Nunca Saia Sozinho

Nunca Saia Sozinho Charlie Donlea

Resenhas - Nunca Saia Sozinho

Laura1406 18/07/2023

Entrar sozinhos sair juntos
Um livro bom, onde várias histórias se entrelaçam causando muita emoção e curiosidade, eu gostei desse livro mesmo tendo demorado bastante pra ler, em certo momento da história começou parecer meio arrastado mas o final foi eletrizante, com reviravoltas, soluções e muitas descobertas. No geral eu gostei sim, bastante desse livro

Laura1158 17/07/2023

Q livro incrível, o plot dele é inacreditável eu fiquei em choque, o livro te confunde e depois explica cada coisa.

Rebecca 17/07/2023

UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI
Acho que nunca vou superar esse livro. Eu gostei demais!! Já estava esperando gostar porém superou todas as minhas expectativas. Conseguiu prender a minha atenção do inicio ao fim, logo na primeira frase do livro eu já fiquei impactada. É exatamente o tipo de livro que eu gosto! Quanto mais eu lia mais queria ler, eu só conseguia pensar na história. Conforme a história era narrada eu ia tentando juntar as peças, criei várias teorias na minha cabeça (uma delas estava certa), eu me senti uma verdadeira investigadora kkk Acho impressionante como o autor consegue amarrar tudo muito bem! Sério eu AMEI esse livro!! Esse é o terceiro livro que leio do Charlie Donlea (o melhor até agora) e ele se tornou meu autor de suspense favorito até o momento. Só leiam!!!
Joy.patrocinio 17/07/2023minha estante
Também adorei ele. To doida por mais livros com a Rory

Rebecca 17/07/2023minha estante
A Rory é maravilhosa :)

Joy.patrocinio 30/07/2023minha estante
Sim to doit
Sim. Ja quero outros livros com a personagem

sofia 17/07/2023

Lindo!
Foi lindo, amei, muitas narrativas, muito suspense e aquela pegada de PLL que te deixa querendo ser uma adolescente guardando segredos. INCRÍVEL, amei muito

@sobrevivilendo 17/07/2023

Mais um livro alucinante do Donlea.
Adorei ter a Rory outra vez mostrando sua genialidade.

São histórias que vão se entrelaçando e se afunilando até chegar aos finalmentes.
A linha do tempo por vezes me deixou confusa mas nada que atrapalhe a experiência. Não cheguei nem perto de descobrir quem era o culpado. A história passada do criminoso sendo contada pelas diários foi um elemento que deu um gás a mais na história e faz com que a gente se envolva ainda mais.

Achei de uma inteligência e perspicácia sem igual.
isaustah 17/07/2023minha estante
Eu não dava nada pelo livro, mas realmente foi um experiência legal. Consegui descobrir o culpado, porém bem próximo a revelação final

@sobrevivilendo 17/07/2023minha estante
O que eu descobri rápido foi o de não confie em ninguém. Esse me pegou pq eu não tava fazendo ideia de quem era.

Rainara0 16/07/2023

Cansativo
Não, é um livro ruim mais também não é um suspense que te faz consumir o livro, começou a me prender depois da meta do livro já, demorei dias e semanas para conseguir finalizar.
Mais depois que começa a te envolver fica legal.

Rebeca518 16/07/2023

Primeiro plowt Twist que eu acerto
Foi um prazer imenso ler, em primeira mão, Nunca Saia Sozinho. A obra tem tudo aquilo que esperamos do Charlie: Suspense. Reviravoltas. Ritmo eletrizante. Final surpreendente. E ainda com um número maior de tramas e uma pegada mais sombria. Nem preciso dizer que adorei a novidade!

Nunca Saia Sozinho é, sem dúvidas, o livro mais sombrio de Charlie Donlea. Já nas primeiras páginas, provocado pelo jogo envolvendo o Homem do Espelho, o clima sinistro invade a narrativa. Um início aterrorizante e arrebatador. Uma combinação excelente.

