Realismo Capitalista

Realismo Capitalista Mark Fisher

Resenhas -

Caetano.Bezerra 29/04/2021

"a vitória da direita só é inevitável se pensarmos que é"
Influenciado por um dos meus podcasts favoritos, me interessei assim que soube da tradução.

A escritura de Mark Fisher é bem mais leve que a maioria da filosofia que temos, e faz muitas referências a filmes e cultura pop.

O autor explica seu conceito de realismo capitalista, sendo a esfere da linguagem e mentalidade do neoliberalismo, que nos faz acreditar que não há alternativa. Fazendo isso, tenta nos empurrar pra frente, oferecendo alternativas e criticando algumas estruturas das esquerdas mais tradicionais.

Espero que logo tenha mais obras traduzidas.
Nanda 15/06/2022minha estante
Qual o podcast? rs fiquei curiosa da recomendação, pq o livro é incrivel

Amelie 15/03/2023

Realismo capitalista: viver é um ato político
O livro é excelente pra perceber como o capitalismo e a política, especialmente na parte da ideologia, se infiltram em nossas vidas de forma muito sutil, sem que identifiquemos que a grande parte dos nossos problemas não é individual, mas social. a depressão e ansiedade são sempre reduzidas à esfera individual, com terapia em cima de terapia, mas se esquece que não há como superar o mal estar mental tendo jornadas de trabalho e estudo exaustivas, com pouco tempo de lazer. ao mesmo tempo, contraditoriamente, a individualidade e a vida pessoal são desencorajadas em muitos trabalhos, nos quais o empregado precisa sempre se mostrar disponível a qualquer momento, nem que tenha que abdicar do seu descanso. esses são alguns dos vários assuntos tratados, além de vários comentários sobre o neoliberalismo que foram super esclarecedores.
mas a leitura às vezes tende a ser mais chata, com partes de psicologia e sociologia que não me encantaram muito, além de análises completamente superficiais sobre a URSS, por exemplo, e usando termos bem peculiares como "stalinismo de mercado" e "leninismo autoritario".

Luiz 02/03/2023

"A vitória da direita só é inevitável se nós pensarmos que é
Foi uma leitura importantíssima para mim, me ajudou a clarear o conceito de realismo capitalista, Fisher se aprofunda bastante também nos danos psicológicos que o capitalismo causa.

Erikcsen 28/04/2022

Livro espetacular
Discute como o capitalismo e o neoliberalismo têm corroído nossa vida no âmbito coletivo e individual, e como têm nos impedido de vislumbrar um futuro que não esteja associado a eles.

binnie_ 22/12/2023

Bom demais da conta
Quebrou minha cabeça todinha, mesmo assim não tem muitas palavras complicadas e ele contextualiza muito bem suas referências mesmo que eu tenha anotado muitas para checar depois, pois acredito que vale a pena. Um livro ótimo pra entender muitos dos processos que estamos inseridos, além disso o fato dele utilizar filmes/livros famosos me encantou muito.
Recomendo muito pra quem está começando a ler autores socialistas fora de marx-engels, especialmente os mais modernos, e também para aqueles que não necessariamente se interessam por isso mas estão paralisados pela falta de perspectiva política, social ou econômica.

souvIaki 17/05/2022

segundo o filósofo slavoj ?i?ek...
(1) ninguém aguenta esse cara falando do ?i?ek a cada 5 páginas (no ebook foram contabilizados o nome do slavoj 29 vezes, por deus)
(2) as referências à cultura pop, principalmente ao cinema, foram uma bela jogada mas muitas foram totalmente exageradas, se eu quisesse ler resenha de filme eu abriria o site do letterboxd ou o adorocinema
(3) o capítulo ?supernanny marxista? não fez sentindo nenhum pra mim, parecia um monte de palavra jogada + capital + bbc. pulei com muitíssimo prazer

talvez uma releitura futura ? quando meu cérebro estiver mais inteligente! kkkkkk ? seja uma boa pedida, já que, mesmo anos depois da publicação, a obra continua atual e necessária em muitos aspectos e a sua linguagem auxilia bastante para transmitir a informação ao leitor.

Mateus 05/12/2023

Disputa de realidades
Por anos ouvia o nome de Mark Fisher e um pouco sobre sua principal obra: "Realismo Capitalista". No entanto, o que mais me deu vontade de conhecer um pouco mais sobre seu pensamento foi a premissa de seu livro, estampada na frase "É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo".
E de fato, é assustador quando olhamos ao nosso redor todas as narrativas de como seria o fim do mundo, principalmente hollywoodianas, e em praticamente todas o capitalismo é soberano. Porém, Fisher não trata apenas deste aspecto, mas também do que o capitalismo produz, como doenças psíquicas, desesperança e suicídios em massa. Acredito que todos deveriam ler Fisher e descobrir um pouco mais de nossa triste realidade.

JoAo366 27/01/2023

"Ninguém esta entediado, tudo é entediante".
"...isolado, separado, cercado de espaço hostil, você derrepente se vê sem conexões, sem estabilidade, sem nada para mante-lo firme ou no lugar, uma irrealidade  vertiginosa e nauseante se apossa de você; você se ve ameaçado por uma completa perda de identidade, um sentimento de completa fraude, voce não tem o direito de estar aqui, agora, ocupando esse corpo..."

