O Ickabog J.K. Rowling

Resenhas - O Ickabog

Hugo.Castro 15/08/2022

O Ickabog
É fascinante como J. K. Rowling se utiliza da fantasia, muito original; por sinal, para tecer criticas mordazes e abordar assuntos sérios. O rico reino da Cornucópia, com sua belas cidades e as mais deliciosas iguarias já feitas e o seu temido monstro lendário Ickabog conseguem dissertar, brilhantemente, sobre política; manipulação das massas, maldade, ganancia, corrupção, fake news. A história nos mostra que o verdadeiro monstro é aquele que normalmente consegue passar por todos, praticamente despercebido, porque carrega a face humana.

Essa leitura me lembrou bastante A revolução dos bichos de Orwell. Muitos deixam de ler O Ickabog por ele ser classificado como um livro infantil. Eu, particularmente, acho-o muito pesado para crianças. O ideal é que seja lido por adolescentes e adultos. A história me prendeu muito e teve um final satisfatório. Definitivamente, entrou para os melhores do ano. #FAVORITADO

Nêssa 07/08/2022

Cornucópia era um país de paz, cada lugar tinha suas habilidades e que formava um país rico. Era governado pelo Rei Fred que era ingênuo demais e manipulado pelos seus dois amigos Lorde Cuspêncio e Lorde Palermo. Tudo começou quando, no Dia da Petição que acontecia uma vez no ano onde os súditos tinham uma audiência com o rei, um brejeiro (o povo pobre que vivia ao norte de Cornucópia) falou que seu cachorro tinha sido levado pelo Ickabog que até então era uma lenda, e Fred para mostrar ao povo que se importava com eles, decidiu ir para os brejos para enfrentar essa lenda e a partir daí tudo começa a ir de mal a pior.
   A história é infantil mas me prendeu demais, foi uma leitura bem leve e rápida. O livro vai tratar sobre política, um governo que tenta se livrar das responsabilidades culpando uma lenda, a desigualdade e também sobre as fake News. É certo que os pais que forem ler esse livro para os seus filhos, vai gerar muitas perguntas nas cabecinhas deles.
  O livro é em capa dura e a cada fim de capítulo tem desenhos feito por crianças que ilustraram o que elas entenderam da história. É um livro super gostoso e divertido, me prendeu do início ao fim, amei os personagens, o ambiente em que se passa a história e como mostra que o verdadeiro monstro pode estar do nosso lado.

Boo_ 22/07/2022

Meu tipo de leitura preferida.
O livro é super levinho e cheio de ensinamentos bonitos, eu amo como a mãe do bruxinho consegue criar criaturas tão bonitas e histórias tão fascinantes.

Neiane.Brito 16/07/2022

O Ickabóg vem aí...
O livro conta a história de um reino riquíssimo e feliz, com um rei que pode ser descrito como egoísta, fútil e cruel e dois conselheiros ainda mais egoístas, fúteis e cruéis, além disso, vigaristas, assassinos, mentirosos e corruptos..

Para conseguir tudo o que queria Lorde Cuspêncio, fez o rei de trouxa (mais do que já era) e arruinou toda a felicidade em cornucópia, fazendo grandes atrocidades e conseguindo que pessoas ficassem ao seu lado, seja por ruindade ou por chantagem.

Depois de alguns anos alguns jovens corajosos, inteligentes e virtuosos conseguem encontrar uma chama de esperança na terra dos Brejos e trazer de volta a felicidade e fartura em cornucópia.

Clara 15/07/2022

por mais que eu não goste da autora, esse livro é muito lindo. a história tem uma grande crítica social e eu achei bem divertido incluírem desenhos feitos pelas crianças.

Soliguetti 12/07/2022

Boas doses de ironia
Não é à toa que J.K. Rowling é considerada uma das maiores contadoras de história da atualidade. Suas narrativas carregadas de boa dose de ironia são extremamente divertidas. Em "O Ickabog", felizmente, elas são muito bem servidas.

Sophia.Black 05/07/2022

? ???????
Acho impressionante a minha capacidade de adiar leituras que eu definitivamente vou amar. Sério, Sophia, por que vc é assim? Eu achei esse livro tão fofo, e para um livro infantil esses personagens gostam de matar as pessoas sem motivo algum, perdi a conta de quantas pessoas morreram por causa da incompetência do rei e da liderança do Cuspêncio.
Eu já tinha a suspeita de que o Ickabog realmente existia, e fiquei feliz por ele não ser o que nem eu nem os personagens esperavam, porque eu queria que ele existisse só para que pudesse matar o Lorde Cuspêncio, mas ainda sim, fico feliz que não tenha matado, por mais que ele merecesse. Confesso que me estressei relativamente com boa parte dos personagens, por serem ingênuos ou idiotas momentaneamente, mas acho que suas atitudes posteriores compensaram esse estresse.
O livro é perfeito de fofo, e por mais que a J.K. seja uma escrota eu ainda sim indicaria o livro, porque a história vale a pena.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/07/2022

