Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Isabel 22/05/2021

Maravilhoso!
Amei, amei, amei! Muito feliz e grata pela oportunidade de ter lido um livro tão fascinante, que tanto me acrescentou e que tanto ecoou no meu cérebro (mesmo quando não estava lendo). Oh sensação boa é terminar um livro se sentindo mais consciente e disposta a buscar ser melhor ?

becxj 07/01/2023

que livro!
"O movimento da dança permite que nossos corpos expressem nossas emoções de uma maneira que, às vezes, as palavras não conseguem."

esse livro tem um espaço reservado no meu coração, juro que livro bom! é exatamente o livro que você vai chorar e rir, tudo ao mesmo tempo.

its ranna 25/09/2023

Lindinho
Adorei essa leitura, coincidentemente comecei a fazer terapia na mesma semana e me ajudou a perceber muitas coisas.
Amo a forma como a autora mostra seu lado vulnerável e humano para nós, mostrando que mesmo as pessoas que entendem muito sobre a mente acabam se auto sabotando, se negando a aceitar a verdade...
Amei toda a trajetória dos personagens, sofri, ri e chorei com cada um. Sinto um carinho imenso pela Julie, o Jhon, a Charlotte e a Rita. Esse livro é um manual pra vida em certos momentos e com certeza voltarei a ler ele ?

Camila 11/09/2022

Uau!
Fui arrebatada de todas as maneiras possíveis, poderia dizer que se tornou um dos meus livros preferidos e as frases ficam ecoando na minha cabeça, às vezes estou apenas existindo, em alguma situação cotidiana discutindo algo, e alguma frase do livro me vem à mente.

Nessa obra de não-ficção, baseada em fatos reais, a terapeuta Lory vai nos apresentar alguns pacientes e nos guiar pela jornada deles, e dela mesma, fazendo terapia. Os conceitos de psicologia são bem explicados, nada fica jogado e a linguagem não é técnica em que um leigo não possa compreender, senti como se fosse eu a fazer terapia.

Não achei enrolado ou massante, claro que me estressei algumas vezes, mas esse é o ponto de se relacionar com outros seres humanos (rindo de nervoso) e com nós mesmos. Vai tratar sobre perda, vazio, culpa, negação, frustrações de todo indivíduo. uma leitura que recomendo sem pensar duas vezes (talvez eu fique até insuportável por recomendar tanto).

ma!!!! 01/01/2022

uma das minhas leituras favoritas de 2021
esse livro me deu um tapa na cara toda vez que abri pra ler E EU AMEI

Dani 28/03/2021

Forte e emocionante
Essa leitura eu iniciei em Dezembro de 2020, achando que seria uma leitura "fácil e rápida". Eis que estamos no final de Março de 2021 e só agora a concluí. Isso é bem pessoal. Fala muito mais como nos sentimos no momento do que sobre o livro em si.
A real é que a leitura se tornou mais compreensível depois que eu mesma comecei a fazer terapia. E digo que a terapia é uma questão de necessidade básica quando temos tantos conflitos dentro de si.
Em algumas passagens a leitura se tornou pesada pela quantidade de informação e por falar de diversos personagens distintos (os pacientes, o terapeuta, o namorado, o filho etc). Mas com o passar do tempo você entende e consegue criar uma empatia pela evolução de cada um.
Por fim, é uma leitura que eu recomendo muito, para quem faz terapia bem como para quem não tem esse interesse. Ter um outro olhar sob as perspectivas da vida pode nos tirar da inércia de onde estamos.
Kewllyta 28/03/2021minha estante
Gostei da sua resenha. O livro vai para minha lista. Obrigada

Dani 28/03/2021minha estante
Obrigada!!! Espero que a leitura te renda diversas reflexões assim como aconteceu comigo. ?

Kewllyta 28/03/2021minha estante
Eu tô precisando disso mesmo, por isso tanto me interessou. Espero que me sirva!

Elen Ximenes @quemleganhamais 14/04/2023

Talvez você deva conversar com alguém
Você já fez, faz ou tem vontade de fazer terapia com psicólogo?

Este livro mostra a importância da terapia para desobstruir ao máximo a nossa caminhada. Lori Gottlieb  compartilha os desafios de sua rotina como psicóloga e como paciente. Esta leitura traz uma visão de como é a terapia, e como podemos desfrutar de vidas mais plenas quando nos abrimos para a transformação profunda e duradoura (não instantânea com coaches?) guiada pelos profissionais das emoções.

As ideias da autora confirmaram algo que eu já havia aprendido em outras leituras: crescemos em associação com pessoas. Saber se relacionar é o conhecimento que mais traz contentamento na vida. E a recíproca é verdadeira: relacionamentos insalubres são os alicerces da tristeza, falta de ânimo, e todas as mazelas emocionais em alta na nossa sociedade.
@lilianloietes 15/04/2023minha estante
Troquei ele com uma amiga esta embalado ainda....

