A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Paulo 20/05/2022

O Rio de Janeiro em colapso
O ambiente propi?cio para o surgimento do crime organizado no Brasil comec?ou a ser produzido antes mesmo da ditadura militar. Ao longo das u?ltimas de?cadas, as relac?o?es entre agentes do Estado e criminosos tornaram-se cada vez mais promi?scuas, a ponto de, frequentemente, na?o ser possi?vel delimitar as fronteiras entre atividades li?citas e ili?citas. Em ?A repu?blica das mili?cias?, Bruno Paes Manso demonstra como o Brasil se tornou um dos pai?ses mais violentos do mundo, a maneira como as estruturas da seguranc?a pu?blica sa?o arquitetadas para que crimes na?o sejam solucionados e, tambe?m, como foi possi?vel um poli?tico profissional e ex-militar, com um histo?rico de relac?o?es com representantes do crime organizado, chegar a? preside?ncia da Repu?blica.

comprido 28/04/2022

bom
Perfeito para entender, a milicia do brasil, especificamente do Rio, recomendo. Ponto negativo e que tem algumas noticias que eu ja conhecia, tipo ele pegou do jornal ,e resumiu com suas palavras. Mas o livro tem uma boa pesquisa densa sobre o assunto, me sinto quase um perito no assunto rsrsrsrs

Pat 17/04/2022

Livro necessário!
Bruno Paes Manso construiu um importante material para compreender o submundo do crime e da política brasileira nos dias de hoje. Nos ajuda a entender diversos aspectos da violencia e do crime no RJ, desde antes da ditadura militar, e seus resquícios na atualidade, chegando ao Congresso Nacional e a Presidência do nosso país. Um capítulo da nossa história, que revela muito sobre o fascismo e o poder das milícias, é trazido também no livro: o assassinato de Marielle Franco. Vale muito a pena ler!

Rssbnw 12/04/2022

OBRIGATÓRIO, NECESSÁRIO, VITAL...
Uma belo relato ds como um DEPUTADO INÚTIL E CORRUPTO se envolve com crimes menores como desvio de combustível e "rachadinhas" pq não tem know-how" para atuar nos grandes desvios. Porém esse VERME que durante TRÊS DÉCADAS não fez absolutamente NADA arranjou um jeito de entrar em uma milícia e o resto só lendo pra saber. LEITURA ALTAMENTE RECOMENDADA!!!

Júlio Maximus 24/03/2022

Interessante
É um livro bem esclarecedor, ele conta como as milicias surgiram e funcionam, além de mostrar ligações entre elas e vários políticos.

Rodrigo 11/03/2022

Ampla pesquisa
O livro tem uma ampla pesquisa sobre as milícias e é muito bem narrado. Gostei bastante da obra, vale a pena ler para entender sobre o tema

Rebb.Rocha 08/03/2022

"aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra" - Revolução dos bichos

Gui Mendes 04/03/2022

Fantástico e triste retrato do Rio de Janeiro
Por ser mineiro, porém torcedor do Fluminense, sempre tive um interesse e uma paixão pela "Cidade Maravilhosa" querendo conhecer mais a história desse lugar que visitei algumas vezes. Meu pai recomendou esse livro e ultrapassou totalmente minhas expectativas.

O livro por ser escrito por um jornalista tem uma linguagem fácil e que traz interesse a cada página, o que faz com que os capítulos relativamente grandes não atrapalhem nem um pouco a leitura, tanto que li bem rápido.

A história contada na obra é de um estado em decadência, com políticos se aproveitando de bodes expiatórios e políciais corruptos buscando por meio da violência, novas formas de obter lucros, seja pelo monopólio da venda de gás, transportes alternativos ou de jogos de azar, vale tudo pela ordem nas favelas. O autor termina explicando como esse pensamento surgido nas regiões controladas pelas milícias se espalhou pelo Brasil e elegeu um homem que representava todos esses males.

Uma das melhores leituras do ano até agora, recomendo a todos.

