Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

Ale Salvia @estantedaale 13/02/2021

"Se Não Fosse Você" no blog Estante da Ale
Antes de mais nada, a capa e título prometem uma linda e romântica história de amor, porém como já é costumeiro nos livros da autora, o verdadeiro plot é outro. Não quero dar muitos spoilers, basta vocês saberem que mãe e filha (Morgan e Clara) precisarão lidar com as diferenças para conseguirem seguir em frente após um trágico acidente. Ai Ai Ai. Como fã de carteirinha da CoHo, é óbvio que eu amei demais e recomendo de olhos fechados.

E acho que chegou o momento de eu abrir meu coração para vocês, não é mesmo? Como vou fazer isso sem spoilers? Eu ainda não sei, talvez essa seja apenas uma resenha para quem leu entender, ou deixá-los curiosos, não sei... O que eu queria colocar para fora é que essa história mexeu muuuuito comigo e eu consegui fazer tantos paralelos com minha vida pessoal que doeu. Foi desconfortável, foi difícil. Acho que eu senti tanto alguns aspectos que fica difícil me pronunciar sem me expôr.

Basicamente, eu tive sorte. Meu relacionamento com minha mãe sempre foi muito bom e aberto. Quando o que aconteceu com as personagens aconteceu em minha família, minha mãe sempre jogou limpo e sofremos as duas ali, uma ao lado da outra, sem julgamentos ou repreensões. Então, eu falar que Clara estava certa ou errada, não teria cabimento algum. Até porque eu sei que cada um sente de uma forma, cada um reage a sua maneira. E é exatamente isso que o livro nos mostra: na mesma situação, pessoas diferentes procurando soluções e válvulas de escape para fazer a dor desaparecer.

Vejo o livro também como uma história sobre aceitação. Tanto pessoal como do outro. Sobre aceitar personalidades e escolhas, sobre aprender a conviver com as consequências das escolhas dos outros, afinal, a vida é um efeito cascata e ninguém está imune. Vivemos em sociedade, temos uma família e de certa forma, somos responsáveis por eles também.

Não que seja fácil ou agradável, porque não é. Mas é um incentivo para que sejamos mais empáticos e pacientes. É aquela tal frase da contra-capa do livro: às vezes, você precisa sair de uma briga para vencê-la. Bater de frente e se revoltar nem sempre é o melhor caminho.

Aproveitando a resenha, vi uma menina no Skoob dizendo que faltou uma "conclusão melhor". Novamente, falando com base na minha experiência, o livro teve este final, porque é isso que temos na vida. Nada fica plenamente resolvido, sabe? As coisas são como são, mãe e filha vão se entender, vão brigar, vão gritar uma com a outra e depois vão fazer as pazes... Minha vida mudou há 10 anos e até hoje a gente não tem nada resolvido, rs. Claro, eu também queria saber sobre o tal vídeo da Clara e do Miller, mas gostei da maneira que foi. Aliás, quero fazer duas observações rápidas: eu também ODEIO LARANJA e quero saber se vocês também acharam o Miller meio stalker? rs

Falando também da edição, essa capa metalizada está lindíssima! Achei o material meio mole, mas como não sou chata, não é uma reclamação, é apenas um comentário. Sei que muita gente reclama da qualidade da editora e nem vou entrar nesse mérito, só digo que eu gostei! Ponto.

Ou seja, vocês já perceberam que "Se Não Fosse Você" é um romance dramático que fala sobre relações familiares, perdão e recomeços. É um livro que pode parecer melodramático e digno de Christina Rocha, mas eu consigo ver muita verdade ali. Novamente, foi uma obra que conversou com meu coração. CoHo perfeita, zero defeitos, não erra nunca!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2021/02/livro-se-nao-fosse-voce.html
Adri 14/02/2021minha estante
UAU!!! que relato mais lindo ?

