A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Fernandes 21/12/2022

O autor Bruno Paes Mando, nós traz um livro em forma de reportagem, com uma narrativa dinâmica que as vezes nos faz sentir como se estivéssemos assistindo a um filme policial. O livro nós mostra uma narrativa histórica que nos trás as origens das milícias nas favelas do Rio de Janeiro, assim como sua expansão internacional, a relação e os conflitos entre os interesses entre milicianos, forças políciais, políticos cúmplices e a guerra do Estado contra o poder cada vez maior das milícias.....pois essas milícias se revelam no Estado do Rio como um outro Estado.
Entenda melhor as ideologias por trás das mentes criminosas e seu poder relacional com a política nacional. Entenda as relações do aumento do poder dessas milícias com as origens e influência de políticos como Bolsonaro.

Luana.Rayalla 21/12/2022

Ótimo livro
Eu já tinha lido o livro a Guerra do mesmo autor, e sabia que esse livro seria na mesma linha e não iria decepcionar, e estava certa. Um ótimo livro que de certa maneira é uma história da segurança pública do Rio de Janeiro. Me fez até lembrar quando a muitos anos atrás fui no Rio das Pedras. Enfim muito bom o livro.

Ps: ouçam o podcast também com o mesmo nome, é ótimo também

Fernanda 09/12/2022

Pesquisa primorosa
Bruno Paes Manso fez uma profunda pesquisa sobre as teias criminosas que ligam os milicianos ao mais alto escalão da política brasileira. Uma obra importantíssima que coloca uma lupa sobre a sociedade Fluminense e nos ajuda a entender o buraco em que nos enfiamos.
Pesquisa profunda e responsável sobre o tema.

Piovsss 09/12/2022

Essencial para compreender o que está acontecendo
Uma leitura violenta, porém, real. Uma leitura visceral sobre as milícias que dominam nosso país e muitas vezes preferimos fecharmos os olhos. Essa leitura deveria ser lida por todos.

persefonemortal 23/11/2022

A Mílicia sem máscaras
Se alguém deseja entender mais sobre o submundo criminoso e a política de nosso Brasil, precisa ler este livro.

Afinal neste livro, o autor Bruno Paes Manso age com dignidade ao levar o título de escritor e jornalista.

Recomendo para todos que desejam saber mais de seu país e, consequentemente, do mu do ao seu redor.

"O cotidiano de conflitos, ainda que influenciasse as escolhas, não determinava o futuro de ninguém. Existiam, no entanto, incentivos perversos que empurravam os jovens para a violência: talvez o principal deles fosse fazer parte de um grupo que controlava o poder local. Mesmo diante do risco de morte prematura e de prisão, a ideia era forte e sedutora, criava sonhos e oportunidades."

Leonardo Rasseli 10/11/2022

Uma das melhores leituras do ano, ajuda a entender bastante como o país tomou esse rumo caótico e acabou com um projeto de miliciano no poder.

lu_entrelivros 08/11/2022

Excelente e necessário ?
Primeiramente, escutei o podcast homônimo no Globoplay e fiquei super interessada no livro. As duas obras se complementam. É extremamente necessário lermos essa pesquisa jornalística acerca da história do nosso país e pelo menos dar um pequeno passo no entendimento de como chegamos até aqui sendo denominada de República das Milícias.

Edy 02/11/2022

O livro possui uma escrita leve e prazerosa de ler. Traz com detalhes a ascensão da família Bolsonaro e seus vínculos com criminonos.

Manu 30/10/2022

Miliciano no poder!
Com essa leitura, foi possível imergir na história do crime "legalizado" que começou no estado do Rio de Janeiro: a milícia.

As motivações morais e políticas que levaram pessoas a ingressarem nesse mundo e a legitima-lo, são importante serem destacadas para compreender a ascensão do bolsonarismo.

Dos Esquadrões da Morte criados durante o período da ditadura militar brasileira até os atuais grupos paramilitares, a violência tem sido legitimada e vista como uma ideologia moral.

Diante isso é que entendemos quanto atualmente vivemos em uma república governada por quem a enaltece e faz parte dela. Entender para não defender!

Pedro 23/10/2022

Não acabou e tem que acabar
O livro é bom, até parece que usa método materialista histórico (haha) mas explora bem como a polícia militar é fruto direto da ditadura militar e explora como a polícia aprendeu a torturar direto do DOPS, é uma leitura bem pesada e com um excelente panorama histórico.
A quem interessar, existe um podcast sobre que é bom e denso da mesma forma
"Ainda não acabou e tem que acabar, eu quero o fim da polícia militar"

Gustavo Rafhael 18/10/2022

6 governadores presos ou afastados em menos de 4 anos. Prefeitos, deputados e vereadores também presos ou afastados. Políticos ameaçados e uma vereadora executada a sangue frio no meio da rua. Tudo isso aconteceu no Rio de Janeiro e tem direta ou indiretamente ligações com as milícias. Esse é o universo que Bruno Paes Manso explora no seu livro A república das milícias.
Mas não só isso, o livro ajuda a entender como a milícia foi exportada para Brasília e conseguiu chegar ao Palácio do Planalto, e a relação de proximidade de Bolsonaro, e sua família, com milicianos e assassinos de aluguel que atuam, ou atuavam, no RJ.

Bruno Paes Manso fez um ótimo. e perigoso. trabalho, entrevistando pessoas, levantando dados, fazendo pesquisas de campo, para contar como se deu o surgimento das milícias, as guerras que foram travadas por territórios, as formas de exploração para lucrar dentro das comunidades, e como essas milícias cresceram a ponto de contaminar as forças armadas e forças de segurança pública, a política, o futebol, as escolas de samba, e ainda bater de frente com as maiores facções criminosas do estado do Rio de Janeiro.

Bia 10/10/2022

Bolsonaro e sua família são representantes "ideológicos de uma cultura miliciana que se fortaleceu no Rio e chegou à presidência do Brasil. Defender extermínios, seu pensamento dizia, era lutar como um patriota pela missão de livrar o Brasil do mal?... o autor não só fez um trabalho incrível (e corajoso) para explicar como surgiram e se fortaleceram as milícias no rio de janeiro, como também trouxe uma análise muito precisa de como o país se permitiu ser tomado pelos pensamentos doentios e equivocados que nos trouxeram à situação atual.
infelizmente, conhecer a verdade muitas vezes também vem acompanhado de uma sensação inevitável de desânimo, que é o que estou sentindo depois dessa leitura e diante de tudo que estamos vivendo

Biblioteca Álvaro Guerra 05/10/2022

O livro de Bruno Paes retrata o cenário das milícias no território brasileiro, construído através de entrevistas e depoimentos que retomam crimes como o caso da vereadora Marielle Franco.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556920610

Anne10ssica 27/09/2022

A milícia escancarada
Tive a sorte de comprar esse livro numa promoção, e hoje entendo o porquê dele custar tão caro.
É um livro bastante ambicioso que se propõe a contar brevemente, mas esclarecedora, a história da milícia e grupos de exterminou no RJ, bem como a do crime organizado.
Talvez tenha pecado um pouco em não dispor os capítulos em uma ordem cronológica, mas ainda assim conseguiu passar uma mensagem bem clara dos temas abordados.
Pretendo ler novamente.
OBS: As notas ao final do livro são muito interessantes. Vale a pena pausar a leitura pra procurar por elas.