A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Dirlene Rezende 16/09/2022

Rio de Janeiro
Esse livro me fez ver como é com quem o representante da nação, que se tudo ocorrer bem de 2018 até 2022, se alinha.
O caso do Rio de Janeiro é complexo e não imagino como seria resolvido.

Rafaela Macedo 14/09/2022

Leitura Esclarecedora e Necessária
Livro totalmente necessário para entender parte dos problemas de violência que temos enfrentado. A corrupção está em lugares difíceis de imaginar, as autoridades vendidas favorecem a continuação desse cenário de guerra que o Brasil vive e que cegou tantos eleitores, a ponto de entregar o país nas mãos de um genocida como o Bolsonaro.

Lara 04/09/2022

Leitura obrigatória
Quer entender como um miliciano genocida chegou ao maior cargo de poder de uma das maiores nações do planeta terra? Leia A República das Milícias

Maria José 21/08/2022

Leitura imprescindível!
Bruno Paes Manso traz, nesta obra, numa linguagem simples e acessível, o resultado de seu trabalho como jornalista em áreas, do Rio de Janeiro, conflagradas pelo crime organizado e pelas milícias. Relatando entrevistas com líderes da milícia e do tráfico, o jornalista rasga o véu que poderia, ainda, embaçar a visão de autoridades sobre a relação espúria entre as forças policiais e a milícia, entre a polícia e o tráfico e entre os bandidos e altas autoridades, dentro do parlamento e no poder executivo.
Descreve, com detalhes, o surgimento da milícia, em Rio das Pedras e como foi se expandindo pelo Rio, ocupando espaços deixados pelo Estado.
Enumera políticos, entre eles, o presidente Bolsonaro e seu filho Flávio Bolsonaro, que deram apoio e condecoraram milicianos perigosos e violentos como Adriano da Nóbrega e Queiroz. Bruno explica toda a relação entre Queiróz e a família Bolsonaro.
Leitura imprescindível para quem quer compreender a fundo, a partir de trabalho de pesquisa primoroso e profissional, a realidade de domínio e violência que foi imposta ao Rio de Janeiro.

Paulo 04/08/2022

Essencial para entender esse momento do país
Esse livro faz um resgate histórico da ascensão do poder de esquadrões da morte nos anos 60, passando pelo traficantes nos anos 80 até chegar à ascensão dos milicianos. Todo esse cenário possibilitou a ascensão do Bozo à presidência com o lema de destruir valores e instituições.
O trágico resultado está aí, mas o autor encerra o livro com chamados para que possamos voltar aos trilhos.

marina 18/07/2022

a república das milícias
muito bom de verdade, um livro que todo mundo deveria ler, que abre a cabeça da pessoa para várias coisas, além de a leitura ser muito fácil por ter uma escrita muito boa.

Lucikelly.Oliveira 15/07/2022

Esclarecedor
Eu conhecia pouco esse submundo da violência no estado do Rio de Janeiro e é impressionante como a leitura nos esclarece situações que mesmo distantes ja eram absurdas mas conhecendo as práticas da PM - milicia fluminense tudo fica as claras.

le.se.caliope 27/06/2022

5 estrelas e favoritado
Em república das milícias, Bruno Manso tenta traçar um fio condutor entre o surgimento das milícias das comunidades do Rio de Janeiro, até a atual situação do país. Mais do que mostrar como estes discursos são pautados no medo do crime que permeia a sociedade, nesta obra podemos ver o ódio como propulsor dessas organizações. Um discurso violento que permitiu que o cidadão brasileiro se ?olhasse no espelho sem disfarces?.

Karol 26/06/2022

Ótimo resumo da história das milícias
Gostei bastante. Traz um bom resumo da história do surgimento das milícias e suas alianças com o tráfico e com os bicheiros. A linguagem é tranquila de entender, apesar da apresentação de muitos nomes e apelidos. O final traz a visão sobre o desgoverno atual e dá até uma agonia de relembrar como certas "figuras" com seus discursos grotescos foram eleitas.

victoria 20/06/2022

Leitura obrigatória.
O livro relata todo o processo de formação e desenvolvimento das milícias e mostra como hoje, a milícia e a política andam juntas. Explora as relações entre grupos de extermínio, o crime ultraorganizado em torno dos jogos de azar, políticos e militares na organização do combate às esquerdas no Rio de Janeiro e além.

Fala sobre como controlar territórios é infinitamente mais lucrativo do que simplesmente praticar o narcotráfico e como esse controle tão eficaz exercido pelos milicianos só é possível a partir de uma ampla colaboração entre os criminosos e as várias forças dentro do Estado.

"Como dizia Darcy Ribeiro, somos ainda "um povo em ser", na dura tarefa de encontrar o destino; há um país em busca de uma teoria sobre si mesmo, que em vez de olhar p/ fora [... ], precisa olhar p/ dentro e compreender melhor quem é."

Darinha 13/06/2022

Esse livro é BEM diferente do que eu estou acostumada a ler. Mas não deixa de ser um livro super interessante e extremamente atual.
O livro caiu de pára-quedas no meu colo devido a uma aula da faculdade, mas o enredo é tão cativante e tão real que preferi lê-lo a procurar os mil resumos da internet por aí.
É, de fato, uma história real contada sob o viés jornalístico para transmitir à população a evolução das milícias no Brasil, mostrando que não é um fenômeno recente e tampouco tem previsão de acabar. Mostra como as fações foram formadas e sob qual pretexto, principalmente o papel do Estado, ou o que deveria exercer, nisso tudo. Leitura extremamente atual, que mostra o lado que todo mundo conhece, mas finge que não vê, do governo vigente, e extremamente importante. Vale a pena demais.

boemillys 07/06/2022

fundamental
Bruno Manso, de modo simples, esclarece toda a relação das milícias com o poder público. Um livro fundamental para entender como chegamos nesse momento político. Certamente se tornou um dos meus favoritos da vida.

bibiana 06/06/2022

Livro muito bom
Um livro muito bom para entender como as milícias se formaram e como atuam.
Também para compreender como elas ganharam a força que tem hoje em dia

Porto 05/06/2022

Análise precisa
Apesar de denso, com muitos nomes diferente, apelidos e localidades muito específicas, é um bom livro pra entender a dinâmica dessa organização paralela ao estado que existe no país.

Rodrigo.Arriola 30/05/2022

Obrigatório
Primor de pesquisa sobre as milícias cariocas e sua relação com o Brasil atual. Leitura pesada que ajuda a compreender mecanismos presentes tanto na política como em ações como a da Vila Cruzeiro na semana passada