O livro também traz um número maior de narrativas e mistérios, o que contribuiu para uma história mais complexa e interessante. Uma das melhores tramas já criadas pelo autor. Entretanto, faltou uma maior lapidação, principalmente nos detalhes e no acabamento do texto.

Apesar disso, a história em si é muito boa e a capacidade de Charlie de incluir diversos mistérios e reviravoltas é impressionante. Nunca Saia Sozinho é o tipo de livro que não esfria e envolve o público o tempo todo. Instiga o lado detetive que há em cada um de nós.

Uma característica do trabalho de Charlie Donlea é trazer no texto a visão de alguns personagens sem revelar a sua identidade. Geralmente, esses personagens são a chave para o mistério central do livro. Em Nunca Saia Sozinho, acompanhamos as sessões de terapia e a leitura do diário de um assassino, que possivelmente está associado ao massacre na casa de hóspedes.

Através dos seus relatos, o leitor mergulha na transformação de um menino em monstro. As sessões de terapia foram uma das narrativas pelas quais eu mais ansiava durante a leitura. Ficava em êxtase nestes trechos. E o melhor era a relação dele com a terapeuta.

Logo no começo da narrativa, o personagem solta a seguinte frase: ?Venho aqui para fazer terapia, e não para ser julgado.?. Arrepiei!
Outro fato omitido pelo autor é que não sabemos, até determinado momento da obra, quem são as duas vítimas. Confesso que adoro esse recurso, algo que provoca um engajamento imediato e aumenta a voracidade pela leitura.

Quem acompanha o trabalho de Charlie Donlea irá se deparar com velhos conhecidos em Nunca Saia Sozinho. Na trama, o autor resgata alguns personagens dos seus outros livros. Para os fãs, o momento é de euforia aliada a certa nostalgia pelos reencontros. Afinal, é sempre bom conhecer os rumos e histórias que eles carregam após os desfechos de suas narrativas. Mas e se você não leu nenhuma obra do escritor?

Calma. Não precisa se preocupar. Charlie contextualiza tudo. Acredito que, provavelmente, um leitor estreante não vá ficar perdido. Inclusive, ele aborda os outros livros de uma forma que não estraga as conclusões inesperadas, marca do seu trabalho. Assim, dá para ler as obras fora de ordem sem problema. Entretanto, não vai ter aquela sensação boa do reencontro.

Talvez, a perda mais significativa seja não ler Uma Mulher na Escuridão antes, afinal, Rory, a especialista em casos arquivados, é protagonista das duas obras. Lembro, inclusive, que na minha resenha de Uma Mulher na Escuridão, senti falta de um maior desenvolvimento da personagem, o que é compensado, de certa forma, em Nunca Saia Sozinho. Mesmo assim, não vejo como um grande obstáculo

Nunca Saia Sozinho mescla três linhas temporais (verão de 2019, agosto de 2020 e as sessões de terapia de um assassino). Apesar de ser majoritariamente narrado em terceira pessoa, o autor consegue trabalhar a história na perspectiva de diferentes personagens. Outra característica do trabalho de Charlie.

Em alguns pontos, achei que a terceira pessoa atrapalhou a fluidez do texto. O autor precisou explicar alguns detalhes desnecessários, apenas para facilitar o entendimento do público. Por exemplo, às vezes, o personagem não tinha alguma informação que o leitor já possuía, por acompanhar a trama de um outro personagem, e ele frisava essa falta de conhecimento. Ficou muito explicado.

Já em outros trechos, explicou excessivamente as reações de Rory. Como já havia lido Uma Mulher na Escuridão, ficou repetitivo. Apesar de entender, neste caso, que alguns leitores podem não ter lido a obra anterior e ficar intrigados com as reações da especialista em casos arquivados.

