Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Elianne.Franchella 17/04/2021

Uma descoberta
Apesar de gostar muito de Machado, este em especial nunca havia me chamado a atenção, pura desinformação de minha parte. É um livro muito agradável, um retrato de uma época,com todas as sutilezas não tão sutis caracteristicas de Machado. Rubião é um personagem que amamos, odiamos, queremos ajudar - enfim, o nosso Brasil.

joaoggur 15/01/2022

TE AMO MACHADÃO
Ha quem diga que clássicos são chatos, sem nenhum coloquialismo e sempre sendo monótonos. Eu discordo (gosto se discute?). Ou pelo menos tenho certeza que nunca leu Machado de Assis de verdade, sem nenhuma obrigação escolar.

Rubião, um antigo e pobre professor da cidade de Barbacena, tenta casar a sua irmã com o seu amigo Quincas Borba, mas tudo vai por água abaixo pois sua irmã morre, fato que aproxima o protagonista com o seu amigo. E, após algum tempo de forte amizade, Quincas Borba também vem a falecer, coisa que acarreta em Rubião se tornar o único herdeiro de seu amigo, o tornando rico. Mas percebe que o mundo dos ricos é extremamente sujo, e Rubião deve lidar com isso.

Machado de Assis é sem dúvida alguma um dos maiores gênios da história desse país. Chega a ser inacreditável um livro publicado em 1892 ser tão genial e inovador. A sua escrita é extremamente envolvente e chamativa, onde queremos cada vez mais consumi-la e aproveitá-la. Nesse livro temos uma história muito pesada e triste, aonde o pessimismo reina: o livro é nada mais nada menos que uma extrema crítica ao ser humano, que para se manter vivo precisa oprimir o outro. Até mesmo o ?Humanitismo? é uma grande crítica a tudo isso. Mas esses fatos até são um pouco contraditórios em relação ao protagonista, Rubião: o personagem principal é o unico ingênuo da história, o unico que realmente não queria tirar vantagem das pessoas. Isso é extremamente interessante, pois ao meu ver mostra-se como a alma de uma pessoa de origem humilde pode ser muito mais caridosa e honesta do que aqueles que já nascem em uma boa condição, querendo sempre cada vez mais, sendo ganancioso.

Não é uma escrita da qual eu recomendaria para iniciantes em Machado de Assis, mas para aqueles que já conhecem o autor, temos aqui um prato cheio.
luluvegana 15/01/2022minha estante
amo essa história!!!

Fernanda.Zaccaria 08/04/2021

A ironia Machadiana
Mais um livro do Machado de Assis cheio de ironia e criticas à sociedade e politica da época.

Nesse livro Machado nos conta a história de Rubião, um sujeito simples e não muito inteligente que, do dia pra noite, se vê herdeiro de uma grande fortuna. A partir de então sua vida muda completamente e ele passa a morar na Corte e frequentar as festas da alta sociedade. Toda essa glória leva o personagem à conseguir muitas amizades novas, totalmente interessadas em seu dinheiro e status. Um desses amigos é o Cristiano Palha, casado com uma jovem chamada Sofia. Rubião se encanta pela moça e passa a nutrir por ela uma grande paixão, que no futuro trará sérias consequências à ele.

Um livro muito bom, que discute o quanto as pessoas são atraídas pelo dinheiro, como a maioria delas só age com segundas intenções e como, tendo dinheiro, é possível conquistar "amizades" e influência política e social.

Joao.Vitor 05/07/2023

Humanitas é o princípio!
É um livro incrivelmente complexo. Os personagens a exceção do Quincas Borba (cão) não são fáceis de acompanhar ou de criar qualquer simpatia.

A minha percepção é de que esse é um livro sobre o orgulho, competição por dinheiro, amor e status, sendo aqueles que usaram os métodos mais sujos vitoriosos.

De um modo ou de outro, o mergulho no orgulho acaba por afogar os personagens no fim.

Paloma 10/02/2022

Cansada de alpinistas sociais
Jamais me atreveria a tentar resenhar uma obra de Machado de Assis, porque simplesmente todas elas são uma caixinha de surpresas. Qualquer interpretação que eu tenha feito sobre a história não esgota o potencial interpretativo que a obra do autor possibilita. E é isso o mais encantador em Machado de Assis. Não dá para limitar, simplificar ou esgotar todos os caminhos críticos que as suas obras - e essa não seria diferente - abrem. Ele era genial!