O Ickabog é um livro infantil, que mostra como um reino lida com a lenda do monstro do título, que seria uma grande ameaça à paz e alegria vividas pelos habitantes daquele lugar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555320220

JL Marcal 02/07/2022

Uma história infantil cativante
Uma história sobre o poder de causar o caos que as mentiras possuem. Personagens cativantes e uma bela lição de moral. Recomendo demais!!!!!

Allysoonsz 30/06/2022

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O OUTRO LADO DA MOEDA
As pessoas têm o costume de receber informações e aceitar aquilo como verdade, sem ao menos procurar possíveis versões ou provas que tornem aquilo verídico. Não julgo porque as vezes eu sou assim hehe.
O livro aborda o ponto de vista de alguém que possui grande poder e o que ela é capaz de fazer para se manter nele, se importando apenas em alimentar o próprio ego. A trama vai trazer diversas situações e suas possíveis soluções, mostrando quem é o verdadeiro vilão e super-herói da narrativa, ressaltando o motivo dessas ideias que foram criadas e alimentadas com o passar do tempo. História muito linda e com o propósito de trazer lições essencias para os seres humanos. Favoritado e recomendado.??
Mayara 03/07/2022minha estante
Resenha maraa!!!

Alvinho 03/07/2022minha estante
Muito bom, Allyson!

Aline 28/06/2022

O Ickabog
Tenho que começar dizendo que o livro fisicamente é muito lindo! A editora tá de parabéns!
A história é magia pura, a autora constrói um universo em que é impossível você não ficar absorvida no cenário. Confesso que a leitura foi demorada, não me prendeu tanto. A linguagem é simples, facilmente lida pelo público infantil, porém achei algumas passagens bem pesadas se visualizamos o público infantil como principal alvo.
Amei que as  ilustrações ficaram por conta de crianças de todo o país. No mais, é um livro bom!

Lucas.Amorim 22/06/2022

Transformação de uma sociedade, apenas num gesto de bondade.
O maravilhoso Ickabog é uma criatura que para muitos era uma lenda, ate que um dia a historia infantil tornasse o pessadelo e a ruína de um país. A historia te prende pelo simples desenrolar da historia, um pouco de aflição e uma avalanche de aventuras.

amndmrqs 14/06/2022

O livro aborda temas muito importantes que pode ajudar com lições para as crianças desde cedo. A história é muito envolvente e prende a atenção com tantas injustiças acontecendo, você só quer saber como o final feliz irá se desenvolver. Acredito que a história funcione para crianças maiores, já que pode ser um pouco pesada com tantas mortes e violências.

Achei a conclusão um pouco rasa, corrida e fácil demais, mas a moral da história é perfeita.

Gostei bastante e com certeza lerei para algum possível futuro filho.

Mariana 07/06/2022

Gostei
A ganância muitas vezes é a ruína do homem. Apesar de ser uma história voltada ao público infantil aborda dilemas muito importantes e presentes na vida de muitas pessoas. O felizes para sempre é diferente na vida real, mas isso não torna a vida menos importante. Nós escolhemos o que queremos ser. Gostei da leitura, bem fácil de compreender, mais ainda das ilustrações nessa versão.

Guilherme 27/05/2022

Divertido, Criativo e Envolvente
Sei e discordo fortemente de todas as polêmicas envolvendo a antes amada e agora problemática J.K. Rowling, mas não posso me calar diante do talento literário dessa mulher.

Em O Ickabog, somos apresentados em suas quase 300 páginas a um universo muito, muito único. Cheio de personagens interessantes, em uma trama que lembra os contos de fadas, mas de uma forma original e cativante.

Esse é um livro infantil, mas que pode facilmente entreter um adulto e discutir temas relevantes.

Fui pego logo nas primeiras páginas com a descrição desse universo, das comidas maravilhosas desse povo, da lenda que aterroriza uma nação e da estrutura divertida da Cornucópia. Depois, me vi envolvido com a trama e com todas as suas reviravoltas (sim, esse é um livro infantil com reviravoltas no plural mesmo kkk) e dezenas de personagens que só fazem cativar.

As ilustrações das crianças são fofas e bonitas e, trazem um elemento a mais para história, já que demonstram as visões dessas crianças sobre determinados trechos do livro.

E dessa forma O Ickabog ganhou um lugar especial tanto na minha estante, quanto nas minhas recordações!