O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

gabriela nagel 21/02/2024

Mais um check para a lista de clássicos a serem lidos.
Definitivamente esse não é um livro para quem espera sempre extrair ?lições? das obras? Temos aqui um adolescente, reclamando da vida, contando umas lorotas e enfrentando o que pra ele é a pior coisa que poderia lhe acontecer.
No entanto, é uma leitura divertida e que se torna muito interessante quando fazemos um paralelo entre os dramas e os anseios de um adolescente na década de 40 e dos que vivem atualmente.

vi(tori)a 20/02/2024

O apanhador está perdido e deprimido
Após ser expulso e reprovado do seu colégio, holden caulfield decide vagar pela cidade afim de atrasar o fatídico momento em que ele voltaria para casa e lidaria com a reação e provável decepção deles. a princípio, o livro realmente parece não ter uma trama tão sólida ou clara, já que apenas acompanhamos as aventuras e desaventuras do protagonista, mas é uma história bem mais profunda do que parece.

holden é aquele típico adolescente mal humorado, sarcástico, irritante e que tende a falar e agir impulsivamente, mas ele não é só isso. na verdade, ele é bem complexo. ao longo de sua trajetória, sua narração em 1° pessoa nos faz adentrar em sua mente e entender que ele é um garoto com problemas psicológicos e como isso o afeta profundamente, moldando a maneira em que vê o seu mundo, as pessoas e a si mesmo. ele retrata bem a sensação de se sentir perdido, melancólico e frustrado em relação a tudo, principalmente o seu futuro, e tudo isso ressoa de forma direta e indireta em suas ações e falas.

esse é um livro que, mesmo parecendo simples, nos faz refletir sobre identidade, futuro e sonhos sob a ótica de um adolescente, em uma fase onde os questionamentos sobre quem você é e quem quer ser, e o medo e a incerteza do seu futuro, são inquietantes e incômodos. holden tenta fugir de todas essas dores e dúvidas, mas ao longo da história, nós percebemos junto com ele que é impossível escapar da realidade, desse caminho para a vida adulta. é preciso crescer, mesmo que seja difícil e imprevisível.

sinto que isso tudo não é o suficiente para explicar o quanto eu achei o livro incrível. se você é uma pessoa que se sente perdido na vida ? principalmente se for adolescente ? eu recomendo muito ler esse livro, porque, entre o humor e carisma do holden, você também vai acabar refletindo e se identificando com ele. talvez inicialmente a história pareça "sem rumo", mas aos poucos você vai entendendo que é um reflexo de como o próprio protagonista se sente. acho que foi isso que mais me pegou.

dito isso, eu adorei mesmo a leitura. o fato de eu ter me identificado muito com o holden fez com que eu me apegasse ainda mais a ele, que mesmo sendo imprudente (e meio hipócrita), ainda assim é difícil não me emocionar e simpatizar com ele. sendo um protagonista carismático, não foi difícil eu me divertir e rir em vários momentos, assim como também me sentir triste em outros momentos.

com certeza esse é um livro que vou querer reler ao longo dos anos, tanto pra ver em outras perspectivas quanto pra revisitar essa história envolvente e reflexiva.

21/02/2024minha estante
Muito bom!

21/02/2024minha estante
Muito bom!

gisellyyy 20/02/2024

Sentimentos conflituosos
Eu comecei esse livro sem ter a mínima ideia do que se tratava, nem li a sinopse, fui apenas baseada no fato de que muita gente fala sobre ele. acho que agora eu entendo o porquê. no início a escrita me deixou meio duvidosa e eu não sabia o que tava lendo, principalmente porque a personalidade do Holden é tão instável, e irritante, e real e meio impulsiva.

mas depois foi ficando interessante e eu até me identifiquei com algumas coisas. eu não sei se consegui compreender o propósito dessa história, mas eu sei que mesmo isso aqui sendo sobre um garoto adolescente, ainda assim me senti um pouco abalada com algumas partes. principalmente porque eu também não faço a menor ideia do que "ser". eu queria poder apenas existir sendo livre, assim como o Holden parece querer.
só não gostei muito do final, queria que ele tivesse me contado mais.

Titi 18/02/2024

O Campo das Perdições
A história escrita por Salinger retrata a vida de um estudante adolescente que se encontra perdido na vida em busca de um propósito que acredita nunca encontrar. Salinger com sua escrita fluída prende o leitor nessa história de enrolações até chegar num momento de trama, que logo se cessa, ele faz acreditar que o personagem (SPOILER) irá fugir sozinho para um lugar bem longe para recomeçar sua vida e que sua amiga irá atrás dele, mas no final nada disso acontece, e a história termina com ele numa psicóloga prometendo que vai tentar ser uma aluno melhor. Achei patético o final! 5,5 ⭐

sofiaaaaaaaaa 18/02/2024

Eu não li a sinopse antes de ler esse livro, então fiquei um pouco perdida no começo. Adorei o jeito q o livro se desenvolveu e adorei também como q leitura fluiu, mas achei um pouco desnecessário algumas partes. Ele descrevia muito coisas que não tinham necessidade, acabou cansando um pouquinho. É um livro bom, mas não é tão bom assim. Ele entretêm.

