O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

mateusø 14/03/2024

Eu sou o apanhador no campo de centeio de mim mesmo
Esse livro é um estouro, ou coisa que o valha, diferente de qualquer droga de livro que escrevam nos tempos de hoje, no duro mesmo.

Lidianne Oliveira 13/03/2024

Esse ano, decidi ir acrescentando alguns clássicos à minha lista de leitura, simplesmente porque queria matar a curiosidade em relação a alguns títulos.
Mas achei esse livro extremamente cansativo, fui me arrastando até o final.

polianamelo 09/03/2024

Quem escreveu foi um psicanalista chamado Wilhelm Stekel.
?A marca do homem imaturo é querer morrer de maneira nobre por alguma causa, enquanto a marca do homem maduro é querer viver de maneira humilde por uma causa.?

Iana 08/03/2024

Comecei esse livro achando que iria se tornar um dos favoritos, mas lá pro meio dele eu fui ficando desanimada pra ler, não consigo decidir se ele se tornou maçante porque eu esperava acontecimentos mais tocantes, que me emocionasse e fizesse refletir mais ou foi porque eu li ele no momento que estava voltando pra rotina normal, já que nesse período fico xoxa e capenga pra fazer qualquer coisa, ler está incluso.
Em alguns momentos achei o Holden chatinho, mas todo adolescente é chatinho (eu mesma sou insuportável) e me surpreendeu como um livro de 1951 consegue ser atual ainda, não é difícil encontrar adolescente igual ao Holden.
No geral gostei muito dele, inclusive gostei do final, queria que o livro mostrasse o Holden tomando jeito e encontrando seu lugar no mundo (essa expressão é muito paia, porque acho difícil a gente encontrar nosso lugar no mundo, na maioria das vezes só vamos vivendo como da e é isso, mas não consigo pensar em uma expressão pra dizer que só espero que ele não se sinta tão deslocado no mundo) mas sei que o final, do jeito que ele é, casou muito bem com todo o livro.

Luciano442 05/03/2024

Irrecomendável
Uma história de mau humor, intransigência, desrespeito e muita indisciplina que não agrega nada à nossa vida.

jubs.fodinha 03/03/2024

Que adolescente chato
Já faz um tempão que eu li esse livro (final do ano passado), mas só lembrei de colocar aqui agora então não lembro tanta coisa dele.

Eu li o livro porque um amigo me recomendou, e sendo bem sincera, eu achei o livro chato no começo exclusivamente por causa do protagonista. Tipo, a história é até que bem legal, mas o protagonista é insuportável.

Quando eu contei sobre o quanto eu achava o prota ridículo pra esse amigo, ele disse que fazia muito sentido o menino ser assim: ele é adolescente, e eu não tinha levado isso em conta ainda. Todo adolescente é meio chato (inclusive eu mesma), e entender isso fez com que eu gostasse mais da história.

O final me agradou muito, achei ele realmente bem bonito. E eu acabei gostando do livro depois de deixar meu preconceito de lado.

tacizera 03/03/2024

O apanhador no campo de centeio
Acho que nenhuma das resenhas que eu li me preparou pro choque que eu tomei lendo as primeiras páginas desse livro, ele é muito vendido como um livro sobre a adolescência e realmente é.
É uma loucura você ler uma narração escrita há mais de 70 anos atrás e perceber que os pensamentos e críticas e opiniões que o protagonista tem poderiam ser facilmente encontrados em um livro lançado semana passada.
Porém acabei achando o meio maçante, e por esse motivo demorei muito tempo pra terminar, o que me incomoda bastante, já que eu odeio muito demorar pra terminar um livro, especialmente um que não é nem de longe muito grande.

Vitoria 02/03/2024

Bom...
Essa leitura foi uma das mais diferentes que já li na vida, muito fora do que eu costumo ler, e bom... eu gostei sabe? Dei várias risadas e me fez lembrar do tempo de escola e de como adolescentes vivem em um mundo proprio. O significado do título me pegou bastante. N tem muito o que se dizer, criei muita expectativa nele por achar que se tratava de outra coisa e no final é outra, mas isso foi culpa exclusiva minha. É um livro interessante mas sem mais...

ViviGreg. 01/03/2024

Livro muito bom que aborda muito a respeito da maturidade, perda da inocência, adolescência e suas descobertas, em uma narrativa fluída sobre a aventura de Holden depois de ter sido expulso da sua escola e fugir para NY para a casa dos pais. Confesso que tive certa dificuldade de me conectar e afeiçoar ao personagem principal, mas sentia muita empatia durante suas reflexões melancólicas e depressivas. É um clássico capaz de render diversas boas análises e vale muito a pena a leitura.

Thalita 01/03/2024

Lembrei-me de mim mesma
Li rapidamente esse, acabou me pegando em um dos meus momentos de "fundo do poço" então acabou me fisgando de primeira.
Não consegui dar cinco estrelas por que a história alterna entre acontecimentos recentes e desde que ele saiu de casa, mas não gosto muito deste tipo de livro.
No entanto, dei três estrelas. Me identifiquei o livro inteiro com o Holden, ele não sabe o que vai fazer da vida, muito menos eu kkk; até me senti reprensentada e vista com seus pensamentos depressivos e como ele tem dificuldade em enxergar o mundo colorido.
Devorei este livro, ? se não fosse pelo momento EXTREMAMENTE adequado no qual ele me apareceu ? e no qual se encaixa, tenho prova dele semana que vem, mas a professora pediu para lermos na metade dessa semana.
Enfim, ou você ama ou você odeia este livro. Mas consegui me achar no meio termo.

Hiária 29/02/2024

Não é ruim, mas também não é bom
Não gostei da história do livro, o personagem vagueia demais e é muito prolixo.

No decorrer da leitura eu ficava puta com tanta misoginia, machismo, homofobia e o ?de asa. Tive vontade de abandonar a leitura várias vezes, mas ao mesmo tempo queria saber a moral.

Ele cita alguns trechos que gostaria de ser o apanhador no campo de centeio e o diálogo dele com a irmãzinha dele é até tocante.

No fim, é um personagem perturbado, precisando de terapia e incompreendido.

Confesso que sentir compaixão e empatia pelo personagem em alguns momentos, contudo achei a leitura cansativa, não gostei desse tipo de livro e/ou escrita.

Cla Motta 29/02/2024

Atravessei o campo de centeio
“A característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa.”