O Dia do Curinga

Resenhas - O Dia do Curinga

Maria.Barreto 04/05/2023

O dia do curinga
Uma fantasia linda!
Uma história bonitinha que nos leva a refletir sobre nossa origem. "QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS?".

gabi_odm 14/04/2023

Genial
Esse livro é genial. e o jostein gaarder tem um jeito pra escrever personagens que são completamente apaixonados pela vida (engual eu) q é só dele e eu amo muuuito isso. eu já reli esse livro é pretendo reler de novo. é e sempre será um dos meus favs. se forem ler rês comendo ler antes de maya.

Rachel 04/04/2023

Uma história dentro da história dentro da história, e que ainda leva o leitor pra dentro da história! Não podia esperar menos de Jostein! Recomendo!

pedregulhoo 19/03/2023

Entretenimento e conhecimento
O Dia do Curinga é um livro do autor norueguês Jostein Gaarder, publicado originalmente em 1990. O livro é um misto de romance, aventura e filosofia, voltado para o público jovem adulto.

A história acompanha o jovem Hans Thomas, que após receber uma carta de seu pai falecido, embarca em uma jornada em busca de respostas sobre a vida e a morte. Durante sua busca, ele é guiado por um misterioso baralho de cartas que parece ter vida própria, e que o leva a conhecer diversas pessoas e lugares.

Ao longo da trama, Hans Thomas se depara com diversos enigmas e desafios, que o fazem refletir sobre questões filosóficas como a existência de Deus, o sentido da vida e a natureza da morte. O livro apresenta também diversos elementos da cultura e da história norueguesa, enriquecendo a experiência de leitura.

A escrita de Gaarder é envolvente e poética, e ele consegue construir um mundo de fantasia e mistério que cativa o leitor desde as primeiras páginas. O protagonista Hans Thomas é um personagem bem construído, com seus medos e anseios, e é fácil se identificar com ele durante a jornada.

O Dia do Curinga é um livro que vai além do entretenimento e instiga o leitor a refletir sobre questões profundas da existência humana. É uma obra que pode ser apreciada por jovens e adultos, e que certamente deixará uma marca duradoura na mente de quem o ler. Recomendo a leitura!

Norman 05/03/2023

O dia do Curinga
Nem acredito que esse livro é do mesmo autor de ?O mundo de Sofia?. Simplesmente não tem como comparar, O dia do Curinga ganha em disparada.
Esse também é um livro filosófico que em vários momentos faz sua mente explodir. A história sobre a ilha prende muito, toda hora tem mais pra descobrir, mas a história que gira em torno de Hans-Thomas também é muito interessante. Em nenhum momento fiquei entediada enquanto lia. Recomendo muito.

sarahemannu 19/02/2023

O baralho a luz da imaginação
Em cada carta do baralho há um personagem, uma função, uma história. E a cada página do livro que é lida ficamos uma milha náutica mais perto de Hans-Thomas do seu destino. Com um arco de desenvolvimento surpreendente, esse livro faz uma viagem pela Europa com a premissa de encontrar alguém que saiu para se encontrar e se perdeu não ironicamente faz até o leitor recalcular sua rota e perguntar a si mesmo "será que estou no caminho certo?". Escrita leve e de fácil compreensão, prende a atenção do inicio ao fim. Recomento para todos os públicos.

eubea 17/02/2023

Maravilhoso
Ele traz reflexões filosóficas de uma forma legal para quem não tem muita paciência em ler textos acadêmicos sobre a filosofia.
As personagens gira em torno da crise existencial que a filosofia causa. Quem somos? De onde viemos? O porquê estamos aqui?
Eu amei a forma como o autor aborda. São perguntas angustiantes mas necessárias. Sem contar que você fica presa querendo ler o final, pois ele coloca isso dentro de uma história de um menino e seu pai que atravessa a Europa para procurar a mãe do mesmo. E aí você quer chegar logo no final para saber se ele encontra a mãe dele. Porém nessa viagem acontece várias coisas. Vale a pena.

Pedro.Alves 11/02/2023

Muito bom, tem muitas reflexões, incrivelmente tem vários plot twists também e me fez ficar lelé da cuca, recomendo demais

Jessi 07/02/2023

Quem não gosta de filosofia? De sentir a angústia existencial quando perguntado-nos quem nos somos?! De onde viemos?! Pra onde vamos?! O que o universo?! O que é tudo isso que nós rodeia?! Simplesmente de uma hora pra outra tomamos conta do ser que há em nós?! É onde estávamos esse tempo todo?! Bem pra tantas perguntas existem muitas filosofias que podem ou ajudam a ?responder? tais questões universais, quem é do campo da filosofia tem mais propriedade de fala do que eu ( que sou de História).
O dia do Curinga é um livro anterior ao ?mundo de Sofia?, uma vez que o autor é o mesmo de ambas as obras, nunca li o mundo de Sofia, mas já tive minhas tentativas é relativamente um pouco mais fácil ( o começo) do que este livro aí que possui ótima diagramação, folhas amareladas ( não sei se pelo tempo, peguei ele na biblioteca), letra grande e tals isso não significa que foi uma obra fácil de ser lida tem coisas que eu não entendi, algumas coisas sobre tempo, calendário, divisões dos anos, o dia do curinga seria mais ou menos os anos em que possui dois ou um anos amenos, fazendo com que exista no mês de fevereiro o dia 29, os nossos dois protagonistas, um jovem filósofo e seu pai altamente questionador estão em busca de Anita, mãe do nosso jovem filósofo. Anita precisa se encontrar para isso decidir abandonar o lar e viajar para Atenas ( por alguma razão ela acha que para se encontrar ela precisa abandonar à família, vai entender?). Enfim a obra é um poço difícil, mas nem um pouco chato ( mais ou menos em algumas partes é sim), acredito que é uma boa pedida pra quem gosta de filosofia como eu!!

