O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Laura.Oliveira 08/02/2024

A primeira vez que eu li eu tinha 18 anos e li ele todo em um dia pq tinha que dar ele de presente no dia seguinte. Admito que houve uma identificação minha com o Holden, assim como identifiquei a pessoa que recebeu livro de presente ahahah mas hoje relendo com 23 anos vejo que na verdade eu estava em uma fase entre a adolescência e vida adulta, fase essa que eu era uma chata de galocha kkk O Holden é um típico adolescente naquela fase mais sombria onde pensamos que ninguém nos entende, ficamos irritados rápido e de saco cheio de tudo. Ademais, temos aquele pensamento típico de que somos diferentes de todos os outros? quando na verdade não somos. Não acho um livro ruim, mas dependendo da fase da vida que você ler, talvez só seja mais uma história de um adolescente chato.

Geovana 07/02/2024

Antes de iniciar a leitura, ouvi dizer que esse era um livro sem sal e que não merece o hype que possui, mas o tempo inteiro tive momentos divertidos. Ri um bocado com os pensamentos do Holden. Ele é um sujeitinho sem paciência, sarcástico, mal-humorado e que as vezes dá uma de maluco, e isso que torna a história mais interessante.
A trama é basicamente as desventuras dele após ser chutado de mais um colégio, mas a forma como ele compartilha esses sentimentos e pensamentos pro leitor, faz com que a gente crie um laço com o personagem e se importe com ele (alguns autores não se dão esse trabalho).
Sempre tive curiosidade de ler, e tendo ele em mãos agora, acho que ao mesmo tempo em que não era exatamente o que eu imaginava, superou minhas expectativas, acredito que em partes por conseguir enxergar no Holden minha própria vivência aqui nesse planeta, em certos aspectos.
Realmente adorei cada momento que essa leitura me proporcionou, e queria poder agradecer ao Salinger por trazer à tona tantos diálogo que me fizeram refletir sobre a forma como tenho levado minha vida.
Depende da pessoa que tá lendo, mas a história pode realmente ser maçante. No entanto, se você tiver curiosidade, dê uma chance, garanto que mal não vai fazer!

Izabelle 07/02/2024

Funcionou para a época mas agora funciona mais
Se vc for um adolescente confuso e p* com a vida talvez vc goste desse livro. Se não, acredito que vá ser uma experiência um pouco desagradável assim como foi pra mim.. linguagem bem informal em e com MUITA GÍRIA, isso desgastou um pouco. Se fosse uma narrativa normal, com texto simples e não carregado de gíria e palavrão seria bem mais agradável. Não entendi o hype.. o personagem é um adolescente CHATO pra um caraleo, e só fala/faz m*erda. Beleza, todo mundo já teve essa fase? Sim. Mas o livro é extremamente forçado, ele parece um drogado 24h por dia.

Adriana791 07/02/2024

Livro: O apanhador no campo de centeio
Autor: J. D. Salinger

Da série "livros esquecidos na estante". Comprei há alguns anos por ser um clássico, mas nunca cheguei a ler a sinopse, então, não sabia o que esperar.

O livro é uma reflexão feita por Holden Caulfield, um adolescente novaiorquino de 16 anos, mostrando sua relação com a família, com professores e com colegas.

É um rapaz bastante cínico e indeciso, enfim, um adolescente.

É um bom livro, muito bem escrito, aborda temas interessantes de relacionamento interpessoal, mas não ficará entre meus favoritos.

Gostei de ter lido, mas o recomendo somente pra quem tem interesse em conhecer livros clássicos.

Thaynna16 07/02/2024

Na minha opinião todo adolescente devia ler esse livro...
O apanhador no campo de centeio conta a história de Caulfiuld Holden, um adolescente que após ser expulso de mais uma escola decide ficar alguns dias na grande Nova York antes de contar para seus pais sobre a sua expulsão.

Nesse tempo em Nova York Holden passa por muitas coisas como encontrar ex amores, professores tarados e humanos em decadência.

Holden conta seus pensamentos, e se encontra em grandes dilemas com a vida, agora em sua adolescência ele pensa como os seres humanos podem ser nojentos e babacas na maioria do tempo. Nessa grande jornada vemos Holden bebendo e fumando, fazendo coisas que não deveria fazer para a sua idade, pensando sobre amar e não amar, odiar mesmo não odiando, querer fugir de casa e dos pais pra ir morar em um lugar completamente seu sem ninguém te conhecer e começar um vida nova ali. No fundo Holden é um adolescente com duvidas e raiva, assim como a maioria dos jovens de hoje, e ele trás varias solução e questão durante o livro que muita gente ja viveu ou ja pensou durante sua adolescência ou sua vida jovem adulta

Eu achei um livro muito bom de ler, pois parece que estamos sentados em uma cafeteria com o protagonista tomando um café e ele esta contando parte de suas aventuras e isso eu achei um ponto muito positivo pra esse livro. Mesmo sendo um livro publicado em 1951 ( 70 anos atrás acho) é um livro que muitos jovens ( assim como eu ) ira se identificar. É um dos clássicos mais fáceis de ler que eu ja vi ate hoje, tem sim palavras não usadas em nosso dia a dia porem voce consegue entender o significado delas lendo o contexto da frase. Um ótimo livro pra quem quer começar a ler clássicos

Uma curiosidade, esse é o livro favorito do Ash de "Banana Fish", eu não sei se vocês conhecem mas é um anime/manga realmente bom e triste pra quem esta procurando chorar um pouco.

