Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Isadora Trindade 18/04/2023

"Como estou feliz por ter partido! Caro amigo o que é o coração do homem?"

Livro ótimo! Um clássico bem fácil de ler com uma escrita poética e melancólica.
Isadora Trindade 19/04/2023minha estante
Possível releitura. Quero ler o livro físico na próxima vez.

Isadora Trindade 19/04/2023minha estante
Resenha péssima, eu sei... mas esse livro é tão tocante, tão romântico e intenso que não tenho palavras para descrevê-lo. Recomendo demais demais, não é atoa que foi um livro revolucionário...

Thais.Coletto 18/04/2023

Um clássico!
Muito bom! As cartas que o personagem apresenta ao longo do livro é rica em detalhes. O livro tem toda uma parte inicial que explica a vida do autor e alguns acontecimentos que explicam a construção do livro. A partir desse livro começou uma discussão sobre o suicídio e as implicações de falar sobre.
Muito bommm!!

eajsixart 17/04/2023

Os sofrimentos do jovem werther
Eu não esperava NADA desse livro, até pq ele é uma leitura obrigatória da escola, mas ele me surpreendeu demais. foi incrível acompanhar a felicidade do werther se tornando uma completa depressão. as reflexões são profundas e eu entendo totalmente o efeito werther.

Luisa.Sial 16/04/2023

Um livro Incrível!
Os Sofrimentos do Jovem Werther é uma leitura profunda e em suma, triste! Por ser escrito majoritariamente em priemira pessoa e em formato de cartas, permite ao leitor compreender exatamente as ideias e o que se passa na mente de Werther, nos possibilitando criar reflexões acerca dos temas trazidos pelo personagem e analisar o contexto em que essas questões estão inseridas.

Recomendo muito a leitura, porém, reitero que "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma obra sofrida e triste do começo até o fim.

Bruna 14/04/2023

Poucos livros conseguem ser como esse, tão lindo e profundo, ao mesmo tempo que é triste.

Werther compartilha em suas cartas um amor tão intenso, vivaz e desconcertante por Lotte que emociona. Assim como traz vários embates filosóficos.

O fim é inesperado e confesso que me gerou fortes emoções.

GotikaOMG 13/04/2023

? Seria o jovem Werther um tanto quanto egoísta?
ele se embebeda da sua pungente angústia, no seu individualismo e acaba por mergulhar completamente em um estado de loucura dentro de si. Então, mesmo assim, seriamos nós capazes de julgar nosso protagonista "egoista", por experienciar tais sentimentos com tamanho ardor sentenciativo ao próprio tormento de sua alma? seriamos nós capazes de quantificar a intensidade de seu grito visceral frente a seu martírio?

? tu sabes que não escute no mundo nada tão instável, tão inquieto quanto meu coração?

Queria ser capaz de fixar aqui a profundidade singular que foi respirar essa Obra... término essa leitura melancólica por essência...
camsszy 13/04/2023minha estante
passada, irei ler!!

Ingrid Elen 11/04/2023

Terapiaaaa
Werther era um jovem romântico que se apaixonou pela doce Charlotte, porém era um amor impossível já que a mesma já era prometida para outro homem.
E daí começa às suas tormentas por esse amor, a cada migalha de afeto de Lotte, ele acaba ainda mais ainda se jogando nesse abismo de amor não correspondido.
E na minha concepção ele só precisava era de terapia.
Não dou nota 5 porque a obsessão dele por ela me incomodou, mesmo ele a maior parte do tempo mantendo o respeito.
Só a beijou quando ela deu abertura para isso.
Tem umas reflexões que são bem legais e fala muito sobre as ?doenças da cabeça?.
A tradução nessa edição mesmo sendo publicada em 1774 foi muito fluída.
Vale a pena ser lido!

