Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

Natine 19/10/2021

Jessica Lenda
Li o livro inteiro em um dia, talvez por saudade, ja que igual a Rihanna, Jessica Jung também desistiu de vez de agradar os fãs com música.

Cress 04/10/2021

N foi o que eu esperava (de um jeito ruim)
Quando eu fui ler esse livro eu achava que ia ser uma leitura divertidinha mas não foi bem o que eu esperava. Primeiro que o livro tem muitas coisas que me incomodam, mas eu nem posso reclamar delas porque são parte do cotidiano das treinees (que são as meninas que treinam para se tornarem idols, estrelas do k-pop) como por exemplo a obsessão com a magreza, o machismo escancarado, a diferença de tratamento até por parte dos fãs dos artistas masculinos e femininos e a rivalidade entre os treinees. Mas por mais que seja a realidade (aliás o livro foi escrito por uma cantora famosa do k-pop) ainda me incomodou muito, e essas rivalidades não foram bem desenvolvidas, como por exemplo uma das meninas drogando a protagonista e o fato é tratado super bem ???? Ou as relações bem superficiais dela com o namorado dela, que uma hora eles se encontram, na outra já namoram e na outra já brigam?? Entre outras coisas que nao são problemáticas, mas nao foram bem desenvolvidas e só contribuiu pra uma leitura mais arrastada, sem contar que o livro acaba do nada, pois provavelmente vai ter uma continuação. Uma pena, porque achei q ia amar esse livro.

Tw: gordofobia, machismo, dopagem

withluvgui 27/09/2021

Um livro que todo fã de K-POP deveria ler
Esse livro não é apenas um livro, assim como Jessica Jung não é apenas uma escritora.

Antes de mais nada, saber que Jessica Jung foi uma integrante do Girls Generation, o maior grupo feminino que o k-pop já presenciou, é essencial. Sua história ao sair (ou ser expulsa?) do grupo não é apenas uma incógnita para os fãs, como também lamentável pois a indústria se ?fechou? pra ela em muitos momentos logo após o ocorrido, limitando-a.

Durante as páginas você acompanha a jovem Rachel tentando realizar seu maior sonho: se tornar uma idol na indústria. Entretanto, viver um romance e enfrentar desafios as quais - na minha humilde opinião - nenhum adolescente deveria enfrentar também são narrações recorrentes. Assim como Jessica, a Rachel não é apenas coreana, nem apenas americana, e sim possui essa ?união? correndo em suas veias. Com problemas de identidade causados por esse fato, unidos a sonhos de infância que parecem estar desmoronando cada dia mais e um toque de problemas familiares, esse livro traz uma escrita leve e até mesmo inspiradora. Por fim, expõe a indústria que cada vez mais se populariza na Coréia do Sul e no mundo, de maneira mais crua possível. Acredito que muitas, senão todas as páginas contém informações ?escondidas? a respeito da realidade que a autora esteve inserida por anos.

Não há ninguém melhor pra explicar o k-pop do que a Jessica, assim como não há maneira melhor de entender que ?nem tudo são flores? como lendo esse livro - lúdico, didático e ao mesmo tempo leve.
adoracomuna 30/12/2021minha estante
Amg vou dar minha opinião tbm! ? A autora era idol e eu que sempre curti as músicas e sempre acompanhei não vi nenhuma novidade aí ou algo que acrescente ou algo único! Se quiser ver minha resenha pra entender meus pontos de vista de uma olhadinha ?

Gabriela 23/09/2021

Muito bom. O final foi super corrido, bem confuso até, mas o começo me ganhou muito.
Espero que a Jessica escreva um segundo livro para esclarecer tudo o que ficou sem final.

Mayra 16/09/2021

Estava animada para a leitura, mas infelizmente me surpreendi negativamente. Alguns acontecimentos eram dignos de fanfiction de baixa qualidade.
Apesar disso, há pontos positivos, como a exposição e crítica ao machismo tão presente na indústria do K-Pop e as impressões pessoais de Jessica na personagem.

visionsofyas 15/09/2021

a rachel de cada uma de nós
"somos corajosas. somos poderosas. quando sentimos que não aguentamos mais, lembramos que já fizemos isso antes e vamos fazer de novo."

a protagonista vive naquela fase cheia de incertezas quanto ao seu lugar no mundo e em luta constante com o julgamento e a competitividade da indústria de kpop. o livro permite que a gente conheça mais sobre a vivência de um membro da indústria, as fãs de kpop e os curiosos vão gostar. o romance é meia boca, já que o foco é na jornada da protagonista e no desenvolvimento da resiliência necessária pra sobreviver num lugar tóxico. algumas questões ficaram em aberto. no geral vale a pena e lembre-se: "ajeite a postura e sorria como se o mundo inteiro fosse o seu melhor amigo".

arielle.braz 12/09/2021

Uma pequena prévia de como é o mundo do K-pop
Shine é o primeiro livro escrito por Jessica Jung. O livro conta a jornada de Rachel Kim, uma trainee com o sonho de debutar em um grupo de K-pop.

