Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

Jullie 05/01/2022

Amo a jessica com todo meu coração mas esse livro foi uma tortura do começo ao fim. Senti como se estivesse lendo uma fic do wattpad, mas não uma boa e sim aquelas escritas por crianças de 12 anos. Não tem nada de inovador na história, principalmente pra quem é kpopper e sabe como é a indústria. Além disso tem um protagonista que é sem sal desde o início, um romance sem pé nem cabeça e situações que nada mudam na narrativa e so servem pra encher linguiça. Desculpa Sica, eu juro que tentei :(

Obs: é extremamente irritante a tradução desse livro que deixa alguns "termos" romanizados quando na verdade são apenas palavras em outro idioma que possuem tradução! Qual a necessidade de deixar "appa" em um livro sendo que poderia ter simplesmente traduzido pra "pai"???? Isso acontece o livro inteiro e da vontade de tacar o livro na parede. Se eu quisesse ler em coreano eu comprava em coreano.

Liv 12/01/2022

O livro realmente parece uma fanfic
Eu via muito as pessoas falarem que esse livro parecia uma fanfic, e realmente parece, não que isso seja uma coisa ruim, a história é boa e provávelmente se você é kpoper vai gostar, a escrita da Jessica e a diagramação do livro são boas, a única coisa que me encomodou um pouco foram as palavras em coreano espalhadas pelo livro, teve muita coisa que eu não entendi por isso mas, creio que isso seja uma coisa do tradutor

Ju 16/01/2022

Shine
Não sei por onde começar! Foi um livro que me fez refletir muito sobre o kpop em si! Óbvio que se sabe o quanto essa indústria pode ser tóxica, mas algumas situações me fizeram pensar que a própria autora já tenha passado por elas.
A escrita é bem fluida e te faz querer continuar lendo. Estou ansiosa pelo próximo, quero ver se a autora irá desenvolver alguns arcos da história que ficaram em aberto (acredito que com a intenção de ter o próximo livro mesmo).
Algo que me deixou com raiva no livro foi o tanto de rivalidade feminina que há nele e algumas partes em coreano que de fato eu gostaria que tivesse notas no livro dando a tradução de algumas partes.

jooniejou 19/01/2022

Gostei porém esperava mais
Eu tava bem ansiosa pra ler tanto que comecei a leitura assim que comprei, a estrutura da narrativa se assemelha bastante com a de uma fanfic infantojuvenil clichê, tem até a rivalidade feminina(e bastante inclusive). Claro que como estamos falando de indústria do kpop ?e foi escrito por nada mais nada menos que alguém que vivenciou esse ramo? deu uma afastada desse clichê e mais detalhes dos "bastidores"(o que tornou mais interessante), além da fluidez da escrita da autora que me deixou vidrada mesmo descontente com um ponto aberto ou outro, que espero que venham ser debatidos em um próximo livro.

Minha avaliação foi influênciada pelo que eu esperava(uma escrita mais séria, 100% pé no chão e polêmica admito) e por pontos já mencionados antes e detalhes da história da metade do livro. Por isso mais gostando do que odiando dei 3 estrelas

Sofia 22/01/2022

Livro leve, cheio de surtos e verdades duras
Eu gostei muito desse livro, no começo achei um pouco chato mas logo a leitura se torna leve e rápida.
Livro PERFEITO pra quem ama kpop, o fato de ter sido escrito por jessica Jung, ex membro do girls generation, torna certos pontos do livro mais pesados por sabermos que tem um fundo de verdade.
É um livro que recomendo super.

Mary - @mundo_literario.mary 09/02/2022

Um livro que todo fã de K-Pop deveria ler
? Desde muito nova Rachel Kim sonha em se tornar uma estrela do K-Pop, quando tinha 11 anos ela foi chamada para fazer parte da DB Entertainmet.

? A sua dedicação é visível, pois ela se esforça muito para atingir a perfeição esperada, mesmo com muitas dificuldades e seu medo de câmeras ela não desanima e está disposta a tudo para se tornar a mais nova estrela do K-Pop.

? Agora com 17 anos ela se ver desespera, pois logo irão anunciar a formação do novo grupo da DB e a cada dia essa disputa fica mais acirrada, mas ela não perde a esperança pois se não estrear agora talvez nunca realize o seu sonho por está ficando "velha demais".

