O Ickabog

O Ickabog J.K. Rowling

Resenhas - O Ickabog

lecofaria 21/10/2020

O Ickabog, de J. K. Rowling (The Ickabog)
J. K. Rowling tem pisado na bola com declarações infelizes e transfóbicas e isso é um fato. Mas também é um fato que ela sabe criar universos literários como ninguém, ganhando fãs para suas tramas e tornando-se relevante como escritora. O que causa estranheza é o teor de suas tramas serem tão libertários e falaram de temas tão atuais através de metáforas, enquanto ela mesma parece se esquecer disso, às vezes, e derrapar no preconceito.

Depois do sucesso de Harry Potter, muitos esperavam um novo best seller da autora. E, apesar da série de livros de Cormoran Strike, escrita por ela sob o pseudônimo de Robert Galbraith, ser bem interessante, a história do bruxinho ainda é sua obra mais relevante. Assim, foi com surpresa e interesse que, durante a quarentena, os fãs descobriram que J. K. Rowling liberaria, gratuitamente e na internet, capítulos diários de um livro que ela havia escrito há dez anos para seus filhos chamado O Ickabog. E assim foi feito, inclusive com uma versão oficial em português, que teve seu último capítulo liberado nessa sexta, 17/07.

Em O Ickabog, conhecemos o rico reino de Cornucópia. Nesse país imaginário, a felicidade toma conta das ruas e das pessoas e acompanhamos o que acontece por lá quando o vaidoso e inexperiente Rei Fred cai na lábia de dois conselheiros desonestos depois de um possível encontro com um Ickabog, uma criatura lendária, e, assim, o reino vai pouco a pouco minguando e tornando-se um lugar infeliz. Até que, graças às virtudes de alguns jovens, as coisas podem voltar ao normal.

Um delicioso conto de fadas, a trama é uma metáfora sobre corrupção política, manobra de massa, exploração e surgimento de ditaduras totalitárias. Tudo isso escrito por J. K. Rowling de forma que encantará os pequenos, mas que também pode agradar (e muito) aos mais velhos que, em outros tempos, vibraram e cresceram com Harry Potter.

Terminei a Leitura em: 17/07/2020
Cotação: 4 estrelas em 5
Déb 18/05/2021minha estante
Em resposta ao comentário de Manuela Lima: Ele não disseminou ódio nenhum nesta resenha, apenas falou o que a Rowling vem mostrado nos últimos tempos e que, apensar disso, escreve livros encantadores. Tu foi exagerada nesse teu comentário.

Camila 18/05/2021minha estante
Concordo plenamente com vc Manuela.Lima! Ôô povinho chato, esse da lacração!!! Respeito tem que vir de todos os lados.. ela tem o direito de ter a opinião dela, mesmo que diferente da maioria, e não ser atacada por isso! se está incomodado, deixe de ler seus livros... não vai fazer nenhuma falta pra ela, garanto!

césar 01/08/2021minha estante
não. não é opinião a partir do momento que condena a existência de alguém. opinião ? discurso de ódio.

Camila 03/08/2021minha estante
Significado de Opinião:

- Maneira usada para julgar algo ou alguém; aquilo que se pensa em relação a um assunto ou pessoa; parecer, ponto de vista;

- Demonstração de um pensamento pessoal em relação a algo ou alguém; avaliação, julgamento.

Resumindo: TRATA-SE DE UMA OPINIÃO, CONCORDE VC OU NÃO! O discurso de ódio está apenas nos seus olhos..

césar 03/08/2021minha estante
repito caso tenha ignorado o que eu disse, não é opinião se condena a existência de alguém. julgar e opinar é uma coisa, distribuir ódio contra uma minoria é completamente diferente. não é questão de discordar ou concordar nesse caso, a questão é respeito com um grupo que é perseguido e morto a cada minuto que se passa.

Camila 03/08/2021minha estante
Ela não fez nenhum discurso de ódio! só falou o óbvio, mas a militância não aceita! Discurso de ódio é xingar, humilhar, diminuir? e ela não fez nada disso! Ficamos assim: na sua opinião ela está errada, na minha não está! Na sua opinião não existem gêneros definidos, na minha homem nasce e morre homem e mulher nasce e morre mulher. Eu respeito sua opinião e vc claramente não respeita a de ninguém! Fim!

césar 03/08/2021minha estante
sinto em lhe informar que até a ciência discorda de ti nesse caso, enfim, percebo que a defesa nesse caso não é sobre a liberdade de expressão, e sim sobre você concordar com um discurso transfobico. e realmente, não respeito sua opinião a partir do momento que vejo nos jornais todo dia pessoas trans e transsexuais morrendo por serem quem são. passar bem ;).

