A Sonata Perfeita

A Sonata Perfeita Rose Tremain

Resenhas - A Sonata Perfeita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luana 31/03/2024

A história não é ruim, mas também não é magnífica. É uma leitura boa, calma e que certamente faz a gente questionar certas coisas da vida. Existem muitas questões importantes abordadas no livro , mas parece que falta algo.

giovanna2016 29/02/2024

Tristeza em forma de livro
Esse livro é diferente de tudo que eu já li.
Eu digo que se tristeza fosse um livro seria esse.
Você provavelmente não vai chorar lendo, nem nada do tipo, mas a energia que a leitura passa é de muita tristeza e melancolia.
A história em si não tem literalmente nada demais, mas de algum modo te prende.
Eu não achei esse livro bom nem ruim, é um livro triste, normal, chato mas que eu não consigo descrever o que me fez dar 3 estrelas pra ele.

Jessica 28/01/2024

O livro é dividido em três partes, sendo que na primeira conta a infância de Gustav; ele é órfão de pai e vive com sua mãe que trabalha numa fábrica de queijos. E Anton, um menino judeu, muito sensível. Os dois se tornam inseparáveis desde a infância, quando Anton iniciou na escola e Gustav foi seu único amigo que brincava e andava com ele.

Na segunda parte, é narrado a vida dos pais de Gustav e começamos a compreender certas atitudes de Emily, mesmo assim ainda acredito que ela estava cega e não amava o pai de Gustav somente foi conveniente para continuar com o relacionamento. Compreendemos que suas atitudes foram espelho de Gustav que desde pequeno estava a postos para servir o próximo e não mostrar seus sentimentos.

Na terceira, o narrador conta sobre a vida adulta dos meninos, o que cada um conquistou, suas felicidades e tristezas. Gustav irá conhecer os segredos de seu pai que não foi revelado por sua mãe e estará ao lado de Lotty, uma senhora que o acolheu mas de gosto peculiar.

Ambientada em uma cidade da Suíça, tendo como plano de fundo a guerra. A autora tem uma escrita no início meio arrastada e um tom melancólico. Os personagens são cativantes e tiveram um bom desenvolvimento. A escrita não ficou com pontas soltas e um bom desfecho.

Manu 06/01/2024

Tinha mais expectativas
Livro moroso de ler. Escrita arrastada. A primeira parte parece não ter fim, enquanto conta todo a história de Anton e Gustav, o início da amizade entre eles, o desprezo de Emilie e o acolhimento de Adriana. O livro começa a ficar melhor no meio da segunda parte.

Daí em diante ele se torna belamente triste e vemos que, em meio ao caos, podemos nos salvar. Mas é preciso coragem para pedir ajuda.

Não é pq vc nunca recebeu amor que não sabe amar.

Bruna2012 04/11/2023

Achei um livro difícil de manter a leitura, principalmente no início, mas depois de insistir e continuar lendo, consegui entender a proposta dele e acabou se tornando um livro interessante
Manu 26/11/2023minha estante
Realmente tá bem difícil de ler. Arrastaaaaaado

Bruna2012 26/11/2023minha estante
Ele é bem arrastado, mas depois da terceira parte, melhora... Prometo

Manu 27/11/2023minha estante
Depois da última? Kkkkkk

Bruna2012 29/11/2023minha estante
É kkk

Manu 30/11/2023minha estante
Çocooooorr

Livros e Ivaílton 03/10/2023

Comecei a ler esse livro achando que iria chorar mares e rios. Não aconteceu desta forma, mas irei detalhar melhor?
Houve uma certa expectativa acerca desta leitura, mas o desenvolvimento dos personagens me mostrou que não era o que eu esperava, mas, por outro lado, superou as minhas expectativas.
Temos um Q de melancolia com um romance reprimido na época do holocausto. A proeza da Tremain em mudar os personagens para outras versões foi uma belíssima jogada. Pude ver o desenvolvimento de cada um, com suas peculiaridades e que fazem sentido.
Houve vários plot twist?s durante a leitura, mas o final foi bonito.
Não é uma leitura pesada, mas retrata muito sofrimento pela falta de vinculo entre familiares e os pensamentos dos personagens referente à guerra na época.

Guiiz 13/07/2023

Um livro que praticamente não gostei tanto. Bem suave, tranquilo e entediante e talvez não tenha gostado por ser acostumado a ter surtos de emoção com os acontecimentos do livro.

Faltou um melhor desenvolvimento, um pouco mais de detalhes entre Gustav e Anton e é claro a forma que Gustav estava sempre presente para as pessoas ao seu redor e ninguém nunca estava para ele (principalmente com relação a Anton que sempre quis que Gustav girasse ao seu redor).