? Só que ela não esperava que Jason Lee, membro de um grupo muito famoso gerenciado pela DB pudesse se aproximar dela e ao mesmo tempo mexer com os seus sentimentos, só que namorar é algo proibido para trainees, mas será que ela irá conseguir se afastar dele a tempo de realizar o seu sonho?

? Este é o primeiro livro escrito pela Jessica, e nele podemos ver como a indústria do K-Pop funciona e como as meninas que sonham com isso passam por cada coisa para um dia poder brilhar. O livro é super fluido e leve, Rachel é um protagonista maravilhosa, super madura e que não desiste jamais do que quer.

? Se eu não me engano esse livro é o primeiro de uma série que a autora está fazendo e eu estou muito animada para ler essa continuação quando for lançada, um livro que todo fã de K-Pop deveria ler, recomendo demais.

beatrice48 14/02/2022

Um livro muito gostoso de ler
Eu gostei muito desse livro. Já fazia um tempo que estava atrás de um de romance bem clichê e esse foi perfeito. Fez com que eu me transportasse para a história e vivesse cada momento da vida dos personagens. Eu achei muito legal e um clichê fofo, nada cansativo. Além disso, tiramos a lição de viver nossos sonhos e persistir neles, se eles ainda nos fizerem sentido.

Recomendo!

Anny 17/02/2022

Não entendi o propósito desse livro
O livro expôs muito bem como a indústria do k-pop é tóxica. Apesar da escrita ser leve e muito simples, são temas pesados sobre machismo, manipulação, uma vida de aparências e o tratamento doentio que os trainees têm antes de debutar. No final, o livro tenta vender que apesar de tudo isso, vale a pena seguir esse sonho. Mas aí é que tá: não vale. Não adiantou a Rachel falar várias vezes o porquê do sonho dela, nada compensa o pesadelo que ela passou. O final foi horrível. Ela abriu mão da saúde mental, entrou em um ambiente ainda mais tóxico do que antes depois de um linchamento e de ser manipulada por alguém que confiava, em uma rivalidade feminina absurda. Completamente sem sentindo a jornada dela. O livro foi realista e irrealista ao mesmo tempo. E, no final, foi completamente fútil.

Pris 20/03/2022

Não é só fofoca
Eu peguei esse livro única e exclusivamente por ser escrito pela Sica, a verdade é essa. Mesmo eu amando K-pop, e ouvindo há mais de 10 anos, se não fosse um idol que eu gostasse escrevendo, provavelmente eu não ia me interessar em ler, então eu tinha poucas expectativas. No geral, eu esperava um livro divertido apenas e acabei surpreendida.

Shine é realmente divertido de ler, mas toca em pontos importantes de forma bem feita. Jessica é bem melhor escrevendo do que eu esperava, mesmo que sua escrita ainda precise evoluir bastante, para um primeiro romance, está bem melhor do que esperado, isso levando em consideração que esse livro é para um publico mais jovem, então não podemos esperar também algo mais complexo. E é nesse ponto que sinto que ela mais se destaca: em conseguir tocar em assuntos mais pesados, com uma escrita leve para um público jovem, sem soar como se tivesse simplificando demais ou dramatizando demais.

A falta da Sica vem principalmente em desenvolvimento de personagens. Enquanto alguns são muito profundos, com várias camadas, como a irmã da Rachel, Leah, ou a Mina, que é a inimica dela, outros são vazios e muito 2D, como as amigas da Rachel. Existe até uma tentativa do livro de criar um plot para as gêmeas, que fica completamente perdido tendo apenas 2-3 cenas durante as mais de 300+ páginas. No geral, a gente nem sabe nada direito sobre elas ou sobre a Akira, que em teoria é a melhor amiga da Rachel, o que torna complexo quanto o plot exige que a gente se importe com o rumo dessas amizades. Outra coisa é que muitas vezes assuntos aparecem, tem um certo destaque por algumas 10-20 páginas, e depois nem são citados novamente, como por exemplo, o interesse da Rachel por moda, que quando é citado parece super importante, mas esse interesse dura por 10 páginas, pois depois a Rachel nem pensa em nada relacionado a moda em momento nenhum.