Charlie é muito ligado a novas tecnologias de investigação e o modo como as pessoas consomem notícias e entretenimento. É interessante observar como o autor, em Nunca Saia Sozinho, se utiliza das redes sociais, diversas ferramentas de investigação policial e podcasts para contar a sua história. Ele consegue aproveitar algo que atrapalha muitos autores de suspense a seu favor. No fim, o resultado é muito bom.

Particularmente, gosto muito quando ele utiliza a linguagem de meios de comunicação na narrativa. Em Não Confie em Ninguém, o autor optou pela linguagem de documentário televisiva; já em Nunca Saia Sozinho, o podcast. Um atrativo a mais que favorece a leitura e o envolvimento na trama

Uma das minhas maiores diversões ao ler um suspense é bancar o detetive. Conhecendo o estilo do autor, eu tento resolver o mistério. Com o Charlie, fico atento aos detalhes. A trama inteira está diante dos olhos do leitor. É preciso organizar os fatos e tentar encaixar os personagens (que o autor não identifica) para construir uma teoria.

Em Nunca Saia Sozinho, como mencionei, o número de tramas paralelas é superior aos outros livros. Dificultando ainda mais o nosso trabalho investigativo. Confesso que, baseado em um outro livro do autor, mantive, com muita convicção, minha teoria. Estava tão convencido por causa de algumas referências que não fechei os olhos para outros detalhes e, no fim, acertei o meu palpite.

A sensação que eu tenho ao ler as obras de Charlie é que o autor joga todas as cartas na mesa. Só que as embaralha muito bem, de modo que, logo de início, você não consegue ligar certos pontos. No decorrer da leitura, esses pontos são conectados, mas aí ele vem com blefes e umas cartas na manga.

Acho incrível o modo como Charlie consegue sempre fazer esse esquema narrativo e surpreender. É o que mais me fascina e me instiga ao ler os seus livros.
Nunca Saia Sozinho não foge a esta regra. Com uma pegada mais sombria, o autor nos presenteia com uma de suas melhores histórias.

Deborah 13/07/2023

Errei o plot +1 vez
Honestamente comecei esse livro meio que decepcionada.. Dos livros dele foi o que eu mais demorei a engajar na leitura. A história se misturava muito e fiquei bem confusa no começo. Era muita informação ao mesmo tempo e nada se conectava direito. Porém do meio pra frente foi ficando interessante e confesso que o final eu NEM COGITAVA o que rolou. É um livro muito bom, mas não entrou nos meus fav dele..

tallytaelisa 13/07/2023

Um dos meus livros favoritos da VIDA!
Como a tradução do título em português acabou ocultando essa informação, acabei lendo na ordem contrária, mas esse é o segundo livro do Charlie com os protagonistas: Rory Moore, uma investigadora autista especializada na reconstituição de casos arquivados, e Lane Phillips, analista de perfis criminais. esse livro conta os detalhes da investigação de um massacre acorrido num internato de elite, chamado: escola preparatória de westmont.
definitivamente um dos meus livros favoritos da VIDA. uma das histórias mais sinistras, intensas e impactantes que eu já vi. tudo é perfeitamente desenvolvido e encaixado. terminei de ler e fiquei em choque, processando tudo o que tinha acontecido, o que é uma das melhores sensações que uma obra pode me trazer. sou apaixonada pela escrita do Charlie. esse livro em especial é um must read pra quem também é fá desse gênero.

Helen.Caroline 12/07/2023

Não gostei do final
Esse foi o primeiro livro que li do Charlie Donlea e infelizmente não gostei do final da história. Acho que ele finalizou a história muito rápido e jogou 30% do desenvolvimento final do livro (Que na minha opinião era brilhante) no lixo.

Como assim "no lixo"?

Nós, humildes leitores iniciamos a leitura do livro ávidos para saber quem é o assassino, ele vai dando as pistas, nós vamos ligando os pontos, daí ele vem e coloca um personagem que MAL APARECE pra ser o assassino da história.

Sinceramente, fiquei decepcionada.

Apesar disso, não se pode negar que toda a trama e o desenvolvimento da história é sensacional, assim como os inúmeros personagens que ele insere e consegue apresentar muito bem. O livro foi muito bom, mas poderia ter sido MIL VEZES melhor.