E quem não seria melhor para escrever um livro de K-pop que uma pessoa que já foi integrante de um dos maiores grupos femininos da Coréia do Sul?

Jessica é ex-integrante do grupo 1° da nação, Girls Generation e no livro é perceptível que Sica usou situações de sua vida de idol de K-pop no livro, como por exemplo suas dificuldades em ser mestiça (tanto a autora quanto a personagem são estadunidenses de origem sul-coreana), mas nada indica totalmente que o livro é uma biografia e a autora nunca disse que é sobre a sua vida.

O livro acompanhamos a jornada de Rachel em se tornar uma integrante de um grupo feminino de K-pop e suas dificuldades em seus relacionamento com suas futuras colegas de grupo, suas inseguranças e seus sentimentos por Jason.

A leitura é bem leve e divertida, fiquei impressionada com a escrita de Jessica pois é seu primeiro livro e conseguiu trazer uma boa história, o livro conseguiu me prender e li muito rápido. Recomendo.

Sara 10/09/2021

Ler esse livro foi como ler uma fanfic, dessas fáceis de encontrar no Wattpad ou qualquer outro site que o pessoal use pra postar as histórias.
Quando comprei esse livro fiquei pensando que a Jessica, por ser uma cantora de k-pop, traria alguma coisa a mais. Uma coisa nova, uma coisa que a gente ainda não tinha conhecimento sobre a indústria.
Não estou falando que o bullying entre integrantes do mesmo grupo não exista, e eu sei que é especialmente pior pra quem é estrangeiro, que as empresas não sejam umas belas vagabundas. Eu sei de tudo isso, qualquer um que acompanha os acontecimentos do k-pop sabe, não é lá grande surpresa.
Mas sabe quando você tá esperando muita coisa e acaba que o livro não é tão legal assim? Foi bem isso. Achei a Rachel chata, a mãe da Rachel fazendo coisas sem sentido, o pai completamente sem noção de qualquer coisa, o Jason bem meia boca pra ser romântico de alguém, a Mina uma vilãzinha bem comum pra livro adolescente. A única que parecia normal era a irmã de 12 anos, que agia como uma garota de 12 anos.
Nossa e uma coisa que me incomodou horrores: as palavras em coreano romanizado no meio do texto. Gente que péssimo. Eu sei que o livro se passa, majoritariamente, na Coreia, que as pessoas falam coreano, não precisa meter ali no meio um eomma, appa e afins. Realmente a tradução de algumas palavras não fazem sentido na frase ou fica estranho quando a gente fala em português, mas mãe, pai, vó, olá, obrigada fazem muito sentido.

Mari 09/09/2021

A Sica não erra nunca mesmo
Shine é um livro muito bom, e com alguns elementos diferentes do que é comum nesse estilo de livro. Afinal, é um livro sobre kpop, e quem escreveu é uma das idols mais memoráveis e icônicas de todo o kpop. A jessica escreveu esse livro de uma forma tão suave e empolgante, te dá de ler tudo de uma vez e você se vê torcendo pela Rachel durante todo o livro.
O romance é bem clichê mas continua sendo fofo, e a rivalidade dela com uma das meninas também é clichê, porém mesmo assim senti muita raiva.
No geral o livro apesar de ser meio clichê, é muito bom e vale a pena ser lido. Principalmente se você é golden star, pq é possível relacionar algumas coisas que acontecem no livro com o que realmente aconteceu com a Sica e pelo menos para mim foi muito divertido pensar ?hmm sera que isso aconteceu com ela e isso foi uma indireta?? Apesar de ser a história da Rachel, tenho certeza que ela colocou algumas situações que já aconteceram com ela enquanto ela ainda era uma integrante do Snsd.
Enfim, muito bom, to ansiosa pro próximo. Leiam!

purestxheroine 05/09/2021

jessica jung !
literalmente só comprei esse livro porque foi a jessica quem escreveu. eu achei legal, parecia que eu tava lendo um roteiro de dorama. o final foi meio inacabado no sentido de que algumas coisas ficaram meio que sem resolver, mas foi bom mesmo assim. enfim eu te amo jessica jung eu te amo muito.

