O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

lembroldelivros 31/01/2024

Um tanto quanto decepcionada.
Não tenho certeza se esperei demais do livro ou se minhas expectativas não eram compatíveis com a história, mas nada nessa leitura conversou comigo.

Achei a narrativa sem nenhum propósito claro e muito impessoal.

Hellen257 30/01/2024

Tenho curiosidade de ler livros que são famosos mundialmente e a muito tempo. Li esse sem nenhuma pretensão de gostar verdadeiramente mas, durante a história foi possível voltar a adolescência e entender muitos pensamentos e falas do personagem principal. É simples e breve mas, a medida em que essa se passa, é possível compreender a confusão mental de Holden, durante essa conturbada fase da vida.

Janete75 30/01/2024

Adolescentes
Como esse adolescente é o típico, contra tudo e todos. Muitas dúvidas sobre a vida, as pessoas. O amor pela sua irmã .

JoAo.Ivis 30/01/2024

Isso me matou!
O livro em nenhum momento se preocupa em justificar os atos de rebeldia do Holden, em parte pode se dizer que é por ele ser jovem e naturalmente se rebelar sem causa alguma e em parte por ninguém se importar verdadeiramente com o que se passa na cabeça de um adolescente de 16 anos.

Rosangela Max 29/01/2024

Um protagonista irritante e irritável.
Provavelmente muitas pessoas não vão considerar essa história lá grande coisa, porque, de fato, na minha concepção, ela não é! Mas a nossa percepção sobre ela melhora quando entendemos que ela não foi feita para ser levada muito a sério.
Fala sobre um adolescente revoltado com a vida, que não dá valor as coisas e a família que tem, que se considera mais inteligente que todos e que pensa muito em mulher. Realmente, não dá para se esperar profundidade com este enredo.
No começo até achei que seria revelado algo que justificasse o comportamento dele, mas não rolou. Ele é um jovem que aparenta não está nem aí com nada, sendo que em algumas coisas é puro fingimento, e isso é deixado claro enquanto ele relata o dia a dia dele.
O final aconteceu de forma abrupta, mas, de alguma forma, combinou com a vibe da história.
Não está entre as piores que a li e também é diferente ver as coisa sob a perspectiva do protagonista. Desta forma, recomendo a leitura.
CPF1964 29/01/2024minha estante
???

Mário Sérgio 29/01/2024minha estante
Que pena que não gostou, esse é o meu livro favorito. rssss

Rosangela Max 29/01/2024minha estante
Não desgostei. Apenas achei razoável. ?

Michela Wakami 30/01/2024minha estante
Eu me irritei demais lendo esse livro.?
Me desfiz dele assim que terminei a leitura.?

Elton.Oliveira 30/01/2024minha estante
Eu tenho vontade de ler só pelo hippie que envolve a obra .... mas já ouvi muitos comentários que me desmotivaram a leitura.... Com o seu , que eu julgo de grande valor , o livro caiu novamente na fila dos próximos livros !!! ??

Rosangela Max 30/01/2024minha estante
Realmente, o que me levou a ler este livro foi a curiosidade, mesmo sabendo que ele não agradava a maioria. Por isso que oriento: Se tiver com vontade ler, seja qual for o motivo, leia! O máximo que pode acontecer é você não gostar da leitura. Pelo menos ficará como experiência. ??

Fabio 30/01/2024minha estante
Esse, realmente divide opiniões

Anezio 02/02/2024minha estante
Definitivamente é um livro superestimado. Não passa mesmo de razoável. Todavia, ainda assim é leitura obrigatória porque é muito falado no meio literário.

Clio0 29/01/2024

Mais conhecido por fazer parte de coleção pertencentes a assassinos e psicopatas, O Apanhador no Campo de Centeio é igualmente favorecido e desfavorecido por tal fato, pois muitos iniciam sua leitura esperando algo pervertido ou maquiavélico enquanto outros o refugam pelo mesmo.

A obra é simplesmente um retrato da juventude que começa a entender o mundo adulto.

Pelos pensamentos de Holden Caulfield somos expostos a uma análise psicossocial extremamente apurada, contudo por ser feita por um adolescente, há uma mescla de estilo formal e informal, onde a linha é traçada por como o protagonista está sentindo.

Logo, palavrões e chavões, termos técnicos e poesia, tudo se encontra nessa história que é apenas um dia na vida de um garoto mentiroso, ciníco e revoltado. Independentemente de Holden ser o que hoje em dia chamamos de Revolucionário-de-Fundo-de-Quintal, é inegável a sua dor ao perceber que os problemas e hipocrisias do mundo adulto contradizem quase que inteiramente a educação que ele recebeu e que ainda está recebendo.

