Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

Maria 13/08/2021

o que eu achei de shine
tinha muita expectativa que fosse amar por que eu amo livros com kpop
porém eu achei bem fraco, a escrita é bem ok e o livro também
não gostei muito dos personagens e acho que alguns foram apenas jogados na história com zero desenvolvimento
foi um livro bem fraco e eu me decepcionei com essa leitura
para mim o único ponto bom do livro foi poder ver mais sobre a indústria do kpop e como é a vida dos trainees

Bruna Torres 10/08/2021

O livro me pegou de surpresa, estava muito animada com a leitura e posso dizer que amei o livro. O final foi completamente diferente do que imaginei. Ansiosa pela continuação.

Lud 31/07/2021

fofoca contada pela metade quase mata fofoqueira
Me surpreendi positivamente com a escrita da Jessica. Estava MUITO animada pra ler e foi graças a ele que sai de uma ressaca literária, estava começando e não conseguindo terminar nenhum livro.

A leitura foi bem agradável, realmente gostoso de ler. A ambientação durante a narrativa é muito eficaz, principalmente ao escolher inserir palavras coreanas que são de fácil compreensão com o contexto narrado.

Sou kpopeira e muito fã de snsd, logo fiquei caçando algumas similaridades MAS FOI MUITO DIFICIL!! fofoca contada pela metade quase mata uma fofoqueira, jessica jung faça alguma coisa!

Enfim, apesar de ficar fervendo de raiva diversas vezes ~era a intenção do livro~ mal posso esperar para a continuação. Quero Rebequinha arrasando em carreira solo pelo amor de deus.

gabo 31/07/2021

O livro é bom, sinto que a história poderia ter sido mais trabalhada, mas a Jéssica Jung com certeza se inspirou em algum dorama e fez algo mais "bobinho".
Uma das coisas que mais me irritaram, foi a infantilização na irmã da Rachel, ela muita das vezes era citada como uma criança que fazia você se esquecer que ela tinha 13 anos.
A Rachel é uma protagonista MUITO irritante, por mais que ela tenha bastante insegurança em diversos aspectos, é chato o fato de ela sempre se culpar por tudo e nunca tentar resolver nada dos assuntos. Se ela sentasse e conversasse por dois minutos, o livro teria -50 páginas.
Ele remete sim a um dorama, mostra (eu acredito) a realidade de como é a vida de trainees de kpop e como o machismo ainda é tão presente nos dias atuais. Não curti o final, pois senti que faltou muitas coisas, mas pelo o que vi tem um segundo livro, então espero que ela consiga abordar os assuntos que não tiveram explicação.

Danverschasee 29/07/2021

Me tirou de uma ressaca literária infernal na qual estava desde 2020! Me surpreendeu positivamente, e abriu meus olhos para muitas das ilusões presentes no mundo do kpop. Me tornei muito interessada no universo coreano e suas qualificações, e espero por uma continuação. Annyeonghaseyo, Rachel!

Angel 14/07/2021

Adorei
Achei o livro super interessante, ele conta de toda a trajetória de uma artista no mundo do kpop. Ele aborda aspectos bem sensíveis como a rivalidade feminina, a pressão estética e o machismo, e todas as experiências foram vivenciadas pela própria autora e por milhares de meninas.
Com certeza recomendo e leria de novo.
Fiz uma resenha mais detalhada em meu instagram!

Bella Books 07/07/2021

Mais um favoritado ?
Comecei o livro super empolgada pois era de uma autora que eu amo! O livro trouxe vários aprendizados e reflexões, fala sobre as dificuldades para ser um idol de k-pop e, principalmente, seguir seus sonhos a todo custo. Amei muito!??

Livinha 28/06/2021

Eu entendi que é para ser um livro leve e divertido, mas terminei o livro sentindo que alguma coisa estava faltando e não conseguia saber exatamente o que era....
Até que achei uma resenha do Goodreads que exprimiu exatamente como eu me senti:
"É uma pena que este livro tenha que se apoiar tanto em clichês e não tenha nenhuma autorreflexão da parte de Jéssica. Quer ela seja Rachel ou não, e quer alguma coisa contida neste livro seja verdade ou não, parece uma fanfiction de autoinserção de uma fangirl e é simplesmente mal executada."

No final das contas eu não achei o livro ruim, mas eu também não achei bom, e senti falta de um glossário para as palavras em coreano. Entendo que é para fazer o leitor pesquisar, mas isso é uma coisa que acontece de forma recorrente durante o livro, e acaba quebrando a fluidez da leitura, pelo menos para mim....

Tais 27/06/2021

Eu AMEI!
É um livro bem leve e divertido com uma escrita bem fácil. Você entra na história muito rápido, é bem diferente do que eu leio... Mas eu gostei bastante. Eu não gostei muito do final, mas tudo bem. Já era de se esperar.
Gostei de como ela falou sobre vários assuntos como machismo, como as empresas se aproveitam dos adolescentes, com horas e horas de treinamento, sobre a rivalidade feminina e muito mais.
Enfim, é um livro muito bom. Com certeza no futuro eu irei fazer uma releitura desse livro.

Camila 24/06/2021

Satisfez minha curiosidade
Sou consumidora assídua de kpop, então esse livro satisfez minha curiosidade em relação aos bastidores da indústria que julgava conhecer tão bem, mas que ainda me surpreendeu bastante.

Ally.Rodrigues 20/06/2021

Maravilhoso
Iniciei esse livro por uma indicação e me vi completamente apaixonada por sua narrativa, ele é realmente bonito e chocante, vi que algumas lacunas ficaram abertas então preciso da continuação logo?

Ariel.Zacarias 17/06/2021

Leve
É um livro engraçado, leve e divertido. Você se envolve facilmente com a história e os personagens, é um livro que provavelmente vai te ajudar a sair de uma ressaca literária.

Candy books 15/06/2021

Esse é um livro bem diferente dos que costumo ler, mas me surpreendi muito. A história é leve, mas faz críticas à indústria. É muito bom