M. Lima 17/02/2024

O Apanhador no campo de Centeio J. D. Salinger
Italo Calvino disse que ?Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer?, e o ?Apanhador no campo de Centeio? é um claro exemplo disso.
A história acompanha Holden Caulfield, um adolescente de 17 anos que acaba de ser expulso da escola pela quarta vez e, portanto, reprovado. Diante desta situação, o jovem narra em primeira pessoa como foram os seus dias até o mesmo chegar em casa e seus pais saberem de seu infortúnio.
A Leitura tende a ser bem aproveitada, porque Holden fala como o adolescente que ele é, usa gírias e palavrões, nada erudito e com a liberdade e irresponsabilidade que apenas um adolescente possui. Daí pode-se pensar: ?Ah, então é uma temática boba!?, ou "que proveito Pode-se tirar deste livro? Nisto que Salinger surpreende a todos, superando todas as expectativas de forma magistral.
Em geral, Holden representa o homem imaturo que está prestes a crescer, ele está no fim da infância adentrando a vida adulta e isso é, de certo modo, amedrontador para todo ser humano. Diante desta premissa, o autor fala a todo adolescente que todos dilemas, medos e preocupações vividas nessa fase são absolutamente normais. Seus ódios, gostos e sentimentos, que ?ninguém compreende?, a pressão que tens sobre escolha de profissão, ingresso no mercado de trabalho, entre outros? Salinger demonstra que todos passam por isto e que ninguém está sozinho, Holden é um claro exemplo.
Vale lembrar que este cenário todo aplica-se também aos adultos que possuem medos rotineiramente como no cenário proposto por Salinger, portanto a leitura deste título é super recomendada. Para finalizar, a respeito do Título ?O apanhador no campo de centeio?, não convém falar do motivo, mas durante a leitura este terá seu sentido explicado.

Kat 16/02/2024

"O Apanhador no Campo de Centeio" é um clássico da literatura escrita por J.D. Salinger, publicado em 1951. O livro conta a história de Holden Caulfield, um adolescente rebelde e alienado que narra suas experiências após ser expulso de mais uma escola preparatória. A narrativa se desenrola ao longo de alguns dias, durante os quais Holden vagueia pela cidade de Nova York, refletindo sobre sua vida, seus relacionamentos e sua visão de mundo.

Holden é um personagem complexo, cheio de contradições e conflitos internos. Ele se sente deslocado e alienado da sociedade ao seu redor, e sua busca por autenticidade e significado o leva a questionar as convenções sociais e os valores da sociedade em que vive. Ao longo do livro, Holden enfrenta uma série de encontros e desencontros, enquanto tenta encontrar um sentido para sua existência e evitar a "queda" para a maturidade e responsabilidade adultas.

Salinger escreve com uma prosa cativante e uma voz narrativa única, capturando de forma autêntica a mente inquieta e perturbada de seu protagonista adolescente. "O Apanhador no Campo de Centeio" é uma reflexão profunda sobre a adolescência, a alienação, a busca por identidade e os desafios de crescer em um mundo muitas vezes incompreensível e desorientador. É um livro que ressoa com leitores de todas as idades e continua a ser relevante e impactante décadas após sua publicação.

Kat 16/02/2024

Michelle Ramos 16/02/2024

Terminei com lágrimas nos olhos. Um garoto deprimido que não está sabendo lidar com o luto. Que só entende o que é felicidade no final.

Lcardosi 16/02/2024

Confusões do início da vida adulta
A primeira impressão que tive desse livro é o seu "realismo". Consegue, com primor, mostrar a confusão na cabeça de Holden, o protagonista da série. Ele é um adolescente de 17 anos que não sabe o que fazer da vida. Além disso, é bem revoltado e não gosta de nada. Quem já passou por essa fase sabe bem como é. Não é fácil, mas é necessário passar por essa transição se você quer ser um adulto, com responsabilidades e deveres.

ste0205 15/02/2024

Acho que pela fama todo mundo cria muita expectativa com o livro, eu mesma criei e não é que estou decepcionada, pelo contrário, entendi que o livro é um adolescente frustrado e perdido com a vida exatamente como um adolescente é. Na minha idade atual ainda faz sentido, mas se tivesse lido com a mesma idade do protagonista com certeza sentiria ainda mais, acho que o problema de crescer é que menosprezamos os sentimentos que parecem inferiores aos problemas adultos.

@quixotandocomadani 14/02/2024

Holden Caulfield é um adolescente inconformado com o comportamento humano e como o mundo funciona. Está aprendendo a lidar com isso, se sente só, sente raiva e isolado do mundo. Aquele sentimento de não pertencer, de não ter ninguém que o entenda, de não ter ninguém para conversar. A única pessoa com quem se sente bem e é seu porto seguro é Phoebe, sua irmã caçula.

No início, Holden parece aqueles adolescentes chatos, que só falam palavrão e reclamam. Depois conforme a leitura vai avançando, começamos a entender a forma como ele enxerga a vida, suas atitudes e seus pensamentos.

Acho que o problema é que quando nos tornamos adultos acabamos aceitando esse mundo com o qual nos revoltamos na adolescência...

lila 14/02/2024

Esperei muito para ler esse livro depois de tanto ouvir falar dele por aí e acabei ganhando dois exemplares de pessoas diferentes (as duas muito significativas para mim). Sem dúvidas, marcou-me para a eternidade.

Igor83 13/02/2024

Eu me diverti em muitos momentos da leitura, mas acho que em alguns aspectos o livro deixou a desejar na minha opinião.

Acho que isso se reflete no fato de eu não ter me afetado tanto com Holden, por mais que eu ame personagens sarcástico e mal-humorados, sinto que o protagonista nem se quer tentou evoluir como pessoa, claro, ele é um adolescente inconsequente, mas durante a leitura você percebe que ele tem conhecimento das coisas.

Talvez eu esperasse outra abordagem do processo de mais um expulsão de colégio, mas de toda maneira dei boas risadas lendo, piadas bastante rápidas e inteligentes e muito personagens secundários, principalmente Phoebe, me instigaram a terminar a leitura.

Emelly29 11/02/2024

Cara eu tentei ler esse livro umas 4 vezes mas não consegui terminar nenhuma ? no fundo sei q um dia consigo, mas a leitura é bem chatinha infelizmente? queria mt conseguir ler