O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

FrenzyBoy 15/04/2024

Maçante
O livro conta a história de um adolescente de mal com a vida e com indícios de depressão. Por ser uma trama adolescente, muitos podem se identificar com a história, mas não me prendeu. A história é arrastada com atitudes bestas do protagonista, continuei até o final por busca de alguma possível reviravolta, qual não ocorreu.

molivvv 14/04/2024

Que podre, tinha botado mais expectativa, me decepcionei bastante, é fraco e bem
cansativo, relutei bastante pra chegar ao fim

inadr 14/04/2024

5/10
Comecei a ler esse livro porque era bastante famosinho e tinha na biblioteca de onde eu estudo, então eu só li. Mas não consegui me apegar à leitura, aos personagens, não via a hora de terminar. Acho que não entendi muito do livro em si, é daqueles tipos de livro que você tem que ler várias vezes para entender.

Sou muito apta a abandonar livros que não consigo gostar logo de cara, então fico feliz de ter conseguido terminar o livro. Deve ter algo haver com a escrita que é muito bem escrita e é fácil de ser lida, o que me agrada muito.

Acho que o livro inteiro conta a história de um adolescente depressivo que não sabe o que fazer da vida mas não sabe disso. Ele é expulso da escola, não volta pra casa e fica rodando por aí. Algumas vezes é muito difícil entender o porquê de que ele faz algumas coisas, algumas vezes sinto que é apenas um garoto traumatizado. O que pode ser viável de dizer já que ele mesmo diz no livro que durante a infância "aquele tipo" de coisas sempre acontecia com ele.

O que me deixou morta de raiva é o porquê dele nunca ligar ou procurar a Jane se gostava tanto dela assim, sempre me matava toda vez que ele diz que poderia ligar pra ela mas sempre dizia não estar afim. Enfim, não consegui me apegar a leitura, e fiquei feliz quando o livro acabou. Quem sabe se eu o ler em outro momento eu consiga entender melhor.

Marly.agatha 13/04/2024

Morno
É um livro sem reviravoltas, narrado pela perspectiva total de um adolescente depressivo e insatisfeito com a vida, o lance é amor ou ódio por ele, nao tem meio termo.

Nath 13/04/2024

O protagonista mais chato - e que tem permissão para ser!
Ao acompanhar um final de semana de Holden - um adolescente expulso mais uma vez do colégio interno e que sai alguns dias mais cedo da escola para "aproveitar" antes de a notícia chegar em casa - somos jogados em meio aos pensamentos, divagações e questionamentos do protagonista que, como é de se esperar, é imaturo.

Me incomoda um pouco a linguagem desse livro, confesso. Sei que o objetivo é justamente inserir o leitor nos pensamentos do protagonista, mas na minha experiência acabou deixando tudo um pouco mais enfadonho.

Quanto às atitudes do Holden, é claro que são péssimas. Considerei tudo péssimo, cada passo que ele dava ou cada pensamento que tinha. Até que finalizei o livro. E aí pensei no quanto isso fazia sentido.

Estamos falando de um protagonista jovem, no auge da adolescência, com indícios de depressão e vivendo o luto pelo irmão perdido. O que se pode cobrar desse jovem? O que ele deveria pensar? COMO cobrar algum "bom padrão" de comportamento de alguém cujo único apoio emocional é também uma criança?

Por isso cheguei a conclusão do título dessa resenha. O Holden é chato, sim. Toma inúmeras decisões estúpidas. Mas ele tem esse aval. Ele precisa passar por esse processo. E entender isso muda toda a experiência de leitura desse livro.

Acho que ler isso no final na adolescência (entre 18 e 20 anos) teria sido uma experiência ainda melhor. Recomendo.

Geekk9o0 10/04/2024

Só li por conta de life is strange
Que MERDA de livro puta que me pariu. Foi o pior plano de leitura que a minha escola já deu. Holden você é nojento.
Jujucat71 11/04/2024minha estante
Te avisei ???

