O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Théo 01/07/2022

Quem somos? De onde viemos?
A leitura me emocionou diversas vezes, não por tratar de assuntos tristes, nem por me ?destruir? como geralmente acontece, mas sim por me fazer ver que no mundo existem mais pessoas como eu, mais pessoas que se perguntam, que vêm o mundo de um ?jeito que ninguém mais parece conseguir ver?
O hans thomas é fofinho e eu AMEI o jeito que o autor coloca as hipóteses filosóficas como metáforas, esse livro me fez sentir em casa.
Eu amei demais.

gabrielsk 30/06/2022

O dia do Curinga
Com a narração de Hans-Thomas, "O dia do Curinga" é com certeza uma aventura filosófica incomparável.
A história acompanha a vida de um garoto de 12 anos e seu pai, durante uma viagem em busca de uma querida pessoa. Porém, durante essa percurso ao longo de toda a Europa, uma simples lupa, um simples padeiro, e um livrozinho mudam completamente a perspectiva de vida do garoto. Tendo reflexões com base em diversas filosofias, questionando a origem do universo, o destino e até as maldições de família, esse livro faz você refletir sobre tudo ao seu redor e sobre o quão nocivo pode ser a passividade com relação ao mundo. Vivemos tentando descobrir novos planetas e habitantes e esquecemos do quão incrível e aleatória pode ser a nossa própria existência. Por fim, o tempo é inevitável e consome quase tudo, mas pra "quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele".

Bru 07/06/2022

O autor constrói um mundo mágico impulsionado por uma viagem de carro em busca de uma peça fundamental da história. Extremamente fácil de ser lido, traz reflexões acerca da origem da vida e do mundo como conhecemos hoje, integrando passado, presente e futuro.

Denise 22/05/2022

O Dia do Curinga
Essa releitura de um dos meus livros preferidos da infância (ou pré-adolescência, não lembro bem em qual ano eu li) foi maravilhosa. Agora sendo adulta, pude ver que o livro me pegou de uma forma muito parecida como da primeira vez que li. Narra a viagem de Hans-Tomas e seu pai, da Noruega até a Grécia, à procura da mãe e esposa, que foi embora de suas vidas há oito anos. No caminho, encontram um homenzinho que o entrega uma lupa e indica uma pequena cidade para pernoitarem. A partir daí, Hans tem contato com uma história envolvendo uma ilha onde coisas fantásticas acontecem, e cartas de baralho ganham vida. Hans e seu pai gostam muito da carta do curinga, e se identificam como curingas no mundo, alem da paixão pela Filosofia do pai, deixando a história mais instigante e incrível. Continua favorito da vida.

Thais.Gaspar 07/05/2022

Simplesmente incrível
Uma das coisas que esse livro me fez pensar foi que realmente deixamos de ver a vida como um acontecimento fantástico e incrível, nos tornamos robôs da nossa própria existência, deixando passar todo o deslumbre que é VIVER

amei ?

Pâm 07/05/2022

[...] O tempo se encarrega de nós transformar em adultos.
O dia do Curinga, conta a história de Hans-Thomas e seu pai, que partem para uma aventura em busca de sua mãe na Grécia.
Só que ele não contava que além daquela aventura dentro do Fiat vermelho, poderia acontecer outra aventura.

Então vamos lá!
No decorrer da viagem, Hans-Thomas e seu pai param em um posto de gasolina para abastecer e encontram um ser muito pequeno e misterioso que indica um desvio para a viagem. Eles então param em Dorf, que pelo tamanho é considerado um povoado. Lá ele conhece um padeiro que lhe presenteia com alguns pães e dentro de um deles tinha o segredo da sua maior aventura.
A vida!

Elisiane 30/04/2022

O dia do curinga
Duas histórias se desenvolvem e se entrelaçam: a do menino Hans-Thomas que viaja com seu pai, pela Europa, até chegar na Grécia, a procura da mãe que não vê há oito anos e, a do livrinho escondido num pão que ele ganha no caminho.

