Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Diego 27/01/2021

Edição ótima!
Um clássico como este dispensa grandes comentários.
Talvez um conhecimento mais profundo das minúcias da história das navegações portuguesas evitasse um pouco de dispersão minha durante a leitura.
Mas é uma obra linda!
Além disso, está edição que li, toda realizada por mulheres, está ótima! Muitas explicações históricas e mitológicas necessárias às pessoas que, como eu, tem pouco mais que um verniz de cultura...
Leiam esta edição.
Livianmassafera 29/01/2021minha estante
Bom saber disso!

Pedro Matias 19/01/2021

Um Clássico em Versos
Há versos realmente bonitos. Embora não seja tão fácil acompanhar a narrativa, se for lido como um poema, pode trazer grande prazer estético.
Conta a história da viagem de Vasco da Gama à Índia, no estilo do Classicismo.

Shirlei 12/01/2021

Um poema, um livro , umamaravilha,mesmo nessa edicao mais condensada, ainda e maravilhoso. Recomendo a leitura

Alyne.Queiroz 12/12/2020

Difícil
Até que enfim consegui terminar, acho que consegui entender uns 5%.
Temos que reconhecer que é uma grande obra, são mais de mil estrofes todas bem organizadas numa quantidade certa de sílabas e com rima, falando sobre os feitos portugueses durante as grandes navegações, a nota baixa que atribui deve-se ao fato de eu não ter conseguido entender quase nada, eu vi que tem uma edição dessa obra em prosa, fiquei interessada e com certeza um dia farei uma releitura

Rafael 16/11/2020

Eu não entendi foi nada kkkkkkkk

A cada capítulo que eu lia, tinha que pesquisar na internet o resumo do que li.

Ketheley.Gisely 01/11/2020

Os Lusíadas
Um clássico importantíssimo adaptado para a coleção Reencontro. Apesar das poucas páginas foi uma leitura difícil e cansativa (talvez pelo tempo que enrolei pra ler, parece ser algo pra ser consumido rápido).
Apesar de não ter sido uma boa experiência para mim, recomendo para que conheçam Camões.

Gui 27/10/2020

Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Camões
Os Lusíadas é a epopéia portuguesa por excelência. Foi escrita por Luís Vaz de Camões (1524-1580) e publicada em 1572.

E o que é narrado n'Os Lusíadas? A viagem de Vasco da Gama à Índia - "metonímia de todas as navegação portuguesas". Em paralelo a isso, Camões versa sobre a história de Portugal apresentando o império português no Oriente, exaltando os reis e herois de Portugal e desenvolve uma belíssima alegoria lírico-mitológica envolvendo lutas entre os deuses do Olimpo (Vênus, Marte, Baco, Netuno, Júpiter...) e outros seres mitológicos que aparecem na narração.

A narrativa é dividida em dez cantos que são organizados em estrofes de oito versos decassilabos cada.

Os principais, mais interessantes e sublimes episódios são:
(1) Concílio dos deuses do Olimpo, no Canto I;
(2) Inês de Castro, no Canto III;
(3) O Velho do Restelo, no Canto IV;
(4) Gigante Adamastor, no Canto V;
(5) Ilha dos Amores, no Canto IX;
(6) A Máquina do Mundo, no Canto X.

Todo falante de português deveria conhecer e se deleitar com essa obra fantástica!

Obs.: É recomendável que você leia uma edição que contenha notas explicativas (!!!), pois há, no poema, grande número de frases escritas em ordem inversa e muitas referências mitológicas, históricas e geográficas que dificultam o entendimento num primeiro momento.

Mavih 14/10/2020

Classico
Os Lusíadas é uma das obras mais importantes da literatura de língua portuguesa e foi escrita pelo poeta português Luís Vaz de Camões e publicada em 1572. A maneira que Camões encarnou-se em Vasco da Gama para contar a história de Portugal mostra a admiração que o autor tinha pela sua pátria. Foi bom ver o nome de cada rei que passou pelo trono português e o que marcou em seu reinado, como foi com Afonso IV. No canto III, que fala sobre Inês de Castro é interessante ver o que o rei fez com ela para conseguir que seu filho não se case com a dama, mesmo tendo três filhos com ele.
O adamastador também me chamou atenção na obra. Ele não merecia se transformar em um rochedo, mas também não poderia ficar com Tétis à força.
A máquina no mundo representa o sistema como como o mundo funciona e basicamente um modelo de uma máquina do futuro para Vasco da Gama.
Em geral, o livro é o clássico que não me surpreendeu. A única coisa que me prendeu de verdade foi a presença da mitologia romana. Como leitora de Rick Riordan, estou acostumada a mitologia grega. E ler Os Lusíadas foi explorar um território novo e desconhecido, tanto no aspecto de deuses quanto o de conhecer a literatura nos anos 1500.

Gigi 13/09/2020

Um Ótimo Manual para Compreender "Os Lusíadas"
Neste livro, Ivan Teixeira é bastante didático ao explicar os pedaços mais importantes de um clássico literário: "Os Lusíadas". Ainda que seja uma obra de díficil entendimento para um leigo no assunto, este professor nos ensina de mabeira clara e coerente. O entendimento da obra foi muito mais fácil com a explicação dele.