Paloma Araújo 30/03/2021

Humanidade na sua essência
Esse livro não é de auto-ajuda (por mais que eu não veja problema nenhum com o gênero), mas ele parece com uma conversa. Uma bem esclarecedora, pra ser sincera.
Lori conta sua história de quando precisou frequentar a terapia e também conta histórias de pacientes que se tratam com ela. No meio dessas narrativas, aprendemos lições preciosas sobre a vida e sobre como o ser humano se comporta, o que torna impossível a gente não se identificar com ao menos um aspecto do livro.
Nessa obra, também nos deparamos com a importância da terapia e como a própria Lori define: temos uma chave para uma vida melhor, mas precisamos da ajuda de alguém pra achar essa maldita chave. E esse alguém é a figura do terapeuta.
Esse livro é um convite a uma jornada de autoconhecimento, que se estende além das suas 450 páginas.
Tayane00 30/03/2021minha estante
Uau ?

Babi 06/10/2021

4.5

Quando leio auto-biografia, muitas vezes sinto como se tivesse em uma sala tendo um bate papo com a autora ou autor da história."Talvez você deva conversar com alguém " não é exatamente um auto-biografia , mas é algo próximo.Dessa vez eu senti que estava ao lado dela.Acompanhando as histórias de seus clientes com a Lori, como a própria história da Lori.Ri e chorei com este livro, teve um momento que mexeu tanto comigo que tive que largar a leitura para processar o que estava sendo relatado. Era doloroso demais!

Amei saber mais sobre a profissão terapeuta , conceitos da psicologia e como.uma terapia funciona

Sheila.Oliveira 07/04/2022

A visao de um terapeuta é algo muito rico e principalmente curioso, achamos que nosso terapeuta é o magico resolvedor de problemas quando ele na verdade é apenas um ser humano que nos ouve e que nos faz nos "auto ouvir" no processo.
É louco e é interessante ver o desenrolar do processo.

Paloma 11/03/2023

Gostei! Interessante a dinâmica da narrativa entre as histórias dos pacientes/clientes e a história da própria autora e terapeuta. Adorei a experiência do audiolivro. Eu provavelmente teria demorado muito para ler este livro se não fosse essa "modalidade" de leitura kkkk. Para quem tiver interesse, é só cadastrar no Scribd e aproveitar o mês grátis, depois cancela sem pagar nada ?

Jess.Nader 19/10/2021

Recomendo
Engana-se quem pensa que o livro traz frases prontas sobre como lidar com os acasos da vida.
O livro, através das histórias, me fez repensar diversas reações que temos ao longo da vida e o quanto mudamos conforme vamos vivendo. O quanto cada pessoa que conhecemos acaba nos afetando e nos mudando de alguma forma.
O que mais gostei no livro foi a humanização da própria terapeuta, no estilo ?gente como a gente?, rs. Ela traz os próprios conflitos e conta como foi lidando, e principalmente, o quanto foi ajudada.
O livro traz as histórias de uma forma leve, mas densa ao mesmo tempo, faz refletir.

liliana 03/05/2022

?Quando jovens, acreditamos ter um começo, o meio e algum tipo de resolução. Mas, em algum ponto ao longo do caminho, talvez no meio, percebemos que todos vivem coisas que podem não dar certo, que o meio tem que ser a solução, e nossa tarefa passa a ser descobrir como damos um significado a isso.?

alicevsb 29/05/2023

Primeiro você fará, depois compreenderá ?
Tinha muita curiosidade de ler esse livro, confesso que ao vê-lo na seção de auto ajuda não me animei muito, pois não é uma leitura que gosto de fazer. Porém o livro me surpreendeu positivamente, marquei inúmeras passagens que me fizeram refletir ao longo da leitura sobre muitos pontos, inclusive minha forma de ver a terapia e ainda a vida.
Lori traz através dos seus relatos como terapeuta e como paciente os desafios que encontramos ao longo dos nossos dias. E que nenhuma dor é menor que outra ou pode ser comparada. A verdade é que não recuperarmos o tempo presente e os dias estão voando.
Sempre será bom conversar com alguém.

Indico essa leitura, acredito que possa surpreender muita gente.

vanessa.pivotto 08/10/2023

Original
Pra mim pelo menos, a ideia foi original, já que nunca tinha lido um livro que fala sobre terapia da mesma forma que esse.
Através das histórias da terapeuta, de seus pacientes, da relação com o terapeuta dela, somos levados a refletir sobre nossas vidas. Mas não de forma chata, não.
Chorei e me diverti no decorrer dessa narrativa criativa e autobiográfica.
Pra quem quer conhecer um pouco como funciona e a importância gigante da terapia. Pra quem já faz terapia e quer espiar um pouco o outro lado da moeda (visão do terapeuta), super recomendo!