Mais uma curiosidade aqui, o Caulfiuld me lembrou muito o Dazai de "O declínio de um homem", porem diferentemente do Danzai mesmo Caulfiuld odiando muitas vivências dele como amigos babacas e adultos idiotas ele não odeia realmente a humanidade e a vida, ele ainda tem esperança de que pessoas boas existem ou vão existir.

Bom essa foi a minha primeira leitura de 2024, e a primeira resenha que eu faço aqui nesse app, espero que ela faça vocês terem curiosidade para ler esse incrível livro que é o "Apanhador no campo de centeio

m.cIara 06/02/2024

Opiniões proeminentes influenciadas pela emoção.
Encontrei-me nas últimas seções do romance contemplando as complexidades da opinião de Holden sobre adultos, idade adulta e crianças e infância. Tem uma preferência óbvia pela juventude e, articulada ou não, um medo constante do futuro. A falta de interesse de Holden em ser adulto decorre em parte de sua visão cínica da maneira como os adultos interagem uns com os outros e com as crianças. Ele vê essas interações como falsas, fingidas e muitas vezes exageradas. Um dos melhores exemplos vem de sua consideração sobre a morte e as práticas funerárias. Ao longo de O apanhador no campo de centeio, JD Salinger leva o leitor a uma viagem no estilo Kerouac pela cidade de Nova York e, ao mesmo tempo, pelas partes mais profundas da mente de Holden. A conclusão do romance é profundamente comovente, tirando o leitor da narrativa interior e de volta a Holden no presente, recontando a história desse período dentro de uma instituição mental. Este é um lembrete chocante das consequências das pressões da sociedade contemporânea e de como elas pesam mais sobre os jovens do que sobre qualquer outra pessoa.

Dani 04/02/2024

Esperava mais
É um bom livro, mas não achei nada demais. Acho que a fama do livro fez com que eu criasse altas expectativas.

JULIANA_PFRANCO 03/02/2024

Ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa nenhuma?
A percepção de mundo pela óptica de um adolescente inconstante em busca de razões para a vida e sentimento de pertencimento.
O livro nos deixa impotente diante de Holden Caulfield e todos seus conflitos internos e externos.

? Eu acho que nunca tive nada que me importaria muito de perder. Talvez por isso eu seja em parte covarde. Mas isso não é desculpa. Sei que não é.?

??estava me sentindo tão deprimido que nem pensei. Esse é que é o problema. Quando a gente está se sentindo muito deprimido não consegue nem pensar.?

?Tenho certeza quase absoluta que ele gritou ?boa sorte!?. Espero que não. Tomara que não tenha sido isso. Eu nunca gritaria ?boa sorte? para ninguém. Se a gente pensar um pouquinho na coisa, vê que um troço desses soa um bocado mal.?

Ana Fortaleza 03/02/2024

Confesso que não foi um livro que me agradou, achei repetitivo, arrastado, mas também entendo que tem seu valor, principalmente por abordar assuntos tão importantes como a depressão, rebeldia, alienação, a transição da adolescência para a idade adulta.

PAmela 01/02/2024

É um livro interessante de ler, ele retrata o cotidiano de um adolescente revoltado com a vida e em como quer ser autêntico, embora seja apenas um garoto comum, vivendo uma vida comum. A história segue o fluxo de pensamentos do personagem, então muitas vezes a história é um pouco confusa, mas é exatamente essa a essência do livro, o Holden está tão confuso quanto seus próprios pensamentos, tentando se entender e crescer. Recomendo.

Fabi 01/02/2024

Passei da idade para essa leitura
Concluí "O apanhador no campo de centeio" de forma curiosa. Não gostei do livro e não senti interesse na vida do Holden. Aqueles diálogos e o fluxo de pensamento dele foram até um pouco irritantes para mim, o que não me impediu de sentir empatia. Gostei de ter matado logo a curiosidade de tanto que falam dele. Acho que eu passei da idade para ler esse livro. Concluí porque foi uma leitura coletiva e as discussões foram muito boas e tivemos a oportunidade de conversar sobre adolescência, cultura, outros livros, educação, traumas, ausências, rebeldia, acolhimento etc. Embora eu não tenha gostado do livro em si, discutir os temas que ele aborda foi bom. Enfim, não me arrependo. Agora sei como é.
Obs: adorei a explicação sobre o título do livro, embora não identifique o Holden ali.

Sofia 01/02/2024

Adultos hipócritas e adolescentes perdidos
Levando em consideração o ano que a obra foi escrita (+/-1950), com certeza é um livro desafiador. É engraçado como o livro me lembrou de muitas coisas que o meu pai me contava que aconteceu com ele, quando era adolescente e estudava em São Paulo, era quase da mesma forma que o Holden conta. Muita hipocrisia, alunos que são terríveis mas tem aquela passada de pano, entre outras coisas. Enfim, acho que essa transição de criança pra adulto, toda essa pressão de ser alguém, a morte do irmão, ninguém pra se apoiar, é algo difícil pra caramba de se lidar. Mas, a gente tem que seguir. Não que o Holden também fosse uma pessoa fácil, mas quando todos são hipócritas a sua volta é meio complicado achar uma saída. Um livro que abre muitas interpretações, e eu com certeza vou buscar ver todas pra entender mais kkk

lembroldelivros 31/01/2024

Um tanto quanto decepcionada.
Não tenho certeza se esperei demais do livro ou se minhas expectativas não eram compatíveis com a história, mas nada nessa leitura conversou comigo.

Achei a narrativa sem nenhum propósito claro e muito impessoal.