Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

aaclrsz 04/02/2024

Medo de ser responsáveis por nossas próprias vidas.
Como uma aspirante em estudar psicologia, e talvez até uma possível futura formada no curso, digo com uma propriedade gigantesca (dita, apenas por mim), que esse livro é essêncial para todos.

Há muito tempo não me conectava tanto assim com um livro. Tenho um amor terrível por narrações sobre a complexidade que é a vida, e como nós reagimos a ela. Carregar uma vida é a maior responsabilidade para todos, e a autora nos joga isso como um tapa na cara indescritível.

- "Não podemos ter mudança sem perda, motivo pelo qual é tão frequente as pessoas dizerem que querem mudar, mas mesmo assim continuarem exatamente iguais."

Esse livro aborda de uma maneira além de reflexiva, e sim, profunda, como cada ação que tomamos leva um significado. Um trauma de infância? Uma transferência a um acontecimento recente? Uma defesa ou um pensamento autodestrutivo?

Chorei litros com a história de Julie. A evolução de Jhon. A volta atrás na vida de Ruth. A percepção de Charlotte. E a descoberta da terapeuta, nela mesma.

A mente humana é surreal. As nuances que nos completa nos fazem ser isso que somos. Babacas? Egoístas? Narcisistas? E, como concertar cada traço grotesco da formação da nossa psiquê?

Motivos pelo qual talvez você deva conversar com alguém.
nuvemsamu 04/02/2024minha estante
lindo vidinha, vdd vdd vdd

vo le ta, vo te

nuvemsamu 04/02/2024minha estante
minha mulher vai fazer psicologia e vai fazer livros assim também okay, minha mulher é incrível

nuvemsamu 04/02/2024minha estante
verdade momo, eu concordo mto princesa

Mary.Ribeiro 04/02/2024

Me ajudou com muitas questões
Aprendi com cada personagem desse livro, a forma de resolver problemas de ver as situações difíceis por outro ângulo, como a vida pode ser curta e que as vezes a gente escolhe sofrer ao invés de seguir em frente.

Itchenco 04/02/2024

Incrível
Fazia um tempo que eu não me envolvia tanto com um livro como estive com esse. De longe foi umas das melhores leituras que tive até hoje.

juppareads 04/02/2024

Sentimentos são complexos, e fluidos.
Sou uma pessoa "terapeuizada", e este livro foi , no mínimo, uma experiência interessante.

Embora semanalmente esteja em contato com meus sentimentos, ainda assim, foi surpreendida, e me pôs pra pensar novamente sobre como eu entendo os meu sentimentos e de que forma eu lido com as minhas próprias responsabilidade, mas confesso que conforme o livro foi avançando, acabei por me perder um pouco na narrativa da autora, e me desconectar da história e dos sentimentos dos personagens.

Sandra 04/02/2024

Um tapa na minha cara
O tanto que rabisquei esse livro não tá escrito, um tapa atrás do outro, eu amei acompanhar a história de cada personagem principalmente desse 🤬 #$%!& do Jhon. Esse livro me abriu os olhos pra tanta coisa, quero falar dele pra todo mundo e fazer com que leiam esse livro e surtem comigo (OBS: queria atirar um pedra na janela do "namorado")

Kamila Freitas 03/02/2024

Uma leitura incrível, cheia de reflexões e quebra de tabus, com personagens marcantes e discussões necessárias. Adorei!!!

Aquarisei 03/02/2024

Tocante
Um livro que li sem esperar muito, achando que ia conseguir mais ter uma ajuda psicológica do que ler uma história e entender diversas situações da psicologia. O final é ótimo e o enredo de prende. Todos deveriam ler para entender o papel de um psicólogo e a maneira como as coisas acontecem e como reagimos a elas. Necessário.
Não que eu não tenha aprendido sobre mim no processo, isso é algo do qual não podemos fugir ao ler. A escrita é ótima e super fluida.

