Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Talups 19/03/2024

Frankenstein cativa com sua narrativa envolvente e personagens marcantes, revelando porque é um clássico atemporal. Os personagens são profundamente construídos, despertando empatia e estimulando reflexões. Recomendo a todos, é uma história que certamente ficará gravada na mente do leitor.

Brenda B 19/03/2024

Quem é o verdadeiro monstro?
A primeira vez que li este livro eu não percebi que a Mary estava fazendo um relato mais puro e verdadeiro da natureza humana.Este livro é sobre egoísmo e poder.O montro é a criatura ou o criador?

Izadora 18/03/2024

Frankstein
A história é totalmente diferente do que eu imaginava, mas é muito boa.
Na época que foi lançada deve ter sido a causa da insônia de muito gente.

MissWalker 18/03/2024

Uma aula!
Além de enaltecer a autora que - na época publicada - tinha apenas 18 anos de idade, numa fase da história na qual haviam poucas autoras mulheres; é louvável o nivel de observação que Mary Shelley fez em relação a humanidade, mostrando nuances entre Victor Frankstein e o Monstro. Chegamos a nos perguntar: Quem é o monstro de verdade? Victor ou A Criatura - que nem nome possui, de tão rechaçada pela humanidade ela é.

O livro é uma aula sobre consequências da busca pela perfeição e pela vida eterna, nos ensinando como devemos aproveitar o que temos, sem julgar as necessidades dos outros comparando as nossas, e sim aceitando-as como são.

Livro fabuloso.

Rebeca1433 18/03/2024

Filosofia pura
O livro é bom, me prendeu do começo até o fim. A história é profunda e com um significado gigante
O ?demônio? só queria ser amado e ele não conseguiu compaixão nem de seu criador, óbvio que ele ia ficar meio lelé mas não apoio nem o ?demônio? nem o cientista

Gabrieel.Almeida 18/03/2024

Talvez ele seria bom?
Gostei muito do livro, a história é bem construída e com vários trechos que fazem o leitor criar um diálogo sobre o que está acontecendo. Achei o linguagem um pouco difícil e muito rebuscada (talvez por ser bem antigo).

Michaâ¤ï¸âï¸ 17/03/2024

Frankenstein #2
Frankenstein é um clássico atemporal, criando a fama de Mary Shelley sua escritora a mãe do sci-fi, a obra de Shelley começa contando dois pontos de vistas; o primeiro é um homem agoniado pela culpa de ter criado uma criatura que seria a ruína da humildade, uma criatura com tremenda feiúra que não merecia a vida, o segundo é a criatura que lida com fardo de uma existência desgraçada e amaldiçoado pelo próprio criador.
Ao longo da leitura os dois pontos se cruzam fazendo com que a tremenda dor de ambos seja considerada equivalente.

A leitura pesada em todos os aspectos desde a história desde a escrita, uma leitura pesada não é significa que ela é ruim só delega uma atenção especial para compreender os sentimentos descritos ou até mesmo a história.
Mas cada momento é proveitoso, realmente o livro é uma tremenda reflexão, ainda mais pensado no período em que escrito a ideia de reflexão se reforça ainda mais porque se situação em um período de tremenda incerteza e curiosidade. Obviamente a obra mostra até onde a mentalidade da época poderia alcançar.

H0WLING 17/03/2024

O arquiteto da própria ruína
Em muitos aspectos a narrativa aqui apresentada me foi surpreendente. Já sabia que o ?monstro? não possuía nome e que muito menos era de fato um ser terrível, mas além disso, nem imaginava que as relações do Dr. fora da com o monstro seriam de tamanha importância na história.

A amizade entre ele e seu companheiro de viagens é interessantíssima e provavelmente o segundo ponto mais forte do livro (o primeiro sendo algumas das falas do monstro, que são pedaços de texto interessantíssimos e profundos). Infelizmente, há poucos momentos interessantes fora os protagonizados pela interação desses dois ou pelo Monstro.

O ritmo do livro é por vezes irritantemente instável, inclusive com o último capítulo tendo o triplo do tamanho dos outros, tornando o final de potencial dramático extraordinário da história um dos momentos mais arrastados. Algo que também acontece na primeira conversa do Monstro com o Dr., que é uma interação tão longa e monótona que se torna intolerável, o que retira o impacto dos acontecimentos narrados.

O que foi dito no parágrafo anterior foi o motivo de eu ter demorado muito mais do que esperava pra terminar o livro. Eu por vezes não tinha vontade alguma de entrar de novo nesse mundo, mesmo tendo vontade de saber qual seria a sina de Frankenstein e de sua criação.

