Jeremias: Alma

Resenhas - Jeremias: Alma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nena Flores 30/12/2022

Excelente
Essa trama começa quando Jeremias está se mudando para o bairro do Limoeiro, enquanto seu amigo Franjinha, vai passar uns dias na Itália, terra de seu tataravô. Então algumas perguntas começam ecoar na cabeça de Jerê, então uma somatória de acontecimentos começam a envolver toda a sua família, Jeremias quer se tornar um contador de histórias, O racismo é mais uma vez pano de fundo da trama, mas faz ponte aqui para mostrar seu impacto naquele que é o ponto central da trama e seus desdobramentos: a ancestralidade e a importância de se transmitir a história para as futuras gerações. Esse quadrinho está perfeito eu amei cada página e simplesmente uma Obra Prima???.

Gramatura Alta 20/05/2021

Com o merecido sucesso de JEREMIAS – PELE, que inclusive ganhou o prêmio Jabuti de Histórias em Quadrinhos, era mais do que esperado, e necessário, existir uma sequência. JEREMIAS – ALMA é a segunda aventura de Jeremias na descoberta de quem são seus antepassados, para compreender quem ele é e qual o seu papel em um mundo ainda racista e preconceituoso.

Jeremias, em uma conversa com Franjinha, percebe que existe um conhecimento compartilhado do sucesso de pessoas brancas. Ele, então, questiona os pais se não existem personalidades negras famosas do passado e qual é a história dos antepassados de sua família. O pai de Jeremias decide levar o filho à casa dos avós, onde ele sabe que poderá dar respostas melhores e mais profundas. E isso realmente acontece, quando Jeremias é levado pela avó até o cemitério, para visitar o túmulo de sua bisavó. Jeremias ouve a história de quem era essa mulher, e sobre quem era a mãe dela, que chegou a viver na época da escravidão no Brasil. Ao voltar para casa, a família encontra uma livraria, onde está acontecendo a celebração de uma noite especial, e onde Jeremias tem, pela primeira vez, contato com muitas pessoas negras famosas e importantes em diversas áreas.

Em paralelo a essa descoberta, Jeremias precisa lidar com um menino do bairro que gosta de representar peças de teatro ao ar livre. Só que esse menino, branco, se apropria de obras conhecidas como se fossem suas. Jeremias, acidentalmente, o desmascara. Com isso, claro, ganha um inimigo. A vingança do garoto contra Jeremias, vem da forma que apenas racistas sabem fazer: usar a cor da pele como motivo para diminuir e ridicularizar. Mas Jeremias, agora que compreende melhor quem é e quais suas origens, não se deixa mais amedrontar, e sabe como responder a esses ataques com a classe que o personagem exala.

Rafael Calça criou uma história que usa Jeremias como catalizador para lembrar aos leitores que alguns dos maiores pilares culturais do Brasil são negros. Como Machado de Assis e Maria Firmina dos Reis, por exemplo. Mas também menciona personalidades internacionais, como Alexandre Dumas, em uma passagem particularmente comum de acontecer na vida real, quando uma pessoa branca tenta se apropriar de uma obra que não é sua, ainda mais essa pessoa sendo racista e ignorar que a obra apropriada foi escrita por uma pessoa negra.

JEREMIAS – ALMA, como foi o primeiro volume, é uma obra indispensável para se ler, para se compartilhar, para se discutir nas escolas, onde as crianças ainda não possuem a maturidade para discernir sobre o que é certo e o que é errado, sobre igualdade e respeito. E isso fica muito forte em uma parte em particular, quando os pais de Jeremias reformam a casa onde estão morando, e na parte de trás, onde existiam os cômodos dos empregados, os muros são derrubados e, no lugar, aparece algo diferente, que representa perfeitamente a liberdade e a igualdade. Muros não apenas físicos, mas de ideias e preconceitos.

Antes de finalizar, preciso mencionar o final da HQ, sem spoilers, que é particularmente emocionante. No início, Jeremias escreve um quadrinho e mostra para os pais. Embora a gente não conheça o conteúdo da história, por uma conversa com os pais, dá para perceber que ele ainda não encontrou a linha certa de sua narrativa. Ao fim de JEREMIAS – ALMA, Jeremias conta para sua avó, a nova história que está escrevendo e desenhando. E é muito emocionante.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/05/20/jeremias-alma/

Jeyza 07/07/2021

Precisa ser lido nas escolas
Já havia lido Jeremias Pele, o primeiro quadrinho, e fiquei encantada com a história. Adotei na escola em que trabalho e as crianças adoraram (sexto ano), promove uma discussão sobre racismo, estereótipo de raças e bullying.