Adri 14/02/2021minha estante
Mas só fazendo um adendo, acredito que a capa original do livro realmente tem mais a ver com o enredo... Não que essa seja feia, pelo contrário, é linda, mas não tem nada que compare à outra :/ (minha opinião - não uma crítica)

Ale Salvia @estantedaale 15/02/2021minha estante
Entendo seu ponto... A outra capa faz mais sentido com a história, essa é bonita para outro livro, rs. E eu acho que poderia ser mais firme também.

Thamine 17/12/2020

Vai entrar para os favoritos 2020
Esse livro superou minhas expectativas de um jeito tão doido, o desenrolar da história me deixou com o coração na mão, sem fôlego e querendo não dormir para terminar o quanto antes, fico feliz de ter escolhido ele para ler, me angustiou um bocado, mas me fez pensar, chorar e sentir, vivi essa história linda e já estou com saudade desses personagens maravilhosos!
Mari 22/12/2020minha estante
Esse está na minha lista. Vou ler assim que tiver um tempo.

Thamine 23/12/2020minha estante
Leia sim!! É lindo ?

Mari 23/12/2020minha estante
Tô louca pra ler. Só vejo elogios sobre esse livro. Amo os livros da Collen Houver ?

Taypsi 13/04/2023minha estante
Valeu pelo spoiler ne? o Skoob tem botão de spoiler pra quê? F*da!

Leticia 22/04/2023minha estante
Desculpa não foi minha intenção, mas na sinopse que eu li isso estava escrito então achei que era óbvio.

Leticia 22/04/2023minha estante
Mas acabei de mudar

Amandinha 12/02/2022

Ai gente, sinceramente? Que livro lindo! Depois de ter lido As Mil Partes do Meu Coração, tbm da CoHo, e ter me decepcionado... Esse livro foi incrível e me fez gostar da CoHo de novo kkkkk brincadeira. Mas enfim, eu amei o final do livro, o vovô é demais. Amei os vídeos que foram feitos, é como se eu estivesse lá assistindo, de tanto que as descrições são visuais... Sério, perfeito! Achei uma merda o tanto que a Morgan sofreu, mas fiquei feliz que ela finalmente conseguiu ser feliz com a pessoa que ela realmente deveria ter ficado...
Sofia 13/02/2022minha estante
AAAAA O SPOILERRR

Amandinha 13/02/2022minha estante
AAAHHH SORRY. Esqueci de ativar a drogaaaa

Fernanda898 14/07/2022

Se nao fosse você
Desde o começo eu desconfiei do Marido, não gosto das atitudes da Clara, esse livro serve pra mostrar como uma boa conversa resolveria todo o problema da mãe dela. E QUEM FAZ ISSO COM A IRMÃ?
LetAcia 30/07/2022minha estante
pq vc desconfiou do neném, amg? KKKKKK

Fernanda898 07/08/2022minha estante
Acho q eu queria me referir ao pai dele kkkkkkkkkkkk, enfim a memória de dori

Lary 17/09/2021

Eu nem preciso dizer que amei, quem me conhece sabe que sou cadelinha dessa mulher e leio absolutamente tudo que tiver o nome dela no meio.
Como sempre temos: drama, ensinamentos e boys perfeitos. A única coisa que me levou a não dar nota máxima e fav foi o jeito que se desenvolveu a revelação, esperava um acontecimento mais dramático (o que não seria problema nenhum pra dona CoHo) e EU NÃO SEI COMO VOU CONSEGUIR SOBREVIVER SEM SABER O QUE TEM NAQUELAS BENDITAS CARTAS!!! COLLEEN HOOVER PQ ME MATASTES???? ?
Amanda 25/06/2023minha estante
Como assim, jogar às cartas sem ler?! Não aceito tbm, COHO volta aqui agora kkkk

