Bhagavad Gita

Bhagavad Gita Krishna...

Resenhas - Bhagavad Gita

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 18/03/2011

Um livro cheio de verdades. Muito cheio de paz.

A crença hindu, mesmo sendo oriental e tão distante de nós, confirma tudo o que as crenças ocidentais também dizem. É um grande aprendizado - não só intelectual. Muito pelo contrário: é um grande aprendizado humano e prático.

Miria80 25/04/2023

Interessante
Foi uma experiência muito legal que tive com a leitura desse livro, pois ele contém ensinamentos preciosos e é fácil de ler, fluido. Lógico que as coisas ali escritas podem possuir diversos sentidos que são interpretados de acordo com a visão de cada um, como todo livro de cunho espiritual e acho isso muito interessante. O que mais me chamou a atenção é o ensinamento de Krishna sobre fazer as coisas sem esperar recompensa e ainda mais me marcou as partes que ele diz para não haver apego nem com as coisas boas nem com as coisas ruins. São bons ensinamentos e acho que muitas partes deverão ainda ser relidas em outros momentos.

Onassis Nóbrega 31/12/2022

A Canção Sublime
Este foi um ano ímpar, em que me voltei a ler com maior frequência e, após a conclusão de Sapiens, comecei a procurar muitos conteúdos pincelados no livro. Entre estes conteúdos, estava a passagem do Sidarta Gautama (Buda). Então comecei uma busca pela ?Sabedoria Perene?. E a primeira passagem não podia ser outra que não o livro em questão. E a palestra da Lúcia Helena Galvão para a Nova Acrópole foi quem me indicou esta versão específica.
A livro é a parte mais conhecida do Mahabharata, que é a grande epopeia indiana. Nos apresenta o diálogo entre Krishna (suprema personalidade de Deus) e Arjuna (guerreiro e discípulo). E começa no momento no qual vai iniciar a guerra entre os Kurus e Pândavas (este último o ramo de Arjuna), primos. Arjuna coloca sua carruagem no meio dos dois exércitos, percebe que a guerra é fratricida, contra seus parentes e antigos mestres, interpela Krishna sobre este tema. Então Krishna começa a explicar os conceitos que formam a base da religiosidade indiana, com o caminho que se deve percorrer para chegar próximo da divindade suprema (Ele mesmo). Não entrarei em detalhes. O aprendizado é individual e, provavelmente terá que ser revisitado várias vezes.
A edição propriamente dita é relativamente simples, com capa mole, papel branco, de boa gramatura. Não há gravuras internas. Existe uma introdução que contextualiza os personagens e o momento ?histórico ? deste evento. A tradução e de boa qualidade. O texto flui muito bem. A notas de rodapé e de início de capítulos são econômicas, apenas para traduzir ou explicar alguns termos específicos daquela cultura, deixando que possamos trilhar nosso caminho de conhecimento com menor influência possível. Comparando com outra versão que tenho no Kindle, mais completa, quase bilíngue com o Sânscrito, como muitas notas introdutórias e de rodapé que travam a leitura. achei esta versão mais indicado para um primeiro contato com obra.
Resumindo, obra essencial para o auto-conhecimento e formação espiritual. Indico fortemente.

Luis316 08/03/2023

Ótimo livro
Gostei da leitura e é nítido a riqueza espiritual que o livro passa, senti em alguns momentos que a tradução possa ter desviado um pouco do sentido original, mas é de se esperar em qlqr obra traduzida. Também recomendo para quem ler, não levar ao pé da letra algumas coisas que o livro passa, e que de certa forma essa obra é um fragmento de um conhecimento/filosofia mto amplo. Mas com certeza recomendo muito a qualquer um que se interesse

Umberto Vicente 02/11/2019

Belo livro, bela filosofia hindu...
Bhagavad Gita (A Canção Sublime), nos mostra o diálogo entre Krishna (a personificação de Deus na Terra) e Arjuna, filho de Pandú.

Questionamentos sobre Deus (Brahma), o ser supremo, donde tudo está em seu interior, são feitas por Arjuna, com esclarecimentos sobre como o alcançar.

Krishna o esclarece sobre tudo isso, dando exemplos, subdivisões, nas quais o filho de Pandú, em meio a guerra entre seus irmãos e primos, se ilumina.

Um dos textos mais importantes do hinduísmo. Uma bela mensagem nos traz, com toques conscienciais imutáveis e atemporais.

Eu como um estudioso ávido do espiritualismo e suas inúmeras vertentes em torno do mundo, recomendo muito!

marnie 02/11/2018

Com uma linguagem mais simples e direta pode ser boa opção para os que não conhecem a tradição dos Vedas.

