Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

Mila F. @delivroemlivro_ 14/03/2018

Amei esse primeiro volume
Já faz algum tempo que comprei o box com cinco dos livros e foi uma compra impulsiva absolutamente motivada pelo preço e pelo lançamento do primeiro filme por aqui (porque sou fã do ator que faz o papel principal do Dylan O'Brian). Desde então os livros estavam empacados na estante quando eu me motivei a ler Correr e Morrer e minha surpresa foi grande, porque eu realmente viciei no volume, como é uma daquelas séries que dividem opiniões (mas aparentemente se você procurar na internet vai perceber que quase todos amam o primeiro e Ordem de Extermínio) já comecei a ler cheia de ressalvas e imaginando que ia detestar, mas desde o começo gostei, sobretudo do mistério - eu não fazia a menor ideia sobre o que se tratava o livro já que não assisti ao filme (sou dessas).

Comecei a ler Correr e Morrer absolutamente no escuro e sem perspectiva e quando li aquela estória absolutamente misteriosa e original eu pensei sobre as pessoas que me disseram que a série não era boa: "Essas pessoas leram o mesmo livro que estou lendo?".

Nesse primeiro volume - narrado em terceira pessoa - vamos começar tal como o personagem principal, Thomas, perdido e sem ter a mínima noção do que diachos está acontecendo. Ele chega a "Clareira" sem memória de nada e sem saber onde está ou o que está fazendo ali, além disso ele se surpreende por ir parar em um lugar que só tem adolescentes e jovens do sexo masculino que se dividem em atividades para sobreviverem, posteriormente - na medida em que Thomas vai descobrindo as coisas - vamos ficando a par da confusão que é todo o mistério do livro.

Todos estão "presos" em um labirinto - alguns há dois anos - e os "corredores", diariamente, saem para explorar os caminhos do labirinto e desenharem mapas no intuito de poderem encontrar uma saída, mas tudo fica ainda mais complicado porque à noite, quando as portas da Clareira se fecham todos devem estar no lugar seguro, pois fora da Clareira há os Verdugos (que são monstros perigosos) e o labirinto muda de posição.

Com a chegada de Thomas - que fica bastante curioso com a situação - muitas coisas mudam inclusive a vinda de uma garota chamada Teresa. Além de todas essas mudanças, Thomas tem essas sensações de déjà vu de que conhece aquele labirinto e que conhece Teresa. Todos os "clareanos" começam a questionar Thomas e achá-lo suspeito. É incrível como tudo vai sendo desvendado aos pouco e o melhor é que - por ser em terceira pessoa - sabemos que o personagem principal está sentindo o mesmo que estamos sentindo - essa sacada foi genial por parte do escritor!

Maze Runner: Correr ou Morrer me deixou com uma perspectiva boa e tem uma premissa bacana, coisas que só descobrimos no final (sobre o motivo desses garotos estarem presos no Labirinto) ou bem pouco antes de o livro chegar ao fim e isso deixa aquele gostinho de quero mais, isto é: dá uma vontade louca de ler o próximo volume.

Para completar a receita do sucesso, não é só a ideia que é boa, o desenvolvimento da mesmas também foi maravilhosa, além de contar com personagens realmente bons como o próprio Thomas, Teresa, Ben, Minho, Chuck, Newt, entre outros.

Realmente amei o livro, mas um dos pontos que me incomodaram - e que não tem nada a ver com o conteúdo - foi a diagramação, a capa sem orelhas (pelo menos a minha edição), faz com que a mesma se torne facilmente danificável durante a própria leitura (e descasque nos cantinhos), a fonte pequena não ajudou e as margens são quase inexistentes o que faz com que tenhamos que praticamente quebrar a lombada para ler o que vem no cantinho da encadernação, achei lamentável e por isso optei por ler o volume alternando entre a versão física e a digital para não acabar completamente com meu livro.

Por fim, espero tê-los incentivado a dar uma oportunidade para este livro, em breve pretendo ler os próximos volume e também conferir os filmes. Mantenho vocês informados!

site: www.delivroemlivro.com.br
Monnica.Moraes 18/06/2018minha estante
Gostei dos comentários sobre a edição. Levo em conta a diagramação de um modo geral. Uma leitura confortável pede letras não muito pequenas - coisa que eu não levava em consideração há vinte e poucos anos atrás - e margens não estreitas, para a leitura "respirar". E gosto de escrever nelas. Parabéns!

Bruna 11/05/2020

Excepcional do começo ao fim!
Ao longo da minha vida de leitora, já demonstrei inúmeras vezes um certo arrependimento ao ler um livro muito depressa, e ainda mais vezes uma certa tristeza com o final de uma história, que muitas vezes não faz jus ao seu desenrolar.
Muito bem, tendo isso em mente posso dizer que NADA disso se aplica ao primeiro volume de Maze Runner.

