O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Karen581 01/05/2020

Desperte
É um livro cheio de símbolos e cheio de reflexões.
Pra quem gosta de Frankenstein, aqui também temos uma narrativa dentro de uma narrativa dentro de uma narrativa.
A história é muito boa, mas o que está por trás dela é o mais importante. É uma história que quer fazer o leitor despertar. Mas despertar de que? De uma vida mergulhada em coisas sem sentido para uma vida consciente.
Quem desperta vê a vida como um grande milagre diário.
Um bom livro para fazer com que as pessoas possam se interessar por filosofia

Wills 26/03/2021

Um debate acerca da existência da realidade.
O livro é realmente muito bom. Trata-se de uma história envolvente e interessante do início ao fim, cujo tema, apesar de se utilizar da fantasia, é em realidade um debate acerca da existência do "real", que remonta a filosofia platônica e aristotélica, bem como a escolástica. Para um amante da filosofia, é um excelente livro! Por ser uma ficção calcada em fantasia, apresenta estes temas complexos de maneira leve e inteligente. Cinco estrelas!

imurah 07/07/2021

O melhor livro do ano
Como poderia descrever esse livro? Incrível.
Até agora, O Dia do Curinga é o meu livro favorito! Além de ser o melhor de Jostein Gaarder!
Quem quiser ler um livro um tanto confuso, mas que te intriga e uma leitura interessante, esse é o livro perfeito.

?Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele.?

fabio.orlandini 10/09/2022

O mundo é uma grande mágica
E aqueles que descobrem e conseguem enxergar as maravilhas do mundo são os coringas. Muitos vivem tão anestesiados pelas obrigações do dia a dia que não percebem como é maravilhoso estar vivo. Este livro nos faz lembrar disso.

@jaymartins 12/02/2022

A perfeição em forma de páginas literárias ??
Sou suspeita para falar do meu escritor favorito, mas não foi a toa que o Gaarder ganhou um Nobel da Literatura?

Nessa aventura, você viaja no conceito ?Criador vs Criatura?, o porque não daria certo a convivência entre ambas posições. Também é inevitável filosofar sobre a doçura da infância, a alegria das descobertas e o medo de perder a estes privilégios.

O protagonismo é dividido entre personagens e causa a dúvida de qual é o real e qual é o imaginado (similar ao Mundo de Sofia).

Eu amo tanto essa leitura que se os professores do ensino médio me obrigassem a ler, eu nem conseguiria sentir ranço.

Aurea Sergia 10/06/2020

Apesar de ser um infanto juvenil, é um livro que eu recomendo para todas as idades.
Sobre histórias familiares e busca pelo autoconhecimento, durante o livro os personagens fazem vários questionamentos e reflexões filosóficas que o autor conseguiu deixar de forma simples, mas que ao mesmo tempo chegam a tocar profundamente nossa alma. Percebi referências da
teoria do Eterno Retorno de Nietzsche.
Achei muito inteligente toda a construção do enredo, de como os acontecimentos foram se interligando.
Ademais, é uma leitura rápida, fluída e descontraída.

Vasconcellos.Masiero 13/01/2022

Jostein Gaarder é um filósofo por si só!
Que viagem ao ler esse livro. Presa em cada mísero detalhe, fascinada por cada discussão literária, filosófica e pessoal. Gaarder nunca deixa por desejar. Para quem procura uma leitura leve e ao mesmo tempo pesada, com um toque de magia, recheada por questionamentos, está aí uma ótima escolha.
Reginaldo Pereira 13/01/2022minha estante
Está na minha lista para 2022, mas ainda tenho dúvidas se vou gostar?. kkkk De qualquer forma, a sua resenha me animou!!!! ??

Luiz 23/11/2021

Iniciação filosófica
Par quem não leu O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, O Dia do Curinga pode ser um ótimo início para quem quer começar a filosofar.
Para quem já leu a história da menina Sofia, encontrará aqui uma história que aquece o coração tanto quanto.
Recomendo a qualquer fã de filosofia.

luisawrr 12/05/2021

Apesar de para mim a leitura ter sido um pouco lenta, não se pode duvidar da magnitude criativa desse livro. Se você gosta de livros criativos, de aventura, cheios de charadas e que te deixam com o coração quentinho, eu recomendo muito a leitura!

C.F. 16/01/2014

E por onde andam os curingas do dia de hoje?
Foi de fato uma grande surpresa! Comecei a ler sem muitas expectativas, mas me surpreendi com algumas passagens do livro, é muito interessante ver a mistura de histórias, e a história sendo contada dentro de outra história.
Gostei muito do calendário apresentado no livro(pelas minhas pobres e rápidas contas eu nasci no dia do 2 de paus!), e da relação entra a carta e o pai de Hans-Thomas.
Muito interessante a associação entre o curinga e as pessoas que conseguem apreciar o mundo de uma forma mais otimizada, que conseguem enxergar o que muito não enxergam e valorizam as maravilhas que aqui existem.
Fico me perguntando onde estão os curingas da atualidade, e como eles estão encarando o nosso mundo :)

Gabi 09/10/2020

O dia do curinga veio para me lembrar o quanto é necessário nos admirarmos todos os dias com o simples mistério de existir, assim como as crianças fazem. Gaarder nos envolve com fantasias, filosofia e ótimos questionamentos.

Yuri 28/02/2022

"o destino é uma cobra faminta que engole a si mesma"
"Nenhum tema se repete, nenhuma composição é escrita duas vezes... Nada é tão complicado e tão precioso como um ser humano..."

A leitura é fluída, rico em metáforas e filosofia, o escritor faz o leitor mergulhar no universo dos personagens, transitando entre os cenários das diferentes estórias.
Ótimo livro pra relembrar a raridade da nossa existência.

Emanuel Xampy Fontinhas 23/09/2021

É um livro bastante célebre então fui com bastante sede, mas termino ainda sedento e um tanto frustrado. Tem algumas mensagens bacanas, mas em vários momentos achei que o autor deu uma boa enrolada, parecia que não acontecia nada de muito relevante na maior parte do tempo e os diálogos eram longos, enfadonhos e poderiam ser resumidos em poucas palavras. Parece muito mais do que de fato é, lá no início eu já vislumbrei o final. Enfim, se tivesse lido alguns anos e bagagens emocionais atrás talvez tivesse me identificado mais, agora só senti uma preguiça de morte de prosseguir e uma sanha de terminar logo de uma vez e partir pro próximo.

Bianca Nami 07/01/2010

Maravilhoso
Meu primeiro livro de cabeceira. Li, reli, e sempre que não tenho mais o que fazer, abro em uma página qualquer e leio. E eu detesto reler livros.

Acho extraordinário o calendário, a divisão dos capítulos, o livro dentro do livro. Tudo é fantástico, tudo é especial.

Depois de ler, fico analisando as pessoas, classificando em ases de copas, ou em curingas...

Aline330 16/08/2021

Apesar de ser um pouco cansativo lá pelo meio, é envolvente pelo todo. Livro que dá aquele gostinho de leitura de infância...