O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

DaniMassao 05/04/2024

O Carrosel das dores da adolescência
Holden, como você e eu, foi (ou ainda é) um adolescente chato e reclamão. Seus sentimentos, suas dores e pensamentos são postos de uma forma "despojada" e muito sincera. A trama em sí, é bem simplista e sem grandes mistérios, contudo, na minha concepção, a grande riqueza da obra está no pensar do protagonista ao longo dessa peregrinação, a qual demontrantra uma grande reviravolta em relação ao seu desfecho. A linguagem IN-FOR-MAL, também é outro fator, o qual é revolucionário para época e foi capaz de relamente eplicitar a real essência do adolescente.
Por fim, como romance de formação, chega a ser interessante pensar como em apenas um dia o adolescente pensa tanto, contudo, nada faz.
Assim, sua vida gira e gira com inúmeros movimentos, mas no final das contas, nada faz e nada muda.
marialeitura 05/04/2024minha estante
Resenha perfeita!!!!!

nickiemustdie 04/04/2024

"Eu ia ser o apanhador no campo de centeio e tal."
Definitivamente um ótimo livro! Comecei a ler sem saber muito do que se tratava e me impressionei.

Uma leitura de extrema importância para quem está no fim da adolescência, quase chegando na vida adulta (assim como eu). A metáfora de Holden sobre a transição vida da infância para a vida adulta, usando a narrativa do "apanhador do campo de centeio" é incrível! Nesse momento, quase acabando o livro, é que você entende Holden Caulfield por completo.

Uma coisa legal sobre esse livro é que foi um dos pioneiros a retratar adolescentes rebeldes (e a questão da adolescência em si).

E mesmo que seja um livro bastante polêmico, sinceramente, gostei muito!

Duda 04/04/2024

Decepcionante
Um dos pontos principais que vejo sendo destacado quando se fala dessa obra é como o Holden é uma representação fiel de um adolescente. Sinceramente, em que planeta você tem convivido com um adolescente tão deplorável e odioso quanto o dessa obra?

Entendo que precisamos ser relativistas, uma vez que é uma obra do século XX, mas ainda considerei deprimente a leitura dessa tradução.

O ÚNICO momento que acho a estória não completamente odiosa é quando o Holden diz o que ele quer ser quando crescer ( " um apanhador no campo de centeio"). Mas meu elogio só vai até ai. Os personagens são ou esteriótipos ou com a profundidade de um pires.

Entendo que no século passado a visão sobre os jovens era de seres revoltados e tudo mais. Contudo, o Holden agir como se só existissem 2 tipos de mulheres( as p?tas ou as que querem dar para ele), me despertou profundo ódio. Discordo completamente da visão da adolescência e como ela foi construída nessa obra.

Sinceramente, quer uma obra, ainda que "bobinha", mas que represente bem os jovens? Vai de Percy Jackson.

Icaro 03/04/2024

Rebelde sem causa
O apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger

Clássico da literatura dos EUA escrito no pós-guerra. Relata o final de semana de um adolescente que é expulso de sua escola e passa uns dias em Nova Iorque.

Trama em primeira pessoa com uma linguagem pobre, mas moderna para a época. Claramente é a construção do conhecido rebelde sem causa ou sem propósito.

Vale melhorar a tradução. Publicado pela Todavia.

???

Pequena Cyn 03/04/2024

Livro muito melancólico com um personagem super depressivo mas que é bem escrito. Um adolescente numa fase de mudança da vida que passeia pelas ruas de NY acompanhado de vários pensamentos e reflexões e angústias. As melhores partes do livro são as conversas que ele tem com a irmã. Uma leitura diferente que vale a pena.

Luany17 03/04/2024

Super recomendo
É um ótimo livro, não se parece com nada que eu já tenha lido. Acho que todos deviam dar uma chance pelo menos uma vez na vida. Mas é aquele livro que só se lê uma vez porque você sabe que não vai sentir a mesma coisa se ler de novo. Mesmo assim fiquei triste por terminar porque é maravilhoso.

Giugyd 02/04/2024

O Apanhador no Campo de Centeio
Eu esperava uma nota 3.0 no máximo e na verdade dei 5.0 e favoritei.
Eu não esperava muita coisa desse livro, eu não fazia ideia do que esperar dele e simplesmente me apaixonei! Que livro bom!! Não sei nem o que dizer, fiz trezentas marcações, me viciou muito, vou fazer uma prova sobre ele então eu não vou largar essa maravilha assim tão cedo...
Passei muita raiva e muitos amores pelo Holden... É isso, resumindo meu coração durante essa leitura kkkkk.
E só tenho que recomendar essa leitura!! Por favor, leiam e descubram essa história viciante.