A história do Thomas é cativante do início ao fim.
É cheia de mistérios e suspende e "sustinhos" a cada fim de capítulo que só fazem com que o leitor tenha mais vontade de devorar as próximas páginas.

Uma narrativa completa com linguagem fácil, narrativa fluida e gostosa de ler.
Destaco ainda a complexidade dos personagens, onde o leitor entende as personalidades de cada um, sentimentos seus medos, compartilhamos de suas confusões, e nos apaixonamos completamente.

Maze Runner - Prova de Fogo me pegou desprevenida, me entregando muito mais do que qualquer expectativa que eu já tinha.
Um excelente livro que não econômica em detalhes e nem acelera qualquer acontecimento. Onde tudo é como deve ser e a história corre no tempo que deve correr.
Mal posso esperar pelos próximos!
Neco 12/05/2020minha estante
ótima análise, moça!

Isa Sales 07/02/2021

sensacional
Eu já tinha assistido o filme do Maze Runner mas não imaginava que ia amar tanto assim esse livro! A história me prendeu desde o início e, assim como as personagens, fiquei muito curiosa para entender tudo por trás do labirinto. A narrativa é intensa e cheia de momentos de ação, estou muito empolgada pra começar o segundo livro!
Isabella tibery 07/02/2021minha estante
Nossa eu amo, tem umas coisas que são bem diferentes dos filmes

lima 18/03/2021

Melhor livro que li até agora
Oq foi isso, eu fiquei uns três dias sem ler antes de começar maze runner. Eu devorei o livro acho que nunca li um livro grande em 4 dias. O livro é perfeito em todos os fatores, os personagens e tudo. Eu sou apaixonada pelo Minho. O Thomas às vezes foi um saco mas passou ele amadureceu. O Chuck era um amor de pessoa, fiquei chateada com o final dele. O Newt é incrível, eu gostei muito do personagem e da forma que ele agia. Recomendo muitoooooo
Oliver K. 18/03/2021minha estante
O segundo é ainda melhor ??

Neiviany 18/05/2021minha estante
#arrasou ???

Carol 18/05/2021

Simplesmente incrível, todo mundo diz q e parecido cm o filme mas eu n acho, mesmo assistindo o filme ainda sim eu me surpreendi, amei mt ler finalmente, recomendo ler antes de assistir o filme
Paty 18/05/2021minha estante
Eu também não achei o filme parecido aoakoakspalaoa

helena :) 03/08/2021

Realmente muito bom!
Amei o livro, me prendeu do começo ao fim. Li razoavelmente rápido considerando meu ritmo de leitura, o que significa que eu realmente gostei e mal conseguia esperar para saber o final e, adivinhem, é realmente bom. Me apeguei aos personagens desde o momento em que me foram apresentados e, mesmo com raiva deles em algumas partes, queria poder conhecê-los e ser amiga deles. Um problema no livro físico: ele não tem aquelas "orelhas" na capa o que, no meu caso, fez com que ela se desgastasse facilmente durante a leitura. Tirando esse pequeno detalhe, adorei a capa, a ilustração é linda.
nico. 03/08/2021minha estante
EU AMO ESSE LIVRO !!!

Cecilia 05/01/2022

CRUEL é bom
Como uma boa fã do dylan o?brien eu comecei a ver os filmes de maze runner e me encantei com a saga assim como com as reviravoltas que aconteciam
e, como uma boa bookstan, quando descobri que era baseado em livros eu fiquei muito ansiosa para ler e comparar com os filmes.
Li alguns comentários falando que os filmes tinham mudado muito e fiquei com medo de ser tipo o filme de percy jackson mas não foi, é verdade que algumas cenas são diferentes e outras não existem mas continua com a sua essência.
Sobre o livro, achei incrível.
A escrita, os detalhes e a forma como os personagens são retratados são incríveis.
recomendo sim a leitura e com certeza leria de novo.
falling.in.books 05/01/2022minha estante
tbm comecei a ler o livros por causa dos filmes q sou grande fã desde de pequena

Daphne 23/03/2022

Distopias são confusas mas essa ganha disparado
eu só fui começar a entender a história quando tava nas 300 páginas
mas isso não deixa de ser bom, só muita coisa sem explicação que com certeza serão esclarecidas nos próximos livros
Yoh 27/04/2022minha estante
São siim, depois as coisas vão ficando mais claras e aparecendo novos problemas na vdd ?, mas pra mim só melhorou

Rianny.Mendes 19/03/2022

Viciante
Quando vc começa a ler não para mais fica intrigada e quer saber o q vai acontecer é tudo muito frenético vc não tem paz um minuto, amei tudo a leitura é super fluida quando vc ver já acabou de ler e eu to fascinada, mal posso esperar para ler os outros.
Yoh 27/04/2022minha estante
Amo livro que nn se tem paz nem um minuto kkkkaka. Esse livro é perfeito mesmo, e pra mim a história só melhora nos próximos, pode acreditar que os segundos de paz se encurtam bem mais