Lary 25/06/2023minha estante
Não vou me conformar nunca com isso kkkk

Jessie Calixto 20/09/2021

Um diálogo resolve tudo
Eu fiquei 2 horas pensando que nota dar.
Não é o melhor livro da Colleen, mas sem dúvidas foi um livro que fluiu muito bem.
Li em 3 dias (domingo nao conta, pq tava passeando).
Então sim, tira ressaca, é gostoso de ler, emociona, te da um Plot logo no começo do livro, e tem uma lição de moral por trás como sempre né dona Colleen?
Enfim, eu adorei a história, pq me fez chorar de felicidade, me fez pensar na minha mãe e ver como é bom ser amiga dela.
Esse livro eu tava entre 3.5 e 4 estrelas.
Mas pelo namorado da mocinha, pelo hetero sem toxidade e pelos personagens principais nao se renderem a traição, eu dei 4.
Pq odeio, nao aceito traição, não passo pano pra nenhum personagem quando trai ou cria triângulo amorodo sem consentimento do [*****].
É isso aí
Amo a Colleen, e esse livro eu recomendo
Sorrisos e uma lágrima (pelo menos) é garantido, se nao vc realmente teve reação a vacina e tem alma de crocodilo agora (seu sem coração, pelo menos uma lágrima).
4?
carolina 20/09/2021minha estante
achei incrível como o título da resenha já é a solução pra todos os livros da colleen

Gabriela4165 20/09/2021minha estante
Quando eu ler, vou voltar aqui, e te falar se tenho alma de crocodilo ou não hahahah Mt boa a resenha ????????

izzy 03/11/2020

...
nossa essa foi minha primeira experiência com a coho e foi absolutamente incrível.
eu nunca achei q fosse fazer uma resenha aq, até pq eu nem sei, mas vamos lá né, e pode ser que tenha uns spoilers também.
eu achei todos os personagens maravilhosos, acho que eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu amei eles.
eu nunca tinha lido um livro que abordasse tanto uma relação de mãe e filha, com certeza eu aprendi muito com a morgan e com a clare e vou levar coisas desse livro pra minha vida.
admirei a atitude do jonah de decidir ficar com o elijah, mesmo o filho não sendo dele biologicamente, eu não imagino outro pai para elijah.
fiquei muito surpresa com o miller, não achei que ele seria um personagem tão incrível como ele é.
tudo nesse livro me surpreendeu muito, acho que não tenho mais o que dizer( na verdade tenho mas não consigo colocar em palavras).

amei, 5 estrelas e se tivesse mais etrelas eu daria uma nota maior
anaelin 03/11/2020minha estante
amo que você amou

izzy 03/11/2020minha estante
esse livro é perfeito, não tem como não amar

Adriana1116 03/01/2022minha estante
Amiga, vc expressou tudo que senti pelo livro na resenha ?

Erica 03/01/2022minha estante
Ai amiga tinha tudo pra ser 5 ?, mas não foi o que eu esperava, queria tanto saber o que tinha na droga das cartas.

lari 29/05/2022

laranja não é uma cor muito bonita, realmente.
estou em surto. gostei muito da leitura, mas não é tudo o que eu esperava por ser um livro da collen, não foi uma das minhas melhores leituras.
eu estava esperando muito por um romance e me vi no meio de uma relação mãe e filha e percebi que era exatamente o que eu queria/precisava ler
é incrível. dei o livro pra minha mãe ler.
eu também nunca gostei muito de laranja.
Yasmim 29/05/2022minha estante
Aaaa quero muito ler

lari 30/05/2022minha estante
aaaa le amg!!! é mt bom!!! no comecinho é chatinho e fiquei meio perdida nos dois primeiros capítulos, mas depois é mt gostosinho e rapidinho de ler. me deu aflição em algumas partes, raiva em outros mas é ótimo!!!!!!!!

Aline 11/04/2022

Um retrato da aborrecência
Sempre é muito difícil falar sobre os livros da CoHo, mas normalmente é por serem tão bons que fica complicado expressar em palavras.