Yasmin.grudzinski 10/04/2023

Os pensamentos de Goethe são extremamente atuais e levantam questões que são questionadas até hoje em relação a depressão. Ademais, é impossível não se emocionar e se identificar com o jovem Werther, principalmente nos pensamentos mais sombrios.
Por fim, só leia se estiver bem.

ariane169 07/04/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
Esse livro é simplesmente incrível! O jeito que as coisas vão ficando e se desenvolvendo conforme vai se lendo as páginas é magnífico, só melhora. Os personagens, as descrições, os diálogos, é tudo perfeito! É tão tocante a forma como ele vai indo de um jovem esperançoso e vívido, para alguém solitário, muito depressivo e suicida. O seu amor proibido por Lotte faz o mesmo ir embora e querer nunca mais vê-la, mas esse amor é tão forte que ele volta "para ela". Tudo isso vai o afundando cada vez mais, até não sobrar quase nada do seu antigo ser, e levar a história em um trágico fim.
Eu esperava algo bom, mas esse livro é muito mais que bom, é maravilhoso. A leitura não é demorada, se consegue ler em um ou dois dias. Mesmo sendo um livro "confortável" de se ler, ele tem um peso muito grande.
Incrível. Amei muito!

Christyele 06/04/2023

Poético
Os sofrimentos do jovem Werther não é um livro para qualquer um. Por ser uma obra originária da língua alemã, tudo que é escrito é extremamente filósofico e entre todas as páginas e pensamentos há sempre uma entre linha a ser desvendada. É uma leitura que com certeza farei novamente quando tiver mais maturidade.
Fiz a comparação do livro com as cantigas de amor do trovadorismo, pois o amor de Werther por Lotte é de certa forma platônico, acredito que completamente, até mesmo porque só temos acesso aos sentimentos dele.
Uma obra recheada de trechos maravilhosos e super recheados de poesia, reflexões e muito mais. Um livro que te faz pensar sobre os aspectos da humanidade, pouco discutidos hodiernamente.

Thais645 05/04/2023

Lindo e triste
?Hoje não pude ir ver Carlota, uma visita inesperada me segurou em casa. Que havia a fazer? Mandei o meu criado ao encontro dela, só para ter junto de mim alguém que tivesse estado em sua presença. Com que impaciência o esperei, com que alegria tornei a vê-lo! Não tivesse vergonha e teria me atirado ao seu pescoço e coberto seu rosto de beijos. Falam que a pedra de Bolonha, quando exposta ao sol, absorve seus raios e reluz por algum tempo durante a noite. Dava-se o mesmo comigo e aquele rapaz. A lembrança de que os olhos de Carlota haviam pousado em seu rosto, em suas faces, nos botões de sua casaca e na gola de seu sobretudo, tornava-o tão querido, tão sagrado para mim!?

renancordeiroa 02/04/2023

"... o sofrimento seria muito menor entre as pessoas se elas simplesmente tentassem suportar a indiferença do presente, em vez de empenharem tanto sua imaginação para remoer as lembranças dos infortúnios passados..."

NotCrazyLimitedEdition 01/04/2023

Sem dúvida um clássico. Inesperadamente fácil de ler. Um protagonista extremamente cativante e um enredo muito dramático, gostei bastante. Recomendo pra qualquer que esteja afim de um clássico meloso

Wtfmurilow 31/03/2023

Romantismo
Fala sobre um jovem apaixonado, perdido. Acredito que até então não tenha tido um sentido na vida e ao amar uma mulher, encontrou o que te faltava. Mas era um amor um tanto quanto distante, diria até que impossível. Pensei sobre como ele se afundar em melancolia era deprimente e pensei diversas vezes "jovens são sentimentais", mas acredito que não. Talvez todos nós somos um pouco assim, não ao ponto de atentar contra própria vida, mas ao ponto de amar tanto e ficar perdido por esse sentimento, e se entregar a algo triste e vazio. O see humano é complexo e essa obra retratou de forma maravilhosa como nós somos e a que ponto podemos chegar, apenas por amar alguém que aparentemente, não nos ama