Jorisdana 29/12/2021

Daqueles que ficam marcados na vida da gente
Distopia adolescente
Mistério
Suspense
Ficção
Uma sociedade totalmente inusitada
Escrita incrível
História incrível
TUDOO
É um livro diferente de tudo, não tem como ficar vidrada, viciada.
Incrível, tô de boca aberta.
Eu tô apaixonada no Newt ??, ícone sem defeitos, o Thomas faz MT merda mas eu gosto dele também. E esse final ?
Vitor R. Z. 04/01/2022minha estante
KKKKKK SIM o Thomas faz muita merda... Até a menina acordar eu pensava que não iria ter livro algum se ele simplesmente ficasse na dele, decidisse trabalhar com os outros. Agora, como eles foram "forçados" a se mexer pra sair dali, acabei perdoando o personagem, porque realmente não haveria tanta coisa pra contar antes disso se não fosse por ele.

raissafdd 30/07/2021

THE MAZE RUNNER
????????
(4/5)

Tô escrevendo essa resenha logo após terminar a leitura, então minha opinião não está tãooo formada assim!

Eu fiquei APAIXONADA na desenvoltura do livro, é realmente incrível como James Dashner soube abrir e fechar ciclos dentro do livro.

Uma das coisas que me irritou e me fez tirar uma estrela, foi que o problema inicial deles foi TODO resolvido nesse livro, o que o faz muito bem ser apenas um livro solo. Não me deu nenhuma vontade de ler os próximos.

Dito isto, concluo que gostei sim do livro, porém não lerei os próximos recentemente!

?QUOTES:?

* ?Nós somos amigos, agora, certo?? -?Parece que você não está me dando muita escolha? - Chuck&Thomas

* ?Chuck, piscou. - Chuck, nunca mais pisque para mim. - disse Thomas com um sorriso?

* ?É uma menina? - Newt
gabi 30/07/2021minha estante
meninaaa não resolveu nada na vdd bfjshfsk começa o dois pqp

tp assim..... não resolveu absolutamente nadaaa

no epilogo eles te mostram um pequeno plot twist q vc fica tipo????

pq fala la tp, experimento do grupo A

ent tp
se tem grupo A

TEM GRUPO B????

TEM MAIS LABIRINTOS????

e tp, pq q eles tavam la???
q q eh esse ngc dele e da Teresa, tp, pq q eles são "ligados"??

qm eh CRUEL

pq q o Alby n queria voltar pro "mundo real"??

oq q ele viu d tao ruim????

tem tantas perguntas q ainda estão sem respostas...

plmns pra mim KSKSKSK

FoxG.E 18/06/2022

Incrivelmente irritante.
"Maze Runner: Correr ou Morrer" entrou na minha lista de leitura por causa do filme, que tem o Dylan O'Brien e a Kaya Scoldelario, mas consegue decepcionar do início ao fim.
No primeiro capítulo somos apresentados à Thomas, um garoto que acordou dentro de uma caixa sem saber quem era, porque estava ali, como foi parar ali e onde estava. Quando é resgatados por outros garotos, os Clareanos, descobre que está preso dentro de um labirinto cheio de monstros e que o principal objetivo é fugir dali.

O enredo, é interessante, mas acho que seria melhor se fosse fantasia. O estilo do livro é muito mais fantástico do que ficcional, principalmente considerando que o que o autor mais fez foi encher linguiça com passagem desnecessária.
Se fosse pra descrever uma floresta com fadas, sereias, ou até um monstro descente, eu entendia a quantidade de descrição. Mas é literalmente tudo pedra. Além disso, o tanto de detalhe nojento que tem, dá agonia de ler.

Honestamente, a história é tão básica, não sei porque tem quase 500 páginas. Poderiam ser 300 facilmente... seria até melhor, vendo que seria menos cansativo.

Em resumo, não recomendo, achei muito cansativo e eu realmente não vou ir ler a continuação.
Tinha quase 500 página, que escrevesse a história completa num único livro.
Irena Wieliczka 18/06/2022minha estante
Nossa senti a mesma coisa quando li. Foi muito cansativo, lutei muito pra terminar. Quando a história ta pra ficar boa, o livro acaba e achei meio ??? o final, mas sem vontade alguma de enfrentar os outros livros da série, até botei pra doar, ainda bem que só tenho os dois primeiros

Sofia.Jc 10/06/2021

Perfeito!!
Me prendeu desde a primeira página, uma história rica de acontecimentos e informações, a todo momento tem alguma coisa rolando, é impossível ficar entediada lendo esse livro. Cada momento da história é uma emoção diferente, você cria um apego grande pelos personagens pq eles são perfeitos. O plot twist e maravilhoso.
Mare Araujo 10/06/2021minha estante
ai eu amo tantooooooooo