A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

LASV 16/09/2021

Fundamental
Leitura essencial para entender o momento atual do Brasil e as estratégias paramilitares do atual governo federal.

Marcio 10/09/2021

O autor narra com maestria a história do crime carioca. Leitura muito gostosa e recomendada a todos que queiram conhecer um pouco mais o Rio de Janeiro.

Jeane 10/09/2021

A república das milícias
Talvez o Estado não tenha a intenção de frear a expansão miliciana, mas sim abrir espaço com seu braço de legalidade para que os paramilitares substituam os que consideram indesejáveis e que se tornem por completo o poder estatal. Temos sido importantes aliados na execução e na naturalização desse ideal, exaustos pelo constante estado de alerta que a violência provoca

site: https://portavioleta.wordpress.com/2021/09/10/a-republica-das-milicias/

Adriana261 06/09/2021

Maravilhoso. É desesperador conhecer toda essa realidade
Uma leitura obrigatória. Muito bem escrito, fácil leitura de um tema pesadíssimo e desesperador.
Os dois últimos capítulos são de fazer chorar. O sentimento é de desesperança, mas algo precisa ser feito. Vivemos um governo de milícia. Somos governados por um miliciano e o Rio de Janeiro demonstrou que isso não é bom.

Tiarajú 06/09/2021

Ótima pesquisa
Infelizmente é um livro necessário para entender como pensa e age aquele que está no poder agora e sua família.

Humberto.Yassuo 04/09/2021

Que trabalho primoroso! Os lados de jornalista e de pesquisador acadêmico aparecem nesse trabalho pra lá de corajoso.

Podemos conhecer detalhes tão bem abordados sobre o emaranhado de fatos desse grupo criminoso em grande ascensão, que tanto depende da corrosão das instituições políticas e policiais para atuar.

Difícil é aceitar a insanidade coletiva que permitiu esse grupo chegar ao poder político.

Diego.Semblano 01/09/2021

Que livro amores
TODO BRASILEIRO DEVERIA SER OBRIGADO A LER ESSE LIVRO. Principalmente chegando perto das eleições. Pra ninguém se arrepender depois que votar.

Lara.Sperb 24/08/2021

Livro sensacional e essencial!

Escrita que flui e muitas informações apuradas que agregam o conhecimento do leitor acerca de todo histórico de violência do rio de janeiro.

O autor foi muito didático e soube separar as informações de uma maneira que o leitor não ficasse com excesso de detalhes sem conseguir assimilar tudo. Criou com uma narrativa dos fatos mais importantes para entender todo histórico.

Alexandre 23/08/2021

Fundamental para todo brasileiro
Se alguém quer ter alguma noção do nosso desafio na área de segurança pública, que já era imenso antes da chegada de Bolsonaro ao poder, mas agora é maior ainda, tem que ler A República das Milícias.

É um trabalho de fôlego que consegue nos mostrar o embrião do crime organizado até os dias de hoje - e isso envolve desde os primeiros "esquadrões da morte", formados no governo Juscelino Kubitschek, até as milícias que hoje dominam vasto território do estado do Rio de Janeiro, passando pela formação e desenvolvimento de organizações criminosas como PCC, Comando Vermelho, Amigos dos Amigos, Terceiro Comando, Terceiro Comando Puro e toda a contravenção do jogo do bicho e de máquinas caça-níqueis.

As pesquisas de Bruno Paes Manso e do Núcleo de Estudos da Violência da USP, onde trabalha, são primordiais para nos dar um norte sobre o perigo que corremos.

Com este livro, passei a entender melhor termos como "arrego", "matuto", "minerar", "embuchar"... Aprendi também a "ética" que preside o pensamento desses "justiceiros" que resolveram "sair do armário" há poucos anos. Compreendi a ligação de elementos oriundos de treinamentos militares (polícias ou Forças Armadas) nessas organizações todas. Pude passar a admirar nomes que tentaram e tentam mudar a lógica perversa desse sistema, como Marcelo Freixo e Luiz Eduardo Soares.

Conforme a leitura avança, vamos nos dando conta de quão na beira do precipício estamos. É preciso mudar a direção do leme deste país. Há muito a se fazer para brecar a multiplicação do modelo miliciano que só ganhou força com medidas do atual presidente, como a facilitação de compra de armas e munições, acompanhada de normas que impedem o devido rastreio dessas munições durante investigações criminais.

É questão de civismo falar desse livro e incentivar outras pessoas a ler a obra. Nossa visão sobre os governos e as polícias se alarga muito com essa leitura.

Nota 1000.

Edu 11/08/2021

A milícia tomou o poder
Bruno Paes vai além do óbvio e do que já está exposto e consegue desenhar a estrutura que levou bolsonaro ao poder e quem ele realmente representa.

Uma mistura de milícias, interesse próprio escusos, fanatismo e a crença fiel numa narrativa de guerra contra o fantasma do comunismo.

A reconstituição histórica de um rio de Janeiro de 1920 até os dias atuais explica como estado ficou daquele jeito e como saíram essas figuras obclscurantistas que habitam o cenário político.

