A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Bea 07/06/2021

Completo
Um livro excelente para entender toda a rede corrupta e assassina do governo, desde as milícias até o planalto. É um livro com muitas informações, o que pode cansar um pouco o leitor, mas aborda temas essenciais para conhecer um pouco mais da política do Brasil, e principalmente, do Rio de Janeiro. Recomendo a leitura.

Nani84 06/06/2021

Um soco
Embora a maoria saiba da existência delas, a profundidade e a complexidade da teia em que o livro nos coloca é um soco na boca do estômago. A realidade dura e crua de um sistema que se auto alimenta e que a meu ver é uma barreira quase impossível de se transpor.

lwthlarissa 05/06/2021

Pode beijar a noiva
O livro se desdobrou em um ritmo alucinante, desnudando os entrances e desenvolvimentos políticos e sociais que não são estudados na surface do mundo em que vivemos, ele tirou o véu do perfeito (porém problemático e violento) Rio de Janeiro que tanto adoramos, mas quando vamos beijar a noite percebemos que ela está em putrefação. Nós perguntamos: que buraco nos metemos? Como vamos sair daqui?

Diogo 04/06/2021

Repetitivo
Livro começa muito bem, revelador e para por aí. Do meio para o final fica bastante repetitivo com repetição até de parágrafos e notícias.

Sandrað· 04/06/2021

Leitura necessária
O livro de Bruno Paes Manso traz um raio x cru do que é o Rio de Janeiro e a política atual.
Nesse livro, ele explica como os paramilitares aproveitaram o vácuo deixado pelo Estado para tomar conta do Estado do Rio batendo armas e poder com os traficantes. E nisso tudo, como surgiram as ligações de alguns desses grupos com a família Bolsonaro e até mesmo os percalços que envolvem o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, cujos matadores foram encontrados no seio da milícia, mas os mandantes nunca foram identificados.
Essa é uma leitura extremamente necessária para entendermos como pessoas do tipo da família Bolsonaro, assim como o próprio, são eleitos, e o perigo que isso representa. E mais ainda, um livro para entender a nossa atualidade e porquê precisamos rumar para um caminho diferente.

Joshua Amaral 03/06/2021

República das milícias?
O livro começa bem, com a narrativa de um miliciano, porém acho que o autor se perde do meio para o fim do livro. Não temos mais narrativas de outros milicianos e sim enxerto de reportagens já veiculadas pela imprensa! Não gostei

Professor Eddie 01/06/2021

Necessário
Quando falo para meus alunos que podemos utilizar livros de quase qualquer assunto como fonte histórica, é de livros como esse que eu tô falando.

O livro percorre desde os tempos dos bicheiros até o domínio das milícias no Riode Janeiro. É primoroso ver como o autor costura a formação dos grupos paramilitares, traçando tanto sua formação quanto a guerra com o crime organizado.

Também é interessante notar que vários nomes citados no livro são velhos conhecidos nas notícias. Além de deixar claro de onde vem o crescimento político da família Bolsonaro no RJ.

Essa é uma leitura necessária para entender nossa realidade, entender o estado em que estou vivendo e acreditar ainda mais que o #elenão não deve ser reeleito.

#lerfazbem
#elenao
#historia
Dadá 11/06/2021minha estante
Estamos presenciando um tempo de medo e terror que espero q termine em 2022...da até medo de postar algo a respeito

Dijair Antonino 30/05/2021

Um livro necessário que não queria ter lido
Um livro necessário. Não é prazeroso de ler pois tem muitos fatos difíceis de ler. Recomendo a todos que queiram entender melhor a dinâmica crimes - tráfico - milícias no RJ.

João Sales 26/05/2021

As Milícias
Quem tá afim de entender as milícias, o seu modus operandi, sua origem e sua relação com a polícia, narcotráfico, governo estadual do RJ, escritório do crime, bicheiros e, principalmente, com a família Bolsonaro, dá um confere nesse livro. As milícias já são parte integrante da história brasileira.

Além de tudo isso, o autor Bruno Paes Manso, dedica um capítulo pra descrever o que se sabe sobre o assassinato de Marielle Franco e um possível desfecho para o caso.

Valeu muito a leitura. Recomendo.

Fabiano.Pinheiro 25/05/2021

Livro muito necessário!
Livro que todos deviam ler por ser extremamente esclarecedor sobre o que vivemos hoje no Brasil.

Maria Clara 20/05/2021

Antes de tudo: necessário
Bruno Paes Manso traz aos leitores uma verdadeira aula de história nesse livro, principalmente a história contemporânea do país. Ele é extremante necessário para entender os esquadrões da morte, corrupção e os políticos que estão no poder no Governo atual.
Mostra como um estado negligente fez com que um quarto poder forte, não apenas de armas, mas de voz e mando criassem forças independentes com suas próprias leis e ordens nas periferias do país, com o ?manda quem pode, obedece quem tem juízo, ou quem apenas deseja manter a sua vida?.

Aline.Miranda 14/05/2021

Comentário sobre República das Milícias
É um livro com leitura difícil, mas é muito bom para entender o cenário político do Brasil desde o fim da Ditadura.

carolmc_ 09/05/2021

Por dentro das milícias
Entendo o funcionamento das milícias do ponto de vista deles, que realmente acham que estão fazendo o melhor pra comunidade.

Lucas 07/05/2021

Livro excelente. Leitura obrigatória para todo brasileiro.
Para entender desde os esquadrões da morte até a corrupção e como isso tudo está ligado aos políticos que estão no poder hoje em dia no país. Leitura indispensável para todo brasileiro entender como o Estado sempre foi negligente com comunidades mais pobres e como isso acabou gerando forças paramilitares independentes com suas próprias leis. Crimes gravíssimos que a população como um todo não deveria deixar passar. Bruno Paes Manso faz uma pesquisa bibliográfica e usa entrevistas para desenrolar um fio que nos leva para vários lados do crime do Rio de Janeiro até Brasília.

A obra traz informações essenciais para entender ainda as maiores facções criminosas do país, a morte de políticos importantes; e como Donald Trump e Bolsonaro conseguiram se eleger com gurus digitais. Por fim, ainda nos ajuda a entender como tudo isso que mencionei sempre chega até o Palácio do Planalto.

As Milícias são organizações brasileiras independentes muito bem instaladas no país e todo brasileiro deveria ler esse livro para entender o que são e como isso afeta nosso dia a dia e as eleições de diversos representantes políticos no nas nossas cidades e no nosso país.
Henrique 15/05/2022minha estante
Colocação perfeita.
Já se sabe qual a raiz do problema do Rio de Janeiro, basta coragem para combater.
Eu começaria pelo jogo do bicho.

Wesgueber 29/04/2021

Incrível!
Livro rico de informações, muito bem escrito, eu amei. Acompanhar toda a trajetória que levou a era bolsonarista nos faz perceber o quanto nossa justiça é falha, a quanto tempo as coisas já estão fora do lugar. Recomendo muito!