O amanhã não está à venda

O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

Ixté 21/01/2021

Um livro mais que necessário
O amanhã não está à venda! O que você me diz?

Neste ensaio, Ailton Krenak reflete sobre os acontecimentos e sobre os ensinamentos que o Covid-19 nos trouxe. Além disso, ele nos mostra a sua maneira de ver a vida, de contemplar a natureza e nos faz refletir sobre o quanto estamos alienados nessa vida de aparências. Vivemos numa sociedade em que ninguém se preocupa com o próximo e com a natureza. Vivemos presos a coisas superficiais e nos esquecemos de VIVER. Krenak nos faz perceber que, na verdade, o ser humano é a maior ameaça da terra.

“A natureza segue. O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos. Quem está em pânico são os povos humanos e seu mundo artificial, seu modo de funcionamento que entrou em crise.”

É uma leitura rápida, mas que, com certeza, você não será o mesmo depois dela. É um livro que indico a todos e a todas, pois, após a leitura, conceitos, pensamentos e ideais são colocados em prova. Esse é o passo para a mudança, o passo para a desconstrução de certos conceitos e ideais. Ailton Krenak é essencial para essa sociedade, suas palavras são como um choque de realidade e um caminho para trilharmos.

“Já vi pessoas ridicularizando: “ele conversa com árvore, abraça árvore, conversa com o rio, contempla a montanha”, como se isso fosse uma espécie de alienação. Essa é a minha experiência de vida. Se é alienação, sou alienado. Há muito tempo não programo atividades para “depois”. Temos de parar de ser convencidos. Não saberemos se estaremos vivos amanhã. Temos de parar de vender o amanhã.”

Posso afirmar que este livro mudou muita coisa em mim. É uma oportunidade para pensarmos no que realmente tem valor, no que realmente importa.
Dickson 09/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Bruna.20 14/05/2021

???????? muito bom
"Governos burros acham que a economia não pode parar. Mas a economia é uma atividade que os humanos inventaram e que depende de nós."
Bruna.20 14/05/2021minha estante
R$: 0,00 na Amazon hj!

Camila 15/11/2021

Reflexão válida
Livro curtinho que traz uma reflexão importante e crítica em relação à pandemia do coronavirus. Questiona o que é a humanidade e como ela está conectada com a natureza. Também traz uma crítica política (muito bem vinda) em relação ao atual governo que em seu discurso e prática priorizou a economia em detrimento de vidas.

"Mas a economia é uma atividade que os humanos inventaram e que depende de nós. Se os humanos estão em risco, qualquer atividade humana deixa de ter importância."

Não achei uma leitura maravilhosa, mas reconheço a importância do texto. Por ele ser curto, e pela linguagem, é de fácil acesso a vários tipos de leitores. Não concordo com a visão de que a pandemia vem para nos dar uma lição, mas entendo que essa pode ser sim uma forma de interpretar a situação.
Iris 23/11/2021minha estante
Concordo muito com tua opinião sobre o livro

Manoela 26/07/2022

Um livro sério
Um livro curto, mas que possui abordagens muito importantes e que devem ser levadas mais à sério pela sociedade.
Trevas 27/07/2022minha estante
Nos faz pensar sobre como a vida indígena passou pela covid

Jediael 31/12/2021

Não está
Reflexão breve mas incisiva acerca dos nossos princípios individuais e sociais, e um convite a uma reflexão sobre como podemos prosseguir, ou almejar seguir diante da pandemia. Ótima leitura.
Monique 31/12/2021minha estante
O Krenak sempre traz ótimas reflexões.

Caetano.Bezerra 05/07/2021

Livro bem rápido de se ler, arrumei sensível e direto no ponto do autor. É quase que um artigo de página de jornal em formato de livro, mas dá uma ideia legal da perspectiva indígena sobre a Pandemia
Caetano.Bezerra 05/07/2021minha estante
Arrumei? Kkkkk

joedsonfrl 22/08/2021

Voltar ao "velho" normal?
"Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Pelo contrário. Desde pequenos, aprendemos que há listas de espécies em extinção. Enquanto essas listas aumentam, os humanos proliferam, destruindo florestas, rios e animais. Somos piores que a Covid-19. Esse pacote chamado de humanidade vai sendo descolado de maneira absoluta desse organismo que é a Terra, vivendo numa abstração civilizatória que suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos."

Breve mas intensa reflexão de um dos maiores exponentes dos direitos indígenas e ambientais da atualidade, Krenak expõe de maneira sucinta e intensa os males da humanidade sobre o planeta e sobre como pensamento coletivo de "volta à uma normalidade" impacta diretamente no desrespeito, exploração e destruição do ecossistema.
É preciso pensar, após viver toda essa pandemia, em um "novo normal" cuja natureza, biodiversidade e a vida sejam colocadas em primeiro lugar, a fim de que haja futuro para todos.
joedsonfrl 22/08/2021minha estante
Esqueci de pontuar, mas é interessante como o autor faz um contraponto entre os seres humanos acuados por um "força ameaçadora" à vida, que impossibilita e incapacita; e a inversão dos papéis destes mesmos seres humanos como "agentes ameaçadores" ao planeta. Somos tão destruidores quanto o COVID-19.

Alice Vazarin 08/07/2020

uma fala sobre a covid, o distanciamento social e a comunidade indígena
Idolatria aos livros 08/07/2020minha estante
Interessante.

Amanda 21/04/2020

O amanhã não está à venda
Krenak conseguiu resumir tudo que eu penso sobre a situação que estamos vivendo. É um livro curto e de fácil compreensão, que incentiva a reflexão e a empatia.

Releitura #1: um ano depois, e parece que nada mudou. Esse é um texto extremamente relevante e necessário, que todos deveriam ter a oportunidade de ler.

Luana 21/04/2020

Leitura necessária para a pandemia
Ailton Krenak é um dos autores mais importantes do Brasil. Jornalista, indígena e militante desta causa, ele traz um olhar bonito e também duro sobre estes tempos de pandemia. É uma leitura necessária para entender a maneira como nos relacionamos com a Terra, para refletir sobre o que estamos fazendo e também para mudar um sistema humano há muito falido.

Karoline315 24/04/2020

Krenak nos convida a refletir sobre as causas e consequências do momento caótico em que vivemos. Somos vítimas ou causa? Mais uma pequena grande obra do autor.

?A nossa mãe, a Terra, nos dá de graça o oxigênio, nos põe para dormir, nos desperta de manhã com o sol, deixa os pássaros cantar, as correntezas e as brisas se moverem, cria esse mundo maravilhoso para compartilhar, e o que a gente faz com ele??

Jé Hahn 19/06/2024

Foda
?a peste pode vir e ir embora sem que o coração do homem seja modificado? uma bíblia para se ler e reler e viver todos os dias

Carol 19/04/2020

Só as verdades
Acho que é uma leitura bem profunda do período atual trazendo aquele pontinho de espiritualidade.

Tainá 24/04/2020

Vamos ouvir os povos indígenas
Um livro curtinho, mas poderoso. Entender um pouco como é a relação dos indígenas com a natureza é uma lição importante. Seja nesse momento complicado da pandemia, seja em qualquer outro. A desconexão que temos com o meio ambiente é a causa de muitos problemas da humanidade.

maggianni 24/04/2020

Necessário
"Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."

Leitura rápida mas que faz refletir.