Essa revolta é aquela da pessoa que vê suas ilusões quebradas e entende a própria incapacidade. Quase todos passamos por isso e, assim como ele, a maioria preferiria, em um momento ou outro, permanecer criança em um mundo idílico.

Recomendo.
Sidneia.Ruthes 06/02/2024minha estante
Tenho esse faz anos e ainda não li..

Sidneia.Ruthes 06/02/2024minha estante
Tentar ler esse ano. Ótima resenha

Rafa266 28/01/2024

No duro
Achei legal, é a vida de um adolescente que está na fase de se tornar adulto e não quer pois acredita que nenhum adulto é verdadeiro e autêntico.. enfim, história de um adolescente e seus problemas.
Odeio esse tipo de escrita, mas o escritor soube desenvolver muito bem.

Laurenti 28/01/2024

A metáfora do "apanhador no campo de centeio" destaca a preocupação persistente de Holden em preservar a pureza e a inocência da infância, tornando-se uma figura protetora contra os perigos da maturidade.

Essa imagem simbólica permeia toda a narrativa, proporcionando uma visão profunda da luta interior de Holden para encontrar significado e autenticidade em um mundo que ele percebe como superficial

Fernando.Uvara 27/01/2024

Mé... nem bom nem ruim.
Diria que se trata de "Vivendo a vida adoidado", do ponto de vista do Cameron e sem nenhum Ferris...

César Neves 26/01/2024

Tem coisas que deviam ficar do jeito que são.
Um dos piores livros juvenis que já li na minha vida. O que é exatamente "juventude" para o autor? Pq uns 70% desse livro gira em torno de s*xo, fumar e álcool. Poucas vezes são os momentos q o protagonista ? um garoto chato e blasé - pensa em algo que não seja prostituiçã*, com uns monólogos tão bobos que me faziam revirar os olhos.

@eusoudanivieira 26/01/2024

Hey, holden...
Eu demorei pra aparecer aqui pra contar dos meus sentimentos com o apanhador.

ainda estava aqui, pensando com meus botões, sobre holden caulfield:
no quanto, mesmo depois de tanto tempo, minhas dúvidas adolescentes poderiam encontrar eco nas dele.

o apanhador no campo de centeio é um romance de formação que oferece uma visão profunda e sensível da mente adolescente, personificado por holden: seus dilemas sobre sua identidade ? o famoso ?lugar no mundo?, sobre alienação juvenil e os medos dessa transição para a idade adulta.

todos nós já nos sentimos perdidos nessa fase ? às vezes, me sinto perdida até hoje!

(viver é um rasgar-se e remendar-se como disse guimarães rosa)

acho que por isso esse livro é tão relevante para os leitores jovens e adultos:
a narrativa destaca os desafios emocionais que enfrentamos enquanto adolescentes.

pelos olhos de holden, vamos perceber como ele enxerga a hipocrisia, a superficialidade e a falta de autenticidade de grande parte dos adultos, nos provocando a refletir sobre a nossa sociedade, nos fazendo valorizar e ter ciência do que é (realmente) genuíno.

e penso que essa sensação só é possível porquê o livro é escrito em primeira pessoa, com seu estilo narrativo distinto e inconfundível, com sua ironia e humor peculiares!

o livro todo é um monólogo mas senti que é justamente isso que permite esse mergulho profundo na mente de holden através da leitura.

como disse antes, várias vezes tentei escrever sobre ele...

mas só agora consegui concatenar as ideias, dizer o que achei:

ele não se tornou um livro preferido mas eu vou indicar sempre sua leitura para que se possa gerar mais e mais reflexão e identificação sobre essa fase da vida!

Lucas1429 24/01/2024

"No duro"
O livro é legal, mas acho que ao longo da história muita gente deixou de lê-lo por conta do título, que passa a ideia de ser uma história de fazenda. Se tivesse um título que passasse a ideia real de uma pessoa no meio de Nova York sem rumo, seria mais atrativo. No mais, a história é legal e o cara precisava de um psicólogo.

emileysz 23/01/2024

Primeiro livro de literatura jovem
Um clássico que sempre senti vontade de ler. foi uma leitura bem rápida, pelo incrível que pareça. achei que, por ser um livro antigo, a leitura seria difícil mas muito pelo contrário: justamente o uso exacerbado de gírias me deu uma agonia absurda "e isso me matou".

Papai Smurf 23/01/2024

Um monólogo de passagem
Você não quer ler esse livro esperando algo dele. Você quer uma narrativa de vagão. Passar o tempo no trânsito do transporte público enquanto absorve as criticas sinceras do protagonista.
Além de ser uma experiência maravilhosa mergulhar no funcionamento da mente de alguém deslocado o tempo todo. Alguém incomodado. Alguém como você.