Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Andressa Brandão 28/03/2023

Apesar de ter alguns pensamentos interessantes, o livro é bem arrastado, com longa descrições de cenário que o tornam um tanto quanto chato.

RegularJhon 23/03/2023

Terrivelmente triste, mas ensina
O livro trata de um jovem extremamente sentimental e com pouca ou nenhuma inteligência emocional. Porém, tem uma incrível sensibilidade de ver a beleza no mundo (na natureza, nas pessoas e na arte) é uma de suas maiores qualidades. Ao conhecer uma moça chamada Cartola, Werther sente crescer em si paixão a níveis extraordinários. Não podendo tê-la pra si, pois ela já é prometida a outro homem, o jovem entra num sofrimento horrível que só aumenta a medida que o tempo passa, levando-o ao trágico desfecho.
A história, apesar de triste, é muito bem contada, uma leitura que irá lhe passar muitas emoções. Tive antipatia pelo Werther, depois comecei a gostar dele, senti pena e o final me chocou, mesmo já sabendo. É um romance que tem muito a ensinar. Devemos nos aproximar das qualidades do pobre protagonista, mas nós afastar muito de seus defeitos. Resumindo, nota 10.

Marcos606 23/03/2023

A maior parte do romance, uma história sobre a resposta extrema de um jovem ao amor não correspondido, é apresentada como uma coleção de cartas escritas por Werther, um jovem artista de temperamento sensível e apaixonado, para seu amigo Wilhelm. Estes dão um relato íntimo de sua estada na aldeia fictícia de Wahlheim, cujos camponeses o encantaram com seus modos simples. Lá ele conhece Charlotte, uma linda jovem que cuida de seus irmãos após a morte de sua mãe. Werther se apaixona por Charlotte, apesar de saber de antemão que ela está noiva de um homem chamado Albert, onze anos mais velho que ela.

O romance transformou Goethe, anteriormente um autor desconhecido, em uma celebridade literária quase da noite para o dia. Napoleão Bonaparte considerou-o uma das grandes obras da literatura europeia, tendo escrito um solilóquio inspirado em Goethe em sua juventude e levado Werther consigo em sua campanha para o Egito. Também deu início ao fenômeno conhecido como "Febre de Werther", que fez com que jovens de toda a Europa se vestissem com o estilo de roupa descrito para Werther no romance.

thai 20/03/2023

Sofrer como Werther
Que Werther é um apaixonado, é de conhecimento geral. Porém que ele reside no âmago de cada um daqueles que sente muito. Ah, essa informação é pra poucos.

Evelyn.Christine 20/03/2023

Obrigada Goethe, por destruir meu coração
Eu amei esse livro e talvez eu não consiga explicar o motivo. Eu me identifiquei muito com o Wether, com essa história, no sentido de amar alguém que não se pode ter, sabendo que vai continuar querendo mesmo assim.

Goethe nos faz entrar fundo nessa narrativa melancólica e importantíssima - principalmente considerando o ano de seu lançamento. Fiquei muito empolgada para ler outros livros do autor, porque devorei esse aqui.

Cuidado aos gatilhos, esse livro precisa ser recomendado com muita cautela.

chorumela 19/03/2023

Alguem leva esse rapaz prum cabaré
Evelyn.Christine 20/03/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sille 18/03/2023

Que obra!!! Gostei muito da escrita do Goethe, essa leitura me motivou ainda mais a ler outras obras dele, mas tenho quase certeza q começei por uma das melhores. O livro discutio questões de forma q ñ imaginava q ele fosse discutir, por exemplo o debate entre Werther e Alberto nas páginas 67 à 70; resumimdo não tive dúvida em quantas estrelas avialar, com certeza merece 5 (perfeito)!!

Obs: A edição da L&PM POCKET tem um trabalho gráfico belíssimo, e me parece bem completa, tão cheia de detalhes q pulei o 'adento' (pag. 175 à 185), comportamento que é muito raro nas minhas leituras, enfim uma observação sobre essa observação, a fiz principalmente pra deixar de lembrete em algum lugar que tenho páginas pra ler ainda.

Gloria.Maria 18/03/2023

Os sofrimentos do Jovem Werther
"sofrimento" está presente no título e de forma latente nas páginas desse romance epistolar.
Por pouco menos de 2 anos, acompanhamos a vida de Werther através de cartas que envia a seu grande amigo.
Um jovem apaixonado, entregue a seu sentimento, e de coração partido. Em muitos momentos com atitudes questionáveis, Werther justificativa todas as suas ações pela paixão. Até aquelas mais drásticas e irreversíveis.

