Jeremias: Alma

Resenhas - Jeremias: Alma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nelissa 20/12/2020

Uma preciosidade
Jeremias Alma consegue ser ainda mais incrível que Jeremias Pele. De longe, são minhas histórias preferidas, narrativa de grande impacto e sensibilidade.

Natália Ranhel 30/12/2020

Novamente Rafael e Jefferson construíram uma história interessante, delicada, emocionante e cheia de referências e mensagens.
Impossível não chorar ao final!

regifreitas 10/01/2021

JEREMIAS: ALMA (dezembro de 2020), de Rafael Calça & Jefferson Costa.

Rafael Calça e Jefferson Costa já haviam produzido uma das mais importantes e relevantes graphic novels do selo MSP, em 2018 - JEREMIAS: PELE -, ganhadora, inclusive, do Prêmio Jabuti em 2019. Neste novo trabalho, eles igualam o feito de nos apresentar algo tão bom ou até melhor do que o primeiro. Se na obra anterior os olhos de Jeremias se abriram para a discriminação e o racismo que ainda permeiam a sociedade brasileira, aqui ele começa a descobrir a importância de conhecer e valorizar suas raízes e a história de seu povo.

Só recentemente o ensino no nosso país tem dado um espaço mínimo para se conhecer a influência dos povos africanos na formação da nossa cultura. Porém, o apagamento ou a diminuição dessa importância ainda é a regra. Nesse sentido, a obra de Rafael e Jeferson é uma expressão de resistência contra uma realidade que não tem mais lugar. E eles fazem isso inserindo uma série de referências sobre personalidades, intelectuais, cientistas, artistas e pensadores negros que trouxeram e trazem relevantes contribuições à cultura brasileira. E tudo é feito com tanta sensibilidade, tanto cuidado no texto e na arte dos quadrinhos, sempre de forma muito natural, sem cair em didatismos, mas se posicionando com força e personalidade.

É um belíssimo trabalho, que precisa ser conhecido. Já dá para vislumbrar, merecidamente, uma série de prêmios pelo seu caminho.

Larissa 06/06/2022

HQ emocionante com ilustrações lindas e ricas em detalhes. Adorei as referências e cara, é difícil eu me identificar tanto com um personagem mas dessa vez não teve jeito, Jeremias representa todas as crianças negras brasileiras! É duro você querer conhecer a história da sua família e depois descobrir que tudo foi apagado. Nós negros não temos as memórias do passado que os brancos (estou me referindo aos brancos, não aos pardos que se acham brancos) possuem e isso dificulta bastante na nossa construção de identidade.

Patty Amanajás 11/04/2022

"Toda pessoa é um capítulo de um livro muito grande, se você pula alguns capítulos não dá pra entender a história. Se o capítulo machuca e diminui alguém o livro todo fica triste. Temos mais coisas em comum do que diferenças. Podemos gostar juntos da mesma história. "

Jeremias - Alma veio pra tocar a nossa alma. Acho que não tem uma definição melhor para a HQ. Foi esse o meu sentimento desde o começo até o final da leitura.

Rafael Calça e Jefferson Costa trouxeram muita potência na história mostrando os questionamentos, vontade e a necessidade crescente de Jeremias por entender e saber do passado dos seus familiares e seus ancestrais.

O passado que foi roubado, ocultado e por vezes esquecido. O passado com a escravidão, a injustiça e o sofrimento. O passado que dói na alma até hoje só de tentar pensar em tudo.

A história enfeitada e disfarçada. A história que hoje faz pensar, de forma errada, que ter um mínimo de alegria e de felicidade não são merecidos.

Jeremias - Alma traz a história com os fatos reais e a verdade crua que muitos ignoram e não querem ver ou saber.

Eles conseguiram de novo!!! Os autores conseguiram entregar novamente muito conteúdo em uma HQ com uma arte e roteiro tão preciosos.

O tipo de quadrinho muito dolorido e ao mesmo tempo muito necessário.

Leiam Jeremias - Pele e Jeremias - Alma e guardem o Jerê e suas histórias no coração e na alma.