Camila 04/08/2021minha estante
Morre hétero todo dia tb.. não espalha pra ninguém!!

Camila 04/08/2021minha estante
Pare de viver no período da inquisição!

Eddy 18/01/2022minha estante
Gente. Essa Camila é maluca ou tá se fazendo?? Kkkkkkkk Mulheres trans são tão Mulheres quanto mulheres cis e não merecem NENHUM pouco do ódio que a Jo Rowling entrega a elas e ponto!
Infelizmente (ou felizmente) ela escreve bem.

Eddy 18/01/2022minha estante
Aaah e só pra constar, HÉTEROS não morrem por serem HÉTEROS, Gays, Trans, Negros e etc sim morrem por serem o que são. Então acorda que vc Camila, querida, está disseminando o msm ódio que a Jo dissemina quando ela posta algo contra a validação de uma Mulher Trans SER UMA MULHER!

Camila 18/01/2022minha estante
homem é homem, mulher é mulher e trans é trans.. nâo sei onde está o discurso de ódio aí... esse ódio todo está no seu coração, não no meu... eu quero que todo mundo seja feliz da maneira que achar melhor!! Não existe limites para a felicidade, mas existe um limite para a ciência e nada no mundo que se diga vai mudar isso!!! se você diz o óbvio hoje em dia é taxado de tudo que é "ista"... o respeito é zero (o que é muito irônico vindo de quem vive exigindo respeito!). Enfim, concordamos em discordar e vida que segue!

Camila 18/01/2022minha estante
homem é homem, mulher é mulher e trans é trans.. não sei onde está o discurso de ódio aí... eu não estou negando a existência de pessoas trans, muito menos condenando! Essas pessoas existem e fazem parte da sociciedade e devem ser aceitas e respeitadas como qualquer outro cidadão! Mas daí a dizer que devemos fazer de conta que elas não nasceram biologicamente homem ou mulher é no mínimo ridículo! Esse ódio todo de que nos acusam está no seu coração, não no meu... eu quero que todo mundo seja feliz da maneira que achar melhor!! Não existe limites para a felicidade, mas existe um limite para a ciência e nada no mundo que se diga vai mudar isso!!! Se você diz o óbvio hoje em dia é taxado de tudo que é "ista"... o respeito é zero (o que é muito irônico vindo de quem vive exigindo respeito!). Enfim, concordamos em discordar e vida que segue!

Eddy 18/01/2022minha estante
Não, trans homem é homem, trans mulher é mulher e ponto. Vc tá errada e só deveria admitir.
E novamente, pq parece q vc não leu. Héteros não morrem por serem HÉTEROS, já as outras minorias sim, morrem por serem gays, negros, trans e o q for.
E problema se nasceu homem ou mulher a pessoa NÃO SE SENTE ASSIM E PONTO MANO!!!! É ISSO QUE IMPORTA!!!!
Vc está se acusando de disseminar ódio. Não disse isso em momento nenhum. Bjos.
Exigimos respeito por causa de pessoas como vc que acham que podem dizer o que somos ou deixamos de ser. As pessoas trans estão aí fora falando, gritando quem são e como são e héteros cis, simplesmente CAGAM regra a torto e a direito achando que podem falar o que elas(es) são!!! E em nenhum momento faltei o respeito com vc.

Camila 18/01/2022minha estante
Preguiça de gente mimimizenta como vc? vai militar em outro lugar que comigo não cola!

Nado 23/10/2022

Primeiro livro que essa autora escreve após o sucesso de Harry Potter e que é direcionada ao público infantil. A história do monstro Ickabog e o medo que a população tem, cabe muito bem em nossa sociedade, regada a fake news e que o verdadeiro monstro é quem as transmite. O livro tem uma lição de moral muito interessante, com destaque para a última frase, que poderia muito bem ser seguida pela autora que a redigiu.

Nati Sampaio 26/08/2021

É de conhecimento geral que a Rowling tem feito uns comentários transfóbicos na internet, e não tem como defendê-la. Mas também é de conhecimento geral que a mulher sabe escrever e contar uma boa história.
E eu amei esse livro.
Trata-se de um conto de fadas, e é contado tal como se fosse para uma criança a noite, na hora de dormir. É contado de forma pessoal, com uma escrita leve e fluida.
Um leitor mais atento perceberá que não é apenas uma história, mas uma grande critica a corrupção, ditaduras, e também um livro que favorece a democracia. Os personagens não tem muita profundidade, mas não achei que era essa a intenção da autora, e sim contar a história e criticar os pontos que mencionei. Fala sobre um mau governante, um corrupto, um ?palermo?, fofocas, intrigas, mortes. Os personagens são como contos de fadas: ou são inteiramente maus, ou inteiramente bons.
Achei genial o que significa o monstro, a história por trás dele, e a crítica aos homens.
Enfim, uma leitura super bacana e eu diria que até mesmo necessária.