Gabriela Viana 01/04/2024

Não conseguiu conquistar meu apreço
Ao embarcar na leitura de "O Apanhador no Campo de Centeio", movida por grandes expectativas, deparei-me com uma narrativa que, embora aclamada como um clássico e pioneira na abordagem dos dilemas da adolescência, não conseguiu conquistar meu apreço. A linguagem utilizada e a construção do protagonista não ressoaram comigo, deixando-me desapontada. É inegável reconhecer sua importância como precursor na representação dos pensamentos e angústias adolescentes, que até então não tinham sido explorados, porém, como leitor, não consegui estabelecer uma conexão satisfatória com a obra.

dudde 31/03/2024

Relatos de um garoto angustiado
...acho que isso é o que define melhor este livro. no início, achei que o Holden era só um garoto chato; no final, continuo achando ele chato, mas confesso que entendo a angústia dele. também acho as pessoas extremamente fajutas, no geral. é difícil achar alguém genuíno.

Daiane.Mazzetto 31/03/2024

Difícil
Achei difícil de ler... porque não te prende. Tem uns momentos que você até prende a atenção, mas achei muito maçante

Loredana.Cardim 30/03/2024

Raiva, pena e tristeza
Durante o livro vai dando raiva do personagem, ele sabe ser um grande 🤬 #$%!& . Mas acabei sentindo pena dele com o tempo e esperava que ele acabasse sendo feliz e sendo o que queria ser.

Matheuzices 30/03/2024

Contando a história de Holden Caulfield, Salinger nos leva na jornada de autodescobrimento, e frustrações e o que realmente significa virar um adulto.
Holden é aquele garoto que se acha o mais especial de todos, e por conta disso é dificil ele se encaixar em qualquer lugar que ele esteja.
Mas no decorrer do livro, você começa a notar que a história nada mais é do que a descoberta do que você é, e como você vai ser quando adulto.
A gente tem essa ideia quando somos jovens de que somos invencíveis, e que quando formos adultos não faremos nada que nossos pais ou outras pessoas adultas na nossa vida faz, mas o problema e com o decorrer da história, você meio que percebe que para sermos pessoas funcionais, pelo menos na época que o livro foi escrito, temos que fazer coisas da mesma maneira, mas que temos ainda algumas chances de adaptá-las a nossa maneira, quando li as primeiras vezes, eu havia achado mais profundo, mas acho que por conta da minha idade agora, achei uma história um pouco fútil em alguns momentos.

Joyce585 30/03/2024

Se ele pudesse escolher, seria apanhador no campo de centeio
Se tem um adolescente mais irritante que o Holden Caulfield, eu ainda não tive a oportunidade de conhecer. Essa é uma das obras mais importantes do século passado, publicada em 1951. Olhando hoje, pode parecer meio banal que alguém resolvesse narrar dois dias da vida de um adolescente. Mas se olharmos em retrospecto, veremos que a visão de adolescentes em um livro ainda não era algo tão comum, até esse momento da literatura. Portanto esse é um livro em que estaremos acompanhando o Holden ao longo de várias horas (ao longo de um fim de semana). Momentos em que ele vai conversar com amigos; professores; interesses amorosos; a sua irmãzinha, Phoebe; e claro, os taxistas que ele vai encontrar para lá e para cá, enquanto perambula pela cidade de Nova York, com seu boné de caçador. Holden está vivendo esse momento de transição, em que daqui já vai ser adulto, mas há pouco tempo ainda era uma criança. Diria que seu maior medo é se tornar uma dessas pessoas fajutas. Embora ela ainda não saiba o que quer ser ou para onde quer ir. Se ele pudesse escolher qualquer coisa no mundo todo, ele seria apanhador nesse grande campo de centeio alegórico e passaria horas conversando com sua irmã, a Phoebe.

Karen155 29/03/2024

Too young to hold on and too old to just break free and run
é uma leitura legal. o holden é no mínimo interessante, e a visão de mundo dele é bem típica de adolescentes, impossível não se identificar em algum momento. a inocência e impulsividade dele são o que sustentam o enredo, que segue com uma decisão ruim atrás da outra.

o mais tocante na história é o momento em que o título é explicado, e ai tudo faz sentido. holden é um adolescente vendo seu brilho de criança escapar enquanto tenta preservar o da irmã, por exemplo.

no duro? bem legal.
Leitorconvicto 29/03/2024minha estante
Ainda não li esse livro

Vitor 28/03/2024

Sinta-se um adolescente
O Apanhador no Campo de Centeio é uma leitura simples, tão simples que é até repetitiva em alguns pontos, te faz sentir entendiado num vocabulário limitado e cheio de gírias de Holden Caufield, uma "causa perdida" que possui pouco menos de 18 anos, e vive a contradição entre ser imaturo demais para ser um adulto, enquanto é responsável demais pra ser tratado como criança. Essa angústia acompanha o protagonista, e o livro é sobre a sua jornada, de alguns dias, vagando por Nova York, de sua escola (da qual seria expulso por tirar notas ruins), de hotéis, táxis, garotas, paixões... Nada parece o satisfazer, nada nunca o deixa contente. É um livro sobre desilusões, mas também sobre esperança. Num geral, é um livro sobre a adolescência, ou melhor, sobre a invenção dela, que te leva direito àquele universo fascinante dos anos 50 nos Estados Unidos, numa história de Juventude Transviada e afronta aos dogmas até então impostos, isto é, às regras sociais.