A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Vini 23/01/2022

Excelente leitura. Me fez compreender o que realmente são as milícias. É um bom paramento para o nosso Brasil atual, fazendo pensar muito.

minefreitas 17/01/2022

Livro fundamental a todo Carioca
Saber onde pisa no Rio de Janeiro é essencial, esse livro te dá a dimensão da corrupção do estado do Rio de Janeiro e como fatos isolados estão tão intimamente ligados. Um pouco desanimador já que nos mostra o tempo e força que essa corrupção tem, mas são fatos reais, precisamos lidar com eles. Curso jornalismo e o trabalho do Bruno está impecável neste livro!

Felipe.Camargo 12/01/2022

Trabalho incrível
O livro é o resultado de um longo (e bem feito) trabalho de Bruno Paes Manso, que mergulhou no mundo das milícias cariocas, desde sua gênese com os esquadrões da morte até o assassinato da vereadora Marielle e a morte do ex-miliciano Adriano da Nóbrega.

De acordo com o autor, a população carioca está no meio de dois caminhos: a guerra das facções pelo tráfico de drogas e as milícias formadas por policiais militares associados com os magnatas do jogo do bicho. Dentro desse contexto, uma alternativa democrática e pacífica é praticamente descartada.

O autor também aponta as relações que a família Bolsonaro possui com vários integrantes líderes de milícia, demonstrando que o Brasil vive um processo de naturalização desses grupos paramilitares, sendo a eleição de Jair Messias Bolsonaro, a maior prova de tal fato.

Infelizmente, o crime só cresce na ausência do Estado, o livro traz provas contundentes dessa premissa.

Rodolfo 12/01/2022

Perfeito
Não tem como entender o buraco que a gente tá sem entender o funcionamento das milícias que em muito se parece com o funcionamento do atual governo. Sem falar na ligação desse com aqueles.

rafaelfontel 27/12/2021

Um excepcional trabalho jornalístico, minucioso, para entender o processo de formação das milícias no Rio de Janeiro e compreender como ocorreu a quebra da democracia brasileira desde as eleições 2018 e como a família Bolsonaro tem influência nesse cenário apocalíptico que estamos vivendo hoje. Livro incrível

Hiego 24/12/2021

Livro muito para reflexão da atual sociedade violenta e vingativa em que vivemos, além de mostrar elementos novos para deus leitores.

Dude 18/11/2021

Republiqueta
O livro traz, através de muita pesquisa, a história das milícias no Brasil. Indispensável para todos que querem entender sobre a questão.

Gabi 15/11/2021

Como o livro bateu aqui
Sai indicando esse livro, sem nem antes ter terminado, pras pessoas que amam o RJ. Mas terminada a leitura, mudei de ideia, é uma questão nacional, no momento em que as milícias chegam à presidência da república, todos nós precisamos entender como isso aconteceu.

Claudio 05/11/2021

Capital do sangue quente do pior do Brasil
Um relato jornalístico minucioso que vai da origem das milícias até a eleição de um presidente miliciano. São palavras duríssimas sobre um cotidiano violento.
É um relato fundamental pra se entender o Rio de Janeiro e até o Brasil de hoje.

Flávio 31/10/2021

Um retrato do Brasil
O livro mostra o retrato do que é o rio de janeiro, e como um presidente está transformando um país inteiro em um "rio de janeiro". Um estado falido, que tem como projeto um estado caótico, e que transforma a justiça institucional em "justiça com as próprias mãos". A catástrofe que vivemos hoje, chamada Brasil, não é fruto de incompetência, é projeto de poder. Recomendo assistir junto a leitura deste livro os filmes, Tropa de elite um e o 2.

Tatiane 26/10/2021

Impossível parar de ler. Embora não seja ingênua e já soubesse de muitas coisas que aparecem no livro, é, simplesmente, estarrecedor, sufocante e desesperador ver em que buraco estamos. Leitura mais que obrigatória e necessária. Onde vamos parar?!
Vou agora ouvir o podcast de mesmo nome (República das milícias) disponível no Deezer e na GloboPlay. Parece que é bem legal também.
Alexandre 27/10/2021minha estante
Vc não vai se arrepender de ouvir o podcast, Tatiane. Vou começar o último episódio. O podcast não é só um resumo do livro. Ele inclui entrevistas com pessoas que nem estão no livro, o que enriquece demais as reflexões. Sou fã do Bruno Paes Manso. Super necessário o podcast também! Boa audição.

Fer Paimel 21/10/2021

Relatos impressionantes
Conheci o autor por meio de sua outra obra, sobre o PCC. Acho a forma como ele escreve muito interessante e convidativa?
Esse livro é super recente, chegando a expor o caos trazido pela pandemia do coronavírus.
O autor conta sua experiência estudando e descobrindo o funcionamento das milícias cariocas e seus relatos são impressionantes. Vivemos em uma sociedade que tem um ?submundo? do crime, com regras próprias e que está muito longe de atender qualquer interesse social, como diz defender.
Só não dei nota máxima porque achei que o autor chegou a algumas conclusões um pouco apressadamente? com certeza ele tem argumentos para tudo, tendo optado em resumir algumas ideias para a leitura ficar mais viável; mas achei que certos pontos precisariam de um contexto maior. Apenas a título de exemplo, ele disse que o projeto de lei que visava a alterar o Código Penal, para estender o alcance da legítima defesa aos policiais, passa o recado de que ?é permitido exterminar?. Penso que essa frase expressa uma totalização perigosa, que toma em conta a realidade das milícias do Rio de Janeiro como absoluta dentro da polícia. Talvez seja apenas uso de recursos de linguagem, talvez seja realmente o pensamento do autor? na dúvida, opto pela cautela e pela reflexão, que foi amplamente estimulada com a leitura, de toda a forma.
Enfim, recomendo muito!! Até enrolei lendo porque não queria acabar rsrs

Heitor.Ceccato 14/10/2021

Ta ok!
Como foi possível que esse animal foi eleito?
Como que até agora nada que ele fez, até pq tirando corrupção ele não fez nada mesmo, ele continua no poder?
Um homem que se envolve com pessoas erradas, tem o mesmo caráter dessas pessoas. É aquele velho ditado " me digas com quem andas, que te direis quem és"

Alysson 03/10/2021

Bandidos de Cristo, pagar arregos, TCP, CV, milícias, esquadrões da morte... E como tudo isso se interliga ao presidente Bolsonaro.

É estranho chegar ao fim pois ele parece uma obra de ficção, mas quando tu olha pela janela percebe que aquilo faz parte do dia a dia de muitas famílias no Brasil. ?

GLIGLI 30/09/2021

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????