Matheus.Monteiro 26/08/2018

Um toque de paz
Este livro ao lado dos escritos sobre o budismo leva-nos a refletir sobre o modo que levamos nossa vida e tomamos nossas escolhas. Ambos se fudamentam no conceito da religião que vem do latim religare que significa religar com o todo, ou com a força que permeia o universo, enfim são como um dicionário que nos ensina o correto agir para levar uma vida mais calma, mais plena, conectados ao mundo de uma forma que se perdeu em meio a correria da vida moderna, de fato, são obras para se ler, refletir e reler quantas vezes forem necessárias para o nosso aperfeiçamento como seres humano.

Manu 30/06/2018

Lindo!
O belíssimo diálogo entre Sri Krishna e Arjuna, retirado do Mahabharata, considerado um dos textos mais importantes do hinduísmo. Acredito que a leitura do Bhagavad Gita seja interessante (se não indispensável) a todo praticante do Yoga como filosofia, já que trata-se de toda a sua teoria. Além disso, como leitura espiritual, não deixo de considerá-la importante para praticantes de qualquer religião que seja, pois a explicação de Deus que Krishna dá para Arjuna é talvez a mais simples e menos misteriosa de todas que eu já tenha visto (inclusive, serve para aqueles que vi comentarem que a visão de perfeição do hinduísmo e do cristianismo são parecidas). É para se ler sem leviandade e com um devido respeito - se não pelo conteúdo, pela importância histórica.

Marcos Antonio 20/06/2018

Pensamento
Não concordo com as partes sobre reencarnação, porém é livro bom com ensinamentos de dominarmos nossos pensamentos e assim dominaremos a nós mesmos. Ser bondoso é o melhor remédio.

Joel Premiani 27/01/2024

Obra incrível
Finalizei a leitura desta obra incrível e observei que muitos leitores já elaboraram ótimas resenhas aqui no SKOOB. Deixo, portanto, umas poucas observações: A experiência foi incrivelmente fascinante, não apenas por se tratar da porção mais famosa e reconhecida da monumental obra indiana, o Mahabharata, mas também por estabelecer paralelos irresistíveis para os leitores da Bíblia.

Ao longo das 194 páginas, Rohden destaca dezenas, talvez centenas, de pontos de convergência entre os ensinamentos de Krishna e as mensagens bíblicas. Essa intertextualidade é tão marcante que o autor não hesita em fazer inúmeros apontamentos e comentários ao longo da obra, sublinhando essa notável afinidade.

Essa leitura se revela crucial não apenas para entusiastas das tradições religiosas indianas, mas também para estudantes de religião e Ciência das Religiões. O Bhagavad Gita não apenas nos oferece uma visão profunda da filosofia hindu, mas também desencadeia reflexões que ressoam surpreendentemente com as narrativas bíblicas, proporcionando uma experiência enriquecedora para qualquer leitor interessado em explorar as conexões entre diferentes tradições espirituais.

BARBA 12/03/2013

Bhagavad Gita de Krishna
Qualquer ufólogo deve estudar o Bhagavad-Gita e vedas indus.....

Muito interessante.

Barbara 13/04/2015

obra fantástica!
Esse se tornou meu livro de cabeceira. se quiser ler por simples interesse literário, vc achará arte, se quiser filosofia, vc a achará, conhecer um pouco de outra cultura e enriquecer sua mente vc conseguirá... enfim, n tem como passar por esse livro e n achar algo do seu interesse.

Paulo T.P. 01/03/2016

Livro que norteia a minha vida!
Lido e relido inúmeras vezes e todas as leituras fizeram a diferença para o meu viver.
A vida tem um sentido maravilhoso com este livro.
Deveria ser leitura mundial; das crianças aos idosos, e este mundo seria muito diferente do que é agora!

Vic 10/05/2019

Sem defeitos
Um livro de cabeceira.

Peleteiro 18/05/2018

Uma lavagem cerebral Old School
Uma lavagagem cerebral das antigas... o livro e sua importância mostram o quanto é fácil se aproveitar do tempo em que vive para impor valores tradicionais através de ameaças escrito por alguém tido como genial. Mais fácil ainda é dizer que quem não gostou não entendeu ou não alcançou e, pior, que somente aqueles que compreenderam alcançarão a salvação. Além disso, para mim, o livro peca por apresentar valores muito católicos. Uma moral universal inquestionável de ?bons modos?. Achei engraçado, eles tratam a perfeição e o ?ser um sábio? como se fosse o sonho de todos, rs. Em meio a isso, tem algumas poucas citações reflexivas, o que torna o livro um pouco mais interessante além do que se quer conhecer apenas por conta da importância que alcançou.
Lucas 28/07/2018minha estante
undefined

Fernanda 02/03/2019minha estante
Você realmente avaliou o Bhagavad Gita como um romance qualquer ou estou sonhando?

Peleteiro 04/03/2019minha estante
Eu avaliei pelo quanto ele me tocou e pelo quão dignas suas ideias soaram para mim, independentemente da sua história, influência ou do tempo em que foi criado... minha avaliação se pauta no que li, ainda que possam existir mil explicações pra justificar isso ou não (o que acho irrelevante ao fim).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6