Corremos risco de vivermos num Estado autorizado e viabilizado pela milícia das forças armadas e de negacionistas.

Samy.Pinheiro 26/07/2021

Necessário!
Livro necessário para entender o que acontece no Brasil, mais especificamente no RJ.

É daqueles livros que você quer que os outros leiam porque quer conversar sobre o que está escrito pois todo mundo deveria saber o que está sendo falado.

Tem uma escrita de fácil entendimento e a história é contada de forma linear que facilita bastante a compreensão.

Sem a romantização do que seria "milícia" no RJ pois há muito tempo não é para defender os moradores dos bandidos.

Retrata o surgimento da polícia mineira (que tem esse nome não por ser de MG e sim por mineirar o dinheiro) e dos esquadrões da morte, de como se originou a região de Rio das Pedras, as guerras de tronos entre traficantes X traficantes, milícias X milícias, traficantes X milícias e milícias + traficante X CV. Sem esquecer dos bicheiros. O que faz a dinâmica do crime ser diferente de SP visto que aqui tem uma hegemonia do PCC.

Tem Queiroz e Adriano, chefe do escritório do crime, CPI da milícias e Marcelo Freixo, sobre a morte de Mariele e as investigações, e lógico toda relação da Bolsonaro family com as milícias.

site: https://www.instagram.com/p/CRxaJVWDxJv/

Wallace17 25/07/2021

Estudos sobre as milícias
A República das Milícias é mais um livro importante do jornalista Bruno Paes Manso. Bruno também foi coautor do livro, A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime, ambos publicados pela editora Todavia Livros.

"As milícias são o conjunto de policiais, militares ou não, regidos por uma certa hierarquia e disciplina. A princípio com a intenção de garantir a segurança contra traficantes, os milicianos passaram a intimidar e extorquir moradores e comerciantes, cobrando taxa de proteção. Através do controle armado, esses grupos também controlam o fornecimento de muitos serviços aos moradores, como: gás, ‘gatonet’, vendas de terrenos, curral eleitoreiros entre outros".

No livro de Manso pretende responder às seguintes indagações:

1️⃣ Como esses grupos criminosos (milícias) se articularam?

2️⃣ Quais características das crenças e dos discursos em defesa de conflitos e homicídios e como ela se formaram?

3️⃣ Que mecanismos sociais entraram em ação?

4️⃣ Qual o papel dos erros e das omissões das instituições?

5️⃣ E até que ponto a realidade do crime no Rio de Janeiro ajudaria a entender a escolha dos eleitores por Jair Bolsonaro para presidente do país em 2018?

A minha experiência de leitura foi extremamente densa! Para explicar o fenômeno da milícia, Manso entrecuza: período da ditadura militar e tortura; Os primeiros grupos de extermínio; Corrupção policial e política; Disputa territorial de facções e milicianos; A dinâmica do jogo do bicho com o crime; O faturamento milionário dos grupos milicianos; O assassinato de Marielle Franco e Anderson; Atuação do então deputado estadual @marcelofreixo na CPI das Milícias; O “Bonde de Jesus” (grupo de traficantes que perseguiam as religiões de matizes africanas); E por fim como o Clã Bolsonaro, correligionários e assimilados surfam nesta onda de violência e tirania.

Infelizmente quem perde é o povo das favelas, são as centenas de milhares de pessoas pretas que são assassinadas ano após anos! Vide a chacina no Jacarezinho.

Enfim, a milícia é uma das grandes ameaças do Estado de Direito.

site: https://www.instagram.com/p/CO6inK6nLxb/

Adrian.Daniel 23/07/2021

necessário
para compreender a ponta do iceberg da situação política no país, esse livro é essencial, pois ajuda a entender as relações entre milícias, militares e como Bolsonaro se elegeu, é necessário ler se for brasileiro e quer entender o que aconteceu no Rio de Janeiro que levou Bolsonaro à 7 mandatos de deputados e à presidencia

Laianny Almeida 15/07/2021

Bolsonaro representa a tristeza de um país que não aconteceu
Quem tem o desejo de conhecer uma parte desse país deve ler este livro. O Rio de Janeiro é parte de um grande todo que hoje representa o Brasil. O país em que o povo decidiu acreditar que o crime compensa que se feito em defesa de alguns.
O livro é um roteiro das milícias que ocupam o Rio, seu início e ampliação e aponta como alguns se envolveram e lucram com isso.

É uma leitura necessária!
Sandrað· 15/07/2021minha estante
Leitura necessária nos dias de hj

Laianny Almeida 16/07/2021minha estante
Sim! Muito .

Matheus Bonfim 09/07/2021

Leitura obrigatória!
O autor é jornalista e cientista político, faz uma narrariva bem instigante e coesa sobre a formação das milícias, no Rio de Janeiro, e constrói a formação desses grupos até a eleição do Bolsonaro. É um livro que me deixou cabisbaixo, no final l autor tenta fazer uma mensagem de esperança, mas nossa realidade não nos permite tal sonho, mas devemos continuar firmes na luta.