Jeremias Alma vai além, trata da ancestralidade e do apagamento da história dos negros, história essa que precisa ser resgatada, contada e recontada.

Vale a pena cada página, cada referência. É de uma beleza indescritível!

abnerlobo 11/07/2021

Eles realmente fizeram de novo
Mais uma história do Jeremias emocionante. Rafael Calça e Jefferson Costa acertaram em cheio.

Por favor MSP, continuem com as histórias do Jeremias! ?

Gabriela Costa | @leia_preta 17/10/2021

Pega o lencinho e vem!
Esse livro foi um dos meus favoritos do ano. Li no dias das crianças e não tinha obra melhor, a HQ de Jefferson Costa e Rafael Calça é uma espécie de continuação da história de Jeremias, apresentado inicialmente em Jeremias Pele. O menino Jerê vai atrás da história de sua família, pois quer descobrir suas origens após um dos seus amigos contar a ele sobre a história de sua família italiana.

O menino se depara com a incerteza sobre sua história e o racismo de um dos meninos do bairro. Sua saga é tocante repleta de referências e ancestralidade. Chorei e me vi muito representada, é realmente lindo ver que outras narrativas possam ser construídas nas HQs nacionais.

O trabalho é impecável desde a história até o desenho, os personagens são lindos e a estética da HQ está impecável. Com certeza é uma leitura a se favoritar.

Thay 19/04/2021

Indispensável
Tão bom quanto o Pele, HQ impecável, o desenho é de uma sensibilidade que não tem como explicar, apenas sentir
E falando em sentir, como mulher negra, já passei por diversas situações retratadas aqui e doi revelas, mas ao mesmo tempo trás paz por saber que eu passei e sei como ajudar aos meus a não passar pelo mesmo
Leitura indispensável a todos !!

Bruno Olpor 23/01/2022

História que pulsa, que sente, que vive.
Mais uma graphic profunda na medida certa, encantadora, ilustrações lindas e que nos puxa a refletir.
Não fala de cor, de raça ou crenças, mas sim de alma.
Mega Indico!

Daniela 17/02/2021

Sensível
Como em Jeremias Pelé, uma história muito sensivel e cheia de ancestralidade é contada. Se não temos como resgatar nossa história podemos construir as referências negras do futuro de nossos descendentes.

Leo Biage 12/11/2023

Um livro de emoções...
É impressionante a capacidade desse livro de nos despertar emoções. O autor cria arcos, que se interligam ao final, com uma incrível capacidade interseccional.
Impossível ler e não ser atingido de alguma forma, em 96 páginas ele consegue através da literatura e da arte manifestada nas ilustrações alcançar um nível de densidade ímpar.
Jeremias e sua família nos colocam em um turbilhão de emoções e conhecimento.

jujamaia 19/01/2021

Não tem nem como começar a explicar os sentimentos que Jeremias - Alma me trouxeram. Como grande fã de TdM é sempre bom saber reconhecer que há uma grande falta de representatividade e que passos como essa graphic são muito importantes.

Alma conseguiu ser tão impactante quanto Pele, abordando o racismo mas, além disso, o reconhecimento de Jeremias quanto negro e a busca pela sua própria história. Foi legal também como os autores conseguiram acrescentar ainda mais a personalidade do personagem, fazendo com que ele gostasse de contar histórias, fosse valente, curioso e criativo.

Ogro 01/01/2022

Reflexão
Excelente história e necessária reflexão sobre os absurdos do passado e do presente, com escravidão e racismo.

Jussara 02/04/2021

Uma história maravilhosa, terminei em lágrimas, e com uma sensação quentinha no coração.

Natália Ranhel 30/12/2020

Novamente Rafael e Jefferson construíram uma história interessante, delicada, emocionante e cheia de referências e mensagens.
Impossível não chorar ao final!

Débora Castro Alves 30/12/2020

"Fantasma é história que fica depois que a gente vai embora."

Nelissa 20/12/2020

Uma preciosidade
Jeremias Alma consegue ser ainda mais incrível que Jeremias Pele. De longe, são minhas histórias preferidas, narrativa de grande impacto e sensibilidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5