anzy 24/01/2023

Não se pode mesmo enganar o destino!
Ainda me lembro do dia em que a vida me deu este livro ? e eu não brinco quando digo que foi um presente da vida. Estava saindo do curso pré vestibular. Sempre haviam livros acadêmicos para doação. Mas naquele dia, no meio dos livros acadêmicos, havia O Dia do Curinga. E eu, entre tantas pessoas, encontrei aquele livro e resolvi levá-lo comigo. Aceitei o presente que a vida quis me dar. Na época, que não faz muito tempo, minha cabeça estava fora do lugar. Na verdade, ainda está, e acho que sempre estará. Questionamentos inquietantes estavam atormentando minha cabeça na época: "por que existo?", "por que a vida é tão miserável?", "a vida sempre será essa experiência dolorosa?", "adianta existir num mundo tão cruel?" Porém, sinceramente, acredito que não teria momento melhor para a vida me presentear com esta obra. Tudo se encaixa tão perfeitamente que chego a me assustar um pouquinho, genuinamente falando. É como se o a obra, de alguma forma, quisesse me dar as respostas. A vida é isso. Um mar de questionamentos. Embora dolorosa, é uma experiência única.

Porém, quem somos nós? De onde viemos?
DarkEden 24/01/2023minha estante
Agora eu tô com vontade de ler

Manu 18/01/2023

Quem é curinga neste mundo?
Livro carregado de ótimas reflexões e metáforas para a nossa vida e o papel que exercemos. Tenho a sensação que não entendi tudo que tem nessa história com apenas uma leitura, tamanha a profundidade da obra. Acredito que a cada leitura será possível perceber detalhes e perspectivas diferentes.

"A vida é uma loteria gigante, da qual só se veem os vencedores."

"Não conseguia entender como as pessoas conseguiam viver nesse mundo sem se perguntarem, ao menos de vez em quando, quem eram e de onde tinham vindo. Como seria possível fechar os olhos à vida neste planeta, ou então considerá-la 'evidente'."

"Pois quem tem o mundo inteiro na cabeça acaba se esquecendo de que possui uma boca."

alice 18/01/2023

mais um pros favs di alice
Jostein Gaarder tem essa característica de criar um milhão de questionamentos em nós pra no final surpreender com uma reflexão que chega a doer de tão bonita e real.

?Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo.?

Fernanda.Despirto 17/01/2023

A história é apaixonante e o desenrolar também é muito bom.
Os capítulos curtos e a leitura fácil ajudam bastante a entender todas as informações.
Porém, O mundo de Sofia ainda está no Top 1 ???

Danniki 17/01/2023

Questionamentos, escolhas e viver
“O mundo de Sofia” foi o meu primeiro contato com o autor, e foi uma leitura complexa! Um aulão de filosofia! Como meus amigos falaram muito bem do “O dia do curinga”, então decidi ler.

A capa - edição antiga - do livro me fez lembrar de “Eu sou mensageiro”, de Markus Zusak, que é um livro excepcional! Depois, durante a leitura, pensei em "Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol, mas no final era apenas uma história de Jostein Gaarder!

A obra é uma aula informal de uma maneira única! Ela traz a aventura de um garoto que parte com seu pai para conhecer vários lugares antes de encontrar a mãe que o abandonou quando ele tinha apenas quatro anos. O pai é alcoólatra, porém adora filosofia e faz discursos profundos e bonitos para o seu garoto durante as viagens de carro, às vezes não era só o carro, mas em um cruzeiro e uma balsa.

O autor traçou um destino muito bem elaborado! O livro me fez rir, ficar emocionade e quase me convenceu a derrubar uma lágrima! São tantas coisas que eu gostaria de analisar, mas não quero dar spoiler para quem não leu e privar os leitores a terem suas experiências com a leitura filosófica!

Jostein não só conseguiu criar uma história bem elaborada, ele organizou muito bem os capítulos. Os capítulos são de acordo com a numeração de cada naipe: ás a rei, sendo dividido por 4 naipes: Copas, Espadas, Ouros e Paus, e incluído uma parte do curinga sem capítulo. Achei genial essa estratégia do escritor!

Então, a história tem a ver com escolhas, há tantas escolhas que determinam a nossa vida. Portanto é uma leitura obrigatória para os amantes do destino, da filosofia e da genialidade!

site: https://www.instagram.com/autore.danniki/