Camila.Wolf 02/02/2024

Uma terapeuta, lendo o livro da terapeuta com seu terapeuta
O livro conta diferentes experiências de vida que chegam a sessão de terapia de uma forma sensível e com breves referências teóricas. É impossível não se envolver com as histórias, as evoluções e dramas de cada personagem.

Gabimartins7 02/02/2024

Simplesmente incrível
Estou apaixonada por esse livro, curti folha a folhe até lamentei ter finalizado esse livro. História surpreendente e emocionantes, me senti acolhida de diversas maneiras como em questões de luto e familiares. Parece realmente que você está em uma sessão de terapia mais prolongada. É perfeito.

Kalica.Valentin 01/02/2024

A personagem principal é super interessante, embora achemos que pela sua profissão ela não passaria pelos memos problemas que nós, meros mortais, estamos completamente errados. Uma historia maravilhosa de redescobrimento.

Pollyanna.Rattes 01/02/2024

Imperdível
?Talvez você deva conversar com alguém? é escrito por uma terapeuta, onde ela conta histórias do ponto de vista dela enquanto terapeuta e como paciente. Um livro incrível, com inúmeras reflexões, que abre completamente sua mente sobre o que é o processo terapêutico.

Costumeiramente, buscamos a terapia para mudar algo em nós, mas não existem mudanças sem perdas e aí mora o desafio. O processo de entender que nem o futuro nem o passado são capazes de ditar o HOJE pode até ser doloroso, mas é libertador. Não há ?refazer? para nada do que passou até aqui, como também a ideia que montamos na nossa cabeça sobre o futuro está fadada a nos trazer entraves pro hoje.

Indico demais esse livro pra quem quer algumas ótimas reflexões sobre essa grande viagem que é viver.

E por fim, um dos milhares de trechos que destaquei nessa leitura:

?Por isso, é essencialmente importante ser quem queremos ser agora, tornar-nos mais abertos e expansivos enquanto podemos. Muita coisa ficará pendente se esperarmos demais.?

Brunafmarques 01/02/2024

Entendendo o lado do terapeuta
Dando graças a Deus pela minha terapeuta. Vida! Ter acesso ao conhecimento é libertador demais!
Traz bastante base teórica pra aquilo que sentimos.

nironze 01/02/2024

Não é um livro de autoajuda!!
Você provavelmente acha que esse é mais um autoajuda?
Mas eu te prometo que é uma experiência única ler esse livro!
Lori vai contar um pouco sobre si e sobre 4 pacientes que passam por sessões de terapia com ela.
Cada história, de maneira individual, nos faz refletir um pouco mais sobre nós mesmos.
Vamos nos afeiçoando e até mesmo julgamos alguns deles, mas depois que os entendemos percebemos que não somos tão diferentes deles.
Do começo ao fim levei chacoalhões sobre a vida.
Sem igual a experiência de ler esse livro.
5 ??

kaunescau 01/02/2024

Faça Terapia!
Eu sei, está todo mundo cansado de saber que a gente precisa fazer terapia para resolvermos nossos problemas internos e externos com as pessoas e com a vida, isso não é nenhuma novidade, mas a forma como a autora aborda o assunto é maravilhosa, é muito bom de ler, é como se você estivesse conversando com ela realmente.
Eu adorei o livro, me fez repensar em muitas coisas da minha vida, e em como arrumamos desculpas para nós mesmos, que ter sentimentos é normal, e na maior parte do tempo, tudo que estamos fazendo é sermos humanos fazendo coisas humanas.

christines 01/02/2024

Esse livro não é de autoajuda mas com certeza me ajudou e vai me ajudar em pontos da vida. não é um livro que você vai ler rápido, você vai parar, absorver e refletir sobre.

as diferentes perspectivas tanto dos personagens quanto da terapeuta te fazem sentir apego e quando você vai ver, está vibrando pela evolução dos personagens.

é o tipo de livro que mesmo que você não goste do assunto, você vai gostar e tirar algo de bom dele.