Faby31 18/03/2023

Um clássico que não conversou muito comigo
O livro é legal, exagerado, e (bem) dramático, características que tendo a gostar bastante, mas achei que foi uma leitura ok. Na época que foi publicado com certeza chocou a sociedade e falou com as pessoas sobre seus sentimentos, coisa que não era tão comum de se ver na época, mas, tendo lido ele nos dias de hoje, não consegui me conectar o suficiente com a história, apesar de ter gostado muito de werther e entender seus ideais suicidas. Goethe descreve a natureza de forma muito imersiva, o que achei um ponto positivo, mas, não sei, talvez eu que estivesse esperando demais; pensei que ficaria mais abalada.

indyr 16/03/2023

Notas de rodapé
Eu achei esse livro bem complicado e de leitura densa. No início é um pouco chato, principalmente enquanto o personagem principal está feliz (risos). Depois, quando começam de fato os sofrimentos, a leitura fica mais interessante, já que é possível se identificar profundamente com os devaneios do jovem Werther. Eu achei o final da narrativa absurdamente trágico e dramático, mas que resumem a forma como o personagem enxerga o mundo.

De 04 de dezembro de 2020, com adaptações de hoje.

beca 15/03/2023

? gosto de fazer um paralelo entre o romance do goethe com o livro do escritor brasileiro graciliano ramos: ?angústia?.

foi estranho sentir o que werther sentiu dessa maneira tão intensa. era como se cada carta fosse talvez um reflexo de algo que eu estava sentindo no fundo, bem lá no fundo. a decadência de uma primeira paixão para o fato de perceber que talvez o protagonista sinta as coisas de um jeito peculiar. foi triste.

em ?angústia?, além do sentimento principal em foco do livro, os leitores presenciam a ardência de uma paixão, juntamente com o ciúmes excessivo e doentio causado por esta.

em ambos os casos, acredito que o objetivo principal dos textos tenham sido cumpridos. luís da silva e werther passaram por transformações fortes, e foi impecável parecer senti-las na minha pele.

Camila.Cupper 15/03/2023

Perturbador
Motivos que me levaram a não gostar do livro:

- não gosto da escrita clássica e floreada
- o Werther é depressivo, tem picos de alegria suprema e de tristeza absoluta
- não gostei da Lotte e o Werther é obcecado por ela
- tem gatilhos para depressão e suicídio, cuidado!

Preciso dizer que por ser um compilado das cartas do Werther, nós sentimos tudo o que ele está sentindo. É bem imersivo.

Ina 14/03/2023

Toda a dor de um amor inalcançável, e todo sofrimento sentido pelo jovem, toda a ter ura e os dias sonhando acordado ou dormindo com uma mulher que nunca seria dele.
Simplesmente perfeito ??
Evelyn.Christine 20/03/2023minha estante
Obra prima ??

Mayclos 12/03/2023

Werther é essencialmente o próprio Goethe, e em determinada parte perto do fim o jovem e desgraçado Jerusalém. Um poeta, estudioso, intelectual e acima de tudo um puta talarico do 🤬 #$%!& .

Pedróviz 10/03/2023

Coitadismo, egoísmo e adultério.
Eu mais ou menos sabia o que estava me esperando nas páginas desse livro: coitadismo e pieguice. Mas o conteúdo foi além! Encontrei um texto repleto de egoísmo, adultério e revolta contra o sagrado. A mulher "amada" é o centro do universo, é o sentido da vida do protagonista. A palavra amor é, no livro, sinônimo de paixão dos sentidos, embora notadamente se dê um toque platônico para ficar mais... romântico? Na impossibilidade de ter seu desejo atendido, o filhinho de mamã, que tudo sempre teve ao mínimo muxoxo, entra em colapso. Como bem observou o skoober Jordan, o Romantismo vai muito bem na poesia; quando envereda na prosa, quase sempre é um desastre.

Em tempo: A historinha é baseada em fato ocorrido com Karl Wilhelm Jerusalem, que era um advogado alemão. Seu
suicídio em Wetzlar tornou-se o modelo para "Os sofrimentos do jovem Werther".

Em tempo: se Werther verdadeiramente amasse Carlota, harmonizando Storge, Philia, Eros e Ágape, ele não agiria como agiu, muito menos matar-se-ia. A obra ilustra e parece enaltecer um desequilíbrio afetivo.