O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Letícia 05/02/2021

Amei
O começo é meio lento, mas a curiosidade vai consumindo. Que livro sensível e cheio de detalhes que tornam a experiência ainda mais completa e complexa

Lorena 25/01/2021

Existencialismo lúdico
Nesse livro, teremos assuntos filosóficos sendo abordados, tendo como exemplo o Existencialismo. É uma leitura divertida, interessante, e Jostein Gaarder tratou de questão ?Quem somos? De onde viemos?? de um modo extremamente intrigante.
Visto através dos olhos de um pequeno garoto, o livro percorre caminhos diferentes, mas girando ao redor de uma outra história, essa por sua vez mais fantasiosa e lúdica.
É complicado resenhar acerca desse livro sem soltar algum spoiler, entao pararei por aqui. ?O Dia do Curinga? é um livro que merece a atenção dos leitores devido a sua preciosidade em tratar assuntos tão convidativos mas dificilmente abordados de modo tão natural.
Livro favorito da vida ??

Rovandro 22/01/2021

Resenha - o dia do Curinga
Para quem gosta de Filosofia, arte, e imaginação, o dia do Curinga é um ótimo livro.
O Livro conta a história de um filho e um pai (filósofo) que foram deixados pela mãe/esposa, e saem a procura dela, fazendo uma viagem para Atenas. Nesse percusso é que a história se desenvolve e acontecem os grandes mistérios.

sofis 14/01/2021

Todos conhecem ?O mundo de Sofia?, mas deveriam prestar mais atenção ao Dia do Curinga também. Esse livro é extremamente bom, a leitura não é difícil, ela flui e a história cativa.

Mirian 13/01/2021

Filosofia na prática!
Já tinha lido 'o mundo de sofia' mas sem sombra de dúvida eu prefiro 'o dia do curinga"

Em nenhuma momento foi entediante. Sendo que a mim quando se trata de filosofia as vezes fico relutante.

Como é uma história contada dentro de outras várias histórias e envolve séculos de acontecimentos, fiquei envolvida do começo ao fim.

Que história incrível. Jostein é extraordinário!!

Samuel M de Paula 09/01/2021

"Um curinga é um pequeno bobo da corte; uma figura diferente de todas as outras. Ele está no mesmo monte das outras cartas, mas aquele não é o seu lugar."
O Dia do Curinga foi uma leitura que me encantou do começo ao fim, no livro acompanhamos uma aventura repleta de magia, questionamentos filosóficos sobre o destino e a vida como um todo. Não é simplesmente a história de Hans-Thomas e de seu pai, rumo a Grécia em busca de sua mãe; mas da interação entre pai e filho, de como os encontros e desencontros da vida estão interligados, sobre questões filosóficas, sobre destinos, ou seja, uma história curinga na literatura, pois é diferente das demais.

O último da trilogia de leituras sobre indicação da minha querida amiga Ísis Demarchi. Essa foi, possivelmente, minha primeira interação com a literatura nórdica, como é bom ler histórias que se passam em lugares reais diferentes da nossa realidade.

O livro cativa o leitor pela simplicidade inicial da história: um garoto chamado e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. Até aí se espera uma aventura entre os dois, mas a aventura maior está no pequeno livro. Livro esse que na história parece no começo uma ficção para o jovem leitor, Hans-Thomas, mas que mostra, ao longo da viagem de ida e volta, a história de vários padeiros que se sucederam em uma pequena cidade na Suíça e que também é a história de sua família. A história no fim se tornou complexa e intrincada, mas clara de se compreender.

Não me lembro de uma leitura recente que me levasse tanto a teorizar o que iria se suceder e a ligar os pontos soltos, questões essas que são concluídas até o final da obra. Além de se fascinar ao conhecer o Curinga, e a sua importância em toda a história, Jostein consegue cativar de uma forma indescritível.

Danilo.Drumond 28/12/2020

Um bom livro
Vejo O dia do Curinga como um romance juvenil filosófico. A história tem um bom número de personagens e várias linhas do tempo, o que é confuso no começo, mas depois se pega o jeito. A narrativa vai crescendo e chega ao clímax, tornando a vontade de saber o que acontece vada vez maior. Além do enredo dos personagens e de uma história rica, fica o ensinamento do mistério e da alegria que é a possibilidade de existir - a maior questão filosófica de todas.

Jessica 26/12/2020

Li O Dia do Coringa quando era adolescente e o revisitei recentemente. Acredito que o livro envelheceu muito bem, trazendo ótimas reflexões sobre o tempo, sobre a necessidade de se adequar aos padrões sociais ou não, tudo isso com base em baralhos.

Vanessa 14/12/2020

Muito bom!!
Depois de ler a garota das laranjas era de esperar que esse livro não decepcionaria. É um livro com questionamentos filosóficos sobre como vemos a vida que nos envolve na história de um jeito que só o Jostein Gaarder consegue.

Carol Azevedo 12/12/2020

filosófico
Confesso que achei o começo bem lento, além disso a narrativa é um pouco confusa pois existem vários tempos e histórias dentro das histórias.

No entanto, depois que engatei mesmo na leitura eu não consegui parar até ver o fim! São tantas referências e provocações filosóficas que foram necessárias algumas pausas para digerir o que li, mas é justamente disso que gosto!

Recomendo bastante!

Guilherme.Gomes 12/10/2020

4 / 5
Queria muito ter lido esse livro na pré- adolescência ou por esses tempos, quando se começa a construir os conceitos e opiniões e, no meu caso, quando ainda não se estava totalmente contaminado pelo "cientificismo". Hoje é mais complicado, imaginação um pouco mais limitada, explicação lógica pra tudo... Bom, devaneios a parte, o livro é muito bom (e não tem nada a ver com as minhas limitações). Reflexivo, com temas filosóficos interessantes, mistério bem construído que torna difícil larga-lo. A escrita, fluida e objetiva, também é um ponto alto (quem dera alguns autores que gosto, escrevessem como Gaarder). Recomendo!! Principalmente para aqueles que, pretendem ou, ainda se impressionam com as simplicidades da vida.

Gabi 09/10/2020

O dia do curinga veio para me lembrar o quanto é necessário nos admirarmos todos os dias com o simples mistério de existir, assim como as crianças fazem. Gaarder nos envolve com fantasias, filosofia e ótimos questionamentos.

Paula Satie 07/10/2020

O Dia do Curinga - Jostein Gaarder - 5/5
O Dia do Curinga foi um tipo de leitura que eu gostei desde as primeiras páginas e fiz questão de escolher quando voltaria a embarcar nas aventuras do protagonista de tão especial que foi para mim. Com certeza é um livro que eu voltaria a ler de novo e provavelmente vou consultar inúmeras vezes as marcações que eu fiz no decorrer da história. A maneira como as palavras foram expostas para contar a jornada do Hans-Thomas é muito envolvente e flúida. E cada capítulo do livro te convida a refletir desde coisas mais simples até as mais profundas, com uma leveza que te faz enxergar a beleza dos processos da vida como: autoconhecimento, autorreflexão e arte de viver.

Camila 02/10/2020

Mais ou menos.
A história em si e boa, mas por ter muitos detalhes, deixou a leitura muito cansativa.