Gostei um pouco da parte que conta a história dos pais de Gustav.

Dani 30/06/2023

Breves comentários sobre
É um livro que acompanha a vida de dois jovens suíços (e de parte de suas famílias) no período pré/durante/pós primeira guerra mundial. A primeira e a segunda parte são muito boas, emocionantes e trazem um bom contexto histórico. A terceira parte só existe e a única coisa que se salva é o senhorzinho inglês que joga cartas.

Raquel.Euphrasio 30/06/2023

Melancolia talvez seja a protagonista dessa história, ela sempre estava presente. Aqui acompanhamos as consequências das escolhas que os personagem fazem ao longo da vida.

Lediani0 02/05/2023

A sonata perfeita - Rose Tremain
Assim como a Sonata n° 26 de Beethoven, este livro é dividido em três partes, e irá contar uma história que se passa nos tempos de guerra. Nosso personagem principal é o Gustav, mas também iremos conhecer seus pais, amigos e outras pessoas com quem ele convive.

Gustav é amável e abnegado, sempre disposto a ajudar quem precise, e isso acaba por determinar como será a sua vida, sendo que muitas vezes ele passa por cima de seu próprio querer para atender os outros, principalmente quando se trata de seu amigo Anton.

Apesar de não contar com uma linha de tempo sequencial, o livro é organizado de forma de deixar claro vários aspectos, mesmo quando não são apresentados de forma explícita.

Com uma história forte e repleta de fatos históricos, que ressaltam os aspectos políticos e sociais de um tempo de medos e incertezas, vamos ver como o amor ou a falta de amor mudam vidas.

Victória 26/04/2023

Resenha| A Sonata Perfeita
A história de dois amigos e uma amizade de uma
vida. Vemos as frustrações, sonhos inalcançáveis, e como em todas as fases os dois direta ou indiretamente estavam um do lado do outro.

Cris 12/04/2023

Guerra, música e amor
“Tempo. Quando você é jovem, acha que sempre terá tempo para fazer tudo que quiser. Você não percebe o tempo passando, esse é o problema. Mas ele passa mesmo assim.” Pág. 55

Quando eu achava que não podia mais me surpreender com uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial, eis que este livro chega até mim.

O livro, como uma sonata perfeita, é dividido em três partes.

Na primeira, conhecemos a infância de Gustav, um menino órfão de pai, que mora com a mãe na Suíça. Eles levam uma vida muito modesta e Gustav é ensinado desde cedo a não demonstrar sentimentos, a engolir o choro e a ser forte.
Seu caminho se cruza com o de Anton, um garoto novo na escola, que é um excelente pianista, porém sofre de ansiedade. Anton tem uma vida cheia de mimos e amor, seus pais têm uma condição financeira boa e podem atender a todos os caprichos do filho.

Na segunda parte do livro, voltamos no tempo, para a época da Segunda Guerra, para conhecer a história dos pais de Gustav. E foi aqui que a coisa se tornou mais triste e complicada. Uma história cheia de desdobramentos, onde a gente percebe que ninguém nesta história é totalmente bom ou mau.

Pra finalizar, na terceira parte, temos a história de Gustav e Anton já adultos vivendo suas vidas.

Eu gostei muito do livro, especialmente porque não tinha lido ainda nenhuma história que se passasse na Suíça durante este período histórico, e foi impressionante imaginar que um país tão pequeno conseguiu sair relativamente intocado pelos acontecimentos na Europa. Além disso, histórias com música sempre me agradam.

O livro é bastante triste, os personagens sofrem muito, e sinceramente, não dá pra ficar muito do lado de ninguém. Somente o personagem do Anton que não me agradou, achei ele mimado demais quando criança e um egoísta quando adulto. E também não sei se curti muito o final, mas apesar disso, é uma história que vale a pena ser lida.

“Ele se perguntou se queria saber o que ela iria lhe contar, ou se era melhor que algumas coisas ficassem em segredo, assim a mente poderia criar suas próprias histórias que, com o tempo, criavam a própria realidade e pareciam ser verdadeiras.” Pág. 247

site: http://instagram.com/li_numlivro

gvazzz 09/01/2023

Capa linda, história com potencial, porém chaaaaaaaaaata.
Aborda a Suíça durante a segunda guerra mundial, a história de Gustav, um menino de 20 anos que o pai morreu e a mãe não gosta muito dele.
Manu 26/11/2023minha estante
Até agora tô achando isso

1 | 2 | 3 | 4 | 5