Síndrome da impostora

Síndrome da impostora Rafa Brites

Resenhas - Síndrome da impostora

Ana Talzi 01/05/2022

Foi a primeira vez que experienciei um audiobook e foi bem legal. Com a própria Rafa Brites narrando fez parecer uma conversa.
Um livro rápido mas que traz bastante reflexão sobre como nos enxergamos e como essa "síndrome" afeta as nossas vidas.

Maria 22/04/2022

"A grande beleza do autoamor e da autoaceitação é saber que podemos evoluir, que somos gratas pelo que recebemos e conquistamos. Mas também é saber que existe espaço para ser uma versão melhorada de nós mesmas." Um livro extremamente interessante que mostra, antes de tudo, que é a síndrome da impostora é mais comum do que imaginamos!

Alessandra784 22/04/2022

Não esperava nada desse livro e acabei amando. É um tema que eu nunca pesquisei a fundo e acabei me identificando demais! Abriu meus olhos pra várias coisas. É super rápido de ler e bem leve.

ste 15/04/2022

Gostei bastante, com certeza eu vou recomendar.
Adorei o jeito q a autora trata e desenvolve o tema, sendo bem esclarecedora em vários momentos. Apesar de ser breve em alguns assuntos, ela discorre muito bem sobre todos. E temos acesso à internet então é só dar um Google e tudo tá esclarecido. Gostei demais.

Vitoria Caroline 15/04/2022

Tudo que a gente já sabe, mas acaba deixando de lado e não colocando em prática? e se torna um ciclo vicioso em ser um impostor.

Lu 11/04/2022

Confesso que tinha expectativas a respeito do conteúdo desse livro, mas foi bem aquém do esperado. O que não torna o livro ruim, a questão é que o livro não trouxe a inspiração que as falas da Rafa Brites nos proporcionam. Mas vale a leitura, que é rápida e objetiva.

Mauryane 05/04/2022

Me surpreendi com a leitura, encontrei esse livro por acaso e fiquei curiosa. Comecei a ler e não terminei, porém decidi retomar depois de um tempo e comecei da página inicial. Me surpreendi como alguns pensamentos já tinham mudado sem eu ter percebido. Achei uma leitura interessante, mesmo para quem não se encaixa ou acha que não se encaixa na SSIA.

Paula 04/04/2022

Necessário
Achei esse livro do nada e ele acabou sendo uma surpresa boa. A escrita leve e fluida faz com que a leitura seja envolvente.
O fato de a autora abordar vários depoimentos de famosas que se sentem como impostoras é um adendo muito interessante!
?O caminho do autoconhecimento é o capítulo inicial de toda mudança.?

Lo 29/03/2022

Livro superestimado
Muito se fala desse livro, então esperava mais. A autora é didática, com uma pitada de humor e recursos lúdicos de escrita. Traz exemplos da vida pessoal e dedica um pequeno espaço para trazer exemplos de mulheres diversas (negras, com deficiência, trans), pois ela fala de um lugar de privilégio. Esses exemplos ficam um pouco perdidos e apesar de ela falar sobre luta e o abismo social que há entre diferentes impostoras, ela só cita este fato, pincela. Na verdade não achei que ela chega a se aprofundar em algo de fato. O mais perto que chegou disso foi quando falou sobre o gatilho para a impostora com as letras da palavra EMPACAR e sobre como se reencontrar em um lugar de confiança com as letras da palavra BRILHAR. O livro se propõe a ser pequeno e como uma pequeno guia. Vale a leitura para quem é bem iniciante na temática, quem sabe nunca ouviu falar sobre a síndrome.

Camila.Guntzel 24/03/2022

Um livro muito importante em especial às mulheres!
O livro é escrito em uma linguagem bastante direta, tranquila e fluída. A temática e a abordagem são bastante relevantes e interessantes. Leiam e se surpreenderão como na maior parte de nós o chapéu serve direitinho!
Super indico a leitura.

Guiga 19/03/2022

A leitura que eu precisava!
Confesso que tinha uma resistência com esse livro, tinha receio em ser um livro de autoajuda.
Mas depois da indicação de três amigas, resolvi dar uma chance.
E não poderia ter lido em um momento melhor!
Termino a leitura identificando os momentos em que a Impostora ataca, e o que posso fazer para superá-la nesses momentos críticos
Esse livro me deu esperança e alívio ?

Aline.Neves 16/03/2022

Rápido de ler e objetivo!
O livro é muito rápido de ler porque tem um vocabulário fácil. Gostei dele porque é objetivo, e serve para nós mulheres refletir sobre como nos tratamos entre si e a nós mesmos!! Enfim, uma boa reflexão sobre empatia.

Karol com kah 06/03/2022

Necessário
Uma das partes mais "chocantes" para mim foi quando a Rafa trouxe os depoimentos de mulheres extraordinárias que também sofrem dessa síndrome.

A leitura é extremamente fácil e gostosa, mas é triste no aspecto que muitas mulheres sofrem desse mal. É muito bom ter esse sentimento validado. É o primeiro caminho pra buscarmos a cura interna.

Super recomendo.

Geane.Gouvea 04/03/2022

Leve. Interessante. Reflexivo.
Eu?
Uma IMPOSTORA?

Gente, o livro é muitooo bom.
Uma mistura de vivência com teoria, que faz todo o sentido, então descubra se está sendo ou não impostora(or).

? QUOTES:

? "A sensação da Impostora num debate é de que sua máscara está meio solta. Se o outro se sentir ofendido, ele dá um puxão e, pronto, o mundo descobrirá quem você é de verdade. Dizer que você não entende do assunto, que é uma farsa, que está iludida? E caso você se altere um pouco (#quemnunca, no meio de uma discussão?), ainda tem que ouvir que ?está de TPM?? Oi? Meu ciclo menstrual entrou no meio desse debate por que mesmo?"

? "Para a Impostora, cada degrau que subimos faz a pressão aumentar. O que para muita gente seria motivo de comemoração, orgulho e uma massagenzinha no ego, para nós, Impostoras, é um poço de preocupação. A sensação é inversamente proporcional: quanto mais sucesso, menos confiança. Por isso, sempre que somos promovidas, aprovadas, indicadas, selecionadas, sentimos que é uma injustiça com os demais. Que alguém em algum canto do cosmos merecia mais do que a gente. Mas, no fundo, isso não é altruísmo nem modéstia. É o medo de não dar conta."

? "É raro a gente conseguir ser equilibrada e receber o elogio com a mesma simplicidade com que aceitaria uma bala que alguém nos oferece, assim, despretensiosamente. A Impostora transforma o momento do elogio num grande evento, como um teste ou uma auditoria, quando deveria ser só uma gentileza."

? "A verdadeira autoconfiança não é se achar melhor que ninguém. É justamente saber a diferença entre comparação e inspiração. Ser a sua melhor versão não significa ter que ser melhor que os outros. Acima de tudo, saiba que todo mundo ? inclusive você ? tem um estilo único. Todos os estilos têm seu lugar, porque todos são únicos e podem ser eternamente desenvolvidos. E tá tudo bem. Aliás, essa é a verdadeira delícia. A pessoa confiante não diminui ninguém, porque ela não se sente ameaçada por ninguém."