Autobiografia precoce

Resenhas - Autobiografia precoce

1 | 2 | 3 | 4

Math 24/12/2022

PAGU
nesse livro uma mulher muito guerreira narra sua própria história, as lutas e as glórias, os sorrisos e as lágrimas. sem dúvida esse livro irá te fazer pensar e conhecer mais sobre o comunismo no Brasil. o único defeito em minha opinião é a maneira como acaba.

Nadjini 28/05/2021

Ilusão e desilusão
Com uma linguagem envolvente, Patrícia Galvão, Pagu, nos dá um relato muito relevante sobre sua vida e sua trajetória política.

Essa leitura desconstruiu toda a imagem da ?musa modernista? que nos é apresentada. Conhecemos aqui, uma jovem em busca de um propósito para sua vida, envolvida em um relacionamento vazio, que encontra no Partido Comunista o preenchimento para o vazio que sentia. Na contramão, com o passar do tempo, ela se decepciona com algumas ações e trabalhos impostos a ela, em sua condição de mulher, pelo partido. Temos uma versão dura, realista é desconfortável do interior do movimento revolucionário de 30.

A trajetória de Pagu nos faz pensar nos nossos valores, sacrifícios pessoais e refletir de forma balanceada no real propósito da nossa militância.

Esse livro, pequeno, de rápida leitura, é profundo e sensível, tal qual um alfinete furando uma bolha.

Tiago 19/04/2021

Autobiografia precoce!
O título já é instigante. Fato que é uma autobiografia e precoce é a vida de Pagu. É uma leitura angustiante. A relação dela com o Oswald Andrade, com o partido comunista, o machismo e o marxismo. Às vezes dava vontade de parar. Mas quem disse que eu leio pra ficar numa zona de conforto?
Eulina.Cavalcanti 16/05/2021minha estante
Já tô querendo ler

Bru 10/09/2023

Direcionada para Geraldo, com quem Patrícia teve um relacionamento - embora não tenha registo expresso no livro sobre o relacionamento - relata parte de sua vida, desde a juventude até quando visitou Moscou.
Contou sobre o início de seu trabalho na política, no partido comunista.
Senti vontade de procurar saber mais sobre a vida de Patrícia.

Lice 04/07/2021

O íntimo de Pagu
Pagu superou minhas expectativas, a conhecia apenas como esposa de Oswald, e nessa obra descobri que ela é muito além disso. A história não se prende a uma linha de tempo, é íntima e profunda pois não foi feita para ser publicada, e sim para o seu amado Geraldo, em forma de cartas. Seus sentimentos tão expostos e verdadeiros, suas inseguranças relacionadas à maternidade, o relacionamento conturbado com Oswald, sua entrega e dedicação ao comunismo e como isso era tudo em sua vida. Que mulher forte, determinada e maravilhosa!!

Laís 05/07/2021

Quantas mulheres importantes foram apagadas da história?
Nossa, como eu queria ter ouvido falar de tu antes. Como me tocou tua história, tua forma de olhar e escrever sobre a sua.

Tua convicção e paixão por uma luta tão nobre é imensa, deu pra sentir daqui. Servir no sentido mais puro da palavra, sabe? Me emocionou. Apesar de curto, o livro é muito envolvente! To recomendo essa leitura pra todos.

oslivrosdagiu 29/10/2023

Pagu indignada
Pequena biografia e repleta de detalhes interessantes sobre a vida de Patrícia Galvão, a Pagu, personalidade da literatura e da historia cultural do Brasil. Nasceu fora de seu tempo e lutou bravamente pelo que acreditada. Nascida em 1910, essa mulher de atitude revolucionária deve ser conhecida pelas novas gerações porque se nós mulheres estamos aqui em condições melhores sobre nossa autonomia, devemos em grande parte à mulheres que vieram antes de nós, como a corajosa Pagu.

Luizaaa 24/12/2021

Passado brasileira
Já li alguns livros que retratam de lutas sobre classes e busca de direitos, mas nunca um brasileiro.

Bom, pra quem acompanha me skoob, percebeu que eu li bem rápidokkkj e isso conta que eu sempre acabo demorando para atualizar aqui(desculpem).