Esse, infelizmente, fugiu da qualidade de sempre. Não julguem isso tão mal? mas simplesmente, para mim, faltou aquele TCHAN que só a Colleen tem.

Os personagens são fracos e irritantes. Não conseguem conversar e nem colocar para fora sentimentos essenciais para um convívio no mínimo agradável. Consigo entender o maior problema sendo a adolescência da Clara? mas nossa, ela é péssima e infantil.

As surpresas do livro são realmente chocantes, nunca esperaria ler algo desse tipo. CoHo, você me surpreendeu, mas tá tudo bem?

E para finalizar, minha indignação maior foi ficar extremamente curiosa com um detalhe X, que na verdade seria tão importante para a história e simplesmente ficou de lado. Vai entender?
Rxquel 17/04/2022minha estante
Já li o livro e agr fiquei curiosa q detalhe x ?

Aline 17/04/2022minha estante
A questão das cartas, achei uma sacanagem não termos esse tipo de resposta e simplesmente passar por cima disso

cal 22/06/2022

tortura literária
Sinceramente, depois de ler isso eu preciso dar um tempo dos livros da CoHo e o motivo é: me estressei horrores com esse aqui.

TODOS os personagens conseguiram ser idiotas em algum momento (não sei bem se o Jonah se encaixa nisso, preciso de um tempo a mais para raciocinar). E foi uma tortura ter que aguentar o comportamento ridículo e impulsivo da Clara. Assim como passei a odiar o Chris (que eu já odiava desde o início porque ele era estúpido em atitudes mínimas e isso já mostrava a falta de caráter dele). Também odiei a Jenny, e isso foi terrível porque ela era uma das minhas favoritas da história. E nem vou comentar o quanto a Morgan foi extremamente chata porque, caso contrário, fico nessa resenha por uma eternidade.

Enfim, eu acabei de passar por uma tortura literária e não foi nada fácil. Sério. Teve uma hora que eu não estava aguento mais e é isso.

PS: Também senti que deixou a desejar por um motivo que não posso citar pra não dar nenhum spoiler explícito.
Livinha 22/06/2022minha estante
Senti a mesma coisa após terminar! Sinto que a história me deixou ?pesada? e sem vontade de ler mais nada. A Clara é detestável o livro inteiro, assim como o Chris. Analisando por outro prisma, vejo que é aí que mora a genialidade da escrita da Colleen, ela tem a capacidade de despertar no leitor os sentimentos que ela quiser através da escrita.

cal 23/06/2022minha estante
É exatamente isso, a Colleen te faz odiar ou amar muito os personagens dela. E história com traição sempre me irrita, então já passei a ficar estressado né. Tirando o Chris, a Clara foi a que mais odiei, juro por tudo, que garota insuportável e mimada

Lane 23/04/2021

CoHo é CoHo
como sempre Colleen me conquistou.
eu amei o início, surtei do meio pra quase o final e amei o final. klkkk
foi um misto de sentimentos, uma montanha russa de emoções que só a Colleen Hoover me faz passar.
leiammmm
Rafaela - @esculpindoaboboras 23/04/2021minha estante
preciso ler esse!!

Lane 23/04/2021minha estante
leiaa

Anna Eloisa 09/12/2020

E mais uma vez, CoHo me surpreende
Antes de começar esse livro, eu não estava nada animada pra ler uma história de mãe e filha, parecia estranho, MAS eu já aprendi há um tempo (muitos livros depois) que posso ler até a lista de compras do mercado da CoHo e vou amar absolutamente, então lá fui eu de novo. E não me decepcionou em NADA! Muito pelo contrário, me surpreendeu bastante! Devorei o livro em dois dias (e isso considerando que tinha prova da faculdade no dia seguinte huahauah). A leitura é muito envolvente e viciante!!!

