Síndrome da impostora

Síndrome da impostora Rafa Brites

Resenhas - Síndrome da impostora

iris.gomess 15/06/2021

Não é ruim, mas poderia ser melhor.
É incrível se identificar com muitas mulheres assim. Tudo começa bem bom, mas parece não terminar bem. Não senti muita diferença, me intensificou no começo mas não me deu muita direção.

jdelisiario 15/06/2021

Trazendo o tema à tona para combate-lo
Rafa Brites nos traz um tema que muito provavelmente, afeta milhares de mulheres (eu me incluo nessa lista), mas que preferem ignora-lo, como se fosse sumir por mágica.

A síndrome da impostora é aquela em que, independentemente do que a gente faça na vida profissional e até na pessoal, não nos sentimos merecedoras, tudo que vem da gente não é bom o suficiente.

Uma obra importante para lermos periodicamente, para nos desamarrar dessas faixas de sensação de insuficiência e incapacidade.

#leituraTerapia

Rebeca1267 12/06/2021

Muito bom. A escrita é ótima e o texto fluiu super bem! Me identifiquei demais e sem dúvida aprendi muito!

Carol 11/06/2021

Tapa na cara que explica muitos pensamentos que tive desde sempre na vida. Não é fácil ser mulher, mas com o conhecimento de assuntos como a Síndrome da Impostora dá pra tentar deixar a vida mais leve.

Patlov 30/05/2021

me identifiquei em muitos pontos
? lido / A síndrome do impostor é um termo psicológico que descreve um padrão comportamental na qual o indivíduo duvida de suas capacidades, realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma fraude, como incompetente.
No livro, a Rafa fala de forma muito leve e engraçada sobre os efeitos dessa síndrome em nós, mulheres, que somos a maioria afetada por esse problema. E quais os motivos que nos levam a nos sentir assim: história, cultura, machismo, etc.
Eu me identifiquei em muitos pontos com a síndrome e aprendi sobre como lidar com outros pontos que ainda me ?travam?.
Se eu curti o livro? Demais! ?????
Esse é o conteúdo do livro ?Síndrome da Impostora?, escrito por Rafa Brites e lido por mim em 24/05/2021.

Sheila.Oliveira 30/05/2021

Leitura pra descansar a cabeça, nada de novo sob o sol, tudo bem dentro do óbvio, mas o obvio muitas vezes precisa ser lembrado pq as vezes entramos no modo automático.

_Ane_ 25/05/2021

Um livro simples, leve e cheio de verdades! A Rafa mostra que a tal síndrome da impostora é muito mais comum que se pensa. E que, além de buscamos autoconhecimento e autoconfiança para seguir nossos caminhos, também devemos nos unir mais (principalmente nós mulheres). A comparação é uma grande armadilha, e a inspiração um salto para o sucesso!

Gostei muito da leitura! Me identifiquei com as partes de transição de carreira e escrever um livro. Precisava dessas palavras para ir adiante com meus projetos. :)

Flávia 02/05/2021

Não seja uma Impostora
Li esse livro por indicação, como lição de casa...
Possui uma linguagem simples e posso dizer que sim... em diversas passagens me enxerguei.
Nos nos auto sabotamos muitas vezes sem perceber.
Temos que nos reconectar com nossa singularidade, caso contrário, passaremos a vida tentando caber numa vida que não é a nossa.
Temos que tomar cuidado com as informações que consumimos, ?informação boa é a que nos dá condições de caminhar com as próprias pernas?.
Por muitas vezes, nos comparamos com outras impostoras, inequivocamente, temos que aprender com elas, mas nosso caminho é totalmente diferente.
Acreditem em vocês... se não fizerem isso, ninguém o fará. Não precisa se sentir pior que ninguém, muito menos melhor. Somente uma pessoa igual a todos, com seu problemas particulares para resolver. Porém, alguém singular batalhando por seu espaço.
E se tem uma parte desse livro que para mim valeu a leitura foi:
?Não tenha medo de mudar.
O mundo não irá parar e esperar que você se sinta totalmente segura.?
Se encaixou como uma luva nessa fase da minha vida.
Acreditar em mim é fundamental!???

#sindromedaimpostora #rafabrites #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #books #bookstagram #leitura #bonshábitos

Sylvia 19/04/2021

Acho que toda mulher deveria ler!!
Bem legal o livro, light, rápido de ler e com muita informação legal sobre o tema!!

Day 10/04/2021

Somos todas Impostoras
A Rafa consegue falar de assuntos tabus e delicados com muita leveza e humor. A exposição de suas experiências reforça o que ela diz no livro todo, somos todas iguais, passamos pelos mesmos medos, traumas e julgamento. Independente de classe, cor, cargo, profissão e escolhas, todas passamos por situações parecidas onde a Impostora entra em cena. E ler isso de uma mulher que vemos como bem sucedida e confiante, faz enxergarmos que o problema não é com a gente, mas sim com a sociedade em geral e que a mudança começa dentro de nós.

Beatriz.Rodrigues 13/03/2021

Não me identifiquei tanto com o livro (ufa, ainda bem). Claro que, em alguns momentos tenho sim a sensação de não pertencimento, de não ser capaz, porém em um grau mais leve do que o apresentado no livro. Mas sou grata de ter lido este livro neste momento, pois sei que posso evitar que esta sindrome se desenvolva. Quanto a escrita: muito leve e flúida. Livro para se ler em um dia.

Larissa 01/03/2021

Ah.. fala sobre as nossas dificuldades em parar de procrastinar e faz algo de fato. Deixar de medo e só ir. Auto ajuda que não ajuda em nada, pq só mudamos quando realmente queremos. Rs

Bruna 16/02/2021

Eu esperava mais. Mas tem muita coisa interessante no livro. Que leva a reflexão, auto-análise. Não foi leitura perdida não, porque nenhuma leitura é perdida.

carol 15/02/2021

livro necessário!
muito bom! a linguagem é simples e flui muito bem!! e foi legal tb pq fala sobre o feminismo, me deixou c contade de ler mais sobre..

Manu 10/02/2021

Necessário
Uma leitura obrigatória para as mulheres, leve e muito desconstruída, onde nos ajuda a entender como dominar e acabar com aquela voz interior que sabota a gente, um livro necessário para as mulheres que se sabotam e não se acham suficiente para nada, que se comparam com outras pessoas e acham que não são capazes. Fala na maneira de nos amar, de nos aceitar e não deixar essa síndrome dominar a gente. Amei muito, uma leitura rápida e muito gostosa.