Alice 29/04/2022

O dia do curinga
A história fala sobre Hansa-Thomas que estão indo da Noruega até a Grécia de carro para convencer a mulher que os tinha deixado 8 anos atrás. Na fronteira da Suíça eles pararam em um posto de gasolina e quem os atendeu foi um anão que deu uma lupa para Hansa-Thomas. Quando chegaram em uma vila chamada Dorf decidiram passar dois dias lá para descansar, no segundo dia o seu pai estava experimentando uma aguardente dos alpes, e ele foi explorar a vila e encontrou uma padaria com um peixinho muito incomum e o ficou encarando por um bom tempo até o padeiro convida ele para entrar , da um refresco e um saco com cinco pães e disse pra ele comer o maior pão por último e sozinho. Daí por diante é tudo spoiler.

soph 09/04/2022

Perfeito
"se no meio de todas essas pessoas houver apenas uma que se surpreenda com a vida a cada instante e tenha a sensação, toda vez que isso acontece, de estar dia te de algo fabuloso e enigmático... Se apenas uma dessas pessoas experimentar a vida como uma aventura fantástica...e se ele ou ela experimentar essa sensação todos os dias..
Ele ou ela será um coringa no baralho."

Desnorteada 06/04/2022

Em busca de sua mãe, o jovem e seu pai vão até a Grécia de carro. No meio desta jornada algo estranho acontece e através de desconhecidos ele descobre sobre os seus antepassados, seu presente e seu futuro.

Lucas 03/04/2022

Isso aqui vai ser um desabafo
Se você está procurando uma resenha que traga informações pertinentes sobre a história do livro, por favor, passe para a próxima, porque isso aqui vai ser um desabafo.

Há 10 anos eu li O dia do Curinga pela primeira vez. Na época eu tinha 21 anos e o livro me marcou profundamente, e desde então eu gritava aos quatro ventos que esse estava no meu top 3 livros favoritos da vida.

O tempo foi passando e minha memória começou a apagar alguns detalhes dessa história, até eu chegar ao ponto de dizer que esse era meu livro favorito mas não fazia mais ideia sobre o que ele falava, o máximo que eu lembrava era que era a história de um menino que atravessa a Europa com seu pai, em busca da sua mãe, que os deixou anos atrás, e que no meio disso outra história também era contada, o que não chega a ser nem 1% do livro.

Decidi reler O dia do Curinga pois o encontrei num Sebo outro dia e achei que era a hora de voltar para essa história e lembrar o que existia nela para me encantar tanto. Infelizmente a experiência dessa vez não foi nada boa :(

A história é sim bem escrita, os acontecimentos são interessantes, mas PARA MIM, aquela magia não bateu. Eu em momento algum consegui sentir algo perto do que senti há 10 anos. Eu fiquei entediado enquanto lia, e me dói muito admitir isso.

Eu tenho plena consciência de que esse é um problema meu e de forma alguma eu quero fazer com que minha opinião faça com que alguém deixe de ler essa história, mas eu estou muito frustrado pois essa é a primeira vez que um livro que eu amava tanto me decepcionou assim numa releitura. Talvez seja a fase da vida que eu esteja passando no momento, talvez se eu voltar a ler esse livro daqui a 10 anos as coisas mudem de novo, mas por ora, eu preferia ter continuado com a minha memória afetiva ?

@larimours 31/03/2022

Uma viagem muito legal
Esse livro me foi dado de presente por uma amiga muito especial como uma recomendação fortíssima, pois ela o considera o seu livro favorito.
Pra mim a leitura no começo não fluiu bem, não sei se foi o momento que estava passando na minha vida pessoal que me fazia não me concentrar e não absorver bem o que estava escrito mas não consegui me envolver no início, mas depois de um tempo insistindo a leitura passou a ser muito prazerosa e única, o personagem principal mergulha em uma viagem em si mesmo e nós leva junto de si, é muito interessante a construção da história e foi uma leitura bem interessante. Recomendo.

Yuri 28/02/2022

"o destino é uma cobra faminta que engole a si mesma"
"Nenhum tema se repete, nenhuma composição é escrita duas vezes... Nada é tão complicado e tão precioso como um ser humano..."

A leitura é fluída, rico em metáforas e filosofia, o escritor faz o leitor mergulhar no universo dos personagens, transitando entre os cenários das diferentes estórias.
Ótimo livro pra relembrar a raridade da nossa existência.

Luiza 28/02/2022

Me falta QI para entender esse livro
É de fato um livro muito bom, com figuras de linguagem dentro das entrelinhas do livro, o livro narra a história de um filho e um marido que procura a esposa/mãe que foi para o mundo atrás da carreira de modelo. É um livro bem interessante que prende, mas também é extremamente CONFUSO muitas vezes, o autor aprofundou muita coisa ao mesmo tempo e isso deu um nó no meu cérebro. Costumo ler esse livro todo ano e talvez esse ano quando eu o reler mais uma vez eu finalmente entenda mais alguma coisa.
Mamay 31/03/2022minha estante
"Me falta QI para entender esse livro" somos duas kkkkkkkkkk