Riva 06/10/2022

Infantil???
Gostei demais da leitura, até a página 200 praticamente só acontece desgraça kkkkk até comecei a me questionar se era um livro infantil mesmo. ?

Tem um plot até que bem legal, o final foi bom, mas achei um pouco apressado. ?????

O livro físico em si é lindo, a leitura é bem fluída, as ilustrações são todas fofas, apesar das páginas brancas eu não fiquei incomodado em nenhum momento. ?

Com certeza você pode tirar vários aprendizados dessa leitura. ?

Nathuz 18/04/2021

Um livro estranho...
Comecei a ler sem nenhuma espectativa. Achei um tanto estranho, e me irritou muito o tal do Cuspêncio, mas, os últimos capítulos valeram a pena.

A.Maia 19/12/2020

O Ickabog
Cornucópia é um país governado pelo rei Fred, considerado um local com pessoas alegres e espontâneas vivendo tranquilamente, principalmente em Profiterólia, onde o castelo se encontra. Até o rei ser visto como alguém egoísta por uma garotinha e, para mostrar a ela que está errada, Fred parte em uma missão para derrotar o Ickabog. Na jornada atrás do monstro, o rei e seus soldados se deparam com uma névoa arrepiante e alguém morre, todos culpam o Ickabog. Então, começa-se a história de que esse ser é real e assola as redondezas, podendo matar qualquer um. O Ickabog é conhecido por ser um monstro terrível, cada um o vê de uma maneira assustadoramente horripilante!

Uma fábula muito bem estruturada, com nuances políticas. É interessante ligar seus pontos com o que ocorre na vida real. No livro a estrutura de governo é bem pontuada, mostrando o quanto é possível desestruturar uma nação apenas tomando iniciativas egoístas, visando os próprios luxos. Em meio a uma colcha de retalhos, pequenas coisas geram grandes consequências, me lembrou do conto “A Roupa Nova do Imperador”. Por vezes me pareceu uma leitura cansativa, situações vão longe demais onde poderiam ter sido encerradas antes.

Um enredo pautado por protagonistas teimosos e egocêntricos. Pensei que seria uma narrativa mais voltada para o público infantil, principalmente devido as ilustrações de crianças brasileiras ao longo das páginas. Não que não seja um livro para criança, mas as mensagens presentes são muito intensas que uma criança talvez não perceba todas as características singulares. Porém, bato de frente nesse meu próprio argumento com o fato de o lado cultural me ditar tal pensamento, sendo que na realidade são as crianças as nossas esperanças de um futuro melhor.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Agueda Faon 24/01/2021

FACES HUMANAS MUITO BEM REPRESENTADAS
J.K. não decepciona quando o assunto é representar a realidade como ela é fazendo uso de uma simbologia única, criativa, e com Ickabog, ela não revela novidades, mas apresenta de um jeito ímpar o lado obscuro do ser humano, suas consequências, mas mais do que isso... Deixa uma mensagem de esperança, a possibilidade de termos fé em nós mesmos, porque as coisas podem sim melhorar. O mundo pode ser ser algo bom. É só uma questão de escolha. Super recomendo a leitura!

PIERRE14 06/04/2021

O Ickabog é mais que um conto...
Primeiro de tudo, não é um livro para crianças pequenas. Acho ser um livro para pré-adolescentes e adultos. Mas J K Rowling continua magistral em sua escrita. A partir da história de um monstro, ela até aqui nos mostra sobre relações sociais e medos. É incrivelmente a autora nos surpreende com reviravoltas na história, e também em nosso estômago. As personagens se encaixam como uma luva nas convenções sociais e relações políticas que vivemos no mundo atual. Um conto de fantasia, mas com um olhar apurado, vemos refletidos nossa própria sociedade.

Me parece que a autora mentalmente se programou a escrever uma novela ou um roteiro de filme. Seria também está a sua intenção? Enredo e emoção com certeza existe.

?Mentiras em cima de mentiras. Depois que você começa a mentir, é preciso continuar, como se fosse o capitão de um navio esburacado, sempre tapando vazamentos no casco para não afundar.?

E assim, mais uma vez para aqueles que cresceram juntos com as histórias da JK Rowling, fica-se com o coração afagado, a emoção a flor da pele e a mente estimulada como tudo se desenrola de tal forma que fica sempre a lição de que o bem, o amor e a verdade sempre vencerão.