Carolina Miranda 08/07/2023

Bom mas daria pra ser melhor
Pessoalmente eu gosto muito do autor, e a ideia pra essa história, bem como seus personagens, era muito boa. Porém, em vez de colocar todas as ideias e personagens incríveis em um só livro ele poderia ter feito uma série. Rory é uma das personagens mais incríveis, complexas e envolventes dele. O assassino em si poderia ter sido muito mais bem trabalhado bem como ter desenvolvido melhor o mito e o ritual do homem do espelho. Achei o final corrido a resolução do problema muito fácil, os muitos personagens e o ambiente não foram explorados em sua totalidade mas apesar de todos esses fatores é uma leitura fluida e envolvente.

Fernanda.Marques 06/07/2023

Mais do mesmo
Mesma fórmula dos outros, não se destaca em nada. Li há alguns dias e nem me lembro mais da história!
Não pretendo ler mais os outros lançados . Foi bom enquanto durou.

Hemily 05/07/2023

Charlie Donlea = Genial
Okaaay, quando eu comecei esse livro estava com as expectativas um pouco baixas porque o último livro que li do autor (uma mulher na escuridão) não foi tão bom quanto eu esperava, então eu estava tentando manter minhas expectativas baixíssimas e eu não sei se foi por esse exato motivo que eu gostei tanto do livro.
Começo dizendo que eu simplesmente adoro a escrita do charlie, ela simplesmente me fisga nas primeiras páginas e as vezes mesmo que a narrativa não esteja tão interessante assim, eu não consigo parar de ler pq eu amo o modo fluido como ele escreve e é óbvio que com esse não foi diferente.
Eu já estava meio desconfiada do assassino algumas páginas antes mas ainda assim foi uma surpresa.
O que eu mais gostei nesse livro, foram as referências às outras histórias do Charlie, eu simplesmente VENERO livros com referências ????
Eu gostei muito do desenvolvimento dessa história, gostei de ter muitos pontos de vista que me deixaram confusa e ao mesmo tempo ansiosa pelo momento em que todos iam finalmente se conectar. Gostei do desfecho da história, dos personagens (menos da Ryder pq achei ela insuportável e infantil pra c4r@lh#).
Mas pq não dei 5 estrelas? Pq assim como eu amei muita coisa, existem alguns pontos que foram desgostosos para mim. Por exemplo, eu entendo que pra as pessoas que não leram os outros livros dele, ele tinha que introduzir Rory Moore, Mas chegou um ponto que ficava muito repetitivo ele falando sobre os hábitos dela, etc.
Além disso, acho desnecessário que depois da revelação do assassino ainda tenha mais 10 páginas, entendo o desfecho e tal mas eu já tava cansada kkkkkkkkkkkkk
E por último, SPOILER

odiei que a Ryder ficou com o podcast no final pq sinceramente gente, QUE MULHER CHATA!!!! Ela ficava nessa neura de que o Mack tinha roubado a história dela e aí meu Deus que ele tá fzd sucesso e eu não, tipo, mona, supera sabe, se ele teve mais recursos pra trabalhar algo que vc queria é realmente triste mas acontece uai. Tbm achei ela extremamente infantil, tanto nessa questão do Mack quanto ao fato de ela ter simplesmente gravado o corpo morto do Theo e postado no YouTube, tipo, ela era muito burra pqp!!!!!

Herbert Beauchamp 04/07/2023

Ao contrário de A GAROTA DO LAGO, esse livro é muito mais complexo. Não que a leitura seja difícil, pelo contrário. É uma narrativa mais longa, cheia de detalhes, o que torna o livro um pouco mais lento, mas mesmo assim não deixa de ser um bom livro. Demorei mais do que geralmente eu demoro para ler um livro físico. Meu concelho: leia ele com paciência e com máxima atenção aos detalhes, não tenha pressa.