Amy_Pimenta 31/08/2021

A kpoper que habita em mim saúda a kpoper que habita em você. Mais de 7/8 anos como kpoper, superando as fanfics, agora lendo um livro feito pela fantástica Jessica Jung ( Ex-SNSD e tantas outras coisas - Solista, estilista, empresaria) que retrata a realidade que li tanto a tantos anos, e ter a opinião e o ponto de vista de uma ex-idol foi ter um ponto realístico de alguém que viveu algo por tanto tempo nessa realidade.
O livro é muito bom, fiquei surpresa com a escrita e a historia, n minto que tive uns preá julgamentos, imaginando que teria coisas que me incomodariam, mas é muito envolvente. A indústria do Kpop de fato é muito toxica, é obvio para todas as kpopers isso (talvez menos as novas nesse mundo), e além de toxica é muito machista, mas o livro me fez repensar ainda mais cada sorriso em vídeo que já assisti nesses anos. Me deixou apavorada e um tanto paranoica.
Toda kpoper (talvez menos as que batem bem da cabeça) já se imaginou sendo uma idol, e eu n seria diferente, eu já suspeitava que a indústria seria gordofóbica, toxica, tudo de ruim, mas mal sabíamos que o ruim que víamos era o mínimo do mínimo dessa indústria.
Sim, o livro é muito bom, muito necessário para nos abrir a realidade da indústria, mas não faço ideia se terá um livro dois, e acredito que seja preciso um livro dois, há muitas pontas abertas, muitas perguntas que não foram respondidas. Como o que aconteceu com a Akari (amiga da protagonista), o que de fato acontece na DB, o envolvendo o pai da Mina, envolvendo o Jason, mas não sei se terá um livro dois (se alguém souber responder eu aceito) mas o livro ainda é muito bom, não posso dizer o contrario.

clarinha 27/08/2021

shine
gostei mais do que esperava da leitura. sinceramente, não tinha grandes expectativas pra escrita da jessica jung, mas achei ela bem fluida e fácil de acompanhar. o plot também me prendeu por se tratar de um assunto que eu gosto, então foi outro ponto positivo.
os personagens... então kk. senti raiva de todos eles em algum momento, mas acho que era mesmo a intenção com a maioria. queria mais desenvolvimento da akari - ela apareceu como melhor amiga pra sumir - na situação com a db, mas como tem continuação, acho que a jessica vai trabalhar isso melhor no próximo livro - pelo menos, é o que eu espero.
num geral, achei o livro bom. se você gosta de doramas (a história segue essa linha dos doramas, com cenas clichê e etc) ou se interessa por k-pop, acho que esse livro vai te agradar.

Luiz111 24/08/2021

Confesso que não tinha expectativas muito altas sobre o livro. Mas me surpreendi muito! A escrita da Jessica é maravilhosa, e apesar da história se parecer bastante com uma fanfic do wattpad, me senti envolvido na história e mal vejo a hora de ler a continuação.

Liv Lima 16/08/2021

Shine... A hora de me fazer amar e sentir raiva
Eu preciso admitir, pensei que a Rachel me deixaria irritada, mas me enganei profundamente nisso. Pelo contrário, ela me surpreendeu e muito com as suas atitudes, principalmente na sua decisão em relação ao relacionamento com o Jason.

Uma coisa que me deixou irritada, além da Mina ser uma chata e o Jason não ter noção alguma das coisas ao redor dele, foi como a indústria do K-pop é cruel de uma forma que a gente que tá de fora nem imagina. Eu já sabia de algumas coisas que eu via na internet, mas ler isso na visão de alguém que tá sofrendo com isso e tentando construir uma carreira nessa indústria, dói demais.

A Rachel é só uma adolescente, não só ela como todas as trainees, e eu sei como é difícil essa fase da adolescência, onde a gente descobre coisas novas sobre nós mesmos e sobre os outros, sentimentos confusos e diversas outras coisas. E passar por isso em uma indústria tão tóxica não é nada fácil. Eu admito muito todas elas que conseguiram permanecer ali, porque se fosse eu já tinha chutado o balde faz é tempo.

A escrita da Jessica é muito gostosa de se ler, você sente tudo que a protagonista sente, você entende como ela passa por cada desafio e tudo isso só faz você amar a personagem e odiar outros. No início eu até tentei dar uma chance pra Mina, mas sério, não suporto ela, talvez no segundo livro aconteça algo que me faça mudar de perspectiva, porque acredito que ela seja uma vítima desse mundo competitivo que elas vivem, mas por enquanto eu não suporto ela e quero que a Rachel de vingue de todas as coisas que ela já sofreu.

O livro é muito bom e tem muitos momentos fofos e emocionantes, que vão te fazer chorar, pelo menos eu chorei ahahahaha, ou passar raiva e até mesmo tirar muitos sorrisos.