O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Samuel.Bardy 23/03/2021

Uma aventura
Esse livro é uma total aventura.

Tem muito mistério e fantasia.

Conta a história de um pai e um filho viajando pela Europa de carro, e nesse trajeto a criança, que é a narradora da história, vai nos contando sobre os mistérios que vão acontecendo no decorrer da aventura.

Jostein Gaarder escreve de uma maneira que flui, de forma que você mergulha na história e vive a aventura junto com os personagens.

É muito gostoso de se ler, leve e relaxante.

mari.santos12 22/03/2021

Reflexões
O Dia do Curinga traz, mesmo que de forma divertida e ?viajada?, várias reflexões sobre a vida e o nosso dia a dia. Simplesmente amei ??

Jean Silva 19/03/2021

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele."
Essa é a segunda vez que leio "O dia do Curinga", e mais uma vez fico praticamente sem palavras para descreve-lo. Que livro fantástico! Sinto que depois de algum tempo novamente irei fazer uma releitura dessa obra, é o tipo de livro que precisa ser lido várias e várias vezes para conseguirmos extrair dele toda a magnífica mensagem que o autor busca passar. Sempre será um dos meus favoritos!

Elleara1 19/03/2021

Que obra...
Esse livro poderia ser facilmente considerado o Magnum Opus de Jostein Gaarder! Uma obra que se encaixa em todos os seus pontos, ela é cíclica, sem pontas soltas, além de abrir à interpretação do leitor sobre o destino da narrativa. O calendário da ilha através das cartas foi um desdobramento fantástico, um ponto chave de toda a história. Valeu e muito ler esta obra novamente.

10/03/2021

Pela terceira vez lendo esse livro, continua sendo um dos meus favoritos e cada vez parece ficar melhor. Um dos livros com a história mais envolvente de todos que eu li, e de quebra você ainda percebe o quão raro e perfeito é estar vivo.

sophia 10/03/2021

O Dia Do Curinga
Tudo acontece durante uma grande viagem na qual pai e filho procuram uma pessoa que não consegue se encontrar. Entre filosofia e grandes antigas histórias, um pãozinho doce e um pequeno livro parecem saber todo o rumo e futuro dessa grande viagem.

Manu 10/03/2021

O dia do curinga - Jostein Gaarder
O livro conta a história de Hans Thomas e seu pai que cruzam a Europa em busca de sua mãe/esposa que os deixou 8 anos antes. Com as belas descrições do autor, somos levados as mais belas paisagens como se estivéssemos sentados ao lado de Hans dentro do Fiat de seu pai. No caminho que deveria ser somente uma busca, eles encontram um desvio e então a trama paralela se inicia. Um anão os faz desviar do caminho e vão parar em um vilarejo, e enquanto abastece o carro entrega uma pequena lupa ao Hans. Enquanto o pai da Hans procura uma forma de saírem dali, o deixa esperando em uma padaria e lá ele conhece o padeiro, que conta algumas histórias e em sua partida lhe dá quatro pãezinhos com a recomendação de deixar o último para ser comido sozinho e sem que ninguém veja.
O pai de Hans volta, eles seguem viagem, comem os pães e o último é deixado para depois. Dentro dele existe um pequeno livro, que de letras tão miúdas só pode ser lido com a lupa entregue pelo anão. Temos duas ótimas histórias para acompanhar na leitura de somente um exemplar. Uma trama lida em segredo que se enquadra exatamente na realidade de Hans e sua família. Um mundo onde cartas têm vida e escapam da mente de seu criador para a vida real aguardando finalizar a partida de paciência, pois assim somos nessa vida, cartas distribuídas na mesa tentando se organizar.
Com os dois pés dentro da filosofia, O dia do curinga, embora escrito pelo mesmo autor, tem uma abordagem diferente de O mundo de Sofia para o mesmo assunto, mas de forma semelhante nos desperta o desejo de saber mais sobre a vida. Todos somos cartas, mas somente alguns são curingas. E para saber em qual nos encaixamos, temos que vir do início e nos responder antes de tudo: Quem somos? De onde viemos?

C.F. 09/03/2021

Revisitei esta história que foi tão marcante na época da primeira leitura.
O livro amadureceu bem, consegui apreciar de forma diferente desta vez.