A crítica do autor em si é razoável, este livro levanta varias questões importantes e faz você refletir sobre alguns tópicos que fazem a esquerda perder a credibilidade das suas lutas no século XXI, ele tem uma base pseudo-nilista que, embora seja interresante e proporcione uma análise mais realista, faz com que algumas premissas sejam esquisitas, outra coisa que me irrita é que o Mark Fisher deveria ter dado um título de coautor pro ?i?ek pelo numeros de citações e ideias usadas, enfim, uma ótima leitura para se absorver e obter um pensamento crítico antes de um idealismo combativo.

Pedro3427 31/12/2023

Brabo
Mark Fisher era embaçado. Percebeu tanta coisa que provavelmente bateu a desesperança que o fez tirar a própria vida.

n1cofreitas 10/04/2024

Leitura obrigatória!
Um livro de cabeceira para entender porque sentimos, em nossos corações, que o capitalismo é impossível de ser superado.

Cris 25/12/2022

Achei a escrita mais fluída do que esperava antes de iniciar a leitura.

E com certeza existem termos e aspectos que precisarei pesquisar para me aprofundar no assunto, já que ainda não havia lido nada sobre o "realismo capitalista".

As partes que mais me interessaram foram aquelas em que o autor usa de exemplo a educação e a saúde mental. No posfácio há um trecho que define o que me prendeu ao realizar a leitura: "Movendo-se despudoradamente entre alta teoria e cultura pop - filmes hollywoodianos, programas de Tv, ficção científica e o mundo da música na MTV ? o texto espelha o formato de um blog."

JoAo.Nhan 05/09/2023

Ninguém está entediado, tudo é entediante.
O livro foca em duas coisas principais a burocracia e a saúde mental no capitalismo. Apesar da parte burocrática ser chata ela é legível e muito bem escrita. O autor sempre faz uma analogia com a cultura pop e trás pra uma realidade além da teoria. Já a parte de saúde mental é perfeita. Vale muito a pena a leitura.

Rapha 24/11/2022

O guia das contradições neoliberais do subconsciente.
Este livro é essencialmente um guia de estudos sobre um fenômeno estrutural do capitalismo onde ele nos atinge intrinsecamente no nosso subconsciente. Por ser um livro que pode se dizer de ?estudos?, para aqueles que gostam de usar o marca-texto para grifar as frases que julgam serem importantes (assim como fiz). Informo que será desafiador, pois todas absolutamente todas as palavras do livro são colocadas de maneira muito relevante. Pra quem tá começando a busca por desvendar fenômenos psicológicos e materiais sobre as contradições que o capitalismo e a sua fase expansiva de neoliberalismo produz, este livro vale muito a pena.

Enaia 07/05/2023

Uma "bolacha de nata molhada no capuccino"...
"[...] a política emancipatória precisa sempre destruir a aparência de uma 'ordem natural': deve revelar que o que nos é apresentado como necessário e inevitável é, na verdade, apenas contingente, e deve fazer com o que antes parecia impossível seja agora visto como alcançável."

Gente, e agora pra falar desse livro? Ok, vamos lá...
Eu devo dizer que esse livro me foi uma grata surpresa. Dei a sorte de poder adquirir alguns livros de uma vez e o livro que escolhi para dar início à saga da leitura foi este. Não poderia ter escolhido melhor!

O livro tem um ritmo muito gostoso e uma escrita leve (o que faz sentido porque foi no seu blog K-Punk que o autor pegou gosto pela escrita e desenvolveu algumas de suas ideias, portanto natural que ele quisesse manter esse estilo mais informal e corrido...). Você lê e fica encantado pelo tanto de referências à cultura pop (Filhos da Esperança, Wall-e, O Poderoso Chefão, Ursula Le Guin, Jason Bourne e outros são os nomes citados) e pela forma com que o autor concatena essas referências com nomes da academia para fazer suas críticas de cultura. Entre os intelectuais, aparecem bastante Zizek, Fredric Jameson, Alain Badiou, Lacan etc.

Sério, ele faz essa concatenação de uma forma muito boa! E o livro não é difícil, eu diria. Mesmo aqueles capítulos um pouco mais "abstratos", digamos assim, eu fui capaz de compreender na segunda ou terceira vez que li. O segredo é esse: levar com paciência, desfrutando da viagem. Como consta no posfácio deste livro: ele é mesmo para ser apreciado como um álbum de rock.

Gostei também da forma como que a escrita do autor, apesar de nos guiar para uma direção específica, ela não é "acabada". Em vários momentos o autor não faz mais do que nos apontar a direção, do que colocar uma pulga atrás da orelha. Ou seja, voluntariamente (com certeza), o autor está instigando nossa imaginação.

Termino nomeando os capítulos de meu agrado: 1, 3, 4, 9 e o apêndice "Como Matar um zumbi". Este último me plantou algumas coisas que vão ficar borbulhando aqui por um tempo. Em suma: nota 10!