A. Vagante 16/11/2022

Uma fábula sobre a mentira
Comprei o Ickabog somente por ser de JK Rowling e por ter custado R$9,99. Mas logo ao começar a lê-lo, pude verificar a grandeza de sua autora mais uma vez, e agora, mais do que nunca, por sua generosidade. É que a obra foi desenvolvida em meio ao caos da pandemia de 2020, distribuída gratuitamente em partes, e que teve ilustrações toda feita por pequenos leitores brasileiros entre 8 e 12 anos.

Somado a tudo isso, a construção de um mundo fantástico e seus personagens caricatos que lembram muito o universo de Tim Burton me conduziram a profundas reflexões sobre os perigos das fake news - termo em voga - desde tempos imemoriais, perpassando pelas guerras, governos totalitários, etc, as quais, para serem sustentadas demandam um rastro de conspirações, assassinatos e diversas outras mentiras encarrilhadas.

O Ickabog, portanto, me convenceu, me encantou e me segurou atento a narrativa até o fim, ainda que já quase no final algum deslize pudesse ser sentido no intento de aparar arestas e amarrar pontas. Ainda assim, a mãe do Harry Potter tem de novo, minha devoção, respeito e apreço, pois fez um bom trabalho.

Todavia, me surpreende pensar que em pleno final de 2022 ainda não se fala em uma adaptação para o cinema, e que soe a obra como algo não tão bem sucedido como as demais da autora. Uma pena.

Portanto, descubram o Ickabog. Vale muito a pena!

Kadu 31/07/2021

um livro sem autor
apesar de ter foco no público infantil, o ickabog facilmente vai cativar pessoas de qualquer idade, um reino fantasioso muito bem construído, bons personagens, valeu a pena a leitura!

bueno 07/09/2021

o que eu mais gosto nesse livro, é a crítica social de um rei e um povo ignorante, sério, amo muito esse livro

Carol 26/06/2021

O Ickabog - J.K Rowling
Para quem acompanha os stories no Instagram pôde ver cada surto que tive, mas vou resumir aqui. Primeiro precisamos separar o escritor de sua obra, assim como fizemos com Harry Potter. O Ickabog nos surpreende, nos faz rir, traz um mundo totalmente novo e lições preciosas sem deixar de ser um incrível livro infantil. Creio que J.K não falhou neste livro, me apaixonei pela Cornucópia e daria tudo para provar Esperanças do paraíso.
A leitura é leve, fluida, você é sempre empurrando a ler mais um capítulo, apesar de parecer extenso pode se ler bem rápido.
Não é algo que se nota de início, porém o livro também traz uma série de reflexões sobre nós e o que vivemos hoje, acho importante a abordagem divertida de assuntos dentro do livro. Enfim, vou deixar que descubra isso lendo você mesmo kkk.

Atala.Portella 20/08/2021

Um conto de fadas diferente, uma história para crianças e adultos, leitura gostosa e fluida. J.K. Rowling cria mais um mundo e não decepcionou. A história do Ickabog é basicamente a história do mundo, em como utilizamos do medo como instrumento de dominação e a corrupção dos poderosos que leva a decadência de uma nação.

Guilherme 27/05/2022

Divertido, Criativo e Envolvente
Sei e discordo fortemente de todas as polêmicas envolvendo a antes amada e agora problemática J.K. Rowling, mas não posso me calar diante do talento literário dessa mulher.

Em O Ickabog, somos apresentados em suas quase 300 páginas a um universo muito, muito único. Cheio de personagens interessantes, em uma trama que lembra os contos de fadas, mas de uma forma original e cativante.

Esse é um livro infantil, mas que pode facilmente entreter um adulto e discutir temas relevantes.

Fui pego logo nas primeiras páginas com a descrição desse universo, das comidas maravilhosas desse povo, da lenda que aterroriza uma nação e da estrutura divertida da Cornucópia. Depois, me vi envolvido com a trama e com todas as suas reviravoltas (sim, esse é um livro infantil com reviravoltas no plural mesmo kkk) e dezenas de personagens que só fazem cativar.

As ilustrações das crianças são fofas e bonitas e, trazem um elemento a mais para história, já que demonstram as visões dessas crianças sobre determinados trechos do livro.

E dessa forma O Ickabog ganhou um lugar especial tanto na minha estante, quanto nas minhas recordações!

Gicelìo Besérra 08/04/2022

Ickabog também é para adultos!
J. K. Rowling nos faz mais uma vez viajar para terras longínquas em um conto infantil, porém cheio de aprendizado para adultos também. Gostei da forma como ela elaborou as artes feitas pelas crianças nas páginas dos devidos capítulos. Amei de verdade!