Bela 01/03/2021

Viajei em casa
Já com alguns meses trancada em casa, devido à pandemia, eu precisava de uma leitura que me transportasse, pra qualquer lugar e essa me levou pra bem longe.
Leitura voraz. Descrição equilibrada. Tradução bem feita. Eu amei!

lolo 27/02/2021

meu favorito
Com certeza esse entrou pros meus favoritos! Com uma linguagem simples traz reflexões muito profundas (sob o olhar de uma criança, que eu sempre amo) e ainda acende uma chama de amor e vontade de viver muito rara de se tocar.

isanja 24/02/2021

filosofia, né pae. muitos padeiros na história e vc termina o livro questionando a existência (acho q real eh o q o jostein queria).

AnaBookmann0 18/02/2021

O dia do Curinga
O livro tem um vocabula?rio repleto de intensidade e ao mesmo tempo simples de tratar temas filoso?ficos sobre a vida e o universo de forma descomplicada.
O dia do Curinga tem como foco a histo?ria de um menino e de seu pai que esta? em busca de sua ma?e que foi embora para se auto encontrar, pore?m ao conseguir um livro toda sua viagem muda para uma outra aventura. O decorrer do livro podemos perceber que ale?m da histo?ria do menino tambe?m encontramos uma gerac?a?o de pessoas, ou melhor, de Curingas, que mesmo na?o se conhecendo e sendo de e?pocas diferentes ainda sim esta?o interligados e esperam uns pelos outros.
O que eu tenho a dizer sobre esse livro? Simplesmente perfeito e na?o e? atoa que esta? no topo da minha lista de livros favoritos, e? um livro que nos tra?s encantos, du?vidas e pensamentos que mudam nossa visa?o do mundo ao nosso redor, um livro que em minha humilde opinia?o todos deveriam ler e quem sabe assim aparecessem mais Curingas no mundo.

11/02/2021

O Dia Do Curinga
Comecei a ler o livro estranhando uma das realidades em que se passa a história. Terminei com total convicção sobre ela e perdi qualquer certeza que tinha sobre a minha realidade.

De longe é meu livro preferido da vida. Conta a história de um menino norueguês que mora só com o pai porque sua mãe saiu de casa há muito anos e nunca mais voltou. Até que eles recebem uma revista onde a mãe aparece como modelo, a partir daí descobrem que ela mora na Grécia e vão de carro até lá encontrar ela. A maior parte da história se passa na viagem da Noruega até a Grécia, parando por várias cidades e desenvolvendo vários diálogos incríveis entre o pai, que é filósofo, e o menino Hans, que desperta interesse pelo assunto. Esse livro foi praticamente meu primeiro contato com a filosofia e eu recomendo demais para também ser o de vocês porque ele apresenta as questões filosóficas de uma maneira muito simples e encantadora. (Não se aprofunda nos filósofos, esse livro é focado na filosofia em si.) Ao longo do livro são contadas histórias que se passam em três realidades diferentes (mas essa realidade que eu to falando até agora é a principal e não vou falar das outras duas pra não ser spoiler?). No começo do livro eu achei difícil acompanhar mas depois vai acostumando e no final tudo vale muito a pena. Ler esse livro é um marco na vida de qualquer um, transformou completamente minha forma de ver o mundo. O DIA DO CURINGA É MUITO MELHOR QUE O MUNDO DE SOFIA!!!

Ps. Durante algum tempo nada vai fazer sentido mas continua lendo e confia que no final vai fazer mais sentido do que você imagina.
Kalinefeijó 11/02/2021minha estante
Genteeeee fiquei com muita vontade de ler o livro dps da resenha, blogueira literária influenciadora com naturalidade, amei

12/02/2021minha estante
Para com issoooooo???? fico muito emocionada

12/02/2021minha estante
Mas lê sim amiga, esse livro é TUDO

Ari 09/02/2021

Perfeito
Uma história que faz vc se sentir parte da história.
E se eu for um curinga? E se a lenda for real? E se eu estou lendo o livro do pãozinho em tamanho maior?

Além de tudo, tem reflexões que te faz desacelerar e ver as coisas a volta com mais entusiasmo. Amei???