O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

loA 14/04/2021

leiam ???
esse livro tem tudo de perfeito, a escrita perfeita, o envolvimento com a história é incrível, faz tempo que eu li porém nunca esqueço sério ??

koopunzel 12/04/2021

O Dia do Curinga
Que livro doido. Sério mesmo.
Explodiu minha cabeça e colocou todos os meus neurônios pra funcionar. Mistura a história de pai e filho, uma ilha misteriosa, mitologia grega, profecias...
As brisas que o pai do menino faz, me colocaram num estado de reflexão, que eu fiquei divagando por horas.
O "plot twist" me fez surtar num nível. Tudo nesse livro é completamente amarrado e explicadinho, não fica uma ponta solta.
Inclusive, meu sonho fazer uma road trip dessa pela Europa.

Manu 11/04/2021

Ótimo, uma leitura que exercita a filosofia na prática
O Dia do Curinga é um livro voltado a filosofia, mas não do modo convencional. O leitor observa o crescimento de Hanns Thomas, o protagonista da história enquanto ele desvenda os mistérios ao seu redor e acompanha seu crescimento interno no processo. A história é elaborada mas concisa, misturando tópicos de fantasia e temas da vida real com fluidez, e fazendo múltiplas referências a diversos filósofos enquanto o faz. Recomendo o uso de destaques ou marcadores de páginas nessa leitura, que tem muitos trechos impactantes que podem ser revisitados

Wills 26/03/2021

Um debate acerca da existência da realidade.
O livro é realmente muito bom. Trata-se de uma história envolvente e interessante do início ao fim, cujo tema, apesar de se utilizar da fantasia, é em realidade um debate acerca da existência do "real", que remonta a filosofia platônica e aristotélica, bem como a escolástica. Para um amante da filosofia, é um excelente livro! Por ser uma ficção calcada em fantasia, apresenta estes temas complexos de maneira leve e inteligente. Cinco estrelas!

Samuel.Bardy 23/03/2021

Uma aventura
Esse livro é uma total aventura.

Tem muito mistério e fantasia.

Conta a história de um pai e um filho viajando pela Europa de carro, e nesse trajeto a criança, que é a narradora da história, vai nos contando sobre os mistérios que vão acontecendo no decorrer da aventura.

Jostein Gaarder escreve de uma maneira que flui, de forma que você mergulha na história e vive a aventura junto com os personagens.

É muito gostoso de se ler, leve e relaxante.

mari.santos12 22/03/2021

Reflexões
O Dia do Curinga traz, mesmo que de forma divertida e ?viajada?, várias reflexões sobre a vida e o nosso dia a dia. Simplesmente amei ??

Jean Silva 19/03/2021

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele."
Essa é a segunda vez que leio "O dia do Curinga", e mais uma vez fico praticamente sem palavras para descreve-lo. Que livro fantástico! Sinto que depois de algum tempo novamente irei fazer uma releitura dessa obra, é o tipo de livro que precisa ser lido várias e várias vezes para conseguirmos extrair dele toda a magnífica mensagem que o autor busca passar. Sempre será um dos meus favoritos!

Elleara1 19/03/2021

Que obra...
Esse livro poderia ser facilmente considerado o Magnum Opus de Jostein Gaarder! Uma obra que se encaixa em todos os seus pontos, ela é cíclica, sem pontas soltas, além de abrir à interpretação do leitor sobre o destino da narrativa. O calendário da ilha através das cartas foi um desdobramento fantástico, um ponto chave de toda a história. Valeu e muito ler esta obra novamente.

10/03/2021

Pela terceira vez lendo esse livro, continua sendo um dos meus favoritos e cada vez parece ficar melhor. Um dos livros com a história mais envolvente de todos que eu li, e de quebra você ainda percebe o quão raro e perfeito é estar vivo.

sophia 10/03/2021

O Dia Do Curinga
Tudo acontece durante uma grande viagem na qual pai e filho procuram uma pessoa que não consegue se encontrar. Entre filosofia e grandes antigas histórias, um pãozinho doce e um pequeno livro parecem saber todo o rumo e futuro dessa grande viagem.

Manu 10/03/2021

O dia do curinga - Jostein Gaarder
O livro conta a história de Hans Thomas e seu pai que cruzam a Europa em busca de sua mãe/esposa que os deixou 8 anos antes. Com as belas descrições do autor, somos levados as mais belas paisagens como se estivéssemos sentados ao lado de Hans dentro do Fiat de seu pai. No caminho que deveria ser somente uma busca, eles encontram um desvio e então a trama paralela se inicia. Um anão os faz desviar do caminho e vão parar em um vilarejo, e enquanto abastece o carro entrega uma pequena lupa ao Hans. Enquanto o pai da Hans procura uma forma de saírem dali, o deixa esperando em uma padaria e lá ele conhece o padeiro, que conta algumas histórias e em sua partida lhe dá quatro pãezinhos com a recomendação de deixar o último para ser comido sozinho e sem que ninguém veja.
O pai de Hans volta, eles seguem viagem, comem os pães e o último é deixado para depois. Dentro dele existe um pequeno livro, que de letras tão miúdas só pode ser lido com a lupa entregue pelo anão. Temos duas ótimas histórias para acompanhar na leitura de somente um exemplar. Uma trama lida em segredo que se enquadra exatamente na realidade de Hans e sua família. Um mundo onde cartas têm vida e escapam da mente de seu criador para a vida real aguardando finalizar a partida de paciência, pois assim somos nessa vida, cartas distribuídas na mesa tentando se organizar.
Com os dois pés dentro da filosofia, O dia do curinga, embora escrito pelo mesmo autor, tem uma abordagem diferente de O mundo de Sofia para o mesmo assunto, mas de forma semelhante nos desperta o desejo de saber mais sobre a vida. Todos somos cartas, mas somente alguns são curingas. E para saber em qual nos encaixamos, temos que vir do início e nos responder antes de tudo: Quem somos? De onde viemos?

C.F. 09/03/2021

Revisitei esta história que foi tão marcante na época da primeira leitura.
O livro amadureceu bem, consegui apreciar de forma diferente desta vez.

Bela 01/03/2021

Viajei em casa
Já com alguns meses trancada em casa, devido à pandemia, eu precisava de uma leitura que me transportasse, pra qualquer lugar e essa me levou pra bem longe.
Leitura voraz. Descrição equilibrada. Tradução bem feita. Eu amei!

lolo 27/02/2021

meu favorito
Com certeza esse entrou pros meus favoritos! Com uma linguagem simples traz reflexões muito profundas (sob o olhar de uma criança, que eu sempre amo) e ainda acende uma chama de amor e vontade de viver muito rara de se tocar.