Eu amei do início ao fim, eu me entreti logo nas primeiras 20 páginas e acabei engolindo o livro, comi com farofa, como diriam muitos.

Eu acho muito válido ler, tem o protagonismo feminino em uma luta comunista no Brasil, por volta dos anos 1920.

Vanessa - @livrices 12/01/2021

Pagu e a procura
~Eu procurava. Sem saber o quê. Sem nada esperar. Alguma coisa que me absorvesse com certeza~.

Pagu certamente não encontrou o que tanto buscava, posto que a satisfação é impossível. Mas certamente deslocou para o partido comunista brasileiro toda a energia libidinal que possuía dentro de si (somada ao repúdio à sexualidade carnal imposta pela vida), e não sabia como expulsar. Dedicou-se ao partido em níveis imensuráveis, acatando a exigência de abandono da família e abdicando-se até mesmo de si. ~Estava tão empolgada pelo aspecto político da minha vida que ia matando gostosamente os resíduos da condição humana~.

Podemos dizer que Pagu foi uma mulher impulsiva e muitas vezes cega pelo ideal que construiu internamente. Mas não podemos dizer que não foi uma mulher corajosa, ousada, e que bancou ~a procura~ até o fim, legando às próximas gerações e à esquerda brasileira como um todo uma vida de dedicação e luta para o fim da exploração das classes, das raças e dos sexos. Viva Pagu!

Resenha completa no instagram @livrices (https://www.instagram.com/p/CJ8bRN-DUfJ/)

site: https://www.instagram.com/p/CJ8bRN-DUfJ/

Mariane 03/05/2022

Não sei muito bem o que dizer sobre esta obra, não conhecia a Patrícia Galvão antes de ver vídeos da Tatiany Leite falando sobre ela e realizar uma leitura conjunta, se não fosse isso talvez eu nunca viesse a conhecer essa mulher foda que foi a Pagu, numa vida com tantos altos e baixos...

Licia Maria 22/07/2022

A Musa
Fez e desfez na vida e o que fica é o fantasma da Musa do Modernismo ? Pagu é tão mais!

Alerta fenda no tempo: adoro como ela é testada o tempo todo, como tem que provar sua lealdade, seu conhecimento, sua técnica... parece aquele coleguinha que, quando você diz que gosta de futebol, imediatamente, te faz escalar a seleção da Iugoslávia na copa de 1930. A evolução é lenta.

Juliana 23/02/2022

"Sofra comigo."
"Aí tem você minhas taras, meus preconceitos de julgamento, o contágio e os micróbios. [...] Sofra comigo."

Eu já conhecia a história de Patrícia Galvão por cima, mas foi muito bom saber a história pelo seu ponto de vista. Fiquei com vontade de ler sobre a vida dela depois da década de 40, pois ela ainda fez mais contribuições para o país.

Leiam Pagu e leiam sobre Pagu. Amo muito ??

Denise - @embarcandonaleitura 21/10/2020

Surpreendente...
Uma mulher que lutou pelos seus ideais, foi presa, foi obrigada a se ver longe de seu filho, amou e não sabe se foi amada, lutou pelo que acreditava. Essa é Patricia Galvão.

Helena B. 18/05/2021

Aah Pagu. Que mulher maravilhosa!
Uma delicia de ler, pena que é muito curta. Essa autobiografia não foi produzida com o intuito de ser comercializada, mas sim como um diario de confidências para seu marido.
Por um lado, isso torna tudo mais intimo, pois Pagu não poupa palavras nem sinceridade ao falar de sua vida, mas por outro lado as coisas ficam meio confusas já que não temos tantas datas e referências.

Sol Belchior 23/01/2022

Recomendo!
"Perturbada, desde esse dia, resolvi escravizar-me espontaneamente, violentamente. O marxismo. A luta de classes. A libertação dos trabalhadores. Por um mundo de verdade e de justiça. Lutar por isso valia uma vida. Valia a vida."

Ta ai uma mulher que abdicou de muita coisa por um ideal. E pra isso, é preciso muita coragem.
Não conhecia a sua história, mas é impressionante a maneira que ela expõe suas crenças e ideais.
Revolucionária mesmo!

1 | 2 | 3 | 4