ZePPa 26/02/2022

ja havia lido o livro do bruno sobre o PCC e esse é muito bom tambem ajuda a mostrar como o crime e a politica andam de maos dadas no brasil e ainda se autodenoinam como salvadores da patria. nota 10

Matheus656 23/02/2022

Eletrizante
Que livro sensacional, eletrizante e completo

O autor aborda a origem das Milícias no Rio de Janeiro e das facções criminosas, aborda as relações dos porões da ditadura com os esquadrões da morte, a execução de Marielle e a ascenção do Freixo, a urbanização acelerada e atrapalhada da Zona Oeste do Rio e ligações da família presidencial com os grupos paramilitares

Mas tudo isso na verdade é um plano de fundo para o principal questionamento do autor: Em que momento é normalizado o ódio? Em que momento matar é cotidiano e usual? Em que momento a sociedade brasileira aceitou eleger um presidente com discurso de ódio e de extermínio? Quando a violência contra um inimigo se tornou redentora?

Nesses questionamentos o autor nos guia por uma imersão na política e no submundo do crime no Rio de Janeiro

Bruno.Villas 21/02/2022

Inicio de estudos
O livre resume histórias que outros conteúdos trazem com mais peofundidade. Talvez a vantagem seja o fato de este livro ser didatico, para quem inicia o entendimento do tema. O autor se coloca no livro em alguns momentos, narrando entrevistas

Bea 20/02/2022

Ótimo para entender o caos do Rio de Janeiro e demais áreas
Um livro excelente! Muito bem explicativo, cheio de conteúdo e com fontes dos quais são essenciais para o assunto. É uma obra densa e certas vezes tive de reler para poder entender um pouco mais devido a tanto nomes de pessoas envolvidas. Acredito que seja um livro extremamente necessário para todos que desejam entender um pouco da política brasileira e da milícia ainda mais neste ano de 2022 de eleição, apesar de ser especialmente voltado para o Rio de Janeiro, onde é o foco do livro. Aliás, mesmo que se foque no Rio, há como imaginar como pode ser aplicado na cidade de cada um, pois em todo lugar há milícia. Enfim, li pelo Kindle mas pretendo comprar o livro físico, pois acredito que será muito útil para mim até mesmo como consulta para um possível trabalho na faculdade (Direito) e para reler outras vezes com as marcações mais nítidas.

Paulinha 16/02/2022

O autor consegue reconstruir o histórico do problema crônico da grande criminalidade carioca, até a sua conformação atual, formada pela contravenção, tráfico, milícia, polícia e políticos. A complexidade das inter-relações e superposições dos atores sociais envolvidos tornam a tarefa da compreensão do fenômeno um grande desafio, algo que o autor Bruno Paes Manso consegue com afinada competência. Os registros que coleta de fontes primárias são documentos que atestam o vazio da grande maioria dos debates sobre a criminalidade organizada feitos no Brasil. Não à toa o jornalista integra centro de pesquisa da USP o tema. Tem propriedade para isso.

O livro atende ao público especializado e ao leitor em geral interessado pela temática. Leitura mais do que recomendada.

Fran Piva 01/02/2022

A cada página, mais raiva do momento que vivemos eu senti...
Um livro obrigatório para entender o atual cenário brasileiro, a relação da família Bolsonaro com a Milícia e a lógica de funcionamento das escolhas políticas do atual governo. Que nojo!

Camis 01/02/2022

A República das Milícias é meu primeiro livro de 2022. Foi uma boa escolha! A leitura é de fato necessária para compreender melhor as relações de poder vigentes no nosso país entre paramilitares/milicianos, traficantes, políticos e bicheiros.
Outro fator importantíssimo é tomar ciência sobre a distorção promovida pelos meios de comunicação sobre a ?guerra? que tem como alvo bairros pobres, que na verdade é um pretexto para apreensão de armas, drogas, dinheiro, carros e assassinato de ?suspeitos?.
Em alguns trechos a leitura se tornou um pouco massante em função da riqueza de detalhes sobre como funcionam algumas práticas ilegais, como o capítulo que fala sobre o tráfico de armas, por ex, mas tal característica é justificável quando pensamos na formação do escritor, que é jornalista.
Em outros pontos a leitura foi muito dolorosa, como o capítulo que trata das torturas na época da ditadura militar e o capítulo que trata sobre o assassinato de Marielle e Anderson.
Bruno Paes foi corajoso ao expor abertamente essas relações e todas as suas implicações. Nas palavras do autor, é preciso de um basta, o assassinato em massa da população pobre do RJ (e de outros estados) não pode ser normalizado mais, principalmente num Estado de Direito onde as leis devem ser respeitadas!