pessoa completamente diferente, se tivesse sido algo mais gradual poderia ter feito mais sentido para a história

Jonathas.Marlon 30/01/2024

O livro de Libero
Nosso autor não nos poupou dos detalhes, escrevendo uma cidade e cada personagem com eficiência e precisão.

Alfredo também fez questão de nós arrancar algumas risadas e outroras nós deixar pilhado com atitudes do nosso protagonista, (Libero). Que em minha visão pessoal, foi totalmente injustiçado pelo nosso amado autor, fazendo com que um personagem aos 11 anos de idade fizesse uma escolha que arruinou toda sua história.

Caso tenha o interesse de ler, prepare-se para emoções simultâneas, final surpreendente e não adiantar segurar as lágrimas a vida complicada do nosso protagonista vai te fazer chorar.

A palavra para descrever este livro é: EXTRAORDINÁRIO!

Thalita Souza 28/01/2024

Refletir e refletir!
O livro de libero foi uma experiência muito boa e ainda mais por ser de um autor brasileiro. A história é curta mas cheia de ensinamentos.

Confesso que em alguns momentos fiquei um pouco confusa, mas isso foi apenas no começo. Ao longo da leitura e comecei a entender aquilo que o autor queria passar mas de uma forma diferente.

A narrativa, misturada entre primeira e segunda pessoa, em que personagens se confundem com o narrador (foi isso fiquei confusa), é ágil, ainda que não tenha tantos diálogos, principalmente na primeira parte.
É uma leitura que te permite dar boas risadas, chorar, aquece um pouco o coração, incentiva a refletir e ainda deixa um pouco de mistério no ar.

Apenas o final que não me agradou muito, pois ficou muita coisa em aberto, não foi uma história tão fechadinha quanto ela merecia. Mas é uma leitura gostosa, principalmente quando é narrada a infância de Libero. Gostei dessa leitura e com certeza indico muito.

Adna 26/01/2024

Isso não é uma resenha =]
[Trechos não necessariamente ligados sobre minha leitura favorita de janeiro de 2024; a qual me deixou em uma crise existencial por dias, com bloqueio criativo que perdura até então, e prestes a sucumbir em meio a verdade de que a realidade é desesperadora em certos momentos.]

_

O Livro de Líbero foi adentrando no meu coração logo que comecei a leitura. Talvez por fazer referências bem diretas ao apreço pela leitura e pelo mundo dos livros. Ou quem sabe por me conectar a personagens tão reais que pareciam próximos de mim.

_

Num momento, a cada novo capítulo sentimos mais vontade de ler, para a descoberta do que está no próximo. Já em outro pausava por horas antes de continuar, angustiada com a ausência do conhecimento do que as páginas futuras me guardavam... (fui um pouco Líbero lendo Líbero haha)

_

Tantas coisas me fisgaram. Seu ar melancólico disfarçado. Suas reflexões sobre um tema comum mas do qual covardemente fugimos. Seus personagens cheios de traços verdadeiros. Suas descrições peculiares.

_

Eu realmente me afeiçoei ao personagens. Massimo e sua vida de sonhador, esbanjando uma paternidade admirável. Norma e sua personalidade mais rígida, pé no chão, cheia de características que me fizeram ver quase um espelho e analisar a mim mesma. Rubio, um homem admirável, que não se levava tão a sério, mas levava o outro a sério. E claro, Líbero, um jovemzinho divertido, curioso e leitor. E
que apesar de criado em um lar comum, mas aconchegante, infelizmente carregava pesos que não lhe pertenciam e descobriu muito cedo o quão assustadora a liberdade pode ser.

_

É tão bom e meio louco ver que não sou a estranha que pensa em coisas comuns de forma um pouco mais estranha que os outros que me rodeiam. Mas também é tão triste e desesperador ver meu pensamento sendo pensado por outra pessoa - torna tudo tão mais real e sufocante...

_

Eu espero poder me libertar também, Líbero.

_

Para o livro que me fez chorar enquanto lia e terminar chorando: vou lembrar por muito tempo de cada caminho que você me fez percorrer. Foi meio assustador, mas sinto que vai me ajudar a recomeçar.

Zancki 25/01/2024

O que você faria se lhe fosse oferecido o livro da sua vida?
O livro possui uma escrita que flui muito bem, conseguindo equilibrar os conceitos filosóficos e a fácil compreensão deles. Uma coisa que eu gostei bastante é que a história é dividida na metade entre dois pontos de vista, cujos personagens não são os principais, fazendo com que o leitor sempre se surpreenda com cada decisão que o protagonista faz.

O plot twist não foi tão previsível, mas já era de se esperar. E isso não estragou a história, pelo contrário, aumentou novamente a minha curiosidade sobre o "e depois, o que acontece?"

A história bate bastante na tecla da frase "e se a gente tivesse feito diferente?", e quase fazendo a gente ter crises existenciais através de pontos de vista diferentes sobre essa frase.

Recomendo pra qualquer um que já tenha pensado no que faria de diferente pra mudar o seu próprio passado.

Lais.Salatiel 22/01/2024

Aquela leitura perfeita pro ócio
Leiturinha gostosa pra um fim de tarde, sem grandes dramas, grandes traumas, apenas uma narrativa leve e tranquila sem altos e baixos. É como um intervalo comercial de shampoo com musiquinha boba durante um filme de luta, guerra, sangue e gritaria. Pausa necessária.