O Ickabog

O Ickabog J.K. Rowling

Resenhas - O Ickabog

Ester 07/05/2022

Conto de suspense incrível com uma história e cenários fod*!
Tá, vamos lá!! Primeiramente eu não sei explicar pra vocês o quão emocionante foi essa leitura, pois de início eu me interessei pelo livro e, mais tarde por saber quem o escreveu. Confesso que por ser um conto de suspense voltado para o público infantojuvenil acabei não imaginando que fosse ser tão... "pesado".

Em termos de história devo confessar que é incrível. A autora não deixou nada para trás no final de cada capítulo e cada personagem teve o seu desenvolvimento muito bem feito. É surpreendente o quão incrível a J.K. Rolling é escrevendo as histórias dela e muito me surpreende esse conto não ser tão comentado pela comunidade bookstan.

Não posso deixar de mencionar o quão surpreendente foram os temas abordados pela escritora. Ela desenvolveu uma história com um cenário incrível e muito emocionante que fala sobre corrupção, egoísmo, esperança de ter governantes justos, amor, traição, ganância, manipulação, etc. Foram tantas pautas que ela abordou e que continuam tão em alta hoje em dia que é impossível não lembrar, principalmente, da situação em que o nosso país se encontra com relação a isso.

Apesar de tudo devo dizer que não gostei da forma como ela organizou os capítulos, isso é algo que me incomodou não no livro, mas é algo que já é comum na escrita da escritora, mas também foi o meu único ponto fraco com relação ao livro em si. De qualquer forma, apesar de ter dado 3.5 estrelas, esse é um livro que certamente vai para o meu 'FAVORITOS DO ANO' (por conta da história que realmente foi incrível e envolvente) e eu claramente recomendo ele, ressaltando que teremos temas bem fortes caso você vá ler com uma criança de 4/5 anos, mas isso cabe a você decidir se é apropriado ou não. Ainda assim, devo dizer que se eu tivesse um filho de 9/10 anos com certeza daria esse livro de presente para ele, para que ele possa debater, entender e despertar o interesse em conhecer os temas que foram tão bem adordados neste conto.

Helena 02/05/2022

Injuriada
É realmente lamentável que esse livro não esteja tendo o reconhecimento que merece.
É muito interessante ver que TODOS os personagens, TODOS tem um final bem amarrado. Nada fica para trás, ninguém fica sem receber seu "karma", é maravilhoso.
Viva a cornucópia ?

Mari.sa 26/04/2022

minha mãe comprou esse livro pra mim pelo fato de ser da ?autora de harry potter? ( suas próprias palavras ) o que na hora me surpreendeu pois não sabia que a J.K depois de tudo que fez teria coragem de escrever um livro mas escreveu e é um livro infantil que pode parecer inofensivo mas se prestar atenção a história na verdade é uma grande metáfora sobre corrupção e desigualdade

Fernando Artes 22/04/2022

História que lembra uma fórmula dos livros que líamos quando criança. Não chega a ser algo surpreendente, mas até ok para ver outro tipo de obra da autora.

FremenJeff 18/04/2022

Uma história infantil
Era uma vez um país minúsculo chamado Cornucópia, tão rico em felicidade quanto em ouro, e famoso por sua comida. Dos delicados queijos cremosos de Curdesburgo até as Esperanças-do-Paraíso, o doce mais amado de Profiterólia, tão delicioso que as pessoas choravam de alegria ao comê-lo.

Mas, mesmo nesse reino feliz, havia um monstro à espreita. Corria por lá a lenda de uma criatura assustadora que vivia bem longe ao norte, na Terra dos Brejos... o Ickabog. Alguns diziam que ele respirava fogo, cuspia veneno e rugia através da névoa, levando consigo ovelhas rebeldes e crianças. Outros dizem que era apenas um mito...

Mas quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças ? os melhores amigos Bert e Daisy ? embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer esperança e felicidade para Cornucópia mais uma vez.

Paulascrap 18/04/2022

Muito bom!...
📚 📚 O Ickabog de J.k. Rowling @Rocco 14/100 🌟🌟🌟🌟

""Depois que você começa a mentir, é preciso continuar, como se fosse o capitão de um navio esburacado, sempre tapando vazamentos no casco para não afundar."

📖📌 A autora iniciou essa história entre a escrita de um Harry Potter e outro, fez a leitura apenas para suas filhas pequenas e o resultado acabou sendo arquivado no sotão, ainda inacabado. Até que a pandemia de Covid-19 a fez pensar em milhares de crianças isoladas em casa, veio a idéia e pedir que elas ilustrassem a história, e essa edição conta com ilustrações de crianças brasileiras, assim nasceu a lenda de Ickabog e mais um mundo encantado criado pela autora.

