O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

samuca 02/04/2022

Mais uma maravilhosa peça escrita por Ariano Suassuna!
Não me cansa ler as peças escritas por Ariano Suassuna. Conhecer o mundo criado por esse gênio da literatura nacional.
A paixão dos personagens por um bem precioso. Para uns o dinheiro e para outros uma pessoa.

Cheio de marcas regional, divertidíssimo e leve.

Paulo Augusto 19/12/2021

Livro leve
Um livro leve, divertido e com uma malícia inocente. Vale a pena ler, se envolver com o enredo dessa história.

Looser 22/12/2022

Foi meio confuso
Esse livro eu tive que ler como modo de peça eu tbm não sei se tem o normal.
Mas assim, eu achei bom mas teve umas cenas q eu não entendi mto mas além disso eu recomendo:)

Sávio Samuel J.C 10/09/2023

Resenha Crítica do livro o Santo e a Porca
"O Santo e a Porca" é uma obra de teatro escrita por Ariano Suassuna que mergulha profundamente no universo da comédia e da sátira social. Publicada em 1957, a peça se passa no sertão nordestino do Brasil e gira em torno da família de Euricão Árabe, um homem avarento e supersticioso que acredita que uma porca possui poderes divinos.
Em resumo, "O Santo e a Porca" é uma peça teatral que oferece uma crítica social afiada, usando a comédia e a sátira para expor os vícios humanos. Embora possa não ser do agrado de todos devido ao seu estilo específico e contexto regional, é uma obra que continua a ser relevante para quem busca uma análise humorística e crítica da sociedade.
Uma das características mais marcantes desta obra são os personagens caricatos e exagerados, que funcionam como representações extremas de vícios humanos como ganância, hipocrisia religiosa e moralidade duvidosa. A porca, objeto de adoração de Euricão, simboliza a obsessão humana por interesses pessoais, enquanto os demais personagens orbitam ao redor desse absurdo culto.
A peça também utiliza o regionalismo da linguagem e do contexto nordestino para enriquecer a narrativa, proporcionando um sabor autêntico à história. O humor ácido e o tom satírico permeiam toda a trama, provocando risos e reflexão sobre a sociedade e seus valores.
Particularmente eu recomendaria a leitura, pois é bem divertida e diferente, além de passar no Nordeste, algo que me familiarizei bastante.

João 30/10/2021

Exelente
Esse livro é muito, não me prendeu muito, mas é bom do mesmo jeito. E por ser do mesmo autor do filme, O Alto da Comparecida...

juu 25/05/2022

Porca, Santo e carestia
Da série leituras obrigatórias do ensino médio, vem aí: O Santo e a porca!
Acho que eu acabei criando muuuita expectativa em relação ao final do livro e acabei me frustrando. Foi um final raso e sem nexo na minha opinião. Fora isso, a leitura é bem fluída e divertidinha ?

Richarlyson.Lopes 08/03/2022

Leitura boa e engraçada, é muito parecida com outra peça do autor, o alto da compadecida, gostei do livro, mas ele não faz meu tipo de leitura

Renata Rocha 02/08/2023

Mais um livro lido do ariano suassuna, neste livro tive mais facilidade de acompanhar, trata - se de uma leitura rápida e bem leve mas que também te leva a refletir sobre os valores das coisas e no que você se apega, mais uma vez consigo perceber a semelhança entre as obras do autor, ele tem uma escrita bem característica dele e isso é visivel em suas obras.

Stephany 21/09/2021

Kkkkkkkk eu amei
Oi gente, comecei esse livro ontem a tarde e terminei agora! Muito bom, muito engraçado! Eu nem sei resumir porque é um rolo só ?
Margarida vai casar com dodó, o pai do dodó quer casar com margarida mas é ex da tia benona, caroba é noiva de pinhão mais finge ser margarida e benona pra casar elas. Seu Euricão só pensa na porca que é um cofre e no santo Antônio. O livro tem uma leitura muito fácil, tanto de ler quanto de entender. Muito bom mesmo!!!

Nique 11/05/2021

Leitura muito divertida e leve
É a primeira vez que leio uma obra do Ariano Suassuna e devo dizer que o livro é tão divertido quanto ele.
Não estou muito habituada a ler peças teatrais mas a escrita do autor é bem cativante e me prendeu desde o princípio. Possui uma trama simples porém capaz de não só arrancar muitas risadas mas também levar a reflexão em certos momentos.
Gostei muito dessa experiência e quero ler mais obras do autor.

Aline Mari 06/04/2022

Engraçado e reflexivo
Gostei muito da leitura, embora não seja meu gênero favorito. Além de engraçado, traz uma reflexão sobre o valor que damos ao dinheiro e se realmente é valido tanto apego aos bens materiais. Em alguns pontos lembrou muito O Auto da Compadecida, que a propósito, segundo meu ponto de vista, não foi superado por esta obra.

Meropa 04/04/2023

Uma leitura fácil e leve. O livro é bem engraçado e os personagens são bem construídos. Achei o final bem interessante. Recomendo