Tão genial que esse livro pode até ser considerado uma biografia da nossa sociedade ainda hoje. Interesse, hipocrisia, vantagens, inveja, falsidade, loucura, mentira? (falsa ideia de) meritocracia. Com quantos alpinistas sociais se faz uma elite brasileira? Não sei, só sei que Machado de Assis já sabia que seria (e continuaria) assim.

No final das contas, o que adoça a boca é a fina ironia do narrador que me tira sempre boas gargalhadas. Nada como o narrador machadiano, nada como Machado de Assis!

Cynthia 12/04/2021

Um retrato delicioso do final do século XIX no Brasil. Um romance folhetinesco que narra a trajetória de Rubião, um mineiro de Barbacena que após receber uma herança se aventura no Rio de Janeiro.

Giu 15/09/2021

Quincas Borba
Meu livro preferido da lista da Fuvest! Super gostoso de ler, rápido. O final é um pouco confuso, mas ainda foi uma ótima experiência.

isapoirot 26/11/2020

bom, eu acho que sou suspeita pra falar.
quincas borba é contagiante, mesmo com sua riqueza de detalhes e ritmo moderado, a escrita é tão bem feita que não tem como fugir!
as construções metafóricas ao fim de alguns capítulos me pegavam de jeito, eram lindas e realmente fazem pensar, seja de forma poética ou filosófica.
só o final que foi um pouco corrido. a forma com que a burguesia consome e destrói a personagem principal, Rubião, é tão sutil que quando ele finalmente chega ao fim do poço, o leitor se encontra surpreso.
enfim, vale a pena a leitura! ainda prefiro Memórias Póstumas, mas com certeza foi prazeroso!
gabriel 21/02/2021minha estante
Eu já achei o final da medida, se é outro autor fica um ano descrevendo como Rubião ficou louco, etc e tal. Machado já vai direto ao ponto, ele fica louco meio que "do nada", e aí você se pergunta: será que ele já não tava louco antes? Esse detalhe eu adorei.

Marcinhow 23/04/2021

Reler é melhor do que ler.
Muito contente estou por ter lido pela segunda vez esse livro.
Rubião, Palha e Sofia não haviam me ganhado na primeira vez que li, na verdade, até o momento dessa releitura, esse era o livro do Machado que menos havia gostado de ler.
Quincas Borba trás a realidade de sua época ás nossas vidas, detalhes único da vida no Rio de Janeiro do século XIX.
Toda a genialidade de machado se encontra nos detalhes, e claro, em seu sarcasmo.
Super indico pra quem leu quando mais novo e achou muito chato, talvez, agora mais velho, assim como eu, consiga absorver muito mais a mensagem do livro.

Ana Heloísa 21/03/2021

Mais uma leitura obrigatória da fuvest. Eu tava gostando muito no começo, mas depois fiquei meio perdida e achei que foi um pouco rápido demais.

Luan 07/12/2023

Um clássico nacional de Machado de Assis que deveria ser lido mais por nós, apesar de que as interpretações e representações sejam sutis e, por isso, podem não ser percebidas numa leitura desatenta. Machado apresenta na narrativa as implicações práticas do Humanitismo, filosofia de Quincas Borba, personagem que dá título ao livro (ou seria o cachorro de mesmo nome?). Machado trata essa filosofia predatória do ser humano sobre o outro a partir das construções sociais da época e de sua estética cheia de ironias e subentendidos. Rubião é o arquétipo do ser humano que engana e é enganado na luta pela sobrevivência, na luta pelas batatas da vida. A verdade é que o Humanitismo é tão atual e contemporâneo quanto no século XIX.
Leonhard 08/12/2023minha estante
Não canso de elogiar as suas resenhas. Simples e ricas!

Luan 08/12/2023minha estante
Muito obrigado! Fico lisonjeado!

Ana 16/10/2023

Ao vencedor, as batatas
Nesse livro genial de Machado de Assis, temos sua costumeira ironia fina, críticas aos tipos humanos e costumes de seu tempo, e uma comovente e ao mesmo tempo, bem-humorada história.
Quincas Borba é um filósofo que ao morrer, deixa tudo o que tem para Rubião, com a condição de que este cuidasse do cachorro de Quincas Borba que também se chama Quincas Borba.
Com o passar do tempo, já rico, Rubião consegue se infiltrar mais e mais na sociedade carioca badalada, conhece pessoas novas, faz amigos entre muitas aspas, apaixona-se... Mas o tempo prova a ele e ao leitor que o melhor amigo que ele possui é o próprio cachorro Quincas Borba. Eis aqui um livro que me agradou e emocionou muito mais do que Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas.