Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

SimoneSMM 20/01/2024

"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas!"
Quincas Borba é um personagem que apareceu, primeiramente, em Memórias Póstumas de Brás Cubas. É feito herdeiro e torna-se filósofo. Sua filosofia (Humanitismo) é sobre "Humanitas, o princípio". E, sendo princípio, explica o mundo como se todos tivéssemos o mesmo ponto de partida, o que, verdadeiramente, não ocorre nas relações humanas, políticas, econômicas, educacionais, etc.

Machado narra uma sociedade extremamente hipócrita, interesseira e vaidosa, feita de herdeiros escravocratas, assim como o foram Quincas Borba e Rubião. Este era um professor medíocre, que cuidou de Quincas, já doente, oscilando entre o interesse em sua fortuna e uma certa compaixão.

O professor herda não apenas a fortuna, mas o cão, que também se chama Quincas Borba, a possibilidade de viver na corte, a inadequação a uma vida sem propósitos e... a loucura?

Nessa nova vida de capitalista, Rubião é manipulado e extorquido até a miséria, de forma inescrupulosa e cruel.
No fim, só lhe restam o cão e a filosofia "ao vencedor, as batatas", da qual relembra de repente, apesar de não haver entendido bem.

O Humanitismo explicaria todo o desenrolar de sua vida até a queda final, como necessário à manutenção do princípio Humanitas ("porque Humanitas tem fome"). Quem desfalca a fortuna herdada por Rubião "tem fome". E este, volta pra morrer, no lugar onde tudo começou. Um novo princípio?

Machado, no último capítulo, brinca com o leitor e nos pergunta de qual Quincas será esta biografia ("e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões que nos levariam longe..."). Será esta a biografia de uma sociedade, ou a nossa própria, ou de ambos?
Emerson Meira 20/01/2024minha estante
???????

zamoro.sarah 18/01/2024

Quincas Borba, de Machado de Assis.
A primeira leitura do ano está, então, completa. Devo admitir que me surpreendi com a fluidez da história e de seus acontecimentos, conseguindo cativar o meu interesse na leitura sem momentos de cansaço ou desânimo.

Um leitura única, de fato. Espero poder desfrutar mais da genialidade escrita de Machado de Assis, assim como desfrutei durante esta leitura.

Nandinh4 17/01/2024

Que obra!
Difícil para digerir, essencial.
Me identifiquei com a parte comum, feliz, cães e com a filosofia cínica.
A aparência é criticada, com a ironia e acidez de Machado.
A sanidade é discutida, num mundo em que os sãos se perdem, buscando se assemelhar aos outros e acabam perdendo a própria identidade.

- ?ao vencedor as batatas?
Isabella1982 17/01/2024minha estante
"Ao vencedor, as batatas!"
Amoooooo a escrita desse homem. Realmente era um bruxo, mas um bruxo das letras. A forma como ele sempre criticou os costumes e as relações sociais, com muita ironia e uma escrita deliciosa me encantam!

Nandinh4 17/01/2024minha estante
Esse livro e esse personagem são únicos!

Lau Pinheiro 16/01/2024

Terceiro da fuvest OMG!!
E no final o melhor personagem era o cão quincas borba realmente! confesso que passei o livro inteiro chamando o rubião de patético e idiota, para no final ficar morrendo de dó de ver ele chegando ao seu fim sem poder contar com NEM 1 dos supostos "amigos" dele. sofia fez seu papel na crítica perfeitamente, sempre podemos contar com os rostos bonitos para serem supérfluos. a história da pobre dona tonica me deixou arrasada. confesso que preferi memórias póstumas a esse livro por um milhão de vezes, mas machado é machado, e mesmo assim foi uma leitura extremamente prazerosa e me tirou diversas reflexões :)

Stella 14/01/2024

Machado é GRANDÃO
Gente ???? Se você nunca leu este livro pare agora e vá ler! Simplesmente genial???!!! Irônico do início ao fim, cheio de paralelos e reflexões que cabem até aos dias atuais.
Uma crítica ácida à meritrocacia e à desigualdade social. Sem igual. Machado é ÚNICO.

valmir 13/01/2024

Quincas
" - Ao vencedor, as batatas!"

Méritocracia, loucura, falsas amizades,
Amores,ilusões, ironias.
E a vida segue...

Cassiano38 10/01/2024

Comecei a ler este livro há uns 3 anos atrás e o abandonei, não estava pronto para Machado de Assis...Por sorte resolvi tentar novamente e acho que foi uma das melhores leituras que fiz, o jeito irônico que Machado escreve, com aquela crítica fina, quase imperceptível, faz dessa obra fantástica. Prepare-se para sentir pena e raiva de Rubião e entender que para alguém vencer é necessário que o outro perca, pois ao vencedor as batatas.

cobengrita 03/01/2024

Clássico
Legal, ele consegue contar diversas histórias ao mesmo tempo, e relacionar tudo de forma excelente, sem tem colocar informações que não agregam a leitura. Muito daora as pontuações do autor durante a narrativa, dá para aprender e ter bastantes percepções legais sobre a época. Li por causa da Fuvest.

Lathara 03/01/2024

Paciência
Spin-off de Memórias Póstumas de Brás Cubas traz a profundidade do enlouquecer pela sede de se ter e ser o que não se é. Quincas Borba deixa sua herança para que um amigo - Rubião - cuide de seu cachorro que também se chama Quincas. Rubião cuida do cachorro com ódio, mas com a fome de ser rico. Aos poucos vai tentando ocupar um bom lugar socialmente cobiçando cada vez mais.

Essa fase de escrita de Machado, que se entranha em filosofias do ser é complicadamente chata. Peço desculpas por esse comentário, pois sei que é um livro rico em reflexões sobre o ser humanos. Porém, o excesso de divagações me fez abstrair e me deslocar para longe do universo do livro, me desconectando dele.

Allison 01/01/2024

Mais uma impressionante obra do bruxo
Sempre que leio um Machado fico impressionado com a capacidade de observação e síntese da sociedade que ele possuía.
Engraçado ver que usando de ironia e muito sarcasmo, Assis, consegue evidenciar o estado mais puro dos seus convivas, usando de seus personagens para servirem como totens de personalidades de sua época.
Em Quincas há tantos núcleos narrativos que é impossível não enxergar aqui a estrutura de uma novela das 6, passeando por diversos gêneros como comedia, romance, assim como fazem as típicas novelinhas do jantar, porém com uma carga critica que essas novelas nem sonham, ou, nem tem a intenção de nos apresentar.

Sábio 31/12/2023

Quincas Borba ou Da aparência
Que obra magnânima. Difícil para digerir, mas palatável a qualquer gosto. Machado como sempre é digno de louvores por essa obra tão pouco aclamada (principalmente por ter vindo entre dois dos principais expoentes da literatura nacional).
Particularmente, cheguei a Quincas Borba depois de lido Memórias póstumas, com o intuito de rever o meu personagem predileto da obra, cujo nome é agora homônimo dessa outra (ou será que o cachorro é que é o responsável pelo título?!?). E revi, por pouco tempo, mas foi essencial sua participação e também não tão pouca sua herança, maldita e bendita herança, material e imaterial; essencial e espiritual.
Enfim, preferindo não me alongar quanto a forma do texto, mas principalmente ao conteúdo. Vislumbrei nessa obra uma comum e feliz coincidência do meu amor pela filosofia cínica (e não menos aos cães) com a destreza Machadiana sobre a corrente filosófica, abordada aqui com meandros sutis e refinados.
A aparência como espectro mais perceptível dos costumes é aqui criticado, exposto em sua nudez hipócrita, com uma ironia ímpar e uma sagacidade ácida fazendo de toda uma sociedade decadente, com sua moral degradante e ridícula; um espetáculo tragicômico digno de Luciano de Samósata e Aristófanes.
A loucura é interpretada e a sanidade discutida; num mundo de sãos que se afundam na mais triste patologia da ganância e da aparência, homens buscam se assemelhar aos outros e acabam por perder a própria identidade. Mais uma vez Machado escreveu uma obra atemporal.
Esse é um livro que fala bem mais do que se pode entender numa primeira lida.... espero ter a chance de relê-lo, pois com toda certeza o Quincas Borba tem bem mais para falar do que meros latidos e rosnados.
"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor as batatas."

Bunny.xs 29/12/2023

Clássico
É um clássico do nosso querido Machado, e bom, ele sempre manda bem, eu amo o modo que ele escreve, e o livro por ser um clássico enriquece muito o vocabulário porque tem sua forma culta de escrita, recomendo fortemente, não é o meu gênero preferido, mas é um bom livro para mudar de ares e conhecer mais da cultura literária brasileira clássica.

Eliza.Beth 28/12/2023

Chato pra caramba
Infelizmente, não tenho muito o que falar sobre essa leitura.
Comecei empolgada, mas na metade do livro não conseguia mais avançar. Tive que recorrer à ajuda de um audiobook para poder terminar.
Achei muito maçante e fui perdendo o interesse pela história e personagens lá na metade e não teve jeito.

Senti falta de várias coisas que me fizeram amar Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Seria um livro que eu daria 2 estrelas fácil, mas vou respeitar o Machado de Assis.
3 estrelas, carinha triste.
Carolina.Gomes 28/12/2023minha estante
Você não curtiu, mas é um bom livro. Tem umas lições legais. N é o melhor dele mesmo, mas eu gosto.

Deby Rodrigues 28/12/2023minha estante
Mulher, que pena. Vou ler em janeiro. Será que vou avaliar assim tb ?

Eliza.Beth 29/12/2023minha estante
É, Carol. Fiquei triste de não ter gostado, mas vc me conhece? não gostei, falo mesmo kkkkk

Eliza.Beth 29/12/2023minha estante
Deby, vá com o coração aberto. Acho q vc pode gostar.

Deby Rodrigues 29/12/2023minha estante
Gostei tanto de Brás Cubas. Tomara que goste desse tb. Hahahaha

Natália Carolina 29/12/2023minha estante
Preciso dizer que é o meu livro menos favorito do Machado.

Eliza.Beth 30/12/2023minha estante
Deby, Brás Cubas eu amei tbm.

Eliza.Beth 30/12/2023minha estante
Nat, bom saber kkkk