📖📌 A capital de Cornucópia, Profiterólia era recehada por delícias gastronômicas que se espalhava de forma variada por todas as cidades, uma cidade próspera e feliz. Mas o despreparado e o egocêntrico Rei Fred, além de ser cercado de pessoas nocivas, reinando sob corrupção , promove a caçada ao mal que está ameaçando seu povo, usando a lenda do monstro pantanoso e mortal "Ickabog" , temido mesmo que nunca tenha sido visto por ninguém, para aumentar impostos, e seu poder, levando a população a miséria.

📖📌 Embora seja uma leitura juvenil, não recomendo a leitores mais sensíveis, pelo teor macabro e cenas violentas, no entanto, uma trama muito bem desenvolvida, personagens marcantes que não foram jogados de forma aleatória, assuntos sérios discutidos e podendo ser avaliados pelo leitor, reviravoltas, capítulos curtos tornando a leitura dinâmica e com um desfecho pontual , sem dúvida ressalta a capacidade mágica da autora em criar uma fantasia para encantar e surpreender leitores.

#leiturajuvenil #bibliotecadapi #oickabog #pequenosleitores

Paty 17/04/2022

Mentira
Mesmo que existam lendas sobre monstros o livro vem pra mostrar que nenhuma mentira de sustenta para sempre!

Suh Oliveira 17/04/2022

O livro é lindo!
Capa dura, folhas grossas e diagramação perfeita, eu não mudaria nada!
Achei incrível as ilustrações terem sido realizadas por crianças dos diferentes Estados do nosso Brasil, uma mais linda que a outra.
O enredo, apesar de imaginado para um público infantil é cheio de reviravoltas e reflexões. Fala de um governo corrupto, de um povo sofrido e injustiçado e que é punido quando ousa se opor as maldades que estão ocorrendo e quando ousa falar a verdade. Fala de leis que só beneficiam os mentirosos e os ricos... Atual não acham?

Marli 14/04/2022

Super bacana!!!
Essa autora é muito criativa!!!
Uma história emocionante, intrigante, que faz o leitor refletir e se encantar com a coragem de muitos personagens!!!
Recomendo...

Gicelìo Besérra 08/04/2022

Ickabog também é para adultos!
J. K. Rowling nos faz mais uma vez viajar para terras longínquas em um conto infantil, porém cheio de aprendizado para adultos também. Gostei da forma como ela elaborou as artes feitas pelas crianças nas páginas dos devidos capítulos. Amei de verdade!

Rosa1130 07/04/2022

Simplesmente perfeito
Eu amei, amei mesmo esse livro. Ele é tão pacífico no início, aí começa a ficar meio tenso no meio, aí no final... Não vou contar, leia se quiser saber.

Eu recomendo a todos fãs de Harry Potter lerem, não porque é da mesma autora, mas porque é do mesmo estilo. Um drama trágico, com um pouco de suspense. O ickabog é um dos meus preferidos agora.

Bianca 26/02/2022

Sabe aquele livro infantil mas com a história tão boa que vc se envolve fácil? É esse... Tem reino, rei, traição, batalha, personagens que ganha seu coração, monstro, lenda, planos infalíveis (ou não)... Tem de tudo um pouco. Adorei.

ramiromat 24/02/2022

Uma história bem bonitinha e com enredo fechado. Parece que serão várias horas de leitura, mas, se tu tem aquele feeling, o livro acaba num instante. Parabéns para o tradutor, imitou os tradutores do jogo Gardenscapes, os nomes indicam bem as características dos personagens.

Marianna.Fundao 16/02/2022

O Ickabog
"A palavra 'Ickabog' vem de 'Ichabod', que significa 'sem glória' ou 'a glória se acabou'".

O Ickabog é um temido monstro conhecido por ter uma aparência assustadora e viver nos pântanos ao norte do reino da Cornucópia. Antes um reino rico e feliz, o pavor pelo monstro e as ações de pessoas maldosas fizeram Cornucópia se tornar um lugar triste, sem vida e muito pobre.

"Mentiras e mais mentiras. Uma vez que você começa a mentir, você tem que continuar e então parece que você é um capitão de um navio com um vazamento, sempre tampando buracos para impedir que você afunde."

J. K. Rowling tem um talento para criar mundos fantásticos bem descritos e com um quê de magia muito forte. Isso não muda em "O Ickabog". O livro nos faz imergir no mundo de Cornucópia e torna os cenários e personagens bem vívidos na nossa imaginação.

"Lágrimas podem curar a mente, assim como a risada."

Divertido e com uma mensagem importante, O Ickabog é um bom livro infantil. Porém, achei um pouco macabro demais. Não sei se recomendaria para as crianças que eu conheço. Muitas mortes e coisas ruins acontecem e isso acabou me deixando agoniada com a situação.

Claro que, sendo um livro infantil, eu imaginava que tudo ia acabar bem e que aprenderíamos uma boa lição. Porém, ainda assim achei as partes ruins um pouco pesadas demais para crianças e isso me fez não gostar tanto assim do livro.

Um ponto que achei bem interessante foram os desenhos das crianças. Como li o livro na versão brasileira, ele contava com desenhos de crianças de vários locais do Brasil e achei muito legal essa colaboração.