Na Corda Bamba

Na Corda Bamba Kiley Reid

Resenhas - Na corda bamba

Thainá Almeida 16/11/2020

É difícil falar sobre esse livro porque, ao mesmo tempo que eu esperava mais, ele é escrito no ponto certo.

A história parece, pela pequena sinopse, que vai abordar aquele momento em específico do supermercado. Bom, não vai ser o foco. Na verdade, o livro é bem estruturado no tema do racismo estrutural, no feminismo interseccional e nos casais interraciais.

Creio que a quantidade de elementos a serem absorvidos no meio da história prejudicam um pouco a reflexão do que acontece. Além disso, o foco na personagem branca Alix e menos espaço para Emira, me incomodou um pouco.

Mas é um bom livro sobre homem e mulheres brancos tentando "salvar" mulheres negras e sobre a forma como pessoas privilegiadas dificilmente refletem sobre os desdobramentos de seus comportamentos problemáticos.

Minha nota é 3.5 porque eu senti falta de uma personagem preta mostrando que é forte, ou seja, uma pessoa normal. Parece que Mira é colocada o tempo todo como vítima e não como protagonista da própria história (apesar de breves momentos de ação por parte dela). É um livro que vale a pena, sendo marcante em alguns pontos e deixando a desejar em outros.

Anne 09/04/2024

Na corda bamba
O começo é beeeem lento e não acontece muita coisa, do meio para o fim que começa a ficar num ritmo melhor, mas tirando isso é um livro muito bom e que mostra o racismo ""disfarçado"" aquele que vc se sente incomodado mas fica pensando que é coisa da sua cabeça

Teixeira 02/12/2020

Não sei se foi a tradução ou a escrita da autora, mas o texto é bem confuso, tive que reler diversas partes pra entender o que ela queria dizer, há diversos trechos aleatórios que não acrescentam em nada na história, tudo isso tornou a experiência da leitura muito ruim.

Ingridh.Weingartner 21/01/2021

É um livro lento no início, mas depois da ação de graças deslancha! Puts que livro bom, eu não queria parar de ler de tão interessante que estava a história. Não tem muito o que falar, só que não é um livro focado no racismo, e sim no convívio dos personagens. Li esse livro em um projeto de Livro Viajante e é óbvio que essa experiência foi incrível, mal posso esperar pelos próximos!

Carol 21/01/2021

Leitura necessária...
Na corda bamba é um livro muito impactante, me vi entendo a realidade atual pela percepção de 3 personagens. Durante a leitura, por diversas vezes, me vi questionando minhas atitudes, pensamentos e comportamentos. É um livro em que refleti do começo ao fim. É muito mais que apenas uma história. Super recomendo, boa leitura.

Adri_Lessa 19/01/2021

Uma reflexão sobre o racismo velado
Apesar de a diagramação ter deixado um pouco a desejar, a história compensa, os eventos se encaixam muito bem. A leitura foi bem fluída. Um tema necessário q trás a reflexão sobre como cada um lida com o seu próprio racismo.

Sah Zilli 18/01/2021

Um livro que me conquistou e surpreendeu
Consegui me conectar com as duas personagens do livro, me vendo por vezes na Emira, por vezes na Alix.

É um livro que fala sobre o racismo, porém de uma outra forma. Sinto o livro com personagens reais e que apresentam situações que as vezes, no nosso cotidiano, passam desapercebidas.

Carol 03/12/2020

Bom, eu achei o livro muito interessante, mas tem algumas partes desnecessárias e confusas. Ao mesmo tempo em que eu achava todo mundo racista e sem senso, eu ainda tinha um pouco de dó da Alix. A Briar é sem dúvidas a melhor personagem. Não é um livro "pá" mas....

Nine 17/01/2021

Legal, mas esperava mais...
Eu gostei bastante do livro, me mostrou pespectivas sobre questões raciais as quais não tinha pensado antes e se quer sabia que existiam. No entanto, achei que a personagem da Alix se vitimiza bastante, o quê na minha opinião, deixa a história um pouco chata. Além disto, apesar dos erros cometidos, vejo que 99% das decisões dela foram tomadas de maneira correta e achei que o final deixou a desejar, por não por em vista isto. Ela poderia ter recebido um final melhor, assim como a relação da Emira com a Briar.

Emilly 17/01/2021

Forte e necessário!
Um livro realista sobre o racismo e a diferença de classes, e como isso está instalado, as vezes de forma sutil, as vezes de forma escancarada, em cada minuto na vida das pessoas.

Juliana.Santos 05/12/2020

Na corda bamba
Emira está em uma festa quando seu celular toca. É Alix, a mãe de Briar, a meninha de dois aninhos de quem Emira é babá. Ela quer que Emira tire Briar de casa por algumas horas. A mulher promete que vai pagar dobrado.
O único estabelecimento aberto é um mercado 24 h em um bairro de gente rica e é para lá que a babá leva Briar. Quando as duas estão indo embora, o segurança não deixa Emira sair. Ele desconfia que a menina foi sequestrada. Ocorre um tumulto e toda a cena é filmada por um cliente.
Emira só é liberada quando o pai de Briar confirma a versão da moça.
O cliente que filma toda a situação se chama Kelley, um cara branco. Ele acha que Emira tem que processar o estabelecimento, mas ela só quer seguir em frente.
Logo após esse início bombástico, a autora conta um pouquinho mais sobre Emira. Ela tem 25 anos e está perdida. Enquanto suas melhores amigas trabalham e tem salários e empregos de adultos, ela ainda não sabe que rumo tomar. Essa situação deixa a moça angustiada.
Um dia, ela reencontra Kelley e os dois começam a namorar. Com o tempo, Emira percebe que o rapaz vive cercado apenas de amigos negros e acha aquilo um pouco estranho.
Do outro lado, temos Alix, a mãe de Briar e Katherine. Ela é mulher branca, rica e empreendedora. Por ser bem sucedida ela acha que pode ajudar Emira a mudar de vida. Alix fica praticamehte obcecada pela babá de sua filha.
O tempo todo ficamos nos questionando quem está sendo sincero e quem é de fato racista. Alix ou Kelley?
Eu acho que o objetivo da autora é esse mesmo. O racismo nem sempre é direto e escancarado. Muitas vezes, ele é mascarado e sútil. E talvez esse tipo de discriminação racial seja muito mais difícil de ser combatido, porque ele vem acompanhado de "boas intenções".

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/

R. Gomes 08/01/2021

Vale a pena
Não é o melhor livro do mundo, mas é divertido de ler, as vezes meio que bate uma vergonha alheia da Alix. As discussões que o livro levanta são boas e eu adoro que ele toca na existência das pessoas com sindrome de senhorita Morello (Todo Mundo Odeia o Cris).

Beatriz 04/01/2021

necessário e divertido
que leitura necessária.
um livro rápido, leve, mas que soube pontuar problemas como racismo, white savior complex e como culpar alguém por um momento é mais fácil do que reconhecer que errou.
o melhor presente de amigo oculto que poderia receber.

Victor Hugo 03/01/2021

É impressionante a quantidade de camadas que a autora consegue dar aos personagens principais.

Um livro que fala sobretudo sobre a ilusão antirracista que muitas vezes é condescendente, egoísta e hipócrita.

Tudo isso numa história fluida, que prende e não cai em qualquer tipo de didatismo.

Ansioso pra ler outras obras da Kiley Reid. Muito potencial numa autora só