Realismo Capitalista

Realismo Capitalista Mark Fisher

Resenhas -

sarahbeatrizcn 10/01/2023

Incrível
Livro mais perfeito que já li em toda a minha vida. Muito leve de ler e muito gostoso também, não dá vontade de parar.

Victor.Albuquerque 13/10/2021

Pontos interessantes
A crítica de Fisher a uma esquerda que se recusa a lutar é muito boa e chama para o debate e acorda uma esquerda acostumada com a derrota, porém o livro na tentativa de buscar uma solução falha em muitoa pontos e pra mim a principal falha é acabar vendo o capitalismo de uma forma muito heterogênea e, basicamente, um retrato do capitalismo central.

Para um debate sobre a periferia do capitalismo e formas de organização popular não é um livro que pode acrescentar muito.

Thales 23/04/2023

Um soco no estômago, um tapa na cara
Um texto escrito há mais de 10 anos e que segue dialogando profundamente, mesmo que direto e seco, com essa precarização da saúde mental de nossa contemporaneidade propagada por essa doutrinação egoísta e individualista neoliberalóide.
Em qual a desordem química você coloca a culpa atualmente?

Daniel 30/04/2023

Leitura urgente e necessária
Mark Fisher faz aqui uma análise da realidade que nos é imposta, ninguém escolheu viver no capitalismo, mas todos viramos produtos desse sistema que nos faz acreditar que não há outra forma de viver.

Eduardo Mendes 31/12/2022

É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?
É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? Este é o ponto de partida do ótimo “Realismo Capitalista”, obra do filósofo, escritor, e teórico cultural inglês Mark Fisher. Dono do blog K-Punk, Fisher ganhou notoriedade ao longo dos anos 2000 com seus textos sobre música, arte, cultura e política radical.

Com uma prosa leve, capítulos curtos com nomes curiosos como “Supernanny Marxista”, “Ninguém está entediado, tudo é entediante”, e “E se você convocasse um protesto e todo mundo aparecesse?”. Fisher recorre a filmes, músicas, obras literárias, política, trabalho e educação para pontuar sua análise objetiva e material. Ele traça paralelos e dá exemplos da nossa apatia frente ao capitalismo, que se vende como o único sistema político-econômico aparentemente viável no mundo; essa é a ideia que podemos chamar de Capitalismo Tardio.

Alguns dos pontos que mais me chamaram atenção são capítulos que expõem as inúmeras contradições do capitalismo, como por exemplo a ideia de ser um sistema que pretende libertar as pessoas da burocracia do estado, enquanto se apresenta como o único modo realista de governo.

Fisher também alerta sobre outro sintoma do capitalismo tardio que é a falsa ideia da meritocracia; onde acontece responsabilização individual, ou seja, cada pessoa é responsável pela própria condição de pobreza, da falta de oportunidades ou desemprego. A contradição fica evidente quando estes próprios indivíduos que não têm condições de mudar a sua própria realidade são diariamente bombardeados pela crença de que são capazes de fazer tudo o que quiserem.

O autor demonstra ainda como o aumento dos casos de depressão e ansiedade tem relação direta e estrutural com a forma de produção capitalista, focada basicamente em formar indivíduos que continuem construindo uma sociedade baseada na produção.

O que mais me pegou nessa leitura foi conseguir perceber o exemplos e ideias apresentadas na minha própria realidade, e a partir daí questionar valores e ideias que nos são impostas por essa lógica de viver em função de dinheiro.

Bruno.Hanstenreite 16/06/2024

Necessário
Mark Fisher faz uma leitura impactante do estágio do capitalismo que nos encontramos nesse momento. Misturando literatura clássica com cultura pop ele consegue criar imagens e caminhos muito claros sobre a exploração do capital e o projeto do neoliberalismo de individualizar a culpa e a miséria. Uma leitura clara da atualidade que deveria ser explorada por todo ser humano.

