O Apanhador no Campo de Centeio

O Apanhador no Campo de Centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Nanda_li 18/01/2024

Mais um título do clube de leitura
Sei que dizem ser este um dos clássicos a serem lidos na adolescência. Sei que já passei (muitooooo) da idade. Mas o clube de leitura PROVOCA, propôs e eu aderi a leitura. Confesso que li empurrada pelo "dever", mas não gostei da narrativa. Achei o texto chato e cansativo. Ao terminar, fiquei satisfeita por ter concluído e descobri muitos temas interessantes dentro do enredo que desejo aprofundar em outros textos e autores.

camila2911 18/01/2024

Inegavelmente um livro fácil de ler. Mas é tão fácil que não é interessante, a não ser que você goste de saber o que se passa na mente de um homem adolescente. Não é o meu caso.

Deisyyy 17/01/2024

Fascinante
Holden Caulfield é um personagem complexo e fascinante... Esse é aquele tipo de livro que você termina e fica refletindo, pensando em outras interpretações e em tudo que o livro representa.

Luiz111 16/01/2024

Fajuto e interessante.
Li esse livro sem muitas expectativas, tive algumas pequenas surpresas, mas a verdade é que me pareceu uma leitura bastante linear. Acho que nele não há cenas que nos arrebatam, apenas meio que tentamos nos situar no raciocínio de um adolescente que está confuso, lidando com a imaturidade de seus 16 anos, questionando o mundo ao seu redor.
Com toda certeza se eu tivesse feito essa leitura nos meus 16-19 anos a experiência seria bem melhor, mas não deixa de ser um livro muito bom.

Mi_ 15/01/2024

"Em 'O Apanhador no Campo de Centeio', Salinger explora a adolescência por meio de Holden Caulfield, mergulhando em temas como perda da inocência e busca por autenticidade. Uma narrativa cativante que nos faz refletir sobre a complexidade da jornada rumo à maturidade.

Alexlivros 15/01/2024

Expectativas não supridas
O Apanhador no Campo de Centeio é um clássico da literatura que conta a história do adolescente Holden Caulfield, um jovem de 17 anos que enfrenta problemas e é expulso de várias escolas. A obra aborda questões como identidade, adolescência e transição para a vida adulta. O protagonista, Holden, questiona o mundo ao seu redor e busca compreender a hipocrisia e as injustiças da sociedade. A narrativa envolvente e a escrita sensível de Salinger conquistaram gerações de leitores, tornando o livro um marco na literatura contemporânea. Através das reflexões e aventuras de Holden, somos levados a refletir sobre os desafios e conflitos típicos da juventude, tornando a obra atemporal e relevante até os dias de hoje. Particularmente, do início ao meio do livro nos deixa com muitas expectativas que infelizmente não foram supridas. Apesar disso, se você gosta de histórias que exploram as complexidades da adolescência e da condição humana, O Apanhador no Campo de Centeio talvez seja uma boa dica pra você.

Luryy 14/01/2024

É o tipo de livro que eu vou lendo e nem percebo o tempo passar. Particularmente não achei cansativa a escrita (pelo menos da edição que li), inclusive gostei bastante, no duro mesmo ksks

Gostei do Holden, é um personagem que consegue representar bem um jovem um bocado dramático, deprimido e confuso com oque quer da vida.
Conforme a história foi passando, me apeguei ao personagem e a forma como ele relatava tudo, algumas partes foram divertidas, outra mais reflexivas e, até certo ponto, me identifiquei com alguns dos pensamentos dele.

No geral, não diria que é o melhor livro que já li, porém, valeu muita a pena a leitura dele.

salles27 14/01/2024

Leia quando sair da escola
Já li esse livro umas 5 vezes, ele é maravilhoso, mas (como não poderia deixar de ser) quanto mais velho você fica, menos se identifica com o Holden e isso afeta um pouco a sua opinião sobre o livro.

ladylazarusplath 14/01/2024

Fajuto, mas incrivelmente bacana
O apanhador no campo de centeio retrata minuciosamente os sentimentos de um adolescente perdido, solitário e muitas vezes incompreendido por seus conhecidos.

O livro é ótimo, a demasia de gírias na obra tornam a experiência de leitura fantástica, mas um pouco fatigante. A história em si é parada, não há acontecimentos surpreendentes.

Holden é um personagem completamente identificável! Afinal, quem nunca se sentiu terrivelmente deprimido, sozinho e incompreendido na adolescência?

Bem, acredito que todos nós, inclusive o meu camarada Caulfield, somos meio fajutos no fundo.

Eduzito 13/01/2024

Inesperadamente interessante
Eu pensei que seria um livro com um simbolismo mais escancarado, cheio de palavras bonitas, etc. Mas na verdade, o livro traz uma reflexão muito interessante sobre a vida, usando um vocabulário de um adolescente comum.
Apesar de ser chato no início o uso EXESSIVO de "tal" e "meio", com o tempo a gente se acostuma.
Mas no geral, é um livro meio legal e tal. Vale a pena a leitura

Camila 10/01/2024

Um fajuto que te mata
O que dizer do nosso amigo Holden Caufield? Esse garoto é o maior fajutão, fajuto pacas, mas aí ele vai e faz qualquer coisa que te mata e você fica com dó dele, depois dele te encher os nervos pra caraca, ele te deixa com dó dele e isso te mata, mata mesmo. O que dizer de O Apanhador no Campo de Centeio? O livro todo se passo no máximo em um fim de semana, é um plano sequência, cansativo e repetitivo, só melhora no final. Até que o Holden é um cara bacana, confuso e revoltado, mas lá no fundo muito bacana. O livro esconde alguns segredos e poucas pistas sutis são lançados ao longo da história, se nao estiver atento, é difícil enxergar os detalhes em meio a confusão do Holden, o melhor do livro fica assim, escondido em segundo plano.

Ka 10/01/2024

Esperava mais
Comprei o livro por pura curiosidade, pois ele é muito comentado. Vou considerar o livro como bom, a princípio a história do Holden não é muito atrativa, mas no decorrer você vai pegando uma feição.

bookstoer 09/01/2024

Eu também queria ser só um apanhador no campo de centeio.
Acho que me identifiquei com coisas demais desse livro, como um garoto de 18 anos que não sabe bem o que quer fazer da vida ainda fiquei bem pensativo em algumas partes e talvez eu tenha uma crise existencial mais tarde kk.

O final me deixou um pouco chateado talvez porque não termina bem fechadinho mas essa é a essência dele de ser o mais real possível como todas as gírias e xingamentos do protagonista.

Sinto que vou amar reler esse livro daqui alguns anos já que ele é tão pequeno e te envolve muito.

Sieg.sv 09/01/2024

Na primeira vez que li gostei mas ao mesmo tempo fiquei????????????????? Vou reler pra vê se compreendo melhor