Eu gosto da abordagem de K-pop, vindo de uma ex-idol, eu não sabia direito que esperar. Todo mundo que acompanha K-pop sabe o quanto essa indústria pode ser tóxica e o quanto é complicado, e a Sica consegue tocar muito nos pontos negativos. Ela fala das dietas insanas, o que é muito sutil, pois não existe uma conversa sobre distúrbios alimentares (mas a sementinha está plantada caso ela queira explorar isso mais para frente). Ela foca mais em falar da vida de trainee, o quanto é difícil, sobre escancarado machismo na indústria e sobre como as empresas ficam fazendo jogos de poder com as pessoas que fazem parte dela. O quanto esses trainees, e muitas vezes idols, não tem poder de escolha e nem controle sobre o que vai acontecer com eles, e como essa situação piora se você mulher e piora mais se você não vem de família rica. Se você gosta de k-pop, vai conseguir ver histórias de idols que você gosta nessas páginas.

Também tem a discussão de ser descendente coreana, mas nascida na America, que é muito interessante de ler, e me deixou até bem triste. A gente sabe que é complicado, mas ela consegue pontuar muito bem o quanto isso afeta os personagens. Tem uma personagem, uma das amigas da Rachel, que é japonesa, a Akira, e ela é tão pouco desenvolvida que a gente não consegue saber se a Akira para pelas mesmas coisas. Lembrando: elas deveriam ser MELHORES AMIGAS. E isso foi uma falta para mim.

A história do livro me surpreendeu também, tem um plot twist ali no final, nas últimas 100 páginas, que eu definitivamente não vi vindo, eu não estava esperando de verdade mesmo. Achei muito bem feito, achei que faz sentindo e gostei da conclusão que ela deu para a história. Tinha muito potencial para um final ruim, mas eu amei o final e me deixou querendo mais. Quero muito ler o segundo livro que sai esse ano, e ver a evolução da Sica como escritora.

E lembro de novo: se você, como eu, é mais velha, uma pessoa mais velha que staneia K-pop, lembre que o público alvo desse livro são pessoas de 13-14 anos e não espere uma complexidade além do que o livro se propõe a entregar.

petitprincekai 23/03/2022

'Shine' is a good book, but the author, Jessica Jung, let this fall into a stereotype espiral telling a story that sounds pathetic when you think of this at all. The romance is good but, Mina and Rachel's rivalry is kinda stupid (?). Since it's Jessica's first book, I believe that she lost herself in the middle of the book, introducing a romance that became the focus in a story that is about following your dreams. The ending has a good cliffhanger, and I really am anxious for the sequel, expecting to be better than its prequel.

Loouiiz 31/03/2022

"Do que você desistiria para realizar o seu maior sonho?"
Eu comprei esse livro unicamente por ser escrito pela Jessica. Queria apoiar como fã de kpop e estava realmente curiosa sobre como seria a história. Como uma amante da cultura coreana fiquei eufórica com uma história sobre o mundo das trainees contada por uma idol(me deu um gostinho de realidade). Cada capítulo que eu li de "Shine" me fazia pensar em como eu daria de tudo para ver esse enredo em um dorama. Eu super indico esse livro para um kpoper que quer melhorar os hábitos de leitura. É super rapidinho de ler e tem aquele gostinho conhecido para quem vive nesse mundo.

Hanna 04/04/2022

Shine uma história no mundo do kpop
Eu recomendo bastante principalmente para quem é fan de kpop e dos girl grups.
É uma história divertida e fácil de ler além de vermos um pouco da vida de trainee pelo ponto de vista de uma idol a Jessica (ex girls generation vulgo rainhas do kpop).

Lisa 12/04/2022

Shine; uma chance de brilhar. Vale a pena ler?
Shine é uma ficção juvenil muito focada em romance e no auto descobrimento. Li o livro em poucos dias e sua leitura é fácil e leve de fazer. Indico para pessoas interessadas no processo de começar e desenvolver o gosto de leitura.

Por muitas vezes enquanto estive lendo o livro pude pensar que o próximo passo de nossa protagonista, Rachel, seria previsível e por fim me surpreendia quando ela fazia o oposto do que achei. Você acaba cogitando diversas vezes que ela vai desistir, a situação nunca fica melhor para ela e por algumas vezes você pensa "Realmente, seria melhor ela desistir" e você se surpreende quando isso não acontece.

Reclamo apenas de seu final praticamente aberto, deixou muitas perguntas e coisas abertas para o segundo livro, me perguntei sobre muitos personagens e qual seria o verdadeiro fim de Rachel.

O livro me deixou muito entretida, estive esperando para o ler a um tempinho e gostei muito de como ele se desenvolveu.