Ingrid Andrade 19/10/2022

Comecei a ler por indicação e acabei entendendo um pouco melhor sobre a realidade a nossa volta. Com certeza o "realismo capitalista" tá fazendo um papel muito bem feito em mim porque acho tudo uma merda mas não vejo perspectiva de mudança.

Acredito que esse livro deveria ter uma leitura mais fácil para que pudesse chegar em mais pessoas.

Miriana.Peletti 23/02/2023

Eu assisti uma live que um dos apresentadores pediu indicações de livros que explicassem porque a depressão e o capitalismo andavam juntos, e esse livro foi o mais indicado, tirou muitas dúvidas minhas e abriu minha mente.
a depressão é muito ligada ao capital e grande parte da população e suas empresas dizem que o problema da pobreza é algo individual ("se você é pobre, a culpa é somente sua. vamos fingir que a pobreza não é enraizada em nossa sociedade")
Fisher trás grandes argumentos e dados que comprovam as ações do capitalismo no mundo.

continuobea 09/03/2023

Realismo Capitalista é um ótimo ensaio para compreender o pensamento de Mark Fisher sobre a organização social contemporânea e os seus desdobramentos sobre a construção afetiva e outros sentimentos coletivos. Particularmente gosto bastante do diagnóstico dado pelo filósofo de que vivemos um hedonismo niilista, mas me incomoda um pouco a falta de rigor para a análise dos transtornos mentais.

Anderson 05/01/2022

Mark Fisher apresenta seu conceito de "realismo capitalista", analisando a cultura, as subjetividades, cinema hollywoodiano, adoecimento mental e tantos outros elementos, aponta como o neoliberalismo conseguiu se impor como "única alternativa", sendo mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo. Crítica ácida, leve e de grande envergadura, o livro é um convite a reflexão crítica e a construção de uma utopia alternativa ao capitalismo.

Jônatas Iwata 06/01/2022

A escrita do Fisher realmente tem um ritmo bom e as ideias são, em si, interessantes. O problema é que não diferem muito da ideologia pós-pós-moderna de Twitter e Reddit (todo mundo sabe, hoje em dia, que a arte é instrumento de poder) e também não ajuda que o cara só sabe citar meia dúzia de autores dezenas de vezes. Incontável a quantidade de "de acordo com Zizek"s do livro.

Camarada Luiz Estevez 03/06/2022

Realidade material e mental, ambas expostas por Fisher
Eu não costumo falar sobre os livros, costumo apenas dar as estrelas e seguir o meu rumo, principalmente com o meu falido ritmo de leitura atual. O livro do Fisher merece ser lido e comentado, é claro eu tenho as minhas ressalvas quanto as críticas a tal falada e temida burocracia stalinista.
Porém as discordâncias não desqualificam a obra do autor, que sintetizou através do seu texto o sentimento profundo de desesperança gerado pelo capitalismo e aprofundado pelo neoliberalismo, podemos ler em seu livro de maneira clara e realista o quanto o capitalismo afeta a nossa psique, talvez o falso fim da história seja muito mais ligado ao ataque das consciências do proletariado do que necessariamente do fim da luta de classes. Até porquê, tal luta continua a mover a humanidade. VIVA A CLASSE TRABALHADORA E TODO O PODER AO POVO! Pelo fim do falido capitalismo, pela revolução, libertação dos povos e emancipação da humanidade!

Paulo 26/04/2022

É um livro tão bom
A primeira coisa a se comentar é a escrita, como o próprio posfácio afirma, a experiência do Mark Fisher com seu blog faz da escrita desse livro ser mais fluida do que se espera de qualquer acadêmico. Enquanto ao conteúdo é espetacular, ele conta como o neoliberalismo se infiltrou no inconsciente coletivo pra se fingir como fato natural, o seu efeito de individualização extrema e de precarização, e como isso afetou a psiquê de todos e a maneira que barra o processamento dos distúrbios psicológicos a partir do social, como ele é uma afirmação do poder de classe, e seu efeito de cancelamento do futuro, etc. E por fim há o texto de apoio que descreve o desenvolvimento do pensamento do Fisher, vale tudo muito a pena.