Diego Caetano 08/04/2024

O Apanhador No Campo de Centeio
Francamente, eu não sei nem o que dizer de um livro desses, mas ele possui uma narrativa tão gostosa de se ler; e mesmo sendo narrado por um adolescente magrela, chorão e fraco, ele consegue criar uma certa empatia com o leitor e transcrever sua complexidade ao descrever (de maneira "gíriosa") suas experiências e reflexões deprimentes em Nova York. É inexplicável, mas esse livro conseguiu me trazer um impacto único sobre como contar uma boa história, por mais simples que seja sua estrutura. Recomendo.

Paula.Ferraz 07/04/2024

Preferido ??
O meu livro preferido de toda vida!
Depois de 30 anos que eu li pela primeira vez! Ele continua perfeito!

Nycholas.Alves 05/04/2024

Não exatamente o melhor livro que já li na vida, mas não foiuotp torturante. Bem entediante durante o começo, mas com certos acontecimentos da vida do personagem fizeram a história parecer um pouco mais interessante. O final também não foi lá grande coisa.

DaniMassao 05/04/2024

O Carrosel das dores da adolescência
Holden, como você e eu, foi (ou ainda é) um adolescente chato e reclamão. Seus sentimentos, suas dores e pensamentos são postos de uma forma "despojada" e muito sincera. A trama em sí, é bem simplista e sem grandes mistérios, contudo, na minha concepção, a grande riqueza da obra está no pensar do protagonista ao longo dessa peregrinação, a qual demontrantra uma grande reviravolta em relação ao seu desfecho. A linguagem IN-FOR-MAL, também é outro fator, o qual é revolucionário para época e foi capaz de relamente eplicitar a real essência do adolescente.
Por fim, como romance de formação, chega a ser interessante pensar como em apenas um dia o adolescente pensa tanto, contudo, nada faz.
Assim, sua vida gira e gira com inúmeros movimentos, mas no final das contas, nada faz e nada muda.
marialeitura 05/04/2024minha estante
Resenha perfeita!!!!!

nickiemustdie 04/04/2024

"Eu ia ser o apanhador no campo de centeio e tal."
Definitivamente um ótimo livro! Comecei a ler sem saber muito do que se tratava e me impressionei.

Uma leitura de extrema importância para quem está no fim da adolescência, quase chegando na vida adulta (assim como eu). A metáfora de Holden sobre a transição vida da infância para a vida adulta, usando a narrativa do "apanhador do campo de centeio" é incrível! Nesse momento, quase acabando o livro, é que você entende Holden Caulfield por completo.

Uma coisa legal sobre esse livro é que foi um dos pioneiros a retratar adolescentes rebeldes (e a questão da adolescência em si).

E mesmo que seja um livro bastante polêmico, sinceramente, gostei muito!

Duda 04/04/2024

Decepcionante
Um dos pontos principais que vejo sendo destacado quando se fala dessa obra é como o Holden é uma representação fiel de um adolescente. Sinceramente, em que planeta você tem convivido com um adolescente tão deplorável e odioso quanto o dessa obra?

Entendo que precisamos ser relativistas, uma vez que é uma obra do século XX, mas ainda considerei deprimente a leitura dessa tradução.

O ÚNICO momento que acho a estória não completamente odiosa é quando o Holden diz o que ele quer ser quando crescer ( " um apanhador no campo de centeio"). Mas meu elogio só vai até ai. Os personagens são ou esteriótipos ou com a profundidade de um pires.

Entendo que no século passado a visão sobre os jovens era de seres revoltados e tudo mais. Contudo, o Holden agir como se só existissem 2 tipos de mulheres( as p?tas ou as que querem dar para ele), me despertou profundo ódio. Discordo completamente da visão da adolescência e como ela foi construída nessa obra.

Sinceramente, quer uma obra, ainda que "bobinha", mas que represente bem os jovens? Vai de Percy Jackson.