"Aprendi com os antigos a pegar no batente. Aprendi com os antigos que quem cala consente. Aprendi com os antigos que ser prepotente era como Dandara e Zumbi olhavam pra fente."

Barbara 10/04/2022

Perfeito e chorável
De uma sensibilidade e verdade que não tinha sentido ainda lendo um quadrinho... Pensar a história que foi roubada, o passado que foi roubado e como isso torna difícil seguir em frente. Mas é sempre possível reescrever a história, ressignificar o que insistem em dizer que não é possível.

Davi.Paiva 12/08/2022

Excelente!
Link Amazon: https://amzn.to/3zSUztQ

Depois de ler e adorar "Jeremias - Alma", tive a sorte de ouvir um podcast do editor Sidney Gusman em que ele explicou como era o projeto Graphic MSP. E ao ver que alguns projetos tinham continuação, fiquei animado para ver se haviam planos de lançarem outra graphic novel do Jeremias.

E para a minha felicidade, tinha. E faltava pouco tempo para o lançamento.

Economizei uma grana, fui à uma gibiteria famosa de São Paulo e comprei um exemplar. Em seguida fui trabalhar ansioso para chegar um final de semana e eu poder realizar uma ótima leitura.

Resultado: foi melhor do que imaginei!

Uma das coisas mais tristes na vida de um afrodescendente, para mim, é não saber com precisão as suas origens. Meus sobrenomes, por exemplo, são portugueses. Mas eu duvido que a minha descendência me torne um parente distante do José Saramago... E isso é muito retratado em Jeremias, nesta graphic novel, procurar a origem de seu povo e suas histórias.

Outra grande sacada foram as homenagens que já tinham em "Pele" também estarem presentes em "Alma", mas com outros personagens. E para quem leu e me conhece, deve suspeitar qual foi a que mais me emocionou.

Em suma, "Jeremias - Alma" não só mantém a qualidade da obra anterior (tanto de enredo quanto arte) como também consegue superar expectativas e acrescentar mais um ponto na importância de se contar histórias escritas pelo povo negro e para o povo negro.

Recomendo!

Detalhe: quando fui comprar o meu exemplar, encontrei o Sidney Gusman na livraria e pedi um autógrafo! Que sorte!

Bah 26/01/2022

Mais uma leitura necessária
Essa edição 2 de Jeremias mantém toda a beleza de texto e ilustrações da primeira edição, mensagens lindíssimas para refletirmos e absorvermos, e principalmente, aprendermos. Acho incrível como esses quadrinhos, de forma simples, nos ensinam história e empatia.

Borboliteraria 09/12/2022

Histórias são a alma do mundo
"Muitas dessas histórias são impossível de encontrar, por mais que se procure. Por isso, precisamos de novas.
Novas histórias para serem dadas de presente a todos que foram roubados".

Essa HQ mexeu profundamente comigo, pois eu não conheci minha avó (que era negra) e nada sobre sua história. Fiz um filme sobre ela e não foi suficiente. Quero fazer mais pela história dessa mulher tão importante na minha vida.

Vitor.Castel 02/10/2021

Jeremias: Alma
A HQ 'Jeremias: Alma' traz toda a questão da importância de contar a história dos antepassados, principalmente dos povos negros, que foi bastante apagada

Bem legal

Raquel 12/03/2021

Sensacional
Nesse segundo volume da Graphic novel do Jeremias, ele se encontra questionando a sua ancestralidade. Numa história que traz fatos tão cruéis como a escravidão e o racismo, os autores a permeiam com momentos tão doces e emocionantes.

Gisele @li_trelando 15/04/2021

Nós temos uma história
Mais uma vez os autores nos emociona e nos leva à reflexão. Passamos a vida a relembrar dos feitos de homens brancos que nos esquecemos que existem feitos, histórias e tradições negras. Jeremias Alma nos faz querer mantê-las vivas.

Thayane16 02/06/2021

Se a vida lhe der limões, faça doces.
Uma linda história de uma criança que quer fazer histórias, mas não conhece a sua própria.
A busca por identidade, a busca de verdades, é simplesmente maravilhosa! Terminei a leitura emocionada, com o coração quentinho. E o traço...que arte linda.

1 | 2 | 3 | 4 | 5