Lucas1429 21/08/2020

Por que ler um livro de quase 500 anos? Pela obra, pelo amor e pelo aleatório e incrível Camões
Não é uma leitura fácil, mas acho que isso todo mundo já sabe (afinal é uma poesia épica com quase a mesma idade que o Brasil), mas então por quê ler Os Lusíadas?
Os Lusíadas valem a leitura, primeiramente, pela beleza da sua história. A história de uma viagem antes nunca feita com todos os os elementos que o gênero moderno da aventura se vale. Povos desconhecidos, ardis, luta, lugares exóticos, retidão moral de protagonistas em pleno contraste com tudo a ser redor. Tudo que você encontraria na Sessão da Tarde está aqui, quase 4 séculos antes da televisão ser inventada.
História, aliás, que se vale de pontos que infelizmente se tornaram raros hoje. Mesmo diante do que seria uma das maiores conquistas da história de seu país, Camões não se furta a reflexões de se aquilo tudo valeria o sacrifício humano envolvido. A palavra "belicoso" aparece a todo tempo, sinal de glória, mas também de violência. E o que os portugueses conquistam sem se valer da cooperação de um estrangeiro em dado momento? Iam todos morrer em um ardil e depois em uma tempestade se não fosse a intervenção divina. Que tipo de conquista é essa então que depende, no limite, tão pouco de si mesma?
O livro é cheio de sacadas geniais escondidas por entre os versos, tiradas rápidas que servem fácil como citações poderosas até hoje. As ideias maiores sobre amor também são dignas de nota e são o último ponto que eu gostaria de destacar. A grande patrona da viagem portuguesa é a deusa romana do amor, Vênus. O grande inimigo, Baco - de quem o povo teria descendido em alguma medida no passado. Ou seja, apenas o amor pode nos guiar em nossas maiores conquistas e por vezes nossos maiores inimigos podem ser nosso passado, amedrontado de ser superado pelo futuro.
Camões, o autor, teve uma vida profundamente interessante mesmo para os padrões dos mais excêntricos artistas de hoje. Expulso de seu país (uns dizem por criticar o rei, outros por ser namorador demais na corte), perde um olho numa luta, trabalha ao redor de um nascente império em terras completamente desconhecidas por seus conterrâneos, vive uma grande história de amor com uma nativa chinesa, perde tudo - inclusive a amada - em um naufrágio e sabe Deus como sobrevive na foz de um rio no que é hoje o Camboja até ser resgatado. Você consegue imaginar Shakespeare ou Cervantes fazendo o mesmo? Então transporte isso pro pensamento sobre a obra dele também, é difícil alguém com uma vida assim ter feito nada menos que o extraordinário também.

Moises Celestino 12/08/2020

Clássico da Literatura Portuguesa"
A obra de Camões, na minha modesta opinião, requer devida atenção e máxima compreensão por parte do público leitor. Não é um dos meus favoritos, mas deixou sua marca registrada na história da literatura universal. Contém versos bonitos que enaltecem a força da narrativa. Contudo, não é nada fácil de ser digerida. Ainda pretendo reler mais à frente...

Duda 11/08/2020

Os lusíadas - Luíz Vaz de Camões - 5⭐
Os lusíadas vem nos narrar a viagem de Vasco da Gama às índias, onde há o contexto histórico das grandes navegações, e Portugal tornava-se uma grande potência. Assim, podemos perceber todo o cenário do início do renascimento, final da idade média, término das cruzadas... Daí, a grande importância dessa obra para a pátria portuguesa, pois, esta, vem nos mostrar, por meio dos registros épicos de Camões, a descrição da travessia da rota, que até então, nem um outro havia conseguido cruzar. É um livro que, por meio de sua perfeita estrutura textual, engrandece o reino lusitano, com uma grande riqueza cultural, histórica... Dentre os vários episódios que marcam 'Os lusíadas', podemos destacar o de Inês de Castro, um dos mais famosos; como também o episódio do Velho do Restelo, particularmente um dos que eu mais gostei, por sua crítica às sociedades e sua "mania de grandeza", suas ambições, deixando de lado o que realmente importa; e a ocasião do Gigante Adamastor, o qual, por entre mitos e suposições vem impedir a travessia das caravelas no Cabo das Tormentas. Outro ponto a ressaltar-se é a presença da mitologia grega em meio aos fatos representados, o que dá à obra uma certa leveza. Em finalização, podemos afirmar, que a narrativa de Camões é um retrato moral, e uma forma lírica, na qual o autor apresentou suas emoções, de forma muito abundante. Definitivamente lerei novamente, tenho certeza de que não pude absorver nem 30% (tive que ler nas carreiras 😅).
Espero que tenham ficado inspirados para a leitura 😁🤗.

IncrívelMatheus 26/07/2020

é...
O livro é extremamente difícil de se ler. A sua quantidade absurda de estrofes e do tanto de conteúdo não importante para a história principal faz o livro ser muito entediante e chato. Mas, por conta do ano que foi publicado, o livro é recheado de vocabulário novo, ponto muito bom para quem quer ampliar seu léxico.

Ah, e amanhã tenho um seminário sobre ele :( Boa sorte pra mim.

Hugo 23/07/2020

Livro histórico que narra tempos diferentes do nosso as vezes pedante.

Carol 06/07/2020

As armas e os barões assinalados
Recomendo a leitura, aqueles que leram as grandes epopéias clássicas tais como Ilíada, Odisséia e Eneida vão reconhecer as referências presentes n'Os Lusíadas. Além disso, considerei a leitura mais fluída em comparação com as outras já citadas, acredito que a obra ter sido escrita em português auxiliou nisso, facilitando a leitura. Porém têm muitas referências históricas e mitológicas, onde o leitor pode ficar um pouco perdido, mas as notas de rodapé ajudam bastante. Em conclusão considero um livro imperdível, com passagens belíssimas e clássicas, tais como o episódio de Inês de Castro, do gigante Adamastor, do Velho do Restelo, da Ilha dos Amores, etc.