O livro é narrado pela Morgan e sua filha, Clara, alternando os capítulos entre as duas e isso faz a gente entender e se envolver na história de ambas. Me vi rindo muito, me vi com lágrimas nos olhos, me vi passando raiva, surpresa, irritada, um misto de emoções como sempre é nos livros da CoHo.

Eu entendo a Morgan e entendo a Clara, as vezes elas me irritavam, mas é fácil julgar a situação quando estamos de fora, mas me colocando no lugar de ambas dá para entender suas atitudes (mesmo que nem sempre eu concorde).

Mas enfim, ao ler a sinopse, eu pensei que a Clara seria a típica adolescente rebelde sem sentido e que a Morgan seria a mãe entediante que projeta suas vontades e receios na filha. Porém, estava enganada, as duas são incríveis, de verdade! E nem vou comentar sobre o quanto Jonah e Miller são ENCANTADORES ???

Uma das coisas que eu mais amo nos livros da CoHo é a forma como ela desenvolve a história e os personagens! Seus livros não tem aqueles super acontecimentos que ninguém poderia prever (apesar que as vezes ainda sou pega de surpresa). Nesse livro mesmo, lendo os 2 primeiros capítulos da para ter uma boa ideia de como tudo vai acabar, mas não importa, não diminui em nada o brilhantismo do desenvolvimento, toda a sensibilidade e humor com a qual a CoHo escreve.

Resumindo, a moral da história é que eu super ultra mega recomendo esse livro (assim como todos os outros da CoHo). Ele não se tornou meu favorito da autora, ainda tem alguns na frente hauahauah mas amei muitooo de qualquer forma e com certeza posso pegar algumas lições para guardar no coração!

"Às vezes, você precisa sair de uma briga para vencê-la."

"Seus erros não deveriam anular todas as coisas boas que fez".

PS.: Ninguém merece abacaxi na pizza, credo hahuahaua
Aninha 10/12/2020minha estante
Fiquei curiosa pra saber qual é o seu favorito dela hehehe

Anna Eloisa 14/12/2020minha estante
Olha, é bem difícil escolher um favorito, mas eu acho que diria "É assim que acaba" e o segundo seria "Todas as suas (im)perfeições", mas eu sinceramente amo todos! Acho que a questão sobre os favoritos é a forma como cada um fala com a gente. Mas e aí, qual é o seu favorito? Hahahaha

P@loma 13/09/2021

Se não fosse você
O que já me fez amar esse livro de cara foi o fato de ser narrado por mãe e filha, e não por mocinho e mocinha, em segundo lugar o fato da Coho mesclar dois tipos de escritas em que ela se dá super bem, em um livro só, por exemplo ele narra a vida adulta de uma mulher de 34 anos, casada, e sua vida rotineira e também a vida de adolecentes, com o romance tipico jovem do Ensino médio através da filha Clara, de 16.
Sendo assim vemos a história através das lentes de Morgan (Mãe ) e de Clara (Filha) . Não é um livro com grandes plot twist muito pelo o contrário as descobertas são meio que até previsíveis, consegui premeditar TUDO o que ia acontecer antes de ler, isso não é ruim, é apenas diferente de alguns outros livros da autora em que vc prescisa fechar o livro e absorver o impacto da notícia por minutos a fio. Em vez disso tive que fechar o livro pra sentir ódio de determinadas cenas..
Mas a história... ah a história apaixonante como sempre, Coho faz mágica com as palavras isso é um fato. Viciante como todos os livros dela são, com dramas e problemas REAIS que pode acontecer com qualquer um. O comportamento das duas protagonistas me irritaram um pouco em alguns momentos, mas eles são consequências dos acontecimentos da trama, o que me fez relevar, é um livro cheio de sentimentos e de misto de emoções, com um final espetacular.
Vale muitoo a pena ler!

Ps: O Miller tem todo o meu amor. sério
Jaque233 13/09/2021minha estante
Terminei hoje... Amei o livro

P@loma 14/09/2021minha estante
eu tb amei demais. Essa mulher não erra nunca!