A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Dyyego 14/09/2023

A república das milícias
Bruno Paes Manso consegue sintetizar de forma brilhante toda a história do carioca que levo o Rio de Janeiro está da forma como está atualmente. Leitura obrigatória para entender só a capital fluminense, mas todo o cenário político, econômico e criminal que cominou no infeliz resultado das eleições de 2018.

Thixgu 12/09/2023

Que experiência
Saber de onde vem tanto ódio e violência no Rio de Janeiro pode ser desesperador mas também esclarecedor, apavorado com esse livro mas feliz de conhecer mais esse universo.

Iris 04/09/2023

Apesar do assunto pesado, a escrita é muito leve e fluída. Uma grande pesquisa do autor, que traz tristeza e revolta.

Matt 21/07/2023

Bacana
Um professor me emprestou esse livro e agora eu estou bastante constrangido por ter demorado tanto pra terminar de ler. O estudo em si não é ruim, pelo contrário, é muito bom. O que me prendeu muito foram as referências de época e locais, muitas informações jogadas rapidamente ao leitor, dando um curto tempo pra se pensar. Mas quando é feito, você consegue visualizar todo o quadro investigativo, relacionando tudinho ali.
Enfim, realmente é uma obra essencial para compreender a atual situação política do país. Muitas coisas acontecem debaixo dos panos e precisamos de autores assim, dispostos a reunir os fatos a fim de construir uma narrativa.

oieamare 26/06/2023

Caramba!!!
A leitura desse livro foi bem cansativo por diversos motivos, alguns inclusive presentes na narrativa.
Eu senti que enquanto eu lia parecia ser tudo sobre um universo distante, mas na verdade é de um estado tão perto do meu. Bruno não poupou detalhes ao mostrar a bruta e dura realidade do Rio. Foi difícil ler sobre a negligência do estado em relação a toda uma região dominada pelo tráfico.

É uma leitura que recomendo. Me permitiu entender um pouco mais da história do meu próprio país, além de enxergar a Nova República com outros olhos.
Nem tudo aconteceu como eles queriam e muitas outras coisas deram errado.
Valeu o tempo. Recomendo!

luanivea 19/06/2023

A primeira metade desse livro foi muuuito boa. Me ajudou a ter uma percepção muito mais profunda sobre as milícias e todas as conexões com os crimes.
Gostei bastante do desfecho do livro, apesar de sentir que a segunda metade ficou mais lenta e o autor deu muita volta em torno de alguns assuntos.
Super recomendo pra entender mais sobre o crime no Rio de Janeiro e sobre como as milícias atuam.

Alice 14/05/2023

Muito bom mas confesso que fiquei um pouco cansada da leitura e enrolei muito pra acabar, não me prendeu tanto

Caique28 27/04/2023

Necessário
Forte, visceral e extremamente necessário. Apesar de imerso na narrativa me vi forçado a demorar pra acabar. Valeu a pena a maturação.

Marcianeysa 07/04/2023

" A violência, quando aclamada como solução, alerta para a fragilidade do pacto, abrindo espaço para ruptura e guerra fraticida"

Livro excelente, que, didaticamente, expõe a degradação do Rio de Janeiro, dominado pela violência e como essa violência levou ao poder Bolsonaro e seus asseclas.
Edson 07/04/2023minha estante
Apesar do caos que trouxe para o país, é triste perceber o quanto isso transformou pessoas em animais! Dá medo falar sobre política hoje em dia em qualquer canto do Brasil. O que o ser humano tem de pior dentro de si, bastou aparecer alguém que representasse isso pra que a imundície saísse dos esgotos e andasse pelas ruas como se fosse gente normal.
Amei sua resenha!

Julia 06/04/2023

Um livro que te faz entender e refletir sobre o funcionamento das milícias no Brasil e o quanto elas afetam todo o funcionamento do Estado.

Bruno, o autor e jornalista, simplesmente arrasou em casa detalhe deste livro...

Poly 19/03/2023

Não sei como fazer essa resenha
Ponto que você precisa sabe, antes de comprar esse livro...voce vai gostar, vai ler desesperada no inicio, mas depois meio que a mesma coisa se voce for Carioca, mas se não...vai ter o primeiro contato com essa realidade. O livro foi bem inscrito. Recomendo.

BArbara283 11/02/2023

Um tapa na cara
Leitura obrigatória para todos que querem entender sobre nossa atual política e os desdobramentos da dinâmica que permeia a polícia do estado do Rio de Janeiro.

Cristiano 30/01/2023

Uma aula
O autor é muito didático na sua apresentação do tema, inserindo mesmo os que não estão familiarizados com os acontecimentos do RJ e SP nos fatos sobre o tráfico é a milícia. Mostra a rede de contatos dos grupos criminosos que vai dos nascidos nos bairros aos políticos de Brasília, todos eles ganhando algo com o sofrimento do povo.
Me apavora o quanto o ser humano consegue abrir mão de sua moralidade, ou criar uma nova moral para se beneficiar de atos ilícitos em benefício próprio.
É uma leitura indispensável para quem quer compreender melhor como chegamos onde estamos, como diz o autor: "Sem dúvidas, há espaço para aprender e amadurecer depois do surto bolsonarista. [...] Uma construção que necessita do diálogo entre representantes dos interesses em jogo, para fortalecer os laços de solidariedade."

Dani 23/01/2023

Leitura essencial para entendermos como funciona nosso país no submundo do crime.
Precisamos olhar para o passado para tentarmos não cometer erros.

Fábio Perrucci 15/01/2023

Um obra essencial e indispensável
Uma obra investigativa na qual o jornalista e pesquisador Doutor Bruno Paes Manso se propôs a descrever cronologicamente a evolução das milícias no Brasil.