Kath 17/03/2024

Um clássico é um clássico
A história é bem diferente do que eu imaginava antes de ler, e ainda bem. Tive sentimentos mistos pelo Frankenstein e acredito que na verdade torci muito por ele. O final é trágico. Muito bom, recomendo!

marxly 17/03/2024

"Mas assim é; o anjo caído se torna um diabo maligno. Porém, até mesmo o inimigo de Deus e dos homens tem amigos e cúmplices em sua desolação; eu estou sozinho."

Dan 16/03/2024

Me surpreendeu
Quem nunca ouviu falar de Frankenstein, não é? Meu conhecimento sobre a história se resumia ao nome só kkkk e muito tempo depois eu soube que a criatura não era o Frankenstein ?
Eu não esperava gostar tanto, mas acabei gostando muito. Essa edição que li pode ter ajudado também, achei a tradução boa e também tem notas de rodapé.
Aqui vamos acompanhar a ambição de um jovem cientista em criar vida. Vamos ver até onde essa ambição e preconceito podem levar e quais as consequências disso na vida de diversas pessoas e também da criatura.
Eu fiquei com muita dó da criatura boa parte do livro, até quando ela tava fazendo merda eu entendia. Afinal, imagina ser criado e depois abandonado a própria sorte sem saber falar, sem entender nada na vida e recebendo repulsa, agressões e xingamentos simplesmente por existir.
Eu achei o Victor irresponsável e egoísta, mas eu não consegui odiá-lo.
Acontece muita coisa ao longo dos anos no livro, coisas que eu realmente não esperava. Fiquei bem entretida na leitura, não se tornou um clássico à toa.
Só achei algumas partes, principalmente as passagens de tempo um pouco confusas ou pouco trabalhadas. Mas de forma geral é impressionante ainda mais para a época.

Larissa Telles 16/03/2024

Antigo mas com reflexões atuais.
Definitivamente, não é um livro para ser lido com pressa, nem mesmo é um livro que deve/pode ser lido com a intenção de só relaxar... Porque mesmo que essa seja a intenção, durante toda a narrativa a autora sabe como colocar uma pulga atrás da orelha... Então, por mais que você ignore no momento e siga em frente, a ideia ainda vai estar lá, causando "tormento".
No fim das contas, minha expectativa não era grande, e no começo foi assim mesmo, não achei grande coisa pela fama que tem, mas chego ao final surpreendida muito positivamente. Comecei com a intenção de apenas conhecer e relaxar e acabei percebendo o quanto esse livro ainda é atual... De 1818 e ainda causa reflexões em 2024 sobre como o que é diferente é tratado, sobre padrões de normalidade e beleza, entre outras reflexões que deixo em aberto.
Recomendo para as pessoas que têm coragem, não é exatamente um livro fácil, tanto na linguagem quanto na narrativa, não por ser narrado de forma bagunçada, mas por toda a emoção contida na história do criador e de sua criatura.

queque 16/03/2024

Não sei como expressar o que senti lendo Frankenstein, talvez um misto de emoções sem nome ou que ainda não sei identificar.
Comecei o livro entediada tenho que assumir, mas com o passar da história comecei a criar uma afeição pelo monstro e provavelmente tenha me encontrado nele. No final do dia, todos apenas querem ser apreciados pelos seus feitos, consolados de suas magoas e amados por sua existência. Buscamos amor em todos os lugares e talvez a nossa magoa não nos leve a cometer crimes, mas nos leve a outros lugares dentro de nós mesmo no qual cometemos o crime de matarmos a nossa alma.

Maria19136 16/03/2024

Mary Shelley, Que aos 19 anos criou uma história tão incrível, traz um misto de compreensão de arrependimento do criador, por ter criado algo tão pavoroso. Mas ao mesmo tempo compreendemos o quão monstruoso Frankenstein foi em abandonar sua criação, de despreza-lo sendo que sua criação não escolheu a vida, e só queria ser aceita.
É um livro muito bom e que revolucionou de muitas formas, é um clássico que merece demais esse título!
Priscila Souza 16/03/2024minha estante
Estou começando a lê -lo.

Maria19136 16/03/2024minha estante
É uma ótima leitura! Um clássico gótico, com uma pegada melancólica! Mas é muito bom

Sthe 16/03/2024

O homem nasce bom, a sociedade o corrompe
O livro é controverso, você entende o ministro mais também entende o criador.
O final tem uma quebra de expectativa muito grande, eu acho que o monstro merecia mais!
A gente se afeiçoa ao Frankenstein pq ele tenta sempre fazer o bem e melhorar, mas não é bem recebido.Eu
murchei junto dele?
Nos faz refletir sobre a solidão e o desespero de ter alguém como nós para amar.